piscina biológica no quintal de uma casa
|

Quais as vantagens e desvantagens da piscina biológica?

Você já deve ter visto as lindas piscinas biológicas no Instagram ou no TikTok. Mas sabia que existem muitas vantagens e desvantagens da piscina biológica, e que conhecê-las pode mudar sua opinião sobre este tipo de piscina?

Existem muitas alternativas sustentáveis que ajudam a construir um mundo melhor, com a preservação de nossos recursos naturais, por exemplo. E isso vale mesmo até para as piscinas!

Muito utilizadas no verão, existem formas para tornar as piscinas mais ecológicas e, assim, contribuir para o meio ambiente. Conhecidas como piscinas biológicas, elas são a melhor alternativa para diminuir a utilização de cloro e outros produtos químicos no tratamento da água.

Tratando-se ainda de uma novidade no mercado, elas estão conquistando espaço e despertando a curiosidade das pessoas. 

Neste post, você vai descobrir as vantagens e desvantagens da piscina biológica, assim como outros pontos sobre a empreitada, como valor, a forma de construção, entre outros.

Quer saber mais? Então continue a leitura!

O que é e como funcionam as piscinas biológicas?

Também conhecidas como biopiscinas, as piscinas biológicas são, essencialmente, lagos artificiais colocados no terreno onde a piscina será instalada. Protegida por uma tela impermeável, no entanto, esse modelo é conhecido por ser muito mais ecológico e saudável, visto que não precisam ser limpas com cloro ou utilização de filtros

piscina biológica no quintal de uma casa
A piscina biológica é a instalação perfeita para quem gosta e/ou tem afinidade em estar em contato com a natureza, promovendo a biodiversidade do meio ambiente.

Se você estiver imaginando como funcionam, as piscinas deste tipo contam com toda a manutenção realizada por meio de plantas aquáticas, colocadas em uma de suas áreas – uma área da piscina é para mergulhar e outra fica para “instalar” as plantas.

Essas plantas aquáticas, aliás, são responsáveis por efetuar a limpeza completa e a manutenção da piscina de forma eficaz. 

Como a piscina biológica funciona?

Como isso acontece é bem simples: O tratamento da água é feito a partir de um ciclo. Nele, as plantas aquáticas são responsáveis por produzirem biomassa, por meio da fotossíntese, ao qual serão consumidas pelos microrganismos.

piscina biológica
A piscina biológica facilmente se integra à paisagem com a técnica japonesa de Shakkei, dando ao jardim uma aparência muito linda.

Por sua vez, os microrganismos, transformam a matéria orgânica em inorgânica (por exemplo, dióxido de carbono, sais minerais – nitratos, sulfatos, entre outros), essenciais para o crescimento das plantas aquáticas. 

Todo esse ciclo de trocas entre matérias inorgânicas e orgânicas, que reproduz um ecossistema da natureza, será responsável por preservar a qualidade da água da piscina.

Por isso, a piscina biológica é tida como uma opção mais sustentável para todo o meio ambiente, podendo ser também ideal para quem deseja contribuir para diminuir os danos causados à natureza.

Leia também: Quanto custa piscina de fibra, conheça suas vantagens e capacidades

Como se constrói e quanto custa uma piscina biológica? 

Muito além de entender quais as vantagens e desvantagens da piscina biológica, sem dúvida alguma, o principal ponto que os interessados (as) buscam descobrir sobre a novidade é o seu preço.

(Créditos: YouTube)

O primeiro ponto que devemos ressaltar é que não se pode construir uma piscina biológica por conta própria. Entretanto, é interessante entender como o processo de construção funciona e todos os pontos que ele exige. 

Geralmente, a construção de uma piscina biológica deve ser feita em um terreno plano com uma área de, no mínimo, 10 por 15 metros. Nele também deve ser realizado a escavação normalmente, da mesma forma como se fosse colocar uma piscina “comum”

Em seguida, o buraco deve ser impermeabilizado por uma tela para ser dividido entre dois espaços: a zona de uso e a zona das plantas aquáticas. O buraco, então, é preenchido e a tela logo se torna visível. No fim, a piscina fica com um ar natural, similar a um lago.

Quais plantas são utilizadas na piscina biológica?

Na piscina biológica, são utilizadas plantas aquáticas. Elas são espécies criadas em viveiros para este fim, e é possível encontrá-las junto a empresas especializadas em piscinas biológicas. Plantadas em uma área estratégica da piscina, elas são responsáveis pela saúde e limpeza do local, como destacamos anteriormente. 

No entanto, a recomendação quanto à limpeza, mesmo que contem com as plantas, é que o fundo da piscina seja aspirado de uma a duas vezes por mês, evitando a formação de calcário. Também é necessário retirar qualquer lixo que possa surgir na superfície da piscina, como folhas, por exemplo. 

O restante da limpeza fica por conta das plantas aquáticas. Dentre elas, podemos destacar:

  • Aguapés;
  • Alface d’água;
  • Flor de lótus;
  • Ninféias;
  • Salvinia auriculata.

Normalmente, para a composição da piscina, são utilizadas plantas macrófitas aquáticas e nenúfares, que crescem em águas de movimentação lenta ou paradas. No entanto, vale mencionar que o tipo de planta varia conforme o projeto, da região e clima local.

Valor da piscina biológica

Por se tratar de uma novidade no mercado, o custo de uma piscina biológica é mais elevado que uma piscina tradicional. São muitos os fatores que influenciam nisso, como seu tamanho, acabamento, adição das plantas e outros. 

É estimado que o custo inicial da piscina seja de R$ 400 por metro quadrado, contudo, esse valor não engloba o primeiro enchimento da piscina. Além disso, o valor também pode variar de empresa para empresa. 

Por isso, pesquise as empresas especializadas em piscinas biológicas no Brasil, verifique os serviços oferecidas por elas e faça orçamentos. Só assim será possível decidir de forma consciente.

E outra forma também de fazer uma escolha consciente é descobrindo as vantagens e desvantagens da piscina biológica, que você confere na próxima seção!

Leia também: Inspire-se com diferentes modelos de cascata para piscina

Quais as vantagens e desvantagens da piscina biológica? Conheça as principais

Os apoiadores e entusiastas dos projetos com as piscinas biológicas, seja no Brasil ou pelo mundo afora, conseguem rapidamente apontar muitas vantagens de utilizar esse tipo de piscina. No entanto, é essencial ressaltar que, apesar de ideais para alguns, as piscinas biológicas também conta com algumas desvantagens. 

@sophiekovic

I’ll take fresh, natural, living water over chemicals any day 🥰💚💧#naturalswimmingpool #naturalpool #permaculture #offgridliving

♬ As It Was – Harry Styles

Aqui, você vai conhecer as vantagens e as desvantagens da piscina biológica. 

Vantagens da piscina biológica

Como dito anteriormente, as piscinas biológicas contam com vantagens e desvantagens em seu uso, estrutura e afins. No entanto, neste primeiro momentos, vamos nos concentrar nos benefícios desse tipo de piscina; veja:

Sustentabilidade

Possibilidade de ter no seu lar um espaço 100% sustentável e ecológico, que também não utiliza nenhum cloro ou outros químicos, oferecendo toda a segurança para quem decidir dar um mergulho.

Sem químicos

A ausência de químicos, cloro e outros componentes também oferecem um espaço sem perigo de alergias ou problemas de pele, como comumente acontece nas piscinas convencionais. Para o melhor tratamento da piscina biológica, uma ótima recomendação é procurar realizar o tratamento por ozônio.

Gerador de Ozônio Para Piscina Panozon P+ 45 - 36.000 a 45.000 Litros
O gerador de ozônio Panozon é um oxidante para tratamento de água, age quebrando a molécula de oxigênio (O2) transformando em ozônio (O3). O gerador Panozon P+45 é indicado para piscinas residenciais de 36.000 até 45.000 Litros.

Para indivíduos que enfrentam desafios alérgicos ou condições respiratórias, como asma, rinite e bronquite, que frequentemente resultam da exposição ao cloro, o sistema de tratamento e purificação de piscinas por meio do gerador de ozônio apresenta uma solução vantajosa.

Outra vantagem do emprego do ozônio para a manutenção de piscinas reside na eliminação de cores, odores e sabores na água, características frequentemente associadas ao tratamento com cloro. A probabilidade de danificar ou corroer superfícies e componentes, como filtros para piscinas, é minimizada quando se adota o ozônio de forma adequada.

Em comparação com outros purificadores de água, o tratamento com gerador de ozônio é notavelmente mais suave. Dispositivos maiores de ozonização para piscinas, com alta eficiência, podem reduzir ainda mais a dependência de cloro, possivelmente exigindo apenas um choque mensal.

Ficou interessado no ozônio como forma de tratamento para piscinas? Confira a nossa live que realizamos com o pessoal da Panozom sobre o tema:

Valorização do imóvel

Quem conta com uma piscina biológica em seu quintal ou terreno vai ajudar a valorizá-lo para momentos de venda ou locação. O mercado imobiliário tem uma tendência a valorizar propriedades com piscinas biológicas.

Menos gastos com manutenção e limpeza

Custo de manutenção e limpeza são menos elevados, oferecendo a possibilidade de seu cuidador despender menos tempo em seu trato.

Conheça alguns acessórios para limpeza da sua piscina no Mérito Comercial!

Conta de luz mais barata

A piscina biológica não utiliza equipamentos elétricos, como bombas ou filtros, portanto, sua conta de eletricidade poderá ter um decréscimo no valor. No entanto, vale notar que a piscina biológica pode fazer uso de luminárias de LED, especialmente para assegurar os banhistas nas horas mais escuras.

refletor para piscina
Refletor Para Piscina Subaquatico Jacuzzi Rb12v

Os Refletores Para Piscina Subaquatico Jacuzzi Rb12v foram especialmente projetados para proporcionar iluminação subaquática, permitindo desfrutar da piscina durante a noite e melhorando sua aparência estética. Para garantir uma iluminação ideal, recomendamos a instalação adequada dos refletores. Além disso, eles foram desenvolvidos com foco na segurança total dos usuários.

Inverno não será um problema

Mesmo após de períodos de inverno, período em que a piscina fica hibernada, as plantas terão a oportunidade de voltar a florescer na próxima primavera, e sem a necessidade de substituições e novos plantios. Isso vale até nos invernos mais rigorosos.

Sem mosquitos

Apesar da existência de plantas aquáticas e de seu aspecto natural, as piscinas biológicas não oferecem a possibilidade de atração de mosquitos.

Troca de água

Não é necessário trocar a água da piscina biológica com frequência. Conforme os especialistas, basta realizar uma limpeza profunda anualmente na piscina.

Equilíbrio do ecossistema

As piscinas biológicas contribuem o equilíbrio do ecossistema, já que vão eliminar a presença dos insetos na propriedade.

Boa para os amantes da natureza

Falando no tópico acima, a piscina biológica também é perfeita para quem gosta e/ou tem afinidade em estar em contato com a natureza, promovendo a biodiversidade do meio ambiente. Muitas pessoas até falam que nadar em uma piscina biológica mais lembra mergulhas em um lago.

Projeto arquitetônico

A piscina biológica oferecer uma identidade única ao imóvel, agregando ainda mais valor ao projeto arquitetônico da sua escolha.

Shakkei

A piscina biológica facilmente se integra à paisagem com a técnica japonesa de Shakkei (também conhecida como paisagem emprestada), dando ao jardim uma aparência muito linda.

Plantas vivas

Graças às plantas vivas, que se alimentam dos microrganismos da piscina, não será necessário gastar muito dinheiro com produtos como cloro e demais químicos.

No entanto, considerando que sua piscina contará com muitas plantas – e que elas podem morrer naturalmente, é importante saber o momento certo para recolhê-las. Quando for o momento ideal, é sempre bom poder contar com o auxílio de uma peneira para facilitar a tarefa.

coador de folhas de piscina
Os coadores da série L da Jacuzzi contam com uma tela de grande durabilidade fixada em uma estrutura feita de material termoplástico resistente.

Os coadores de folhas Jacuzzi da série L possuem tela de alta resistência montada em uma armação de material termoplástico. São facilmente acoplados ao cabo telescópico por meio do sistema de engate rápido neles incorporado. O coador LS410, de 41 cm de largura, é ideal para remoção de folhas e detritos flutuantes graças à sua grande superfície de coleta.

Conheça outros tipos de peneiras disponíveis no Mérito Comercial

Sem ajustes

As piscinas biológicas não requerem mudanças muito bruscas no terreno, pois oferecem a possibilidade de se adaptar ao espaço. 

(Créditos: YouTube)

Desvantagens da piscina biológica

Embora seja recheada de vantagens, a piscina biológica também conta com o seu par de “defeitos” – que, apesar de tudo, são pontos essenciais e que devem ser conhecidos por você antes de dar início à sua construção. 

Custo elevado para construção

O primeiro ponto de desvantagem é o custo inicial para a construção de uma piscina biológica: são mais elevados que as piscinas tradicionais – é estimado 20% a mais. Por isso, é indicado realizar um orçamento com todos os detalhes e verificar se você conta com todos os recursos necessários.

Mais espaço

O espaço para a construção de uma piscina biológica também é maior do que uma piscina química. Geralmente, ela pede, em média, o dobro da área: metade é destinada para as plantas, enquanto a outra é destinada para os banhos.

A estimativa média é de 25 m², somente assim para que o sistema de depuração funcione conforme o esperado.

Cálculo de pessoas

Vai parecer uma desvantagem um pouco estranha, mas é preciso calcular quantas pessoas vão se banhar em uma piscina biológica, pois, como o tratamento é natural, os peixes e as plantas podem não dar conta, com o seu banho acabando com a água turva no fim da tarde.

No entanto, quando isso acontece, os filtros e as plantas dão conta de limpar a água naturalmente no dia seguinte.

Sem xixi

Falando no estado de “pureza” da piscina biológica, é proibido fazer xixi nela! Isso porque a urina pode não ser facilmente removida da água em uma piscina biológica.

Busca pela empresa perfeita

Também por se tratar de uma tecnologia relativamente “nova”, pode ser mais difícil encontrar fornecedores ou construturas especializados em piscina biológica na sua região.

Sem contar que ainda são poucas as empresas que atuam neste segmento, por isso, pode ser bastante complicado encontrar uma – o que pode encarecer ainda mais o seu custo.

Tempo

Leva um tempo até que a piscina biológica esteja apta para mergulhos. E não estamos falando sobre a sua construção. Geralmente, leva um tempo para que as plantas se adaptem à piscina e consigam filtrar a água de maneira apropriada. O período estimado é de um mês após a conclusão da obra.

Anfíbios

Os banhistas podem acabar se deparando com a existência de anfíbios na zona das plantas aquáticas, que podem rapidamente migrar para a área do banho.

Equipamentos

Um ponto essencial para quem está em busca de construir uma piscina biológica em casa é ficar de olho para a limpeza. A melhor forma de fazer isso será, sem dúvidas, por meio de um aspirador de piscinas.

aspirador de piscina robô
Já imaginou em não precisar tirar partícula por partícula de sujeira da piscina? É isso mesmo, a solução ideal chegou ao mercado! Aspirador Automático Para Piscina Sodramar RB4i Monofásico 110/220V – Até 15m de Comprimento

Uma das melhores formas de aspirar o fundo da sua piscina biológica é por meio de um robô aspirador, que consegue cumprir a missão! Com o robô RB4i não terá mais sujeiras pequenas na sua piscina e o seu trabalho será conectar o cabo na tomada, basta colocá-lo dentro da piscina e seu controle pelo celular.

Após isso o trabalho é apenas do robô RB4i que irá aspirar toda a sua piscina, incluindo todos os cantos. 

Conheça aqui outros aspiradores para a sua piscina!

Leia também: 7 dicas para evitar piscina suja com água verde

Conclusão

Como você pode ter visto, a piscina biológica surge como uma alternativa eco-friendly e harmoniosa para a tradicional piscina química.

Com inúmeras vantagens, como a água mais saudável e livre de produtos químicos, o menor impacto ambiental e a integração estética, oferecem uma experiência única e gratificante aos banhistas. Sem contar que a piscina biológica fomenta a biodiversidade e promove um equilíbrio natural que contribui para a saúde do ecossistema.

No entanto, vale notar que a piscina biológica também apresenta desafios. O cuidado e manutenção, por exemplo, requerem um entendimento mais profundo das interações naturais e podem ser mais complexos do que o tratamento químico convencional.

A limitação de controle sobre a água, especialmente em climas extremos, pode ser uma desvantagem para alguns, bem como o seu custo inicial e a necessidade de espaço adicional para a zona de regeneração.

No final das contas, a escolha entre uma piscina biológica e uma tradicional envolve uma análise cuidadosa das vantagens e desvantagens, bem como das preferências pessoais e valores individuais. Seja qual for a decisão, o importante é poder contar com uma empresa que tenha as melhores soluções para a sua piscina, seja biológica ou química, visando uma atividade saudável para você e sua família.

Conheça a seção de produtos para piscinas do Mérito Comercial:

Equipamentos para Piscinas

Os equipamentos para piscina são essenciais para o bom funcionamento da mesma, você encontra aqui os melhores equipamentos, desde a manutenção até os melhores acessórios para piscina, lhe entregando mais praticidade e segurança na hora de cuidar de sua piscina, seja em casa, condomínio ou mesmo um clube. Para isso, diversos produtos são disponibilizados aqui neste catálogo.

As principais marcas de equipamentos para piscinas com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Jacuzzi, Sodramar, Syllent Aqquant, Hipool e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossas categorias de bombas d’água e filtros para piscina com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *