|

Inversor de frequência para bombas, veja como utilizar

Usar um inversor de frequência para bombas é uma das maneiras que se tem para reduzir o custo de operação destes equipamentos. Essa economia acontecerá sem alterar a vazão de água. Nos acompanhe até o final para entender mais sobre o mecanismo.
Os diferentes setores buscam rever seus processos de operação para reduzir custos, e assim manter preços acessíveis de suas mercadorias ou prestação de serviço. Então, gestores e técnicos analisam desde a performance dos funcionários até a eficiência de seus equipamentos.
Quando encontram maneiras de potencializar esses fatores, logo tendem a utilizar. A ideia de tornar mais ágil e economizar é sempre bem-vinda. É nesse contexto que muitas áreas têm adotado instrumentos como o inversor de frequência para bombas. Essas máquinas servem não apenas para o transporte e armazenamento de água, mas também, na circulação de outros fluídos.

O que é um inversor de frequência para bombas?

É um componente eletrônico que sua função numa motobomba é de controlar a velocidade de um motor de indução. No mercado ele é encontrado em diferentes formatos que vão desde bombas de água que já vem com o inversor de frequência de fábrica (placas internas que são instaladas nos equipamentos) até centrais de quadros de comando com visores e botões.
A utilização do inversor de frequência para bombas é mais comum em sistemas trifásicos. Mas, é possível adotar o dispositivo em redes monofásicas, neste caso será necessário considerar inversor com potência adequada para atender a rede.

Como funciona um inversor de frequência para bombas?

A principal função de um inversor numa bomba da água é variar a velocidade do motor, com a intenção de manter a vazão máxima sem gastar muita energia. Seu funcionamento é ilustrado no seguinte esquema:

  1. A rede elétrica fornece uma frequência que determina simultaneamente a velocidade e o campo elétrico que o motor da bomba trabalhará;
  2. O inversor ficará na entrada de energia do motor ou dentro da própria bomba
  3. O trabalho do inversor para bombas será de aumentar a velocidade caso a frequência for mais alta, e reduzir a velocidade se a frequência for menor. Acelerando a rotação do motor gradativamente ao invés de acionar a bomba com a sua capacidade máxima de velocidade.

A motobomba não operará de forma desnecessária, e o seu motor não trabalhará fora das condições normais, descritas em seu manual.
Mas, vale lembrar alguns detalhes que condicionam o funcionamento do inversor, entre eles estão:

  • Desnível geométrico do terreno (altura de sucção e de recalque)
  • Altura estática
  • Tubulação

O projeto do sistema no qual a motobomba trabalhará precisa estar bem elaborado. Qualquer deformidade nesse aspecto, comprometerá não só o papel do inversor quanto o trabalho da bomba d’água.

As vantagens de um inversor de frequência (quadro de comando)

A redução do consumo energético é sem dúvida a principal vantagem desse tipo de equipamento. Porém, existem outros benefícios que orientam a instalação ou compra desse item, vejamos:

  • Programação de velocidade – é possível programar a velocidade do motor da bomba de acordo com o ritmo deseja. Isso é importante, pois se aproveita toda capacidade do torque do motor, e evita os freios mecânicos, o que compromete o tempo de vida útil do equipamento.
  • Praticidade de instalação – muitos quadros inversores de frequência disponíveis no mercado são montados de acordo com o projeto hidráulico do estabelecimento e só precisam ser ligados ao sistema que irá fazer parte. Claro que a instalação do equipamento deve ser feita por profissional qualificado.
  • Automatização – a maior parte dos modelos vendidos são automatizados. É só programar, que o inversor fará todo processo. O que reduz a intervenção humana, evitando a exposição a eletricidades e outros riscos, principalmente em áreas industriais.
  • Durabilidade das engrenagens – esse controle oferecido pelo inversor de frequência para bombas aumenta a durabilidade das engrenagens da máquina e do sistema. Não haverá os choques mecânicos, que surgem na partida da bomba, por exemplo porque o inversos de frequência faz com que essa partida seja gradual, de acordo com a necessidade de pressão que o equipamento necessita, Ha uma diminuição nos gastos de válvulas, polias e outros componentes.
  • Aumento da vida útil da rede hidráulica: Com o inversor de frequência funcionando a rede hidráulica tem menos desgastes por conta da diminuição dos Golpes de Aríete conhecido como entrada de ar na rede que é causado pela variação de pressão e vazão de um equipamento sem o inversor.
  • Melhora na vazão – o sistema terá uma melhoria considerável na vazão de líquidos; se distribuirá de forma uniforme e precisa. Em sistema de abastecimento de água, se evita o desperdício.

Fabricantes do inversor de frequência para bombas

No mercado as referências desse tipo de bombas de água com o inversor já instalado de fábrica são as marcas Schneider, Grundfos, Rowa, Weg e Wilo.
E os externos para os quadros de comando temos a Schneider e Weg com alguns modelos referência de mercado:
Inversor de Frequência Schneider

  • Altivar Machine ATV 320
  • Altivar Easy 310
  • Altivar 1200

Inversor de Frequência Weg

  • Autoportante APW11
  • CFW 10
  • CFW 100
  • CFW 501
  • CFW 701

E os quadros de comando, por se tratar de equipamento arrodeado de considerações técnicas, pois além de se ligar a máquina, se conecta à rede elétrica a Mérito Service conta com profissionais qualificados pra fabricação e instalação deste tipo de sistema.
Os quadros de comando são fabricados de acordo com o projeto, tendo potências distintas, e vão se encaixar em pequenos e grandes sistemas de bombeamento.

Informações importantes sobre a instalação

Os quesitos de segurança devem ser respeitados no momento de fazer a instalação do inversor de frequência para bombas. Vale lembrar que as redes trifásicas são mais complexas, e somente profissional treinado terá capacidade de ligar o equipamento ao sistema. Além dos riscos de choque elétrico, também pode haver explosões ou arco voltaico.
Antes de começar a montagem, é importante saber se são necessários acessórios ou outras peças sobressalentes. Alguns sistemas poderão precisar de disjuntores ou suportes. Visto isso, devem se seguir cuidados básicos como:

  1. Desconectar toda alimentação elétrica antes de começar
  2. Etiquetar todos os interruptores com o aviso NÃO LIGAR
  3. Travar os interruptores na posição aberta
  4. Esperar pelo menos 15 minutos para descarregar os capacitores de barramento
  5. Verificar se todos os equipamentos do sistema estão protegidos pelo aterramento
  6. Verificar se todas as portas ou tampas estão instaladas e fechadas

Essas são considerações que mostram a importância de se ter profissionais experimentados para realizar a instalação. Se já se decidiu pela opção de um inversor de frequência para seu sistema de bombeamento, e procurar esse serviço especializado, vale conhecer o trabalho da Mérito Service.
Trata-se de um segmento da Mérito Comercial, somos referência na comercialização de motobombas, e outros equipamentos para construção civil. Com a Mérito Service terá não apenas assistência para bombas de água, como também a instalação de inversores.
Temos um carro oficina que segue ao local da implantação do sistema; nossos colaboradores são ágeis, e em pouco tempo o serviço estará completo. Para maiores informações sobre como instalar o inversor de frequência para bombas, é só entrar em contato.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *