folha de planta com três gotas de água em cima
|

Como fazer irrigação por gotejamento?

DESCOBRIR COMO FAZER IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO É UMA OPORTUNIDADE PARA VOCÊ QUE BUSCA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE EM SUA PROPRIEDADE. SAIBA MAIS!

Um dos desafios da atividade agrícola é produzir mais sem aumentar os custos com insumos, e, sobretudo, com o consumo de água.
E esse último fator ainda tem um agravante: em muitas regiões do país existe uma escassez na oferta de água. Esse problema impulsiona os produtores rurais a buscarem soluções eficientes e de baixo custo.
Uma dessas é a irrigação por gotejamento, técnica eficaz e repleta de benefícios aos vários tipos de plantação.
Você também pode se interessar: Tudo sobre a Roda D’água! 

Para que serve e como fazer irrigação por gotejamento?

Essa é uma técnica que está no grupo das irrigações inteligentes, o motivo é simples: dá ao cultivo a quantidade de água e nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Nesse processo é respeito às fases da planta, e não provoca desgastes no solo, como a lixiviação, responsável pelo empobrecimento, pois remove matéria orgânica e nutrientes.
É por isso que aprender a como fazer irrigação por gotejamento tem sido caminho para muitos produtores.
Esse formato também se caracteriza por:

  • Melhorar a qualidade da produção;
  • Evitar o desperdício de água, bem como ação da evaporação;
  • Aplicação em toda terra cultivada, independente de irregularidades topográficas ou condição do solo;
  • Não consumir muita energia, com a utilização de bomba de água, por exemplo;
  • Tornar mais eficiente o uso de fertilizantes;
  • Minimizar os aspectos atmosféricos, sobretudo em períodos de estiagem.

Mas, para isso funcionar de maneira assertiva é necessário um projeto de irrigação por gotejamento, no qual constará:

  • Pontos onde vai instalar os tubos para levar a água, respeitando as distâncias entre estes;
  • A distribuição das plantas que ficarão no sistema;
  • A necessidade de camuflar a mangueira de para irrigação por gotejamento;
  • Captação da água, inclusive considerando a instalação de equipamentos como bomba para irrigação;

Você verá adiante o passo a passo de como fazer a montagem desse esquema de irrigação. Contudo, dispor de um pouco de tempo para elaborar esse plano é fundamental.
Só para ilustrar essa importância, você tem de estudar bem a estrutura vegetal do seu cultivo, pois dependendo da altura, influenciará no espaçamento dos gotejadores.
Aprenda mais: Como funciona um sistema de bombeamento movido a energia solar!

Etapas para se montar a irrigação de gotejamento

As fase de como fazer irrigação por gotejamento são divididas assim:

  • Cálculo do gotejamento

Aqui, conforme mencionado, é necessário conhecer a altura das plantas que serão cultivadas, pois determina desde a quantidade de gotejadores até a capacidade (em litros) que estes devem ter. Espécies com 4,5 m, por exemplo, são irrigadas com gotejadores de 15 litros.
Outro fator é o espaçamento na mangueira para irrigação por gotejamento e outra. Essa distância pode ser de 10, 20 ou 30 cm, há depender do cultivo.

  • Compra dos gotejadores

Você encontra esses produtos em lojas que fornecem equipamentos agrícolas. Com base no cálculo mostrado anteriormente, saberá quantos deve comprar. É importante verificar o fluxo de água suportado por essas peças.

  • Instalação da tubulação

A distribuição dos tubos deve respeitar o que no projeto de irrigação por gotejamento, e é necessário demarcá-los com estacas de metal.

  • Perfurar a tubulação

Se você não tiver comprado o kit de irrigação por gotejamento, é possível furar a mangueira gotejadora utilizando um estilete.

  • Teste

Por fim, é necessário testar o sistema, para observar se todos os gotejadores estão funcionando, ou para identificar vazamentos. Em algumas situações será preciso (re)apertar ou substituir o gotejador.

Erros na implantação do sistema de gotejamento

Porém, existem alguns detalhes que comprometem os passos de como fazer irrigação por gotejamento. Tais equívocos provocam prejuízos financeiros, pois incidem na qualidade da lavoura.
Além disso, esses fatores danificam todo o sistema, porque causam desde rachaduras na mangueira até o entupimento dos gotejadores.
Conheça os principais erros na implantação desse tipo de irrigação:

Uso de fertilizante e falta de limpeza

Um dos motivos para o gotejador entupir provém dos sais do fertilizante usado no cultivo. Esses sais se acumulam e impedem a liberação da água, prejudicando a lavoura.
O ideal é que ao final do dia seja realizada uma irrigação apenas com água, isso ajuda a limpar as mangueiras, removendo os sais.

Reservatório exposto

A caixa d’água ou cisterna que utiliza como fonte de água para seu sistema de gotejamento, deve permanecer fechada. O acúmulo de matéria orgânica também contribui para o entupimento das mangueiras.
Assim, sempre observe se folhas caem no reservatório, ou qualquer outro tipo de sujeira, e de imediato retire.

Ausência de cobertura na tubulação

É necessário cobrir a parte da mangueira que não tenha o gotejador. Isso impede que resseque, e surjam furos inesperados.

Regulagem de pressão indevida

Isso faz com que as fitas gotejadoras sejam rompidas, o que leva a danos na mangueira (podem estourar). O ideal é utilizar manômetros, por exemplo, para verificar a pressão da água no sistema.

Posição do furo na mangueira

O furo na mangueira para irrigação por gotejamento deve sempre ficar para cima, nunca em contato com o solo.
Tomando esses cuidados, e seguindo os passos de como fazer irrigação por gotejamento, você aproveita todos os benefícios deste sistema.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *