Imagem com o título do artigo "Qual a diferença entre a bomba periférica e a bomba autoaspirante" e duas fotos ilustrativas. uma das fotos é a bomba periférica da marca Ferrari e a outra é a bomba autoaspirante da marca Schneider.

Qual a diferença entre bomba periférica e a bomba autoaspirante?

Qual a diferença entre bomba periférica e a bomba autoaspirante? Alguns acham que esses equipamentos têm a mesma função, mas verá ao longo do texto que existem características que os diferenciam. Para entender, siga conosco até o final.


Quando construímos uma casa pensar no abastecimento e distribuição da água é fundamental. É preciso construir ou comprar reservatórios, definir o melhor local para posicioná-los, considerar questões como vazão e pressão, etc. Claro que em muitos projetos, a experiência do empreiteiro que vai fazer a obra já ajuda bastante nesses aspectos.

E em muitas situações você precisará contar com itens para que processo funcione bem em sua nova residência. As bombas d’água são as mais comuns. Elas servirão para encher os reservatórios, limpá-los e até mesmo deixar a pressão da água mais forte. E dois modelos que são bastante usados para esses fins são a bomba periférica e a bomba autoaspirante.

Vamos apresentar as definições de cada uma dessas, mostrar dicas de como aproveitá-las e recomendar os modelos mais eficientes do mercado.

O que é bomba periférica?

É uma motobomba que serve para transferir água limpa, ou seja, ela bombeia água de um reservatório natural para uma caixa d’água, por exemplo. É o tipo de bomba de água com maior eficácia para transportar água verticalmente.

Em muitos projetos de residências se faz uma cisterna com maior volume d’água na parte de baixo, e na parte superior se coloca uma caixa d’água que irá atender o consumo diário. Nesses casos, usar a bomba periférica é a solução adequada.
Dentre suas vantagens podemos destacar:

  • Não permite que o ar fique na tubulação. Aquelas bolhas de ar que surgem quando a água está acabando, não acontece usando esse tipo de motobomba.
  • Tem excelente desempenho manométrico. Das bombas usadas para abastecimento de água, a bomba periférica tem mais capacidade de pressão de fluídos.
  • Boa parte de seus modelos têm baixo nível de ruído.
  • É uma das mais acessíveis do mercado.

E quando utilizar a bomba periférica?

A versatilidade da bomba periférica a torna ideal para diversas atividades, incluindo abastecimento de residências, condomínios e indústrias.

Também é importante mencionar que o modelo é utilizado em pequenos sistemas de irrigação. Nesse caso, ela puxa a água de reservatórios naturais e até mesmo supera desníveis acentuados dos terrenos.

O modelo também é comumente empregado em serviços de jardinagem, irrigações complexas e paisagismos, como hidroponia, por exemplo. Sem contar que essa motobomba é útil para encher reservatórios de pisciculturas, além de poder ser acoplada a sistemas de refrigeração industrial.

Bombas Periférica em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas periférica em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Apesar de todas as aplicações destacadas, é crucial verificar as especificações da bomba, como potência, altura máxima e vazão máxima.

Somente com esses atributos em mente será capaz de garantir que o dispositivo seja adequado para cada aplicação específica, como as mencionadas anteriormente.

Leia também: Qual é a melhor marca de bomba de piscina? Conheça as 5 principais!

Principais aplicações da bomba periférica

Esse modelo de motobomba pode ser usado nas seguintes atividades:

  • Abastecimento de residências, condomínios, indústrias e outros estabelecimentos.
  • Em pequenos sistemas de irrigação.
  • Para puxar água de reservatórios naturais, e transpor desníveis de terreno acentuados (sua capacidade para verticalizar água).
  • Em serviços de jardinagem e paisagismo.
  • Em irrigações complexas como a fertirrigação e hidroponia.
  • Para encher reservatórios de pisciculturas.
  • Pode ser acoplada a sistemas de refrigeração industrial.

É preciso verificar algumas capacidades da bomba, tais como potência, altura máxima e vazão máxima. Há depender dessas referências, a bomba periférica pode ou não realizar os serviços listados.

O que é bomba autoaspirante?

É uma motobomba que também serve para transportar líquidos, mas ao contrário da bomba periférica, a bomba autoaspirante consegue sugar partículas sólidas também. Então, ela é a mais adequada para puxar água de um rio ou açude, e encher uma cisterna em outro ponto.

Dotada de válvula de retenção, a bomba autoaspirante consegue sugar a água, e impede que ela retorne pela tubulação. Isso é possível porque essa motobomba tem um pequeno reservatório, que se enche d’água para começar o bombeamento.

Quando falamos de benefícios da bomba autoaspirante, podemos citar os seguintes:

  • Um dos melhores modelos para se usar em áreas de baixa pressão.
  • Também serve para bombear produtos químicos.
  • Tem ótimo desempenho para bombear altos volumes de água.
  • Vem com válvula retenção já de fábrica.

Agora vamos conhecer onde comumente são usadas as bombas periféricas e autoaspirantes.

E quando utilizar a bomba autoaspirante?

A motobomba autoaspirante é uma escolha versátil, sendo comumente empregada em diversas áreas. Por exemplo, ela é essencial no abastecimento de água em vários tipos de edificações, e é especialmente útil em áreas costeiras com baixa pressão – onde é empregada no segmento de irrigação.

poço de água
Equipada com válvula de retenção, a bomba autoaspirante suga a água, impedindo seu retorno pela tubulação. E isso ocorre graças a um reservatório interno que se enche d’água para iniciar o bombeamento.

Além disso, ela é perfeita para encher ou drenar piscinas e transferir água de poços artesianos para caixas d’água. Para quem gostaria de utilizar para fins de drenagem e esgotamento, o modelo lida eficazmente com pequenas partículas sólidas.

Em processos de dessalinização em salinas, essa bomba desempenha um papel crucial e é uma escolha comum em sistemas de combate a incêndios. Já na pecuária, o dispositivo se faz crucial para esgotar estábulos. Por fim, em sistemas de irrigação de grande escala, seu desempenho é bastante válido.

Entretanto, vale observar que nem todos os modelos são adequados para todas essas funções. Verificar as especificações técnicas durante a aquisição de uma bomba autoaspirante é essencial para garantir que atenda às necessidades específicas de cada aplicação.

Leia também: Qual é a bomba submersa mais potente? Entenda como

Principais aplicações da bomba autoaspirante

Diferentes segmentos escolhem a motobomba autoaspirante, mas será mais comum utilizar este equipamento em tarefas como:

  • No abastecimento d’água de diferentes edificações.
  • Em irrigação de áreas litorâneas, que normalmente são redes de baixa pressão.
  • Para encher e ou drenar águas de piscinas.
  • Para transferir água de poços artesianos para caixa d’água.
  • Pode ser usada em sistema de drenagem ou esgotamento de pequenas partículas sólidas.
  • Muito usada na pecuária para esgotar estábulos, por exemplo.
  • Em grandes sistemas de irrigação.
  • Em salinas, esse modelo de bomba é usado no processo de dessalinização.
  • A bomba autoescorvante também é utilizada nos sistemas de combate a incêndio.

De novo lembramos, que nem todos os formatos dessa motobomba farão todos esses serviços. É importante verificar as especificações técnicas no momento da aquisição do produto.

Principais marcas de bombas

Esses 2 modelos de bombas são muito vendidos. Além da versatilidade, são máquinas com excelente custo-benefício. Conheça as fabricantes que são referência na produção da bomba periférica e da bomba autoaspirante:

São bombas fabricadas em todas as voltagens e em várias potências, o que facilita o uso em várias aplicações e regiões brasileiras.

Recomendações para o uso dessas bombas

O recado principal para aproveitar todos os recursos da bomba periférica e da bomba autoaspirante é seguir todas as orientações do manual de instrução. É essencial que faça como o fabricante pede no guia, e tenha toda atenção nas instalações elétricas e hidráulicas.

Leia também: dicas de instalação de uma motobomba.

A ideia é que seu equipamento trabalhe dentro do esperado, tenha um ótimo desempenho no consumo de energia e dure por muitos anos.

Agora que aprendeu a resposta para pergunta “Qual a diferença entre bomba periférica e a bomba autoaspirante?“, é só procurar o modelo que vai servir na sua casa ou propriedade no site da Mérito Comercial. Até a próxima.

Quer saber mais sobre as diferenças entre a bomba autoaspirante e a bomba periférica?

Conseguiu compreender todas as diferenças entre a bomba autoaspirante e a bomba periférica? Se não conseguiu, confira este vídeo do Mérito Comercial que vai explorar ainda mais estes dois modelos com instruções dos nossos melhores profissionais:

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

47 Comentários

  1. Olá , preciso de uma Bomba autoaspiramte que tenha sucção de 16 mts , existe ou não

  2. bom dia, gostaria de saber qual a diferença entre bomba periférica e bomba centrifuga, podes mes responder?

    1. Olá José de Anchieta!
      Agradecemos o seu contato. Sim, a bomba periférica se diferencia devido o seu rotor ser de palheta, geralmente as periféricas são baixa vazão e alta pressão. A bomba centrifuga tem uma vazão maior e seu rotor é aberto.
      Para mais informações, o sr pode nos contatar através dos canais de atendimento:
      Televendas: 11 4750-2905
      WhatsApp: 11 98394 0500
      Cotações: merito@meritocomercial.com.br
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  3. Na bomba periférica, necessita da instalação da válvula de retorno? Com esta bomba a água retorna ao reservatório ou poço de origem?

    1. Olá sra Stephany!
      Agradecemos o seu contato. É fundamental uma válvula de pé (cebola) para instalar no canos de entrada, caso seja caixa ou poço, a válvula de retorno somente é necessário na saída se a distância ou altura for considerada grande. Para mais informações, pode nos contatar através do site https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

    1. Clóvis,
      Em relação a diferença da bomba periférica e da autoescorvante, a autoescorvante é um equipamento capaz de realizar a sucção do produto sem a necessidade de escorva, ou seja, não há necessidade do uso da válvula de pé. Já a periférica tem que usar, a não ser que a água esteja caindo por gravidade.
      Para ficar mais fácil compreender a diferença entre elas, assista ao vídeo abaixo:
      https://www.youtube.com/watch?v=um7XThdkS_I
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  4. Boa tarde. Preciso de uma bomba que receba água de torneira ou reservatório, próprio pra ela (que já tenho) e mande com muita pressão para uma ducha externa. Moro em local alto e que venta muito e preciso de mais pressão na ducha pra que não se espalhe com o ve
    nto.

    1. Boa tarde Carlos!
      Pode ser que um pressurizador atenda. Porém, é necessário que nos passe a altura para afirmarmos.
      Para maiores informações, entre em contato com nosso departamento de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  5. Obrigado pelo retorno.
    Minha ducha fica a 3 (treis)metros do reservatório e da bomba. … Tipo ao lado mesmo… mas quero uma ducha com esguicho potente…

  6. Tenho uma loja de plantas, tenho q regar diariamente, tenho um poço caipira de 12mts,utilizo bomba de fundo, porém ela não aguenta muito tempo. Saio regando do ponto zero até 80mts. Preciso de volume e pressão média . Qual bomba vcs sugerem?

    1. Bom dia Marcos!
      O ideal é entendermos qual é a bomba que está usando no presente e também entender melhor como é essa irrigação.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas. Eles irão te auxiliar na escolha do modelo ideal de acordo com a sua necessidade.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  7. Posso usar a periferica com o elemento filtrante em uma piscina inflavel de 7000 litros?
    A piscina e a bomba ficarão no mesmo nivel do chão.

    1. Bom dia Julia!
      Bomba pode ficar ligada direto desde que seja instalada corretamente, boia de nível e parte elétrica dentro do padrão (quadro elétrico funcionando corretamente).
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  8. Bom dia, estou a procura de uma bomba para ligar na mangueira com esguicho e tambor de água de reúso, qual me indica?

    1. Bom dia Marcos!
      Para dimensionarmos a bomba ideal precisamos de mais informações.
      Como a aplicação, vazão necessária, tubulação a ser usada etc.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, eles irão te auxiliar na escolha do modelo ideal.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  9. tenho um poço com 18m de profundidade com tubo de 100mm, o nível da água fica a 4m do solo, a bomba ficará 1,5 m do poço e a caixa d’água a 9m da bomba. uma bomba periférica consegue jogar água até a caixa?

    1. Bom dia Nilson!
      Não. A bomba periférica só atende até 8 mts de sucção, para poço tubular é indicado bomba submersa.
      Para dimensionamento do modelo ideal, consulte nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  10. Bom dia!
    Qual deve ser a bomba utilizada para fazer a água da minha piscina jorrar na minha cascata que tem 2,5 m de altura?
    Obrigado!

    1. Bom dia Alexandre!
      Depende de como está sua instalação hidráulica. Pode ser que uma bomba submersível te atenda.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas. Eles irão te auxiliar.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  11. Qual bomba posso usar para fertirrigaçao de dejetos suinos?
    Tenho motor 10cv alta, monofásico,
    800metros de canos 2″
    40m desnível
    Uso aspersor plona ks 1500

    1. Boa tarde Sandro!
      Para lhe dar uma resposta correta, precisamos que o sr nos informe a vazão e pressão deste aspersor, assim teremos como fazer um cálculo preciso.
      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  12. Boa Tarde,
    Tenho uma caixa d’água cheia na varanda e desta caixa que esta cheia quero alimentar o chuveiro, cozinha e a varanda . Que tipo de bomba devo colocar na saída da caixa ?
    Obrigado

    1. Boa tarde Ismael!
      O sr pode utilizar uma bomba da linha UPA 15/90. Segue:
      https://www.meritocomercial.com.br/pressurizador-grundfos-upa-15-90-16-cv-monofasica-220v-20260093002-p1027168?v=1027167&origin=autocomplete&p=upa&ranking=3&typeclick=3&ac_pos=header
      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  13. Boa noite qual a bomba me indicaria para puxar agua da torneira e jogar para a caixa d agua que fica em cima da casa ?no caso seria para distribuir para 4 caixas d agua

    1. Bom dia Michele!
      Precisamos de mais informações para dimensionamento do modelo ideal, como vazão e pressão necessária, distância e tubulação.
      Entre em contato com nossa equipe técnica de vendas, eles irão te auxiliar:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  14. Para receber água da rua (que vem sem força suficiente ) para chegar à caixa d’água a uma altura de 7 m , seria periférica ou autoaspirante.

    1. Boa tarde Jair!

      Nós temos bombas especificas para hidromassagem. Para indicarmos a bomba correta é necessário dimensionamento com o técnico, pois vai depender da vazão necessária dos bicos, volume etc. Contate nossa equipe técnica de vendas, eles podem te auxiliar:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente equipe Mérito Comercial.

  15. PRECISO DE UMA BOMBA D’AGUA PARA JOGAR ÁGUA DE UM RIO, PARA IRRIGAR UM GRAMADO. O RIO ESTÁ A APROXIMADAMENTE 5,00M ABAIXO DO NÍVEL DO GRAMADO E A APROXIMADAMENTE 80,00M DO GRAMADO. QUAL A BOMBA IDEAL? PERIFÉRICA OU AUTOASPIRANTE?

    1. Boa tarde Francisco!

      Primeiramente, agradecemos por nos consultar, obrigada pela confiança!

      O ideal seria o sr nos passar o tipo de irrigação, se é por gotejamento ou aspersão e qual a vazão do aspersor.
      Mas vamos simular uma bomba para atender essa metragem, ideal que seja uma bomba periférica KSB P500 ou uma autoaspirante ASP-98 da Schneider.

      Caso tenha mais duvidas, entre em contato através dos canais abaixo, ficaremos felizes em atende-lo!

      Tel/Whatsapp: 11 3055-7600
      Email: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  16. Boa noite, meu nome é Edino, instalei, um poço com tubos de 4 polegadas, com 9 metros de profundidade, o intuito do uso da água na residência é regar jardim, lavar o carro lavar o quintal etc, e abastecer uma caixa dágua a sete metros de altura, qual bomba devo usar a periférica ou a submersa (palito), e qual o modelo mais adequado?

    1. Boa tarde, Edino!

      Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  17. Perfeito material!
    Moro numa rua onde a água passa no começo da rua a uns 130 MTS daqui de casa a inclinação da rua dever ter uns 4 metros, porém a pressão é ruim e a água chegar aqui somente qd as pessoas acabam de encher suas piscinas, já tem 3 meses que a água caiu com força suficiente para encher o tq de 1000 lts, pergunto se uma bomba auto aspirante poderia ajudar na sucção dessa água, que cai diariamente no começo da rua. Desde já obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *