Aqui você vai aprender qual o melhor kit de ferramentas ter em casa e no carro. Além de conhecer as principais funções de cada item apresentado.

Montar um ventilador, parafusar uma prateleira, substituir uma tomada… são tarefas domésticas corriqueiras, e para executá-las usar uma ferramenta é essencial.
Da mesma forma, é mais seguro botar o veículo na estrada quando temos um kit de ferramentas completo.
Entretanto, nas duas situações, o dilema é escolher bem quais itens estarão presentes nessa maleta de acessórios.
Nos próximos pontos você vai descobrir qual o melhor kit de ferramentas profissional e de uso doméstico, confira.
Leia também: 9 ferramentas que você deve ter em sua casa!
imagem de martelos colocados em formato de círculo perto de uma caixa preta de ferramentas

Qual é o melhor kit de ferramentas?

A qualidade de um jogo de ferramentas é definida pelos seguintes fatores:

  1. Tipo de Trabalho – a atividade que pretende desempenhar é o norte para escolher o conjunto ideal para você. É uma pequena marcenaria, ou apenas procurar instrumentos para cuidar do jardim de sua casa? Ao responder essa questão, ficará fácil definir qual o melhor kit de ferramentas para comprar.
  2. Organização e Armazenamento – a maleta de locomoção (como é conhecida) também é critério que ajuda na escolha do jogo de fendas, ou da furadeira com suas broncas. Verifique questões como travas, compartimentos internos e facilidade de transportar a maleta (principalmente se vai colocar no porta-malas do carro).
  3. Variedade – definir qual o melhor kit de ferramentas tem no sortimento dos elementos um ponto forte. Quanto mais formatos disponíveis no jogo de peças, melhor.
  4. Matéria-prima da ferramenta – esse é quesito muito importante, sobretudo se os elementos ficam expostos à umidade ou outra intempérie. Então, vale verificar se a chave de fenda, por exemplo, é de aço inoxidável ou de aço carbono. 
  5. Características Técnicas – esse ponto é mais pertinente ao comprar kits de ferramentas elétricas. Confira (além de todos os acessórios que serão necessários para utilização do conjunto) bitolas, tensão, potência, etc.
  6. INMETRO – é fundamental que o jogo tenha o selo do INMETRO. Essa espécie de certificação garante que os itens foram testados e atende aos requisitos técnicos.
  7. Garantia do Fabricante – sem dúvida, o melhor kit de ferramentas profissional deve ser garantido por quem produz as peças. Caso ocorra um desgaste precoce, você terá como solicitar o reparo ou requerer nova ferramenta.

Aprenda mais: Como montar marcenaria – ferramentas que você precisa ter!

Quais são as melhores marcas de ferramentas?

Avaliados os pontos mencionados acima, a etapa seguinte da definição de qual o melhor kit de ferramentas comprar é comparar os fabricantes.
Essa análise segue o critério do tipo de atividade, pois algumas marcas são especializadas em itens manuais e outras focam no segmento elétrico.
Abaixo você vai conhecer as empresas que são referências na fabricação de ferramentas de uso profissional e/ou doméstico.

Tramontina

Uma das mais tradicionais organizações do segmento, a Tramontina fabrica ferramentas manuais e elétricas.
A marca se destaca também por produzir peças muito usadas em atividades domésticas, porém, disponibiliza instrumentos para serviços profissionais.

Black & Decker

Destaque na produção de itens elétricos, em seu kit de ferramentas inovações tecnológicas voltadas para facilitar o trabalho não faltam.
A Black & Decker disponibiliza peças que se caracterizam pela durabilidade e praticidade no uso.

Bosch

Outra gigante quando o assunto é ferramentas elétricas. As maletas de furadeira Bosch, por exemplo, contém broncas e acessórios que possibilitam realizar serviços de marcenaria e alvenaria.

Vonder

A Vonder fabrica ferramentas e máquinas robustas para construção civil, EPIs e outros equipamentos usados em nosso dia a dia. A variedade e qualidade de seus kits são os principais atrativos.

Schulz

Essa marca é mais conhecida por suas máquinas, sobretudo, o compressor de ar. No entanto, a Schulz também fornece kit de ferramentas. Esse conjunto é composto por itens usados na construção, contudo, são aproveitados para pequenos serviços.

Makita

É outra fabricante de ferramentas elétricas com excelente reputação no mercado. Seus kits são marcados por equipamentos resistentes, e versáteis. Dentre os produtos mais conhecidos estão as serras circulares e tico-tico.

Qual a melhor marca de ferramentas para chaves?

Um kit de ferramentas completo não faltam as chaves (fenda, philips, allen, etc.). As melhores marcas do segmento investem em boas matérias-primas para garantir a durabilidade de tais peças.
Conheça duas fabricantes referências nesse segmento:

Tramontina

Os jogos de chaves dessa empresa estão entre os mais usados no país. As peças são testadas e combinam resistência, leveza e ergonomia.
Além disso, são muitas as linhas de produtos, boa parte forjadas em aço especial e todas com garantia.

Gedore

A Gedore é especialista em chaves profissionais, voltadas para atividades industriais, por exemplo. No seu kit de ferramentas se encontra:

  • Chaves axiais
  • Chaves mistas
  • Soquetes
  • Chaves radiais
  • Torquímetros, dentre outros.

ferramentas organizadas em uma parede

Qual a melhor marca de ferramentas para carro?

Já na lista das mais completas marcas de ferramentas automotivas, estão:

  • Makita – fornece kits de ferramentas para carros que facilitam a montagem e desmontagem de engrenagens. 
  • Bosch – além de seus equipamentos elétricos, a marca fornece maletas de locomoção/transporte com muitos recursos. São produzidas em diferentes tamanhos, o que permite se encaixar em todos os porta-malas.
  • Gedore – sua linha de soquetes é uma das mais usadas para troca de pneus, por exemplo.
  • Proto – uma subdivisão da Black & Decker que foca na produção de ferramentas automotivas.
  • Mac – tem um mix de produtos destinados a serviços em veículos. A Mac fornece desde instrumentos manuais e pneumáticos.

A partir de todas essas informações sobre qual é o melhor kit de ferramentas, você tem meios de montar sua maleta completa, para usar em casa ou deixar no carro.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *