Você sabe a maneira certa de como puxar água de poço artesiano? Veja aqui quais equipamentos e tubulações você deve utilizar para obter água com qualidade.
Os poços artesianos são bem populares no Brasil. Eles são uma solução em áreas onde a falta d’água é um problema. Além disso, são fontes reservas para propriedades rurais, condomínios e estabelecimentos comerciais.
No entanto, para tirar o melhor proveito deste recurso, você tem de usar a bomba d’água adequada, bem como instalar tubos com sistema de filtragem, por exemplo.
Sendo assim, é necessário conhecer tudo sobre o assunto, para evitar puxar água suja e não ter prejuízos investindo nos equipamentos errados.
Leia também: Como limpar o poço artesiano
5 formas de como puxar água de poço artesiano
Depois que se perfura o poço é possível tirar a água de diferentes maneiras. Porém, umas são mais econômicas e eficientes que outras. Abaixo você vai conhecer algumas dessas.
1 – Como tirar água do poço artesiano com mangueira
Essa é uma forma indicada quando o reservatório que vai receber a água fica numa parte mais baixa do terreno.
Só funciona em poços com diâmetro com espaço suficiente para você colocar a mão. Os passos são os seguintes:
- Suspenda as duas extremidades da mangueira;
- Tape as duas saídas;
- Insira uma das pontas dentro do poço, e destampe;
- Na outra saída você deve fazer uma sucção com a boca e assim a água começa a sair.
Não é muito prático. A técnica é mais indicada para esvaziar reservatório como caixa d’água, por exemplo.
2 – Como tirar água do poço artesiano manualmente
Bem, aqui o procedimento é simples: você vai precisar de um balde que caiba dentro do poço. É possível fazer uma estrutura com madeiras, roldanas e cordas para ajudar na retirada do balde cheio.
É prática mais comum em cacimbas e cisternas, pois são reservatórios com diâmetros mais largos.
3 – Como tirar água de poço semi-artesiano com compressor de ar
Aqui você precisa ter um compressor de ar (modelo profissional), um pedaço de mangueira de ¾, e alguns metros de mangueira de nível.
A metragem dessas mangueiras vai depender da distância do nível da água no poço, e onde ficará posicionado o compressor.
Com esses itens em mãos, faça o seguinte:
- Perfure a mangueira de ¾;
- No furo insira 5 cm da mangueira de nível;
- A outra ponta da mangueira de nível é presa na saída de ar do compressor;
- A mangueira de ¾ deve ser introduzida no poço, até o limite do ponto onde foi perfurada;
- Ao ligar o compressor, um volume de ar é soprado no poço, fazendo a água ser expelida pela mangueira com maior diâmetro.
Essa é uma técnica paliativa, ou seja, você pode usar quando sua bomba d’água, por exemplo, estiver quebrada. Você não vai conseguir encher grandes reservatórios.
4 – Como tirar água com cata-vento
É um formato usado em propriedades rurais mais interioranas, e depende de uma certa estrutura.
Você precisará construir um cata-vento. É necessário erguer até uma altura suficiente para mover as hélices numa velocidade adequada.
Além disso, é necessário montar uma engrenagem que se assemelha a estrutura de uma motobomba. Também você deve investir em tubos que servirão para sugar e bombear a água do poço.
Seu pleno funcionamento só ocorre em áreas com bom volume e regime de ventos.
5 – Como tirar água com bomba de água
Sem dúvida, uma das formas mais eficientes e eficazes de como puxar água de poço artesiano, é usando uma bomba de água.
Depois de instalada você não terá nenhum tipo de trabalho manual, por exemplo. Basta acionar um botão e pronto: a água é sugada do poço e transportada até o reservatório.
O valor do investimento consiste na compra da bomba, de tubos e das conexões. Atualmente, você ainda encontra bombas para poços acionadas por energia solar. Característica que garante uma redução na conta de energia.
É um equipamento movido por um motor elétrico, capaz de transportar um alto volume de água em pouco tempo.
Basicamente existem 3 modelos de motobombas para poços: submersa, submersível e de superfície
A bomba submersa se destaca pelo seu alto desempenho, e baixo custo de manutenção. A seguir, confira quais são os critérios para definir esse tipo de equipamento.
Aprenda mais: Qual o melhor motor para poço artesiano
Como escolher uma bomba submersa?
Conforme dito, as bombas submersas depois de instaladas oferecem uma alta vazão de água. Com nenhum trabalho manual, é capaz de atender demandas de prédios comerciais, por exemplo.
Para você escolher esse tipo de equipamento tenha atenção aos seguintes pontos:
- Diâmetro do poço – as bombas submersas são comercializadas com diâmetros distintos. Desse modo, você precisa saber a circunferência do poço, para comprar o equipamento certo.
- Ficha técnica – você precisa verificar IP, selo mecânico, sistema de refrigeração, dentre outros detalhes técnicos que indicam a capacidade da bomba.
- Fonte de energia – você pode optar pelos modelos tradicionais, que usam energia elétrica como fonte. Mas, hoje a bomba submersa solar é outra versão indicada para bombear água de poços.
- Vazão do poço – o profissional que perfurar seu poço artesiano faz o teste de vazão. Este procedimento indica o nível estático e dinâmico do poço, medidas fundamentais para escolher a sua bomba submersa.
Veja outras dicas de como escolher bombas para poços!
Como instalar a bomba submersa no poço?
Esse equipamento depende de 2 etapas básicas: instalação elétrica e hidráulica. É preciso seguir toda recomendação descrita pelo fabricante.
A bomba submersa ficará, como o próprio nome indica, dentro d’água durante sua operação. Assim, é preciso ter atenção ao posicionamento da fiação elétrica e a sua fixação.
Verifique pontos como:
- Voltagem;
- Necessidade de aterramento;
- Tipo de cabeamento recomendado;
- Tensão da rede (monofásico, trifásico).
Já na parte hidráulica a atenção é com os tubos e conexões. Esses são itens fundamentais no processo de como puxar água de poço artesiano. Eles incidem em fatores como economia e qualidade d’água.
Para ter uma sistema de tubulação completo você deve contar como:
- Tubo edutor
- Tubo filtro
- Tubo de revestimento
São os tubos que integram o pré-filtro e o sistema de filtragem.
Saiba mais sobre os tubos para poços!
Viu como puxar água de poço artesiano? Lembre-se de contar com profissionais qualificados na fase da perfuração. Assim, não terá dificuldades de conhecer a vazão da fonte.
Assine nossa newsletter para mais dicas!