Uma banheira de hidromassagem é sinônimo de calma e relaxamento. No entanto, é importante se atentar para as peças que a fazem funcionar e entender quando precisam de manutenção.

Quem nunca quis relaxar em uma banheira de hidromassagem, com uma ambientação à luz de velas e um bom vinho, ou mesmo vendo uma série ou lendo um livro? 

A motobomba para hidromassagem é um equipamento necessário para que tal relaxamento seja possível. Ele é ideal para aproveitar uma banheira, SPA ou mesmo um ofurô. Descubra o que é e quais as principais características desse tipo de bomba.

Benefícios da banheira de hidromassagem

Os jatos de água liberados numa banheira de hidromassagem trazem muitas vantagens à saúde, como a redução do estresse e até mesmo das dores no corpo.

Porém, para aproveitar tais benefícios é preciso que tudo funcione da maneira correta. Alguns dos fatores aos quais se atentar são:

  • instalação hidráulica e elétrica;
  • formato da banheira;
  • bomba de hidromassagem

Hoje vamos focar na explicação da motobomba usada nesse sistema, acompanhe.

Leia também: Qual a diferença entre banheira de imersão e hidromassagem?

Para que serve e como funciona a bomba de hidromassagem?

O funcionamento desse equipamento é semelhante ao da bomba d’água tradicional. No entanto, ao contrário da bomba d’água, a motobomba não é muito utilizada para encher reservatórios como a caixa d’água instalada na parte superior de um imóvel.

A função principal da motobomba para hidromassagem é bombear a água de uma banheira, promovendo uma espécie de recirculação, pois o equipamento tem capacidade de auto drenagem.

Leia também: Descubra o que é uma bomba de circulação e saiba todas as suas funcionalidades 

Essa bomba é responsável pela injeção de ar que faz surgir o jato d’água. Desse modo, ela é conectada à rede hidráulica da banheira.

A auto drenagem faz com que a bomba de hidromassagem impeça que a água fique no fundo da banheira (quando é esvaziada), e tampouco se acumule em sua parte interna, o que impede o mau cheiro.

Por ter um motor elétrico, esse equipamento também é instalado na rede elétrica do imóvel. Adiante você verá dicas para a instalação correta dessa motobomba.

Quais os tipos de bomba para hidromassagem?

Primeiramente, é importante esclarecer que você não pode utilizar outros formatos de bombas d’água numa hidromassagem. 

Conforme vimos, além de função autodrenante, a motobomba para hidro é desenvolvida com requisitos técnicos específicos que garantem os seguintes aspectos:

  • Proteção IP (proteção contra contatos acidentais, água, poeira e outros fatores que possam causar danos), que oferece resistência para submersão na água, por exemplo;
  • Potência adequada para o funcionamento do motor elétrico durante a operação do equipamento;
  • Capacidade de manter a temperatura da água (durante a operação) entre 5 a 45º;
  • Pressão máxima de sucção ideal, o que favorece a injeção de ar que dá origem aos jatos hidroterápicos.

Mas, existe alguma diferença entre os modelos no mercado? Basicamente, você encontra dois tipos de bombas para hidromassagem (considerando fatores técnicos):

  • Centrífuga – tem bom grau de proteção IP, além de ter capacidade de bombear produtos químicos.
  • Autoaspirante – nesse grupo estão os modelos silenciosos e todos são autodrenantes.

As marcas mais relevantes na fabricação desse tipo de equipamento são a Dancor e a Syllent Aqquant.

Aprenda mais com o Guia Prático: Diferenças entre Bombas de água!

Como escolher uma motobomba para hidromassagem?

Os jatos relaxantes da banheira de hidro precisam de uma bomba eficiente. Por isso, vale conhecer os critérios que você deve considerar na escolha desse equipamento:

  • Material da carcaça – como o aparelho fica exposto à umidade, ter uma carcaça capaz de resistir a tal condição faz toda diferença. Prefira modelos que unem termoplásticos a materiais como fibra de vidro.
  • Tensão – existem bombas de hidromassagem monofásicas e trifásicas. Avalie a rede que alimenta o imóvel para escolher o formato adequado.
  • Grau IP – é parâmetro que indica o grau de proteção que o equipamento tem para ingresso de água. Ou seja, quanto a motobomba resiste caso tenha contato inesperado com água, seja em ambientes internos ou externos.
  • Vedação do eixo – é o selo mecânico, peça capaz de impedir a entrada de líquidos, protegendo o rotor e outras engrenagens.
  • Rotor – é a peça que faz o motor girar. A qualidade do material que é produzido também garante a melhor operação do eixo, por exemplo.

Por outro lado, existem outras duas questões importantes que você deve considerar na definição da melhor motobomba para hidromassagem: tempo de garantia e assistência técnica.

Opte por uma marca que ofereça uma cobertura interessante para o equipamento, bem como disponibilize assistência especializada na cidade em que você mora.

Como instalar uma bomba para hidromassagem?

Separamos algumas dicas para instalar uma motobomba:

  1. Sucção e Recalque – siga as orientações do manual para conectar a entrada e saída de água da bomba. Normalmente, recomenda-se a utilização de luvas de borracha e braçadeiras. Evite utilizar tubos de diâmetro diferente dos bocais de sucção e recalque.
  2. Fixação na banheira – fixe a bomba de hidromassagem na marcação indicada no reservatório, que é na parte mais baixa. A ideia é que durante o funcionamento a motobomba sempre esteja preenchida com água. Outro detalhe é que esse equipamento precisa ficar nivelado, para não comprometer seu funcionamento.
  3. Ligação elétrica – faça o aterramento correto da bomba, além de usar um disjuntor para protegê-la de possíveis quedas de energia, por exemplo.
  4. Teste – com tudo instalado, de acordo com o manual, você pode fazer um teste de operação. Esse é o momento para observar se surgem resíduos na água e como estão funcionando os jatos.

Um profissional experiente e qualificado é sempre indicado para instalação desse equipamento. Investimento que garante o melhor funcionamento, e evita possíveis acidentes. São esses os principais pontos sobre a motobomba para hidromassagem. Se você está em busca de uma, ou mesmo de uma banheira de hidromassagem, confira o catálogo completo desses equipamentos na Mérito Comercial.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *