A altura manométrica de recalque é a distância que definirá a quantidade de energia necessária para realizar o transporte de líquidos de um reservatório (artificial ou natural) até uma caixa de água ou cisterna (reservatório de descarga). A altura manométrica é medida em metros e não importa a densidade do líquido.
Com esse dimensionamento você consegue saber qual é o equipamento ideal para a sua necessidade. Essa distância considerará o nível da bomba de água, que fará a sucção. É importante dizer que a altura de sucção (ponto submerso pela água) é diferente da altura de recalque (posição onde é instalada a motobomba).
Qual é a importância de se conhecer a altura manométrica de recalque? Para projetistas de condomínios é enorme, pois é a partir dessa medição que definem como será o armazenamento e distribuição de água, por exemplo.
Vejamos mais sobre o assunto. Construir uma casa, um prédio comercial ou montar um sistema de abastecimento para propriedades rurais tem fases básicas: fundação, alvenaria, cobertura e acabamentos.
Na elaboração desses projetos não pode ficar de fora as distâncias que serão necessárias para montar o sistema de armazenamento de água. E é aqui que entra a altura manométrica de recalque.

Leia também: Como escolher bombas para poço artesiano.

Importância da altura manométrica de recalque

Sem essa referência não se saberá a capacidade que a bomba de água precisará ter para transferir o líquido para o reservatório final. O equipamento deverá ter energia e potência suficientes para vencer o desnível geométrico, manter boa vazão e pressão do volume de água transportado.
Dessa forma, é preciso conhecer bem outras distâncias. Usando as referências hidráulicas nesse tipo de projeto para captação e transporte de água, as seguintes medidas devem ter total precisão:

  • Altura de sucção – é medida em metros, e se trata da distância entre a ponta do tubo de sucção até o bocal da motobomba.
  • Altura de recalque – é medida em metros, e se trata da distância entre o bocal de sucção da bomba de água até a saída da tubulação de descarga.

A diferença dessas duas para altura manométrica, é que esta considera todos os desníveis de uma ponta a outra, os atritos da tubulação, as perdas a cada desvio das conexões.

Como calcular altura manométrica de recalque

Esse nível de detalhamento, evidentemente, se chega através de cálculos específicos. Para fins de conhecimento, veja a fórmula que define a altura manométrica total:

Fórmula

Onde:

  • Pd é a pressão no reservatório de descarga
  • Ps é a pressão no reservatório de sucção
  • y é o peso específico do fluído
  • vd é a velocidade no reservatório de descarga
  • vs é a velocidade no reservatório de sucção
  • g é a aceleração da gravidade
  • Hgeo é a altura geométrica
  • Hp é perdas de carga
  • E sempre é utilizada a constante 10, para que os ajuste se adequem ao sistema.

É a base para os projetistas se orientarem para instalações hidráulicas, e posicionamentos do reservatório e motobomba. Vejamos a seguir quais são as bombas de água que tem melhor capacidade de recalque.

Altura manométrica – indicações de motobombas

Depois do que acompanhamos até agora, deu para perceber que a bomba de recalque precisará ter boa potência para verter líquidos em grandes distâncias horizontais e verticais. A ideia é manter sempre uma vazão e pressão em níveis máximos.
No mercado existem muitos fabricantes que oferecem versões diferentes desse tipo de equipamento. Listamos aqui os modelos que atenderão perfeitamente os cálculos da altura manométrica de recalque, veja:

  • Bomba para poço Anauger – conhecida também como bomba sapo, esse modelo ficará submerso. Nesse modelo, a altura de recalque será basicamente o espelho da água do poço, no caso de não poder construir uma casa de bomba.
  • Bomba submersa vibratoria Anaguer - Mérito Comercial
    Bomba Submersa Vibratoria Anaguer
  • Bomba Submersa Ebara – modelo específico para poços com aberturas estreitas.
  • Bomba Centrífuga Grundfos – motobomba com excelente potência, mas indicada para projetos de pouca altura.
  • Bomba Autoaspirante Dancor – outra bomba de recalque potente, e indicada para situações que precise manter o reservatório sempre cheio, pois a bomba autoaspirante dispara automaticamente.
  • Bomba Autoaspirante Dancor Monafásica
    Bomba Autoaspirante Dancor
  • Bomba Multiestágio Schneider – tipo de motobomba que atende o ciclo completo (suga, eleva e pressuriza). É comercializada em modelos monofásico e trifásico.
  • Bomba Multiestágio Schneider Trifásica - Mérito Comercial
    Bomba Multiestágio Schneider
  • Eletrobomba de Recalque Rowa – uma das bombas de recalques mais completas; consegue ser atrelada ao sistema de abastecimento público, ou direto de um reservatório natural, e transportar o líquido até a caixa d’água. É automatizada, e sempre que o nível baixar, dispara para sugar água.
  • Eletrobomba de Recalque Rowa
      Eletrobomba de Racalque Rowa

Esse são apenas alguns dos modelos de bomba de recalque mais populares. Cada marca dessas, tem linhas especificas para atender os diferentes segmentos. O importante é observar a tabela de altura manométrica de recalque antes de comprar qualquer uma dessas.
Esses quadros de referência estão sempre disponíveis nos sites dessas empresas. Ou pode verificar diretamente com o fornecedor que vender o equipamento.

Acessórios para montar um sistema de recalque

Não bastará realizar todos os cálculos da altura manométrica de recalque, e optar pelo melhor modelo de motobomba. Para fechar todo esse sistema, é fundamental utilizar tubos e conexões corretos.
Esses itens é que ajudarão a reduzir atrito e os desníveis geométricos do terreno, são eles (da sucção ao recalque):

  • Crivo (necessário para proteger a bomba de detritos)
  • Válvula de pé (permite que o tubo de sucção sempre tenha água, assim a bomba não correrá o risco de trabalhar a seco)
  • Tubo de sucção
  • Curva
  • Redução excêntrica (antes da motobomba)
  • Redução concêntrica (depois da motobomba)
  • Válvula de retenção (evitará que a água retorne)
  • Registro de gaveta (caso precise realizar alguma manutenção na bomba de recalque)
  • Tubo de recalque

Ainda podem fazer parte do desenho hidráulico: joelho, união, “T”, luva, etc.
Tanto para projetos residenciais ou grandes empreendimentos, é importante contar com um projetista experiente, e profissionais que saibam realizar a instalação. Vimos que qualquer erro nos números, pode comprometer o armazenamento e distribuição de água.
Outra dica é escolher sempre materiais de procedência garantida. A marca de motobomba que definir deve ter um bom tempo de garantia, e os tubos e conexões devem ser próprios para áreas externas.
Agora que conheceu a importância da medição da altura manométrica de recalque para montagem do projeto hidráulico em diferentes imóveis, dê toda atenção necessária a este ponto. É condicional para ter água suficiente em sistemas de irrigação até o simples uso doméstico.

Leia também: Como escolher a bomba de água para condomínio.

Conte com a Mérito Comercial. Líder no mercado nacional na venda de bombas de água temos o produto ideal para o seu projeto. Consulte nosso site ou ligue para nossos vendedores técnicos.

Share:

53 Comments

  • Adir Antonio Salvalaio, 07/04/2020 @ 21:12 Reply

    Boa noite.
    Preciso transportar agua de um reservatorio a 450 metros de distancia com um aclive de 16 metros em uma mangueira de 1/2 pol. Qual o motor apropriado?

  • Rafael, 12/04/2020 @ 16:53 Reply

    Boa noite.
    Preciso transportar agua de um reservatorio a 350 metros de distancia com um aclive de 20 metros em uma mangueira de 3/4 pol. Qual o motor apropriado?

  • Carlos Roberto Rovira Alagia, 22/04/2020 @ 10:08 Reply

    Preciso determinar a altura manométrica para um poço artesiano de água cuja bomba é Vanbro 4”, 2 CV – 26 estágios – Fase 3 – 380 V– Mod. QC Eco UBU 41, que está a 110 m de profundidade para a caixa d’água com 10 m de altura aproximadamente. Como faço por favor?

    • Mérito Comercial, 27/04/2020 @ 13:20 Reply

      Olá, sr Carlos, boa tarde!
      Agradecemos o seu contato. Para que possamos responder a sua pergunta com exatidão, precisamos de algumas informações adicionais:
      Profundidade total do poço, quanto tem de água, quanto dá de água por hora ou por minutos e qual é nível estático? A pessoa ou empresa que fez o poço é responsável por esse laudo. Com esse dados é possível lhe dizer o M.C.A .
      Caso queira nos contatar através do nossos canais de atendimento, segue link do nosso site: https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Rogério Patricio, 23/04/2020 @ 22:19 Reply

    Boa noite fiz um poço com 200 milímetros de largura ,com profundidade de 240 metros,com o nível da água da superfície 80 metros ,da boca do poço até o reservatório de 20 mil litros de água tem mais 30 metros .vc pode me dizer qual bomba marca Leão possa suprir a necessidade
    Oubrigado

    • Mérito Comercial, 27/04/2020 @ 13:21 Reply

      Olá sr Rogério, boa tarde!
      Com uma bomba de 4″ não consegue a vão de 20m3/h ou seja a vazão é bem baixa , é preciso nos informar o nível estático do poço .
      Fizemos uma estimativa usando como base os seus dados informados …. A vazão seria mais ou menos de 4m3/h usando uma bomba de 4″
      Segue link do nosso site para que possa contatar os nossos técnicos para dimensionamento da bomba ideal: https://www.meritocomercial.com.br/bombas-de-agua#/marca-leao
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Rodrigo, 20/05/2020 @ 20:20 Reply

    Preciso transportar agua de uma caixa para cima da laje da caixa ate a laje tenho 3 metros de altura qual bomba seria a melhor ?

    • Mérito Comercial, 28/05/2020 @ 11:29 Reply

      Olá sr Rodrigo!
      Agradecemos o seu contato. É necessário saber quantos litros por hora o Sr. precisa para encher essa caixa, caso seja de 1.000lts, poder ser uma bomba entre 1/4cv a 0,5cv. O sr pode nos contatar para cotação e dimensionamento:
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Daniel, 23/06/2020 @ 11:51 Reply

    Preciso mudar meu sistemas de bombeamento de água do rio para utilizar em sistema solar. Qual bomba seria a ideal pra as seguintes características?
    Distância entre o rio e a caixa d’agua: 1250metros
    Elevação: 75metros
    Tubulação existente: Canos PN80 50mm (azul) (com 3 válvulas de retenção nos primeiros 200metros)
    Necessidade de água: 5mil L/Dia

    • Mérito Comercial, 26/06/2020 @ 14:58 Reply

      Olá sr Daniel, agradecemos a sua pergunta!
      Direcionamos a sua dúvida aos nosso técnicos e precisamos de algum e-mail para retorno. O sr pode por favor nos contatar através do sac@meritocomercial, informando que fez a pergunta no blog.
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Augusto, 07/07/2020 @ 21:24 Reply

    Boa noite!
    Possuo um mini-poço com uma bomba de 1/2 cv submersa 30 metros, a qual alimenta uma caixa de 3000l numa altura de 6m e 50m de distância num cano 3/4. Preciso bombear água para uma elevação de 69m e 320m do poço. Outra opção seria bombear dessa caixa 63 metros de altura numa distância de 270m (tubulação à definir: qual seria ideal?). Gostaria de saber o que seria mais viável: trocar a bomba do poço ou colocar alguma outra submersa na caixa d’água? Qual a bomba ideal? Desde já agradeço

    • Mérito Comercial, 16/07/2020 @ 11:00 Reply

      Olá sr Augusto!
      Primeiramente agradecemos o seu contato.
      Para uma bombeamento de 24m3/h,va tubulação ideal é de 2″. Para fazermos o calculo com mais precisão, o senhor deve nos passar o nível estático do poço e qual a profundidade que a bomba vai ficar. Com essas informações iremos selecionar a melhor opção.
      O sr pode nos contatar para maiores esclarecimentos, através dos canais:
      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394-0500
      Cotações: merito@meritocomercial.com.br
      https://www.meritocomercial.com.br/
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Augusto, 07/07/2020 @ 21:38 Reply

    Esqueci de comentar que a vazão é 2400 L/h e a energia é 220 monofásico.

  • William, 13/07/2020 @ 02:21 Reply

    Preciso fazer um sistema de irrigação com 20 bicos de 0,9 de vazão cada, com 20 m de elevação do terreno.
    Qual a bomba mais indicada ?

  • FRANCISCO WALTER RODRIGUES FILHO, 23/07/2020 @ 11:40 Reply

    Bom dia, preciso transportar água para animais distância de 850 metros, altura de 90 metros , vindas de um rio, um consumo de 6.000 litros dia, tem que ser solar, na área não tem energia convencional!!

  • tiago bento, 24/07/2020 @ 14:49 Reply

    Prezados, boa tarde.
    Para transferir agua de um córrego – distância 100 metros e desnivel de 8 metros. Qual a bomba ideal para 1/2 polegada?

  • Caio Augusto, 31/08/2020 @ 18:01 Reply

    boa tarde!
    Preciso de uma motobomba para “puxar” água do rio a uma distância de 15m e com elevação de 6m. Depois pretendo utilizar uma mangueira de 55 metros para irrigar meu jardim. Pretendo utilizar a mangueira de saída de 3/4. Qual motobomba vcs me recomendam?

  • Walece Negris, 09/09/2020 @ 23:42 Reply

    Olá!
    Preciso levar água de uma represa até umas caixas d’água.
    – altura de sucção: 2,5 m (Da bomba a represa)
    – comprimento do tubo de sucção: 2,00 m
    – altura de recalque 77,0 m (altura entre o local da motobomba até as caixas – elevação do terreno)
    – comprimento tubo de recalque: 770 m (distância entre a motobomba e as caixas)
    – tubulação utilizada: 2” PN40 (50mm)
    – para cálculo de perda: 3 registros, 6 curvas, 1 joelho e 2 T.
    Considerações:
    1 – o local não possui energia elétrica. Portanto necessito de uma solução como motobomba por exemplo.
    2 – posso alterar a tubulação de recalque na parte mais íngreme do terreno para 3” (em torno de 80 m da motobomba ao restante da rede reduzindo para 2”)
    3 – gostaria de usar a bomba em torno de 1 hora aproximadamente para encher 6.000 l
    Podem me indicar a motobomba mais adequada?
    Desde já agradeço.

    • Mérito Comercial, 10/09/2020 @ 15:31 Reply

      Walece, boa tarde!
      Pode ser que uma multiestágio te atenda, porém é preciso que nos passe a vazão e o trajeto que a bomba vai jogar e a profundidade que vai puxar para então fazermos o cálculo corretamente.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • joao n s novaes, 13/09/2020 @ 21:54 Reply

    Bom dia, preciso transportar água para animais distância de 500 metros, altura/desnível de 50 metros , vindas de um acude, um consumo de 6.000 litros dia, quero opcoes entre gasolina/diesel e solar, na área não tem energia convencional!!

  • Jose Muryci, 15/09/2020 @ 19:02 Reply

    Boa Noite. Preciso jogar 2.000 L/H a uma altura de 15m e a uma distancia de 100m e quero usar usar bomba periferica ou centrifuga. Nao tem sucção, a bomba ira trabalhar afogada e a tubulação sera de 3/4. Minha Duvida é, qual dimensionamento correto da bomba e se devo usar valvula de retenção no recalque

    • Mérito Comercial, 25/09/2020 @ 10:25 Reply

      Bom dia Jose!
      A bomba pode ser periférica de 1cv. Para melhorar o rendimento da bomba, pode usar uma válvula de retenção na altura.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Humberto de Oliveira Santos, 09/10/2020 @ 09:33 Reply

    Bom dia !! Preciso elevar água a 350 metros de distância elevação de 40 metros tubos marrons de PVC de 50 mm. Qual bomba utilizar?

    • Mérito Comercial, 14/10/2020 @ 13:38 Reply

      Boa tarde Laerte!
      Com esses dados que nos informou, uma bomba multiestágio pode te atender, porém para calcular corretamente é necessário que nos informe a vazão, ou seja, a quantidade m3/h.
      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Laerte O. Camargo, 12/10/2020 @ 19:07 Reply

    necessito bomba para molhar plantas a 30 metros distancia com aclive de 20 metros do reservatório (caixa ); com mangueira de 1/2″. A bomba pode ficar no nível e ao lado do reservatório .

  • JOSÉ ANTONIO DE PAIVA, 21/10/2020 @ 09:53 Reply

    preciso comprar uma motor-bomba de sucção de poço artesiano de 92 metros de profundidades e recalque zero, pois a partir que a água sai em cima da curva de 90° já vai descendo. Esse motor-bomba deve bombear 4 mil litros de água por hora. Deve ser trifásico, 380v, até 2cv. De preferência da marca Leão. Qual o motor-bomba adequado?

    • Mérito Comercial, 23/10/2020 @ 13:44 Reply

      Boa tarde José!
      De acordo com os seus dados, 92mts x 4.000 litros, pode ser que uma bomba Leão 4R4IA-25 de 3cv te atenda. Porém, é importante saber o nível estático e a vazão certa do poço para fazer o cálculo com precisão. Para isso, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Eduardo de Souza, 22/10/2020 @ 14:43 Reply

    Boa Tarde !! Preciso levar água a 450 metros de distância elevação de 45 metros tubos de 50 mm, precisaria de 10mil litros/hora . Qual bomba utilizar?

  • Allan, 10/11/2020 @ 19:25 Reply

    Boa noite. Preciso bombear água “suja” de um tanque de tilápias para outro tanque a 12 metros de distância com inclinação de aproximadamente 30 graus. Qual bomba recomendada? Obrigado

    • Mérito Comercial, 13/11/2020 @ 16:50 Reply

      Boa tarde Allan!
      Ideal que seja uma bomba submersível de 2cv, linha robusta para água servida.
      Para maiores esclarecimentos, contate nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Patrique, 04/12/2020 @ 17:46 Reply

    Boa tarde, tenho que puxar agua do rio para o açude, distancia 160m altura 9m qual bomba recomendaria? a Thebe Thb-13 3 Cv daria conda? prucuro uma vasao de 30ml/h

    • Mérito Comercial, 07/12/2020 @ 16:04 Reply

      Boa tarde Patrique!
      Sim, te atende. 12 mca.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • jocivaldobjocivaldo, 14/12/2020 @ 18:55 Reply

    boa tarde preciso elevar +/- 6m³/h para uma distancia de cerca de 120mts a uma altura de aproximadadente de 30mtrs para uma irrigacao de microaspersor, qual bomba vc me indicaria??

    • Mérito Comercial, 16/12/2020 @ 09:44 Reply

      Bom dia Jocivaldo!
      Neste caso, precisamos de mais informações, como a vazão e quantidade de aspersores.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, eles irão te auxiliar.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Felipe, 12/02/2021 @ 02:40 Reply

    Bom dia, teria alguma bomba para poço artesiano que conseguisse levar agua a um reservatorio à 1100 metros com 170 metros de altura geometrica sem contar o recalque do cano 1 1/2″ a uma vazão de mais de 2m^3/h?

    • Mérito Comercial - Comercial, 13/10/2021 @ 17:50 Reply

      Boa tarde, Felipe!

      Neste caso precisamos de mais informações para dimensionamento da bomba correta.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, para que possamos lhe auxiliar:

      (11) 3055-7600
      merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

  • Ana Paula, 18/02/2021 @ 22:14 Reply

    Boa noite. Estou com uma dúvida Se a medida da Bomba é Calculada em Altura, como irei Saber A distância Em linha Reta Ou pra Baixo Que ela Irá Jogar? Por exemplo: uma distância em linha reta de 120 metros, seria quantos Em Altura?

    • Mérito Comercial - Comercial, 28/09/2021 @ 15:42 Reply

      Boa tarde Ana Paula!

      Para cálculo de distancia é necessário dimensionamento com o técnico, pois serão necessárias algumas informações especificas para realizar o cálculo. Contate nossa equipe técnica de vendas, eles podem te auxiliar:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente equipe Mérito Comercial.

  • Cleilton, 25/09/2021 @ 16:14 Reply

    Olá, boa tarde! Preciso de uma bomba que seja 220 monofásica para o bombeamento de água salobra de um reservatório para outro a 380m com uma elevação de 9m qual a bomba e a tubulação ideal indicada para levar uma média de 8 mil L/H? Desde já agradeço, obrigado!

  • Claudio Freitas, 09/12/2021 @ 10:58 Reply

    Preciso de uma bomba para 700 metros de distância e 70 metros de altura entre o poço e a caixa. O disparo tem que ser automático quando houver agua em nivel e desligar quando não houver, funcionando ininterruptamente.

    • Mérito Comercial - Comercial, 10/12/2021 @ 16:23 Reply

      Claudio, boa tarde!

      Nesse caso, recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

  • Vicente nascimento, 16/12/2021 @ 23:05 Reply

    Boa noite, preciso recalcar água de um reservatório com uma desnível de 30 m, através de uma tubulação de 200mm, consigo com uma bomba jácui 20?

    • Mérito Comercial - Comercial, 23/12/2021 @ 15:11 Reply

      Vicente, boa tarde!

      Nesse caso, recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados