imagem de uma lixadeira para parede para ilustrar o conteúdo de qual a melhor lixadeira para parede
|

Qual a melhor lixadeira para parede: Dicas para Acertar na sua Compra

Encontre a melhor opção de lixadeira para parede e complete o seu kit de ferramentas

Hoje você vai aprender como definir qual a melhor lixadeira para parede. Também vai conhecer dicas práticas para usar esse equipamento.

Cada vez mais as pessoas têm se arriscado em realizar pessoalmente atividades relacionadas a reforma das casas. Pintar as paredes, por exemplo, é tarefa que muitos fazem sem contratar um profissional.

Entretanto, um dos segredos para que a pintura fique boa é lixar bem as superfícies, eliminando incorreções do acabamento anterior. Para isso, utilizar uma lixadeira de parede e teto faz toda a diferença no resultado final.Assim, vale conhecer os modelos e qual a melhor lixadeira para parede.

Leia também: Qual o melhor kit de ferramentas?

O que é e como funciona uma lixadeira de parede?

Ela é uma ferramenta elétrica que tem objetivo de tornar mais leve e rápido o lixamento ou polimento de superfícies de alvenarias ou madeiras.

Sua estrutura básica mais comum é:

  • punho ou empunhadeira com formato ergonômico que serve como apoio para deslizar o equipamento na área a ser lixada;
  • parte do motor elétrico;
  • disco ou prato fixo que adere a outros discos com lixa, por exemplo;
  • cabo elétrico.

Seu funcionamento é simples: de acordo com a área que vai ser polida, você coloca o disco lixa adequado, em seguida liga o equipamento e, de forma leve, pressiona na superfície.

Como verá adiante, são muitos os formatos de lixadeira de mão para parede, e que dependendo da empunhadeira, o trabalho pode ou não ser ágil.

Lixadeiras verticais e orbitais são as mais usadas, e têm funções distintas. Enquanto a primeira está entre as mais indicadas para paredes, a segunda é utilizada em serviços de marcenaria.

Mas, ambos visam facilitar a realização de pequenas tarefas domésticas ou serviços profissionais mais complexos.

Principais tipos de lixadeira para parede

Antes de descobrir qual a melhor lixadeira para parede e madeira, é necessário conhecer os modelos que estão disponíveis e suas aplicações, veja abaixo.

  • Lixadeira Angular: é um equipamento para uso profissional, e serve para dar acabamento em estruturas de mármore e granito.
  • Lixadeira de Cinta: dotada de uma espécie lixa em formato de cinta, que rola por 2 roletes, é ótima para artesãos que trabalham com pequenas madeiras e precisam polir suas peças.
  • Lixadeira de Escova: modelo que conta com uma escova com cerdas de aço, e serve para polir superfícies metálicas. Conta com coletor, e deste modo impede que os resíduos sejam espalhados durante sua utilização.
  • Lixadeira Orbital: é um dos modelos mais usados, e se encontra lixadeiras orbitais para parede e/ou madeira. Seu movimento quando em operação é giratório.
  • Lixadeira Roto Orbital: se assemelha ao formato orbital, porém, além de operar em círculos, também tem movimentos oscilantes ou vibratórios. É o formato usado na recuperação da pintura de veículos.
  • Lixadeira Vertical: é equipamento que se destaca pela leveza e versatilidade. Seu cabo lateral permite melhor desempenho para lixar paredes, sobretudo nas partes mais altas.

A partir desses formatos de lixadeiras, fica mais fácil entender o tipo de equipamento que se deve usar na sua atividade. 

Caso você pretenda apenas compor sua caixa de ferramentas, o ideal é escolher o modelo mais versátil, que pode usar tanto para alvenaria quanto para madeira.

Mas, é possível definir qual melhor lixadeira orbital para parede, por exemplo? Sim, sobretudo quando se destaca a ficha técnica do equipamento. Você entenderá adiante como analisar este aspecto.

Leia mais: Veja quais ferramentas você precisa para montar uma marcenaria!

Qual a melhor lixadeira para parede?

Bem, conforme dito, para cada atividade existe uma lixadeira adequada. No entanto, é possível listar as ferramentas elétricas dessa categoria que mais agradam os consumidores. 

A partir da lista que montamos abaixo, você também conhecerá qual a melhor marca de lixadeira para parede, além de suas especialidades.

Lixadeira Combinada Ferrari Lcm-46

É um equipamento desenvolvido para trabalhos artesanais com madeira. Ela tem uma mesa que se ajusta, facilitando o polimento de pequenos materiais, além de ter 2 posições para lixar (vertical e horizontal).

Lixadeira Orbital Makita

Esse é o carro-chefe da Makita, pois é muito usado para serviços leves, principalmente para polir madeira. A série BO é o destaque, pois além de boa potência, tem coletor de pó.

Lixadeira de Cinta Hitachi Sb8v2

Tem boa potência, o que torna mais eficiente o trabalho; destaque também para sua ergonomia, pois o design da sua empunhadeira, deixa seu manuseio mais leve e saco coletor de pó.

Lixadeira Angular Makita SA700C

Tem duplo isolamento, e controle de velocidade variável; com uma partida leve, impede o impacto quando acionada. Tem punho lateral, que facilita o lixamento de paredes, disco de borracha, porca de disco e chave de pino.

Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-1 AE

É versátil, serve para polir, tirar imperfeições de paredes e trabalhos com madeira. É uma ótima lixadeira para massa corrida com aspirador, pois em seu coletor ficam todos os resíduos.

Lixadeira Vertical Makita GV5010

Durante seu manuseio a emissão de vibrações é baixa, o que oferece mais precisão no trabalho. Serve para paredes e madeiras. É leve e tem punho lateral que permite mais firmeza quando acionada.

Mas, afinal, qual é a melhor lixadeira elétrica para parede? Como vimos nos modelos citados, a Makita se destaca na produção dessa ferramenta. Contudo, alguns aspectos devem ser verificados para confirmar a qualidade do equipamento, eles são:

  • Potência: ideal que esteja acima de 200 w.
  • Rotação: um modelo robusto opera entre 7.500 a 12.000 r.p.m
  • Fixação do disco lixa: o recomendado é escolher um modelo com fixação autoaderente.
  • Emissão de vibração: as melhores lixadeiras não ultrapassam os 5m/s²
  • Incerteza K: é parâmetro que se refere a calibração do equipamento, e uma boa referência é 1,5 m/s²

Assim, facilmente você descobre qual a melhor lixadeira para parede ou madeira. E, se deseja ver os modelos mais usados, visite o site da Mérito Comercial.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *