|

9 formas de usar uma furadeira. Cuidados para não se machucar

Que tal aprender como usar uma furadeira para evitar possíveis incidentes durante o manuseio?

Hoje apresentaremos 9 formas de utilizar essa máquina presente em muitos estabelecimentos e lares. Nos acompanhe!
A furadeira é das ferramentas elétricas mais conhecidas. Faz parte do kit de eletricistas, marceneiros, pedreiros e muitos outros profissionais. E ao contrário do que se pensa, não basta ligar na tomada e furar paredes. É preciso entender o funcionamento e saber como usar uma furadeira. Veja nossas 9 dicas que vão te ajudar nisso.

1 – TiPos de furadeira

Antes de entender como usar uma furadeira é fundamental distinguir os formatos deste tipo de máquina, quais suas aplicações e variações. Uma das classificações mais comuns para esse equipamento é a seguinte:

  • Furadeira – é o tipo mais encontrado, escolhida para fazer furos de diferentes diâmetros; faz perfurações em madeira, aço e alumínio.
  • Furadeira de impacto – máquina de maior potência e precisão do que a furadeira normal. É destinada para profissionais que buscam alta performance. Perfura concreto, madeira, alvenaria e aço.
  • Furadeira de bancada (ou sensitiva) – utilizada em serviços que precisam de furos pequenos e precisos; é mais comum em oficinas mecânicas, industriais e serralharias.
  • Parafusadeira – não perfura estruturas, mas se tem funcionamento semelhante ao da furadeira. É usada para apertar e soltar parafusos de superfícies de madeira, metálicas e alvenaria.
  • Chave de impacto – essa ferramenta elétrica é vista em lojas que vendem pneus e oficinas mecânicas. Ela serve apertar de forma rápida parafusos de rodas dos veículos, por exemplo. Mas, também é presente em obras da construção civil.

2 – Ler o manual da furadeira é essencial

Quantas vezes já comprou um produto e descartou o manual de instruções? Isso não é recomendado, principalmente quando vai usar uma furadeira.
No manual terá todas informações sobre o aparelho, desde seu acionamento até a rede de assistência técnica. Vai aprender a usar essa máquina seguindo todas as orientações do fabricante.
No manual da furadeira saberá, entre outras coisas:

  • Todos os dados técnicos
  • Polegada do Porta Brocas
  • Suas dimensões e peso
  • Potência
  • Emissão de vibrações durante sua operação
  • Vantagens do modelo escolhido
  • Como usar os acessórios
  • E como se comporta a furadeira quando acionada

3 – Definir a broca certa

A broca é o instrumento que efetivamente perfura a estrutura (madeira, metal, alvenaria, etc.). Ela é inserida na furadeira, e ajustada de acordo com sua polegada.
Para escolher a broca adequada para o serviço que vai realizar, é preciso ter atenção ao diâmetro do parafuso e a ponta da broca.
Sempre se recomenda utilizar uma broca com polegada maior do que a bucha (peça plástica que servirá para rosquear o parafuso na parede). Sobre a ponta da broca saiba que existem 3 tipos:

  • Aço – serve para perfurar superfícies metálicas.
  • Vídia – indicada para concreto, alvenarias, tijolos, pedras, etc.
  • Fina ou de três pontas – a melhor bronca para furar madeiras.
  • Chata – também usada para perfurar madeiras, porém, se diferencia por conseguir diâmetros maiores.

O risco de usar uma broca que não é específica para determinado material, é gastar energia elétrica e não completar o serviço, além de perde a peça pelo desgaste adiantado.

4 – Inserindo a broca na furadeira

Não basta conhecer o tipo de bronca que vai usar na furadeira, é necessário inseri-la bem na máquina. Dessa forma, evitará que a peça desencaixe durante o trabalho. As dicas aqui são:

  1. A base da broca deve entrar 2 cm no mandril (peça cilíndrica da furadeira que prende a peça);
  2. Em seguida deve se aperta o mandril para prender a broca (algumas máquinas tem uma ferramenta para fechar esse cilindro).

Todo esse processo deve ser feito com a furadeira desligada.

  1. Com a broca fixada, faça um teste para verificar se realmente está firme. E pronto, a furadeira já pode ser usada.

5 – Treine o manuseio da máquina

Um dos pontos fundamentais de com usar uma furadeira está no seu manuseio. É por isso, que antes de sair furando paredes, é interessante fazer alguns treinos para sentir a máquina. Mais orientações nesse aspecto:

  • Use a sua mão funcional (esquerda ou direita) para empunhar a furadeira; será ela quem vai acionar o botão que faz ligar a ferramenta;
  • A “mão que fica disponível” servirá como apoio; posicione na parte frontal da furadeira;
  • Alguns modelos vêm com suportes laterais, que deverá segura com a mão “disponível”; a funcional sempre ficará no punho e gatilho do equipamento.

6 – Ajuste a velocidade ideal

Na parte de cima da furadeira encontrará um seletor de velocidades. Ele serve para aumentar o torque (quantidade força do motor que fará a broca girar) dessa ferramenta.
Se o modelo for antigo, é possível que não tenha esse seletor, e todo controle vai ser feito no toque do gatilho.
Essas diferentes velocidades facilitam quando se perfura superfícies que precisam de mais atenção para não rachar, por exemplo. Para mudar o nível, é só tirar o dedo do gatilho da furadeira, e trocar no seletor.

7 – Quando preciso use movimento reverso

Outra funcionalidade da furadeira é o movimento reverso. Também se ajusta a partir de um seletor, e essa função faz a máquina girar num sentido contrário.
Ele é usado quando a broca fica presa na estrutura perfurada.

8 – Não pressione a bronca de uma vez

Se vai furar uma parede, antes de pressionar o gatilho da furadeira, encoste a broca nesta superfície, faça uma pequena marca para ajudar no encaixe ideal da peça.
Feito isso, pode iniciar a perfuração. Evite fazer o contrário, pois pode danificar tanto a broca quanto a ferramenta elétrica.

9 – Faça tudo em segurança

Não adianta saber tudo do como usar uma furadeira, se esquece dos detalhes de segurança.
Além dos EPIs básicos (óculos, luvas, máscara e protetor auricular) precisa ter muito cuidado com tomadas e extensões elétricas que usará para ligar a máquina. Fique de olho na voltagem e amperagem da rede do imóvel para não comprometer sua furadeira.
Essas foram nossas 9 dicas de como usar uma furadeira. Se procura os modelos mais recentes desse equipamento, confira o site da Mérito Comercial.
Na aba ferramentas elétricas chegará as furadeiras disponíveis em nosso estoque. Em nosso catálogo estão as maiores fabricantes do segmento, que garantem a durabilidade e a qualidade de suas máquinas. Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *