Entenda a diferença entre bomba autoescorvante e bomba autoaspirante.

Entenda a diferença entre bomba autoescorvante e bomba autoaspirante

Está na dúvida se deve adquirir uma bomba autoescorvante ou uma bomba autoaspirante? Ou melhor, não sabe a diferença entre as duas? Acompanhe o texto até o final para acabar com suas dúvidas!
De maneira geral, as bombas d’água são usadas para bombear líquidos. Seja para armazenamento ou transporte, elas são projetadas com intuito de levar o líquido de um ponto a outro (horizontalmente ou verticalmente).

Porém, existem modelos que além de água, por exemplo, são capazes de drenar partículas sólidas, ou que tem sua capacidade de bombeamento potencializadas. Hoje vamos mostrar as diferenças entre a bomba autoescorvante e a bomba autoaspirante. Também mostraremos algumas de suas vantagens, e quais as marcas mais indicadas.

O que é e como funciona uma bomba autoescorvante?

Escorvar água é um processo de substituição de ar na sucção da bomba. E o termo autoescorvante é porque a bomba faz esse processo uma única vez e após a escorva esse processo é feito automaticamente enquanto a bomba está em funcionamento.

Esse processo de escorva lhe dá a capacidade de aproveitar todo potencial do rotor (peça que faz o motor trabalhar dentro da motobomba); esse alto rendimento da bomba autoescorvante é uma de suas vantagens.

Bomba Autoescorvante à Gasolina Toyama Twp40ssp-Xp 4t 2,5 Cv

A bomba autoescorvante, por ter um rotor aberto, e um grande potencial de rendimento com ela é possível bombear fluídos líquidos e sólidos juntos, sendo muito utilizada em estações de tratamentos de efluentes, construção civil, recalques de água de rios e lagos, por exemplo.
Mais dentro de suas características técnicas também se destacam:

  • Seus bocais (sucção e recalque) são flangeados e roscáveis (bombas mais robustas)
  • Carcaça fabricada em ferro fundido, e alguns modelos recebem liga de alumínio
  • Motor elétrico (monofásico e trifásico) com potências variando de ½ a 15 CV; existem modelos que utilizam combustível para seu funcionamento
  • Para vedar a estrutura interna conta com diferentes tipos de selos mecânicos e outros materiais como borracha, inox, grafite e cerâmica
  • Em relação a vazão, dependerá da capacidade de seu motor, mas em formatos mais robustos dessa bomba a vazão máxima chega a 84 m³/h

A bomba autoescorvante é de superfície, ou seja, não trabalha submersa. Sua instalação deve ser numa área nivelada, e receber proteção adequada.

Bombas Autoescorvante em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas autoescorvantes em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

O que é e como funciona uma bomba autoaspirante?

A bomba autoaspirante trata-se de um dos formatos de motobomba mais eficazes para bombear água e outros líquidos. Além dessa função, a bomba autoaspirante também consegue drenar sólidos em suspensão, e ser acopladas a sistema industriais e agrícolas.

Parte interna bomba autoaspirante.

Sua principal característica é a de conseguir sugar a água, impendido que ela retorne para o local instalado (exemplo poços de água rasos) porque a mesma vem com válvula de retenção de fábrica.  Esse tipo de bomba tem uma espécie de reservatório que guarda o líquido bombeado, e isto proporciona menos trabalho durante o tempo que fica ligada; esse compartimento garante que não falte água na tubulação.

O destaque de sua ficha técnica fica para:

  • Bocais de sucção e recalque podem ser roscáveis, flangeados ou ambos
  • Válvula de retenção
  • O corpo da bomba é fabricado em aço fundido, mas alguns modelos tem parte da carcaça feita em Nylon
  • Motor elétrico (monofásico e trifásico); existem versões que utilizam energia solar para fazer o equipamento funcionar
  • Sua vedação também é dotada de selos mecânicos de aço inox, grafite, cerâmica e outros

A bomba autoaspirante é usada para sistemas de abastecimento de baixa pressão; ela compõe facilmente o papel de um pressurizador de água. Outras qualidades desse tipo de bomba são:

  • Consegue transferir grandes quantidades de água
  • Oferece ótima pressão no bombeamento de água
  • Elimina todo ar que esteja dentro dos tubos

Leia também: Como funciona uma bomba autoaspirante?

Bombas autoaspirante

Na Mérito Comercial você encontra bombas autoaspirante em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Conheça a Bomba Autoaspirante da Euro bombas – Jetinox-400 de 0,5cv

Sem sombra de dúvidas essa foi uma das melhores motobombas autoaspirante que já gravamos em toda história do nosso canal. Qualidade, design e preço justo, essas são as principais características dessa linha da Euro bombas que está abalando o mercado com seus produtos inovadores.

Bomba Autoaspirante Eurobombas Jetinox-400 1/2CV Monofasica 220V

Bomba Autoaspirante Eurobombas Jetinox-400

Aplicações da bomba autoescorvante

Dentre os principais usos desse tipo de bomba d’água podemos listar:

  • Para transferência de água de uma cisterna para outra (os modelos movidos a combustível são os mais usados nessa ação);
  • Esgotamento de represas
  • Drenagem de piscinas (processo fundamental para fazer a manutenção)
  • Bombeamento de águas com sólidos em suspensão
  • Pode ser usada no abastecimento predial
  • Tem aplicações industriais, como componente de torres de resfriamento ou em máquinas operatrizes
  • É usada em sistemas de irrigação
  • Serve para encher reservatório de água para animais (em propriedades rurais)
  • É aproveitada em sistemas que dessalinizam a água salgada

São vendidos modelos de bombas autoescorvante específicos para essas ações. É fundamental observar, no momento da compra, se o equipamento atenderá seu objetivo.

Aplicações da bomba autoaspirante

Esse tipo de bomba também tem muitas serventias, conheça as mais comuns:

  • Utilizada para encher caixa d’água em residências
  • Pode ser aproveita no sistema de irrigação de jardins (a bomba nesse caso precisa possuir um injetor interno)
  • Criadores de aves usam a bomba autoaspirante para vaporizar seus aviários
  • Muito usada para drenar água de chuvas
  • Usada em serviços de rebaixamento de lençol freático
  • Pode ser instalada próximo a reservatórios naturais, e bombear água para cisternas
  • Aproveitada em processos de fertirrigação orgânica
  • Na construção civil é também aproveitada para drenar esgoto e áreas que estejam alagadas

Afinal qual a diferença da bomba autoescorvantes e a bomba autoaspirantes?

Ambas possuem características que as tornam adequadas para aplicações específicas, dependendo das necessidades de transferência de fluido. Compreender suas diferenças é crucial para selecionar a bomba mais apropriada para uma determinada aplicação.

Bombas Autoescorvantes

As bombas autoescorvantes são projetadas para criar um vácuo parcial, o que permite que elas “puxem” o líquido para dentro da câmara de bombeamento sem a necessidade de um enchimento manual ou de uma válvula de pé.

Essa característica as torna ideais para aplicações onde o abastecimento de líquido não está no mesmo nível da bomba ou quando há a necessidade de movimentar líquidos com presença de ar ou gases.

Bombas dde água autoescorvante.

Para funcionar efetivamente, uma bomba autoescorvante inicialmente precisa ser preenchida com o líquido a ser bombeado; após essa “primeira escorva”, elas são capazes de se reescorvar automaticamente se o nível do líquido cair abaixo da entrada da bomba. Isso é particularmente útil em aplicações onde o nível de líquido varia ou quando a bomba é usada intermitentemente.

Bombas Autoaspirantes

Por outro lado, as bombas autoaspirantes são projetadas para aspirar líquidos de áreas de difícil acesso, utilizando um mecanismo de aspiração embutido. Essas bombas são especialmente úteis quando o líquido a ser bombeado está localizado abaixo do nível da bomba, e não há possibilidade de uma pré-escorva manual.

bomba de água autoaspirante

Embora o termo “autoaspirante” muitas vezes seja usado de forma intercambiável com “autoescorvante”, a principal distinção reside na capacidade da bomba de iniciar o processo de bombeamento sem qualquer líquido prévio na câmara.

A principal vantagem das bombas autoaspirantes é a sua capacidade de operar em condições onde o acesso ao líquido é limitado ou onde a entrada de ar é uma preocupação constante. Elas são ideais para aplicações que exigem a transferência de líquidos de locais mais baixos para locais mais altos, especialmente em situações de drenagem ou esvaziamento de reservatórios.

Marcas de bombas autoescorvantes e autoaspirantes que são referência no mercado

Para ficar mais fácil sua busca por bombas autoescorvante e autoaspirante, é importante conhecer quais são as empresas que fabricam estes equipamentos. As grandes marcas basicamente produzem quase todos os modelos, mas algumas se destacam em determinados tipos de motobomba. Confira que é referência:

  • Bombas Ferrari (autoaspirante);
  • Bomba Thebe (autoaspirante e autoescorvante);
  • Schneider (autoaspirante);
  • Dancor (autoaspirante a autoescorvante);
  • Bombas Eletroplas (autoaspirante);
  • Darka (autoescorvante);
  • Jacuzzi (autoescorvante e autoaspirante);
  • Toyama (autoescorvante – modelos movidos a combustível).

Essas empresas disponibilizam um amplo catálogo dessas bombas. O que deve indicar a sua escolha são fatores como: potência, vazão, pressão e consumo energético. Claro que outros detalhes do projeto vão ser decisivos na decisão de qual bomba de água deve adquirir.

Informações mais técnicas como a altura manométrica, a medição dos desníveis do terreno, etc. precisam ser levadas em conta, e confrontadas com a capacidade do equipamento que vai comprar.
É por isso, que deve obter sua bomba autoescorvante ou bomba autoaspirante de um fornecedor com amplo conhecimento técnico do assunto.

Não basta ter as bombas, os consultores precisam esclarecer como realmente funciona a máquina, e quais são os acessórios ou peças que devem compor seu sistema de bombeamento.

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

20 Comments

  1. …..gostaria de expelir com bombamento ( seja escorvante ou aspirante ) …são 600 kgs de areia de filtro de piscina usando uma mangueira como aspirador e jogando essa areia e agua para tambores …( usando a bomba) …posteriormente retornando essa areia com agua .
    Objetivo: verificar estado das cripinas que recebem agua filtrada nas areias.
    aqui é 220v.

    1. Olá Heldio!
      A bomba, seja escorvante ou aspirante, não consegue bombear água com areia. A escorvante consegue bombear água servida ou seja, esgoto etc. A aspirante serve especificamente para água sem resíduo.
      A bomba especifica para bombeamento de água com areia ou barro, é a Bomba Draga. Seguem como exemplo um modelo de bomba Draga. Caso precise de cotação ou especificação, pode entrar em contato com os nossos canais de atendimento.
      https://www.meritocomercial.com.br/bomba-draga-fal-fgh-100-4–p1019516
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

    1. Olá, Daniel!
      Para esse tipo de utilização são ideias as bombas em aço inox ou em polipropileno, porém precisamos de mais algumas informações para dimensionamento da bomba correta, por favor nos passar a sua necessidade ou entrar em contato
      Segue o contato: 11-3055-7600 ou 11 98394-0500.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  2. Qual a boa adequada para retirar água de posso artesiano para uma irrigação de um campo de futebol ?

    1. Boa tarde Wagner!
      Para melhor atendê-lo é fundamental que nos passe mais informações como profundidade e vazão do poço, a metragem do campo e qual o tipo de irrigação.
      Entre em contato conosco através dos canais:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  3. Atualmente utilizo uma bomba submersivel para lançar esgoto residencial de uma altura de 2 metros e 35 metros de distância. utilizo a bomba scheneider Brava 1cv. Ocorre que esta bomba está sempre apresentando problemas e para de funcionar e consequentemente a fossa começa a vazar. A substituição é trabalhosa, pois a bomba fica dentro de uma caixa abaixo do nível do terreno e cheia de esgoto. Penso em trabalhar com uma bomba externa que facilite substituições e que seja mais verificável quando para de funcionar. A vazão diária necessária em casos de picos é de aproximadamente 1280 litros por dia. Outro detalhe importante é que a bomba vai trabalhar quase sem interrupção durante um bom período de tempo (15 dias) e depois vai trabalhar bem menos em outros períodos (somente finais de semana). Trata-se de casa de veraneio no litoral. Qual a recomendação dos senhores? Grato

    1. Bom dia Delmo!
      A bomba Brava da Schneider está correta, é indicada para esgoto fecal. Porém, é muito importante verificar se a instalação, bitola de fio, disjuntor e o quadro de comando estão corretos, pois não é normal apresentar problemas assim.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  4. Boa tarde, estou com uma dúvida sobre que tipo de bomba seria o mais indicado para a minha necessidade. Preciso puxar a água de um rio distante cerca de 150m da casa do meu sítio, e como vou utilizar um gerador de luz para abastecer a bomba, qual bomba seria mais indicada, a auto ecorvante ou auto aspirante? E eu poderia colocar a bomba próximo à casa e esticar um tubo ou mangueira até o rio para fazer a captação da água? (para economizar no fio de energia). Agradeço a atenção.

    1. Bom dia Rodrigo!
      É importante fazer o dimensionamento da bomba. Exemplo: A distância que o Sr. nos passou é de 150m, mas é preciso saber o desnível e a vazão. Com esse dados, conseguimos calcular a bomba corretamente.
      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  5. Boa tarde, eu preciso puxar água do poço caipira com 25 metros de profundidade e na outra ponta irrigar o jardim da chácara com distância de 50 metros do poço no terreno em declive.
    Não quero usar bomba submersa.
    Nesse caso qual bomba você indicaria

    1. Boa tarde José!

      Neste caso você também pode utilizar bomba sapo ou injetora.
      Porém, para indicar o melhor modelo para sua necessidade precisaremos de maiores informações.
      Entre em contato com nossa equipe técnica através dos canais abaixo, eles irão colher as informações e dimensionar o modelo ideal para você!

      Tel/Whatsapp: 11 3055-7600
      Email: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

      1. Bom dia.
        Preciso bombear água de um rio até minha casa. O desnível é de aproximadamente 30 metros e a distância 300 metros.
        Qual tipo de bomba me indicam?

        1. Bom dia, Irenio!
          Pelas informações passadas, indicamos a bomba centrifuga multiestagio schneider ME Al 1420. Lembrando que o senhor deve se atentar na rede elétrica do produto, que pode ser monofásica ou trifásica.
          Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  6. Boa noite e um feliz ano novo.
    Preciso de comprar uma bomba d’água a gasolina ,que suga água suja com lodo , de um poço de 80 metros de profundidade.
    E que joga a uma distância de 70 metros ,ingrime.
    Porém, o poço tem , mais ou menos, 45 metros de água.
    Está cheio de lodo com barro.
    Pergunto-lhe, a motobomba a gasolina auto escovante de 6 CV, faz esse trabalho?

    1. Boa tarde sr Afonso!

      Um ótimo ano para o sr também, que seja de muito sucesso!

      A bomba autoescorvante não consegue sucção a 80 metros. Teria como fazer plataforma?

      Caso precise de auxilio, contate diretamente nossa equipe técnica:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

  7. Boa tarde!

    Para puxar água de umas nascentes perto de casa (a mais distante está a 50 metros e tem uns 8 metros de desnivel com minha caixa de água.
    Por não estarem cheias todas o ano todo deverei ir trocando de nascente a mangueira.
    Minha dúvida é sobre o ar que fica na mangueira ao momento de trocar ela de poço. Nesse caso, deixando a bomba no meu terreno e só trocando a mangueira de nascente, só me serviria uma autoescorvante, ou também serve uma periferica autoaspirante?

    Desde já muitíssimo obrigado!!

    Att.

    Juan

    1. Bom dia Sr. Juan, tudo bem?
      É preciso esvaziar toda entrada de da tubulação, a mangueira é mais propícia a da esse problema, bom quanto a bomba o senhor pode optar por uma periférica sim, vai depender da quantidade de água que o senhor precisa, a autoescorvante também pode ser. Qualquer outra dúvida técnica nos contate diretamente através dos canais de atendimento abaixo:

      Telefone: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  8. Boa noite. Eu tenho um sumidouro – que faz parte do sistema de fossa, filtro e sumidouro – para eliminar toda a água usada aqui em casa, inclusive do esgoto. É um tonel de concreto, com furos laterais, padrão para 12 pessoas, mas é pequeno (aproximadamente 65cm de altura x 65cm de diâmetro) e o terreno é argiloso, ou seja, não absorve toda a água eliminada na casa. Esse sumidouro tem água suja (que vem da fossa e do filtro), mas não tem detritos sólidos, só é suja. Eu usava uma bomba centrífuga simples, de 1/2 CV, e só a mangueira entrava no sumidouro; lá dentro tinha uma válvula de pé. Em uns três meses, já deu problema, não puxa mais a água suja. O motor funciona, já limpei as mangueiras e a válvula aparentemente está boa. Mas alguma coisa está errada. Imagino que deva usar uma bomba adequada para água suja, porém não sei qual. Não posso usar bomba submersível, porque o cano que desce até o sumidouro tem diâmetro de 100mm e eu não quero arrebentar todo o piso para alargar o cano. Também acho que não se justifica uma bomba autoescorvante, que me parece muito potente e cara para a pequena necessidade que tenho de esvaziar essa água diariamente (não mais que 50 litros) e que é lançada a uma distância de uns 8m dentro do meu pátio mesmo, sem inclinação, a não ser a altura do sumidouro até o terreno (não passa de 2m de altura). Pergunto: qual a bomba que posso usar? Pensei numa bomba simples, autoaspirante, custa barato, mas tenho receio de que não dure muito tempo – a exemplo da bomba simples que tive – porque parece que não é projetada para água suja. Será que existe uma solução? Sou leigo no assunto e estou apanhando bastante para resolver esse problema.

    1. Bom dia Sr. Gilmar, tudo bem?
      Sr. pode esta utilizando uma bomba autoescorvante que trabalha fora também apropriada para drenagem uso residencial de 0,5cv. como a sucção é baixa, não será preciso usar a válvula de pé, é preciso usar uma boia de nível para ligar e desligar a bomba. Para maiores informações técnicas, orientamos que entre em contato com um de nossos vendedores através dos canais de atendimento abaixo:

      Telefone: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *