| |

Inspire-se com diferentes modelos de cascata para piscina

Existem muitos modelos de cascata para piscina. Itens essenciais para garantir a qualidade da água e deixar o mergulho mais relaxante e divertido.

Escutar aquele sonzinho de água caindo é super agradável. E imagine que entre um mergulho e outro você pode massagear as costas com jatos de água? São alguns dos benefícios que você ganha ao investir numa cascata para piscina.

Mas, qual o modelo certo para você? Antes de apresentar os tipos de cascatas, entenda um pouco mais desses acessórios para piscinas.

O que é e como funciona uma cascata para piscina?

É um acessório que se posiciona próximo ou na borda de piscinas, que tem a intenção de projetar uma pequena queda d’água. É fabricada a partir de materiais como:

  • Madeira
  • Fibra
  • Aço inox
  • Vidro
  • Pedra

Modelo de cascata para piscina em pedra em grande área verde

Além de ter essa função, as cascatas de piscinas são ideais para decorar o espaço. Muitos modelos são projetados com design sofisticado para atender ousados planos arquitetônicos, desenvolvidos para essas áreas de lazer.

Esse acessório funciona numa espécie de ciclo que pode ser explicado pelo seguinte esquema:

  1. A tubulação da cascata deve ser instalada no sistema movido pela motobomba;
  2. A água é puxada pela bomba para piscina;
  3. Em seguida passa pelo filtro da piscina;
  4. Por fim, segue chega à cascata e cai no reservatório.

A dica é elaborar o projeto já considerando a cascata, pois não mudará mais nada da estrutura do reservatório depois de terminada.

Veja também: Como instalar cascatas!

Quanto custa para fazer uma cascata na piscina?

Depende. Conforme você verá adiante, no mercado estão disponíveis diferentes modelos de cascatas para piscina. De acordo com o tipo de material, por exemplo, o custo com a instalação é diferente.

Podem haver gastos com nova tubulação, demolição de parte da alvenaria do reservatório e da parte elétrica.

Contudo, se você já tem a estrutura pronta para receber a cascata, só comprará o modelo escolhido. Nesse caso, os valores variam de R$150,00 até R$1.300,00 (formatos em aço inox).

Como fazer cascata simples para piscina?

De maneira geral, esse é um acessório já vendido pronto. No entanto, há a possibilidade de construir cascatas em pedra, e até mesmo usando tubos de PVC.

Os formatos mais sofisticados, como por exemplo os feitos numa rocha de mármore, são feitos por profissionais. Aqui é necessário desenvolver um esboço da peça, e encomendar a confecção.

E como fazer uma cascata de piscina com cano de PVC?

Esse formato é mais simples e barato. Se sua piscina é de fibra, basta encontrar o conector para cascata (que é ligado a motobomba). Depois instala-se um tubo de PVC, que serve de caminho para devolver e jatear a água à piscina.

Num passo a passo fácil, você precisará de:

  1. Utilize um cano soldável de 50mm (entre 80 cm a 100 cm de comprimento);
  2. Você precisará de um joelho, uma redução, uma luva (de 50mm) e cola de PVC;
  3. Normalmente, a mangueira que se conecta a estrutura da cascata tem diâmetro menor, por isso você vai usar a redução e depois a luva para se conectar ao tubo;
  4. O joelho serve para projetar a queda d’água.
  5. Para que o jato d’água saia com pressão, e cortinado, você pode comprimir um pedaço do cano, formando um bico.

Pronto! A cascata com tubo de PVC está completa, e já pode ser usada.

Mas, se você prefere os modelos de cascatas para piscina mais tradicionais, conheça-os a seguir.

Leia também: Descubra quanto custa para fazer uma piscina

15 modelos de cascata para piscina

Como mencionamos lá em cima, você encontrará essas peças fabricadas em inox, madeira, pedra, fibra e vidro. Vale conhecer como esses modelos de cascata para piscina se apresentam no mercado, confira.

1 – Cascata de pedra 

Essa é opção para grandes piscinas; na maioria das vezes são esculpidas em granito ou mármore, e recebem tubulação especial para promover a queda d’água.

Modelo de cascata para piscina em pedra dentro de um spa

2 – Cascata de alvenaria 

Também voltada para piscinas com dimensões amplas. É possível montar verdadeiros espelhos d’água com esse formato. É construída a partir de tijolos, e pode receber diferentes revestimentos.

3 – Cascata de inox 

É bastante usada, pois tem ótima funcionalidade e oferece o toque de sofisticação que se busca com esse tipo de acessório para piscinas. Esse tipo de cascata pode ser “externo” ou para “embutir”.

Cascata para piscina em inox presa ao chão

4 – Cascata com LED 

Normalmente fabricada em aço inox, mas com o incremento de pequenas lâmpadas de LED. Sua principal vantagem é que se harmoniza com ambientes refinados, e é uma excelente forma de decorar sua área de lazer.

5 – Cascata de vidro 

Tem longa vida útil, pois é um modelo de fácil manutenção. Ideal para se embutir na parede.

6 – Cascata de fibra 

O modelo mais comum; se aplica em pequenas piscinas e pode ser instalada em qualquer parte do deck (claro que de acordo com a tubulação da bomba de água). porém, é o formato de cascata para piscina que se desgastar mais rápido e requer manutenção corriqueira.

7 – Cascata rabo de baleia 

Pode ser feita a partir de materiais como aço, pedra ou fibra. Esse formato é usado em piscinas voltadas para crianças.

8 – Cascata formato cachoeira 

É um modelo mais rebuscado, composto pela sobreposição de pedras de mármore, ou granito. Normalmente, é construída numa das paredes que rodeiam o reservatório.

9 – Cascata modelo onda (piso) 

Você encontra em aço inox e fibra.

Modelo de cascata em inox preso ao chão

10 – Cascata modelo onda (parede) 

Esse formato é instalado numa superfície vertical. A recomendação é que se instale numa parede livre, devido a parte hidráulica.

Cascata para piscina em inox presa na parede

11 – Cascata pérgola 

Outro formato luxuoso. Aqui se instala o sistema de cascatas em pilares de madeira ou alvenaria. A queda d’água fica sobre uma das extremidades da piscina.

12 – Cascata Personagens 

É outra opção para piscinas infantis. No mercado você encontra diferentes personagens de histórias infantis que fazem as vezes de cascatas de fibra.

13 – Cascatas em jardineiras 

Em alguns projetos paisagísticos, uma das possibilidades é passar os tubos dos jatos de água por jardineiras.

14 – Cascata Deck 

Também é um modelo que depende de projeto arquitetônico. Nesse formato, o espelho de água surge pela base de um deck de madeira.

15 – Cascata Naja 

Fabricada em inox, e seu desenho se assemelha a cobra naja. Tem um potente jato, e sua queda d’água é bem cortinada.

Cascata para piscina modelo Naja em Inox

Leia mais: 07 dicas pare escolher o melhor aquecedor de piscina

Qual melhor tipo de cascata para piscina

Você precisa considerar alguns critérios para definir, entre os modelos de cascatas para piscina, qual será o melhor. Desse modo verifique o seguinte:

  • O formato da piscina – as piscinas normalmente são quadriláteras, mas também existem redondas, com desenhos irregulares, etc. É preciso avaliar se o tipo de cascata que deseja, se encaixa no desenho do tanque, caso contrário, o jato d’água pode não ser o que almeja.
  • As dimensões do reservatório – as cascatas são fabricadas para atender medidas distintas (altura x largura x comprimento); então, verifique esse quesito.
  • A capacidade de água (metros cúbicos) do reservatório – da mesma forma, cada modelo de cascata para piscina se adequa a um volume d’água. A lógica aqui é simples, se a piscina é grande, escolha uma cascata com boa vazão de água.
  • Potência e vazão da bomba d’água – as cascatas de inox, por exemplo, precisam de uma vazão específica para funcionar bem. A bomba de água usada precisa ser compatível com essa necessidade.
  • Distância das paredes (se pretende escolher um modelo de cascata embutida) – se vai embutir a cascata numa parede, a alvenaria tem de estar numa distância recomendada pelo fabricante do acessório, para que este funcione de maneira adequada.
  • Segurança – se a piscina é frequentada por muitas crianças, o recomendado é escolher cascatas com jatos suaves; outra forma de prover segurança, é instalar modelos que não fiquem nas bordas, assim as crianças não se penduraram, por exemplo, no acessório.

E então: qual dentre os modelos de cascata para piscina você gostou mais? Visite o site da Mérito Comercial para conhecê-los.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *