ferramentas de marcenaria penduradas na parede
|

Como montar uma marcenaria: ferramentas que você precisa ter

Conheça  todos os equipamentos necessários e suas funções para que seu hobby fique completo

Muitas pessoas gostam de produzir peças de madeira. De forma amadora, constroem suas prateleiras, e até pequenos móveis. Contudo, nem sempre utilizam as ferramentas adequadas, e os resultados não são os esperados. Se você faz parte desse grupo, vai adorar entender como montar uma marcenaria. Confira!

Como montar uma marcenaria da maneira correta

Inicialmente, você deve definir quais são os objetivos dessa sua empreitada: se será apenas para seu lazer, ou pretende fazer uma renda extra com esse trabalho.
Embora que nas duas situações você utilize as mesmas ferramentas para marcenaria, no segundo caso, será necessário mais espaço.
Então, a diferença básica dessas duas situações é uma área maior. Para ganhar dinheiro com sua produção, você deve contar com um lugar para estocar matéria-prima e guardar suas peças prontas, por exemplo.
Porém, se seu objetivo em aprender como montar uma marcenaria for apenas colocar em prática suas habilidades com a madeira, e não pretende vender nenhum objeto, sua garagem ou quintal são suficientes.
Dito isso, vamos à lista de ferramentas que você precisa ter para desenvolver seus próprios móveis.
cadeira de madeira pintada de azul e preto pintado dos lados
Leia também: 9 ferramentas que você precisa ter em casa!

Ferramentas para serviços de marcenaria

Conforme vimos, a etapa inicial de como montar uma marcenaria é decidir se será empreendimento ou hobby. Decidido seus objetivos, veja os itens que não podem faltar em sua prateleira de ferramentas.

1 – Martelos

São instrumentos manuais básicos na marcenaria, e dentre os mais usados estão:
Martelo de Unha – é o modelo mais comum, e você escolhe de acordo com a dimensões; tem duas extremidades, na primeira é a “cabeça” do martelo, e na outra fica as “unhas” que servem para retirar pregos da madeira, dentre outras utilidades.
Martelo de Borracha – peça usada na aplicação de fórmica ou folheados; com o auxílio desse martelo você apruma o revestimento, sem danificar a madeira.
Martelo Pena – como seu nome indica, é uma ferramenta leve, que facilita a colocação de rebites em divisórias de madeira, por exemplo.
Martelo de Bola – é mais utilizado quando para moldar chapas de metais, que servem como acabamento de móveis.

2 – Ferramentas Elétricas

Nesse conjunto você tem à disposição equipamentos elétricos que agilizam e proporcionam segurança ao serviço de marcenaria. Incluam em sua relação:
Lixadeira e plaina – são dispositivos usados para eliminar irregularidades da superfície de madeira, servem também para polir estruturas curvas. A lixadeira e a plaina elétrica têm compartimento para o pó, o que reduz a sujeira durante o trabalho.
Serra – tenha o modelo Tico-tico, muito útil para fazer cortes em diferentes ângulos. Outro tipo de Serra Elétrica é Circular Manual, com a qual você pode cortar robustas peças de madeira.
Furadeira – essa, sem dúvida, é indispensável em sua caixa de ferramentas. Com a furadeira elétrica você consegue perfurar a madeira para instalar desde de dobradiças e puxadores, por exemplo.
No caso da furadeira, um ponto fundamental são as broncas: você deve ter um conjunto variado, sobretudo com tipos indicados para perfuração de madeiras.
E para deixar mais robusta sua caixa de ferramentas, você pode incluir o martelete e a parafusadeira elétrica. São peças que serão muito úteis no seu projeto de como montar uma marcenaria.
madeiras empilhadas marcadas com giz branco, azul e rosa
Aprenda mais: Etapas de uma obra, como se planejar!

3 – Arco de Serra

Essa é ferramenta para marcenaria básica, mas necessária. Mesmo que tenha os equipamentos elétricos de corte, eventualmente terá que usar a força e leveza para cortar madeira, e o arco de serra é ideal.
O arco de serra é bem resistente, e além de madeira consegue cortar vergalhões. O que orienta sua escolha é a qualidade da lâmina e a polegada do arco.

4 – Instrumentos de medição

Essas são ferramentas para marcenaria fundamentais, pois sem elas você não tem precisão nas medidas, tampouco consegue montar móveis com superfícies planas.
No mercado você tem muitas opções de instrumentos de medição, veja os principais abaixo:
Trenas com fita de aço – é o tipo mais comum, fabricado com diferentes comprimentos, serve para medir pequenas distâncias e partes da madeira.
Trena com fibra de vidro – formato para medir dimensões acima dos 10 metros.
Medidores a laser – é um equipamento mais robusto, usado para grandes distâncias. Indica-se para tirar medidas de um cômodo, por exemplo.
Nível com ampolas – serve para conferir se a estrutura está plana, ou bem verticalizada; a ampola (com líquido dentro) é que indica se a prateleira, por exemplo, está devidamente instalada.
Nível a laser – formato também mais potente, usado em projetos minuciosos, que necessitam de extrema precisão.
Esquadro – ótimo para marcar ângulos de 90°na madeira.
Decerto, os modelos manuais são bem eficazes, mas se você gosta de tecnologia, vale investir nessas equipamentos elétricos.

5 – Estiletes

Para fazer cortes precisos na fórmica, por exemplo, o estilete é a ferramenta certa. Também serve para desencapar cabos e fios. Dentre os disponíveis estão:

  • Profissional com dupla injeção
  • Retrátil
  • Profissional com corpo injetado
  • Estreito
  • Corpo de dupla injeção com 8 lâminas

Dê preferência aos estiletes com lâminas de qualidade.

6 – Alicate e chaves

Essas são ferramentas importantes no serviço de marcenaria. O alicate é útil para retirar pregos da madeira, ou cortar pontas de metal.
Já o jogo de chaves de fenda e phillips, se usa bastante na montagem de móveis, ou objetos que você produzir.
A recomendação é optar por marcas que garantam a qualidade do aço, pois essas são peças que oxidam facilmente, e podem envergar durante a utilização. Desse modo, quanto mais resistência, melhor.

7 – Bancada

Essa não é bem uma ferramenta para marcenaria, mas é uma estrutura que vai facilitar muito seus trabalhos. Então, de acordo com o espaço que você tem disponível, monte uma bancada resistente para fazer os cortes na madeira, por exemplo.
Essas são os equipamentos que vão te ajudar no projeto de como montar uma marcenaria. Para conhecer as melhores marcas de ferramentas, acesse o site da Mérito Comercial.

Posts Similares

3 Comments

  1. ME MANDE UMA LISTA DE FERRAMENTAS QUE EU IREI USAR NA MARCENARIA E OS SEUS DEVIDOS VALORES.

    1. Boa tarde, Nilton!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

    2. Boa tarde, Nilton!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *