A altura manométrica de recalque é a distância que definirá a quantidade de energia necessária para realizar o transporte de líquidos de um reservatório (artificial ou natural) até uma caixa de água ou cisterna (reservatório de descarga). A altura manométrica é medida em metros e não importa a densidade do líquido.
Com esse dimensionamento você consegue saber qual é o equipamento ideal para a sua necessidade. Essa distância considerará o nível da bomba de água, que fará a sucção. É importante dizer que a altura de sucção (ponto submerso pela água) é diferente da altura de recalque (posição onde é instalada a motobomba).
Qual é a importância de se conhecer a altura manométrica de recalque? Para projetistas de condomínios é enorme, pois é a partir dessa medição que definem como será o armazenamento e distribuição de água, por exemplo.
Vejamos mais sobre o assunto. Construir uma casa, um prédio comercial ou montar um sistema de abastecimento para propriedades rurais tem fases básicas: fundação, alvenaria, cobertura e acabamentos.
Na elaboração desses projetos não pode ficar de fora as distâncias que serão necessárias para montar o sistema de armazenamento de água. E é aqui que entra a altura manométrica de recalque.

Leia também: Como escolher bombas para poço artesiano.

Importância da altura manométrica de recalque

Sem essa referência não se saberá a capacidade que a bomba de água precisará ter para transferir o líquido para o reservatório final. O equipamento deverá ter energia e potência suficientes para vencer o desnível geométrico, manter boa vazão e pressão do volume de água transportado.
Dessa forma, é preciso conhecer bem outras distâncias. Usando as referências hidráulicas nesse tipo de projeto para captação e transporte de água, as seguintes medidas devem ter total precisão:

  • Altura de sucção – é medida em metros, e se trata da distância entre a ponta do tubo de sucção até o bocal da motobomba.
  • Altura de recalque – é medida em metros, e se trata da distância entre o bocal de sucção da bomba de água até a saída da tubulação de descarga.

A diferença dessas duas para altura manométrica, é que esta considera todos os desníveis de uma ponta a outra, os atritos da tubulação, as perdas a cada desvio das conexões.

Como calcular altura manométrica de recalque

Esse nível de detalhamento, evidentemente, se chega através de cálculos específicos. Para fins de conhecimento, veja a fórmula que define a altura manométrica total:

Fórmula

Onde:

  • Pd é a pressão no reservatório de descarga
  • Ps é a pressão no reservatório de sucção
  • y é o peso específico do fluído
  • vd é a velocidade no reservatório de descarga
  • vs é a velocidade no reservatório de sucção
  • g é a aceleração da gravidade
  • Hgeo é a altura geométrica
  • Hp é perdas de carga
  • E sempre é utilizada a constante 10, para que os ajuste se adequem ao sistema.

É a base para os projetistas se orientarem para instalações hidráulicas, e posicionamentos do reservatório e motobomba. Vejamos a seguir quais são as bombas de água que tem melhor capacidade de recalque.

Altura manométrica – indicações de motobombas

Depois do que acompanhamos até agora, deu para perceber que a bomba de recalque precisará ter boa potência para verter líquidos em grandes distâncias horizontais e verticais. A ideia é manter sempre uma vazão e pressão em níveis máximos.
No mercado existem muitos fabricantes que oferecem versões diferentes desse tipo de equipamento. Listamos aqui os modelos que atenderão perfeitamente os cálculos da altura manométrica de recalque, veja:

  • Bomba para poço Anauger – conhecida também como bomba sapo, esse modelo ficará submerso. Nesse modelo, a altura de recalque será basicamente o espelho da água do poço, no caso de não poder construir uma casa de bomba.
  • Bomba submersa vibratoria Anaguer - Mérito Comercial
    Bomba Submersa Vibratoria Anaguer
  • Bomba Submersa Ebara – modelo específico para poços com aberturas estreitas.
  • Bomba Centrífuga Grundfos – motobomba com excelente potência, mas indicada para projetos de pouca altura.
  • Bomba Autoaspirante Dancor – outra bomba de recalque potente, e indicada para situações que precise manter o reservatório sempre cheio, pois a bomba autoaspirante dispara automaticamente.
  • Bomba Autoaspirante Dancor Monafásica
    Bomba Autoaspirante Dancor
  • Bomba Multiestágio Schneider – tipo de motobomba que atende o ciclo completo (suga, eleva e pressuriza). É comercializada em modelos monofásico e trifásico.
  • Bomba Multiestágio Schneider Trifásica - Mérito Comercial
    Bomba Multiestágio Schneider
  • Eletrobomba de Recalque Rowa – uma das bombas de recalques mais completas; consegue ser atrelada ao sistema de abastecimento público, ou direto de um reservatório natural, e transportar o líquido até a caixa d’água. É automatizada, e sempre que o nível baixar, dispara para sugar água.
  • Eletrobomba de Recalque Rowa
      Eletrobomba de Racalque Rowa

Esse são apenas alguns dos modelos de bomba de recalque mais populares. Cada marca dessas, tem linhas especificas para atender os diferentes segmentos. O importante é observar a tabela de altura manométrica de recalque antes de comprar qualquer uma dessas.
Esses quadros de referência estão sempre disponíveis nos sites dessas empresas. Ou pode verificar diretamente com o fornecedor que vender o equipamento.

Conheça nossa categoria de Bombas de esgoto.

Acessórios para montar um sistema de recalque

Não bastará realizar todos os cálculos da altura manométrica de recalque, e optar pelo melhor modelo de motobomba. Para fechar todo esse sistema, é fundamental utilizar tubos e conexões corretos.
Esses itens é que ajudarão a reduzir atrito e os desníveis geométricos do terreno, são eles (da sucção ao recalque):

  • Crivo (necessário para proteger a bomba de detritos)
  • Válvula de pé (permite que o tubo de sucção sempre tenha água, assim a bomba não correrá o risco de trabalhar a seco)
  • Tubo de sucção
  • Curva
  • Redução excêntrica (antes da motobomba)
  • Redução concêntrica (depois da motobomba)
  • Válvula de retenção (evitará que a água retorne)
  • Registro de gaveta (caso precise realizar alguma manutenção na bomba de recalque)
  • Tubo de recalque

Ainda podem fazer parte do desenho hidráulico: joelho, união, “T”, luva, etc.
Tanto para projetos residenciais ou grandes empreendimentos, é importante contar com um projetista experiente, e profissionais que saibam realizar a instalação. Vimos que qualquer erro nos números, pode comprometer o armazenamento e distribuição de água.
Outra dica é escolher sempre materiais de procedência garantida. A marca de motobomba que definir deve ter um bom tempo de garantia, e os tubos e conexões devem ser próprios para áreas externas.
Agora que conheceu a importância da medição da altura manométrica de recalque para montagem do projeto hidráulico em diferentes imóveis, dê toda atenção necessária a este ponto. É condicional para ter água suficiente em sistemas de irrigação até o simples uso doméstico.

Leia também: Como escolher a bomba de água para condomínio.

Conte com a Mérito Comercial. Líder no mercado nacional na venda de bombas de água temos o produto ideal para o seu projeto. Consulte nosso site ou ligue para nossos vendedores técnicos.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:
Loading comments...

Posts Relacionados