Manutenção de compressor de ar, saiba como realizar a sua
|

Manutenção de compressor de ar, saiba como realizar a sua

A manutenção de compressor de ar, feita periodicamente, aumenta a vida útil e garante o funcionamento correto

Os compressores são usados em muitas atividades, desde complexas operações industriais até pequenos serviços domésticos.
Essa versatilidade é um dos maiores atrativos deste tipo de equipamento. Porém, suas funcionalidades são comprometidas quando surgem defeitos.
A revisão preventiva é uma das maneiras de evitar danos e falhas nos compressores de maneira geral.
Mas, e como fazer a manutenção de compressor de ar? Separamos dicas essenciais que respondem a esta questão.

Cuidados iniciais com o equipamento

Antes de descobrir como é feita a regulagem e manutenção dos compressores, existem regras básicas que deve adotar para evitar quebras fora do tempo.
Confira também: Dicas para usar melhor o compressor de ar!
Podemos listá-las da seguinte forma:

  • Inspeção inicial – é simplesmente uma verificação que deve fazer quando tirar o equipamento da caixa. Durante o transporte, pode ocorrer pequenos danos, que impedem o funcionamento do compressor.
  • Ligação elétrica – os compressores são produzidos em diferentes tensões. Se ligados numa rede diferente da indicada no manual, podem queimar já no primeiro uso.
  • Instalação – da montagem até o posicionamento, é fundamental você seguir todas as orientações técnicas. O compressor de ar precisa ficar numa área ventilada e longe de umidade, por exemplo.
  • Aplicação – a utilização do equipamento numa função para o qual não foi projetado também causará defeitos e falhas.

Tomadas essas precauções, as manutenções serão, basicamente, preventivas e, eventualmente, será trocada uma peça  ou outra que sofreu desgaste.

Como funciona a manutenção de compressor de ar?

Primeiramente, existem revisões que ajudam a acompanhar o funcionamento do equipamento e outras para mantê-lo longe de problemas técnicos.
Confira: em nossa loja a linha completa de compressor de ar industrial
Essas manutenções que focam na manutenção de compressor de ar são programadas da seguinte maneira:

Diariamente

Todos os dias, é preciso conferir o visor do nível de óleo (a marcação deve estar entre o mínimo e o máximo). Observe se há ruídos anormais que podem estar sendo emitidos. No compressor com pistão, é preciso drenar a água.

Semanalmente

É preciso limpar a parte externa  e o filtro de ar (nos modelos que tenham esta peça). Verifique a válvula de segurança.
A permanência de poeira e outros resíduos prejudica a refrigeração do equipamento, além de obstruir o fluxo de ar, por isso deve ser retirada toda semana.

Quinzenalmente

Verificar os parafusos de fixação e ajustar se necessário.

Mensalmente

Faça testes para analisar o funcionamento do pressostato (é indicado no manual de instruções do compressor de ar).

A cada 1000 horas ou 9 meses

É preciso limpar todas as válvulas que estão entre o cilindro e a tampa.

Anualmente

Passado esse período, é necessário calibrar pressostato, manômetro e válvula de segurança. Porém, este é um serviço que somente é realizado por uma empresa registrada pelo INMETRO.
Em paralelo a estas verificações, devem ser organizadas manutenções preventivas, sobretudo a troca de óleo.
Os modelos motocompressores de diafragmas e isentos de óleo, se apresentarem qualquer problema deve ser levado a assistência técnica. No mais, seguem os cuidados de conservação padrão.
Aprenda mais: Como funciona um compressor de ar

Manutenção preventiva para compressores de ar

A ideia é que não necessite de uma assistência para conserto de compressor de ar, para isso, algumas medidas são indispensáveis. Tenha atenção redobrada na troca de óleo do seu equipamento.
Muitos compressores têm em seu manual de instruções as referências para substituição do óleo lubrificante. Se usa as horas de operação para indicar quando deve ser feito o serviço.
De maneira geral, a primeira troca é feita depois de 50 horas de uso; depois o tempo aumenta para 200 horas. Mas, lembrando que depende do modelo e fabricante.
Num passo a passo simples, esse tipo de manutenção é feito assim:

  • Passo 1 – retire a tomada que liga o compressor a rede elétrica;
  • Passo 2 – puxe o dreno para que o óleo escorra (o líquido não pode ser jogado no chão, utilize um recipiente próprio para esse tipo de descarte);
  • Passo 3 – ao finalizar a retirada do óleo, plugue o dreno novamente, com todo cuidado para evitar vazamentos;
  • Passo 4 – coloque o óleo no equipamento até que marque o centro do visor de nível.

Finalizada essa etapa, existem outras recomendações para manutenção de compressor de ar, são elas:

  • Veja se, durante o funcionamento, a correia apresenta ruídos ou golpes anormais. Caso esteja com problemas, é necessário desmontar o protetor para substituir a peça.
  • É preciso conferir o alinhamento do volante com a polia para não prejudicar o tensionamento da correia e causar danos ao compressor.
  • O elemento filtrante deve ser trocado a cada 2 meses.
  • Use o óleo lubrificante recomendado pelo fabricante do equipamento. A possível incompatibilidade química (caso escolha outro tipo) reduz a vida útil do compressor de ar.

Falhas frequentes em compressores de ar

Quando não se faz regularmente a manutenção de compressor de ar, muitas falhas surgem e que podem trazer prejuízos grandes, até a perda total do equipamento.
Os problemas mais comuns são os seguintes:

  • Motor superaquecido – acontece quando há vazamentos nas conexões; é preciso apertá-las ou substituir as tubulações.
  • Desgaste prematuro de componentes – ocorre quando não se troca o óleo lubrificante no período recomendado.
  • Consumo anormal de óleo – é possível que haja um vazamento, ou o elemento filtrante está sujo.
  • Produção de ar abaixo do esperado – a correia não está tensionada da forma correta, ou há vazamentos de ar (conexões ou mangueiras).
  • Dificuldade na partida – a válvula está danificada. Outra explicação é a tensão elétrica que não é suficiente para o compressor de ar funcionar.

Leia mais: Veja como funciona um compressor de ar parafuso!
Para os defeitos técnicos, o indicado é sempre levar o equipamento para uma avaliação profissional. Alguns reparos são feitos usando ferramentas específicas, por exemplo, e a falta de habilidade pode aumentar os danos.
Não resta dúvida de como a manutenção de compressor de ar é o segredo para ter este tipo de máquina sempre em boas condições. Siga as nossas dicas para não ter problemas futuros.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *