homem limpando a água da piscina
|

Por que limpar a água da piscina periodicamente?

Muitos consideram que limpar a água da piscina periodicamente é uma tarefa cansativa — e até mesmo inútil. No entanto, é essencial para os banhistas e para a conservação do próprio tanque que a água esteja limpa com frequência.

Para a maioria das pessoas, cuidar da piscina e manter a água em melhores condições, é uma tarefa reservada apenas para o verão ou para as férias. No entanto, não é bem assim que a banda deve tocar.

Manter a piscina limpa e pronta para uso o tempo inteiro é importante em diversos aspectos, como financeiros e sanitários. Mas claro que não é a realidade para muitos proprietários de piscina.

A água da piscina parada por longos períodos e sem cuidados adequados pode criar um ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue — o que representa um risco não apenas para a sua saúde, mas também para a saúde de seus familiares, amigos e vizinhos.

O que estamos tentando dizer é bastante simples: limpar a água da piscina periodicamente é essencial. E a boa notícia é que essa tarefa pode ser facilmente realizada.

Descubra como alguns cuidados simples e regulares podem problemas maiores, além de garantir que sua piscina esteja sempre cristalina e pronta para uso a qualquer momento.

Quer saber mais? Continue a leitura!

Por que limpar a água da piscina periodicamente?

Embora sejam óbvios, muitas pessoas não conhecem os motivos principais pelos quais limpar a água da piscina periodicamente é uma tarefa essencial para todo e qualquer proprietário de um tanque.

Limpar a água da piscina periodicamente resulta em economia

Limpar a piscina periodicamente resulta em economia significativa para o seu bolso. Quando se mantém a água do tanque em um nível de qualidade desejado, você evita gastos com tratamentos de choque e produtos mais caros quando a sujeira atinge um estado crítico.

homem limpando piscina
Manter a piscina sempre limpa também é crucial para a saúde.

Se colocar na ponta do lápis, o custo mensal com a limpeza regular da piscina é bem menor do que o necessário para tratar emergências — que podem contar até mesmo com a contratação de uma empresa especializada.

Manter a água da piscina suja por muito tempo é prejudicial à saúde

Sem sombra de dúvidas, manter a piscina bem cuidada é essencial por motivos sanitários. Piscinas abandonadas e com a água parada podem ficar com aparência esverdeada devido ao crescimento de algas, que, quando morrem, alimentam bactérias causadoras de várias doenças.

homem limpando a água da piscina
Outro passo importante para manter a água da piscina limpa periodicamente é a aplicação adequada dos produtos químicos de tratamento.

Alguns exemplos incluem males como dengue (como mencionado na introdução), cólera, malária, conjuntivite e hepatite. Essas doenças podem ser contraídas por ingestão de água contaminada, contato com as mucosas ou transmissão por insetos, por exemplo.

Portanto, limpar a água da piscina periodicamente é fundamental para evitar riscos à saúde.

O blog do Mérito Comercial conta com um post exclusivo sobre como tratar a água da piscina esverdeada; confira aqui!

Limpar a água da piscina regularmente evita o desperdício

Quando a água da piscina fica suja por muito tempo, há uma grande probabilidade de proliferação de bactérias, algas e fungos — como descritos na seção acima.

Além da proliferação de doenças, isso vai resultar na necessidade de uma limpeza intensiva e na troca completa da água do tanque antes que possa ser usada novamente.

Limpar a água da piscina periodicamente ajuda a evitar essa troca e, consequentemente, o desperdício da água que seria descartada.

bomba de água
bomba para piscina Sodramar, é constituída de material resistente e a prova de corrosão, possue alta vazão, atuando com eficiência e segurança. São auto-escorvantes, permitindo que trabalhem acima do nível da água. 

Isso também ajuda a explicar o motivo pelo qual é tão importante investir em equipamentos como filtros e motobombas para manter a água constantemente filtrada, além de utilizar cloro para o tratamento adequado.

Leia mais sobre bombas e sistemas de filtragem para piscina:

Limpar a água da piscina periodicamente não é uma tarefa complicada!

Como já foi mencionado, a manutenção adequada da água da piscina é de extrema importância. No entanto, é importante destacar que essa tarefa não é tão difícil como muitas pessoas imaginam!

Existem muitas dicas, orientações e aparelhos que dão uma pequena ajuda na hora de manter a água limpa. Uma das principais é com a utilização de pastilhas de cloro. Essas pastilhas se dissolvem gradualmente por meio de um dosador flutuante.

dosador flutuante
Dosador de Cloro Sodramar, libera dosagens de cloro periodicamente na piscina, mantendo-a tratara até mesmo em dias em que não exista a manutenção da mesma. 

Se preferir, há outras opções para a limpeza da água sem o uso de cloro, como o tratamento por ozônio. Para as pessoas que sofrem com problemas alérgicos, ou até mesmo respiratórios como asma, rinite e bronquite, alergias em geral que são formadas pela ação do cloro, com o sistema de tratamento e limpeza de piscinas com o gerador de ozônio.

gerador de ozônio
gerador de ozônio Panozon é um oxidante para tratamento de água, age quebrando a molécula de oxigênio (O2) transformando em ozônio (O3). O gerador Panozon P+150 é indicado para piscinas residenciais de 126.000 até 150.000 Litros. 

Outra vantagem do tratamento de piscinas com o ozônio, é ausência de cor, odor e sabor na água da piscina. Pois são sempre muito presentes no tratamento com cloro.

São raros os casos em que o ozônio pode prejudicar ou corroer as paredes e elementos como filtros para piscina. Se aplicado adequadamente, é mais suave do que qualquer outro purificador de água existente.

Dicas rápidas para manter a água da piscina limpa periodicamente

Com ajuda dos melhores equipamentos e um pouquinho de disciplina, manter sua piscina limpa e agradável para todos será uma moleza. Veja uma lista de alguns toques e ajustem que vão facilitar na saúde da água do tanque:

Por fim, aqui vai a melhor das dicas para limpar a água da piscina periodicamente: busque fornecedores que ofereçam produtos e serviços de alta qualidade, combinados com preços acessíveis e opções flexíveis de pagamento.

Para a sua sorte, você pode encontrá-los no Mérito Comercial. Veja a nossa seção com equipamentos para piscinas:

Equipamentos para Piscinas

Os equipamentos para piscina são essenciais para o bom funcionamento da mesma, você encontra aqui os melhores equipamentos, desde a manutenção até os melhores acessórios para piscina, lhe entregando mais praticidade e segurança na hora de cuidar de sua piscina, seja em casa, condomínio ou mesmo um clube. Para isso, diversos produtos são disponibilizados aqui neste catálogo.

As principais marcas de equipamentos para piscinas com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Jacuzzi, Sodramar, Syllent Aqquant, Hipool e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossas categorias de bombas d’água e filtros para piscina com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *