Tipos de motores elétricos.

Tipos de motores elétricos: Conheça os principais e suas aplicações

Os motores elétricos desempenham um papel crucial em uma variedade de equipamentos que utilizamos diariamente. Essa tecnologia, embora considerada simples, revela-se altamente eficiente em quase todas as áreas produtivas.

Neste contexto, vamos explorar aqui os principais tipos de motores elétricos e suas aplicações, abrangendo desde a geração de energia até atividades na construção civil e tarefas domésticas. Saiba mais.

Pode ser que você não tenha percebido, mas com certeza já testemunhou a operação de diversos motores elétricos, seja em sua residência ou no ambiente de trabalho.

Os motores elétricos são componentes bastante comuns em nosso cotidiano, cumprindo papéis fundamentais em diversos aparelhos: microondas, computadores, aspiradores, geladeiras, freezers, drones e elevadores o utilizam – o que comprova quão importante eles são para o nosso cotidiano.

Esses dispositivos possuem a habilidade de converter energia elétrica em energia mecânica, proporcionando uma combinação singular de facilidade de transporte, eficiência econômica, custos reduzidos, facilidade de manutenção e operação simplificada.

Sua construção descomplicada também é responsável por possibilitar uma adaptação fácil a diferentes tipos de carga.

Neste post, vamos apresentar o que é um motor elétrico, os principais tipos de motores elétricos, principais aplicações e os motivos pelos quais você deve compreender todos os detalhes do dispositivo.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é um motor elétrico?

Um motor é basicamente qualquer dispositivo que tem a capacidade de gerar força para acionar diversas máquinas. É essencial compreender que, a partir de uma fonte de alimentação, como energia elétrica ou combustíveis, o motor pode movimentar uma ampla gama de equipamentos, desde grandes turbinas em hidrelétricas até pequenos brinquedos infantis.

eletricista mexendo em geladeira
Geralmente, o motor elétrico monofásico é o que está ligado a aplicações em contextos domésticos e comerciais.

Os motores elétricos, por sua vez, desempenham a função de transformar energia elétrica em força motriz. Em outras palavras, ao conectar certos dispositivos a esse tipo de energia, é possível acionar sua capacidade mecânica. Esses motores operam com base na interação entre campos magnéticos e correntes elétricas.

Eles são extensivamente empregados em uma ampla gama de dispositivos, abrangendo desde ventiladores, geladeiras e eletrodomésticos até sistemas industriais mais avançados. Além disso, desempenham um papel essencial no adequado funcionamento de veículos elétricos e híbridos, contribuindo significativamente para a mobilidade moderna.

modelo de motor elétrico
Normalmente, os motores elétricos fazem uso de dois condutores para conduzir a energia elétrica, com uma faixa de variação de tensão que no geral está entre a capacidade de 127 e 220 volts.

Entretanto, não é o mesmo tipo de motor que é empregado tanto na indústria pesada quanto em eletrodomésticos. Podemos, fundamentalmente, categorizar suas funções da seguinte maneira:

Neste post, vamos concentrar nossos esforços para explicar para você sobre as particularidades dos motores elétricos desenvolvidos para atender as demandas de estabelecimentos comerciais e residências, por serem mais versáteis e comuns em nosso dia a dia.

Leia também: Qual é o melhor motor para poço artesiano?

Motor elétrico de corrente alternada (CA): Tipos de motores elétricos comerciais/industriais e residenciais

Como garantimos anteriormente, este post concentra seus esforços em explicar e detalhar os grupos de motores elétricos destinados a alimentar os estabelecimentos comerciais e residenciais.

Motor Eletrico Weg W12 0,33cv 4p W63 B3d Trifasico 220/380v
Motor Eletrico Weg W12 0,33cv 4p W63 B3d Trifasico 220/380v

Nesse conjunto, encontramos o motor elétrico de corrente alternada (CA), que conta com bobinas com correntes alternadas que geram um campo magnético, alimentando o rotor composto por um ímã ou bobina – um processo baseado na variação periódica da corrente elétrica.

No modelo de motor elétrico de corrente alternada, eles são concentrados em forças bastante compactas, assim sendo projetados para diversas máquinas. Esses motores são desenvolvidos para otimizar o desempenho dos equipamentos aos quais estão vinculados, proporcionando benefícios como eficiência no consumo de energia, por exemplo.

Para esses motores ainda podemos falar sobre outras subcategorias, que são os motores monofásico e trifásico.

Motor monofásico

Os motores monofásicos são aqueles especificamente desenvolvidos para receber alimentação por meio de apenas um condutor de fase, sendo, assim, empregados comumente em cenários onde não há acesso a uma rede trifásica na instalação. Devido a essa característica, esses motores têm uma ampla aplicação em contextos domésticos e comerciais, com uma presença menos frequente na indústria.

mulher olhando para a geladeira
Os motores monofásicos são concebidos para serem utilizados em residências ou estabelecimentos comerciais que não possuem acesso à corrente alternada trifásica. Por isso, equipamentos como geladeiras ou lavadoras, comumente encontrados em ambientes domésticos, são acionados por ele.

Normalmente, esses motores fazem uso de dois condutores para conduzir a energia elétrica, com uma faixa de variação de tensão que no geral está entre a capacidade de 127 e 220 volts.

No entanto, é importante destacar que os motores monofásicos são amplamente empregados em situações que requerem potências relativamente baixas, normalmente inferiores a 3KW. Essa característica justifica sua extensa aplicação em ambientes domésticos.

É essencial ressaltar que, diferentemente dos motores trifásicos – que você conhecerá no próximo bloco –, os motores monofásicos não têm a capacidade de iniciar por si próprios. Para superar essa limitação, é necessário um componente auxiliar, conhecido como capacitor, que facilita o início da operação do motor. 

Existem motores que incorporam um capacitor permanente, enquanto outros fazem uso de um capacitor dedicado exclusivamente para o momento de partida. Em determinadas situações, esses motores são equipados com uma chave centrífuga que remove o capacitor após atingir uma velocidade específica.

Motor trifásico

O motor de indução trifásico, como sugere o nome, alimenta-se em três fases separadas por 120°, gerando um campo eletromagnético girante que transita do estator para o rotor. O campo magnético girante do rotor tenta se alinhar com o campo girante do estator, induzindo um movimento rotativo no rotor.

motor trifásico
Em termos gerais, os motores trifásicos são projetados para operar com diferentes faixas de tensão, variando entre 220/380 e 380/660 volts.

Extensivamente empregado na indústria, o motor elétrico trifásico é utilizado em uma variedade de máquinas, incluindo tornos, fresadoras e esteiras rolantes.

Além disso, encontra aplicação fora do ambiente industrial, sendo utilizado em situações como elevadores, escadas rolantes ou demais aparelhos movidos por redes elétricas de maior potência.

Leia também: A importância da manutenção preventiva em bombas de água

Termos para conhecer o funcionamento dos motores elétricos

Antes de passarmos para as principais aplicações dos motores elétricos apresentados aqui, é importante tomar ciência sobre os principais termos técnicos para conhecer o funcionamento dos motores. Confira:

  • Torque (τ): refere-se à quantidade de força necessária para movimentar o eixo do motor e está diretamente relacionado à forma como a máquina é acionada. Existem duas classificações principais para ele, o de arranque e o nominal;
  • Potência (P): refere-se à quantidade de energia necessária para acionar o motor e determina a capacidade de realizar trabalho. Ela é medida em watts (W);
  • Eficiência: informação que indica o consumo elétrico do motor, suas temperaturas ideais de operação e a emissão de ruídos. Atualmente, essa classificação é frequentemente encontrada em diversos eletrodomésticos, onde etiquetas indicam a eficiência em categorias como A, B, C, entre outras;
  • Temperatura: parâmetro crucial para a operação de cada motor, sendo que cada um possui uma temperatura máxima permitida e um ambiente ideal. Exceder esse limite coloca em risco a integridade do enrolamento do equipamento;
  • Bloqueio a agente externos: ao escolher um motor elétrico, é crucial compreender a qualidade de sua vedação, classificada por meio de uma codificação composta pela sigla (IP) seguida por um número. Alguns modelos possuem vedação completa, impedindo a entrada e saída de ar.

Leia também: Os 10 Principais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) Necessários para Trabalhos com Eletricidade

Principais aplicações dos tipos de motores elétricos

No início, destacamos diversos setores que fazem uso de equipamentos equipados com motores elétricos. Agora, vamos explorar quais são alguns dos maquinários impulsionados por ele. Confira:

Betoneiras

Refere-se àquele tipo de tambor empregado na construção civil para a mistura de diferentes massas. Para otimizar a eficiência do trabalho, é empregada uma betoneira impulsionada por um motor elétrico.

Betoneira 400l Prime Menegotti 2 Cv 4p Monofásica 220v - com Kit de Segurança
Betoneira 400l Prime Menegotti 2 Cv 4p Monofásica 220v – com Kit de Segurança

Como exemplo, a Betoneira Menegotti 400L Prime é indicado para obras de pequeno a médio porte, apresenta características técnicas que a tornam uma opção eficiente. Com potência de 2 CV e operando em 220V, possui capacidade total de 400 L, sendo capaz de misturar até 310 L.

Desentupidora

O manejo dos resíduos provenientes de residências e estabelecimentos comerciais frequentemente apresenta desafios. Quando há obstruções no sistema de esgoto, é comum recorrer a uma desentupidora para desobstruir as canalizações. Esses equipamentos podem ser impulsionados por motores, podendo ser tanto trifásicos quanto monofásicos.

Máquina Desentupidora Fpf500 15m de Cabo 5/8 e 1.1/4 Bivolt
Máquina Desentupidora Fpf500 15m de Cabo 5/8 e 1.1/4 Bivolt

Capaz de desobstruir tubos com diâmetro de 11/2″ a 10″ em distâncias de até 80 metros, este modelo opera com tensão de 110V/220V, sendo impulsionada por um motor monofásico de 1CV de potência. Essas características tornam a máquina versátil e eficiente para lidar com obstruções em diversos contextos.

Elevadores

Para quem é síndico, é importante compreender as forças que ajudam a operar os elevadores. Elevadores prediais e aqueles utilizados para suspender veículos em oficinas contam com motores elétricos como fonte de movimentação.

pessoa apertando botão do elevador
É possível encontrar a aplicação dos motores trifásicos fora do ambiente industrial, como em elevadores, escadas rolantes ou demais aparelhos movidos por redes elétricas de maior potência.

Nesse contexto, os fabricantes levam em consideração fatores como torque e potência durante o desenvolvimento desses elevadores.

Picador de grama

O motor empregado neste contexto também é reconhecido como motoceifador. Geralmente, é produzido com potência que varia de ¾ a 2 CV, sendo bivolt e operando nas faixas de 110 a 220 V.

Bombas de água

As tradicionais bombas de água, presentes em diversas atividades como agricultura, distribuição de água, sistemas para piscinas e enchimento de cisternas, são impulsionadas por motores elétricos robustos.

Esses modelos são projetados para resistir a condições desafiadoras de umidade, variações de temperatura e exposição a poeira.

Portões de garagem

Outro ponto importante para síndicos(as), além de ser um dispositivo intimamente ligado às nossas rotinas, o portão da garagem, é operado por motores de 4 polos, podendo ser tanto trifásicos quanto monofásicos. Esses motores são resguardados por estruturas feitas de chapa de aço ou aço fundido para garantir proteção e durabilidade.

Importante: Escolha o motor adequado para o funcionamento correto de todos os dispositivos

Para otimizar o desempenho das máquinas mencionadas anteriormente, é essencial que sejam equipadas com o motor adequado. Este componente possui dimensões específicas, projetadas para se ajustar perfeitamente às estruturas, como no caso das bombas d’água.

Além disso, atende aos requisitos de bloqueio contra agentes externos, torque, potência, entre outros, essenciais para o funcionamento eficaz do equipamento. Ao analisar a ficha técnica do produto desejado, é possível verificar se todos esses aspectos estão em conformidade.

Leia também: Manutenção preventiva de bombas de água em condomínios – Saiba como economizar tempo e dinheiro!

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

2 Comments

    1. Boa tarde Jean!

      Muito obrigado pelo feedback!
      Ficamos felizes em poder ajudar nossos clientes com as principais dúvidas.
      Caso tenha indicação de conteúdo ou precise de alguma ajuda especifica, estamos à disposição!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *