Como puxar água de poço artesiano.
|

Como puxar água de poço artesiano? Conheça as 5 melhores opções disponíveis!

Você sabe a maneira certa de como puxar água de poço artesiano? Veja aqui quais são os cuidados, equipamentos e tubulações você deve utilizar para obter água com qualidade. Os poços artesianos são bem populares no Brasil. Eles são uma solução em áreas onde a falta d’água é um problema. Além disso, são fontes reservas para propriedades rurais, condomínios e estabelecimentos comerciais.

No entanto, para tirar o melhor proveito deste recurso, você tem de usar a bomba d’água adequada, bem como instalar tubos com sistema de filtragem, por exemplo. Sendo assim, é necessário conhecer tudo sobre o assunto, para evitar puxar água suja e não ter prejuízos investindo nos equipamentos errados.

Neste contexto, exploraremos neste texto as técnicas e os equipamentos necessários para puxar água de um poço artesiano, destacando a importância desse recurso para o abastecimento hídrico e a qualidade de vida das comunidades que dependem dessa fonte essencial.

Leia também: Como limpar o poço artesiano

8 formas de como puxar água de poço artesiano

Selecionamos para você 8 maneiras de puxar água de um poço artesiano. Algumas são mais eficientes, como a bomba d’água, enquanto outras são mais manuais, mas funcionam muito bem, dependendo da sua necessidade. Continue lendo para entender!

1 – Como tirar água do poço artesiano com mangueira

É possível empregar uma mangueira para extrair água de um poço artesiano, inserindo-a no poço e utilizando a sucção para retirar a água. Esse é método simples e eficaz para o fornecimento de água em contextos domésticos, embora possa tornar-se cansativa quando se lida com grandes volumes de água.

Tirando Água de poço artesiano com mangueira.

Essa é uma forma indicada quando o reservatório que receberá a água fica numa parte mais baixa do terreno. Só funciona em poços com diâmetro com espaço suficiente para você colocar a mão. Os passos são os seguintes:

  • Suspenda as duas extremidades da mangueira;
  • Tape as duas saídas;
  • Insira uma das pontas dentro do poço, e destampe;
  • Na outra saída você deve fazer uma sucção com a boca e assim a água começa a sair.

Não é muito prático. A técnica é mais indicada para esvaziar reservatório como caixa d’água, por exemplo, mas funciona.

2 – Como tirar água do poço artesiano manualmente

O levantador de baldes é uma maneira simples e barata de puxar água de um poço artesiano. O levantador consiste em uma roldana, uma corda e um balde.

Balde em poço.

A corda é passada pela roldana e um balde é preso a uma extremidade. O balde é então baixado para o poço e cheio de água. Em seguida, o balde é puxado para cima usando a corda. É prática mais comum em cacimbas e cisternas, pois são reservatórios com diâmetros mais largos.

3 – Como tirar água de poço semi-artesiano com compressor de ar

Aqui você precisa ter um compressor de ar (modelo profissional), um pedaço de mangueira de ¾, e alguns metros de mangueira de nível. 

A metragem dessas mangueiras vai depender da distância do nível da água no poço, e onde ficará posicionado o compressor.

Com esses itens em mãos, faça o seguinte:

  • Perfure a mangueira de ¾;
  • No furo insira 5 cm da mangueira de nível;
  • A outra ponta da mangueira de nível é presa na saída de ar do compressor;
  • A mangueira de ¾ deve ser introduzida no poço, até o limite do ponto onde foi perfurada;
  • Ao ligar o compressor, um volume de ar é soprado no poço, fazendo a água ser expelida pela mangueira com maior diâmetro.

Essa é uma técnica paliativa, ou seja, você pode usar quando sua bomba d’água, por exemplo, estiver quebrada. Você não vai conseguir encher grandes reservatórios.

4 – Como tirar água com cata-vento

É um formato usado em propriedades rurais mais interioranas, e depende de uma certa estrutura.

Você precisará construir um cata-vento. É necessário erguer até uma altura suficiente para mover as hélices numa velocidade adequada.

Além disso, é necessário montar uma engrenagem que se assemelha a estrutura de uma motobomba. Também você deve investir em tubos que servirão para sugar e bombear a água do poço.

Seu pleno funcionamento só ocorre em áreas com bom volume e regime de ventos. 

5 – Como tirar água com bomba de água

Sem dúvida, uma das formas mais eficientes e eficazes de como puxar água de poço artesiano, é usando uma bomba de água.

Após instalada você não terá nenhum tipo de trabalho manual, por exemplo. Basta acionar um botão e pronto: a água é sugada do poço e transportada até o reservatório.

O valor do investimento consiste na compra da bomba, de tubos e das conexões. Atualmente, você ainda encontra bombas para poços acionadas por energia solar. Característica que garante uma redução na conta de energia.

Bomba Submersa Schneider Sub25-10ny4e6 1 Cv Monofásica 220v

É um equipamento movido por um motor elétrico, capaz de transportar um alto volume de água em pouco tempo.

Basicamente existem 3 modelos de motobombas para poços: submersa, submersível e de superfície

A bomba submersa se destaca pelo seu alto desempenho, e baixo custo de manutenção. A seguir, confira quais são os critérios para definir esse tipo de equipamento.

Aprenda mais: Qual o melhor motor para poço artesiano

6 – Válvula de sucção

Um dispositivo que possibilita a extração de água de um poço artesiano sem a necessidade de bombas ou outros equipamentos é conhecido como válvula de sucção. Essa válvula é instalada no poço e conectada a uma mangueira, por meio da qual a água é sugada para fora do poço utilizando a pressão atmosférica.

O funcionamento da válvula de sucção baseia-se na criação de um vácuo na mangueira. Este vácuo surge quando a água no poço flui para fora da válvula, gerando um espaço vazio. A pressão atmosférica atua impulsionando a água para dentro da mangueira para ocupar esse espaço vazio.

Embora a válvula de sucção represente uma forma eficaz de extrair água de um poço artesiano, ela apresenta algumas limitações. Sua operação depende da existência de uma pressão de água adequada no poço para criar o vácuo na mangueira. Adicionalmente, a válvula pode ser obstruída por detritos ou areia.

7- Bomba manual

Uma alternativa à bomba elétrica é a bomba manual, geralmente mais acessível em termos de custo, embora demande um esforço físico mais significativo para operar.

O funcionamento das bombas manuais envolve o uso de uma alavanca para movimentar um pistão ou uma bomba para cima e para baixo. Este movimento cria um vácuo que extrai a água do poço.

imagem de poço artesiano com saída de água

Disponíveis em diversos tamanhos e capacidades, as bombas manuais pequenas são adequadas para aplicações domésticas, ao passo que as bombas manuais maiores podem ser empregadas em atividades como irrigação ou outros fins comerciais.

8- Carneiro hidráulico

O carneiro hidráulico é um dispositivo que utiliza a energia da água para impulsionar mais água, baseando-se no fenômeno conhecido como golpe de aríete. Esse fenômeno ocorre quando a água flui rapidamente através de uma tubulação e é abruptamente interrompida.

Composto por três partes principais:

  1. Tubo de Sucção: Conduz a água do poço para o carneiro hidráulico.
  2. Reservatório: Armazena a água bombeada pelo carneiro hidráulico.
  3. Válvula de Retenção: Impede que a água retorne para o poço.

Veja na prática o funcionamento do carneiro hidráulico:

Quando a água flui para o carneiro hidráulico, é direcionada para o reservatório. Este é projetado para criar um vácuo quando a água é interrompida, resultando no puxamento da água do poço para o reservatório.

A água bombeada para o reservatório é, então, liberada para o sistema de distribuição de água. O fluxo através da válvula de retenção gera um golpe de aríete, impulsionando mais água para o reservatório.

O carneiro hidráulico se destaca como uma abordagem eficiente e econômica para a elevação de água. Não depende de energia elétrica e pode ser utilizado em locais onde há um fluxo de água disponível.

Como escolher uma bomba submersa?

Conforme dito, as bombas submersas depois de instaladas oferecem uma alta vazão de água. Com nenhum trabalho manual, é capaz de atender demandas de prédios comerciais, por exemplo.

Para você escolher esse tipo de equipamento tenha atenção aos seguintes pontos:

  • Diâmetro do poço – as bombas submersas são comercializadas com diâmetros distintos. Desse modo, você precisa saber a circunferência do poço, para comprar o equipamento certo.
  • Ficha técnica – você precisa verificar IP, selo mecânico, sistema de refrigeração, dentre outros detalhes técnicos que indicam a capacidade da bomba.
  • Fonte de energia – você pode optar pelos modelos tradicionais, que usam energia elétrica como fonte. Mas, hoje a bomba submersa solar é outra versão indicada para bombear água de poços.
  • Vazão do poço – o profissional que perfurar seu poço artesiano faz o teste de vazão. Este procedimento indica o nível estático e dinâmico do poço, medidas fundamentais para escolher a sua bomba submersa.

Leia também: Qual é a melhor bomba para poço?

Como instalar a bomba submersa no poço?

Esse equipamento depende de 2 etapas básicas: instalação elétrica e hidráulica. É preciso seguir toda recomendação descrita pelo fabricante.

A bomba submersa ficará, como o próprio nome indica, dentro d’água durante sua operação. Assim, é preciso ter atenção ao posicionamento da fiação elétrica e a sua fixação.

Verifique pontos como:

  • Voltagem;
  • Necessidade de aterramento;
  • Tipo de cabeamento recomendado;
  • Tensão da rede (monofásico, trifásico).

Já na parte hidráulica a atenção é com os tubos e conexões. Esses são itens fundamentais no processo de como puxar água de poço artesiano. Eles incidem em fatores como economia e qualidade d’água.

Para ter uma sistema de tubulação completo você deve contar como:

  • Tubo edutor
  • Tubo filtro
  • Tubo de revestimento

São os tubos que integram o pré-filtro e o sistema de filtragem.

Saiba mais sobre os tubos para poços!

Viu como puxar água de poço artesiano? Lembre-se de contar com profissionais qualificados na fase da perfuração. Assim, não terá dificuldades de conhecer a vazão da fonte.

Bombas submersa para poço em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersa em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Posts Similares

5 Comments

    1. Boa tarde sr Antonio!

      Ficamos muito felizes com seu feedback!

      Qualquer coisa que precisar, estamos à disposição!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

    1. Bom dia Sr. André, tudo bem?

      Agradecemos seu comentário e ficamos muito felizes em oferecer conteúdo de qualidade para nossos clientes.

      Qualquer dúvida ou sugestão, ficamos à disposição!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

    2. Bom dia Sr. André! Agradecemos seu comentário e ficamos muito felizes em oferecer conteúdo de qualidade para nossos clientes.

      Qualquer dúvida ou sugestão, ficamos à disposição!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *