pessoa estudando

Onde fazer curso de síndico profissional? Opções e principais recomendações!

Buscando profissionalizar-se como síndico? Nesse caso, a busca pelo aprimoramento profissional desponta como uma das principais características desse campo. Com esse propósito em mente, compilamos orientações fundamentais e dicas essenciais sobre onde realizar cursos para se tornar um síndico profissional e se destacar no mercado. Não deixe de conferir!

Bom, se você estiver em busca de encontrar um curso para se tornar um síndico, saiba que existem diversas opções no mercado – e que eles farão toda a diferença na sua nova empreitada comercia!

Por mais que, na maioria das vezes, os síndicos sejam os próprios moradores de um prédio, a procura por cursos de especialização para atuar no ofício estão cada vez maiores.

Uma razão que ajuda a explicar isso é o fato que alguns condomínios estão optando por deixar sua gestão nas mãos de um síndico profissional, e não um morador do condomínio.

Adicionalmente, o morador com interesse de atuar como síndico profissional pode desejar se especializar para realizar as tarefas do dia a dia do apartamento com primor – e quiçá, ter uma carreira na área algum dia!

Outro movimento natural é que, com o aumento de pessoas em busca por especialização na área, uma nova e maior quantidade de cursos começou a ser oferecida entre diversas escolas e plataformas.

Por isso, é importante que você compreenda quais caminhos devem ser seguidos para quem busca se tornar um síndico profissional. E descobrir quais são os cursos disponíveis no mercado poderão te ajudar a avaliar as opções e escolher aquele que melhor atenda suas necessidades.

Neste post, você vai descobrir onde fazer curso de síndico profissional, quais os principais pré-requisitos para cumprir o ofício e o que mais pode ser feito para começar a atuar na área com muita qualidade. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que faz um síndico profissional?

Caso você precise ser relembrado, um síndico profissional é diferente de um síndico morador. O profissional conta com muitas responsabilidades, porém, o que as pessoas não sabem, é que ele, além de realizar a gestão de um prédio ou condomínio, ele pode atuar em conjuntos comerciais.

síndico profissional
Geralmente, os síndicos profissionais realizam o ofício por meio de um MEI, CNPJ ou de maneira autônoma. Por essa razão, é comum que consigam gerenciar mais de um prédio em simultâneo. (Créditos da imagem: Unsplash)

Outras tarefas envolvem assegurar a gestão do fundo de reserva, o controle do orçamento de receitas e despesas do condomínio, coordenação do cronograma de serviços, obras e manutenções, encarregar-se da mediação de eventuais conflitos entre moradores, convocar os condôminos para a assembleia, garantir a execução das regras estabelecidas em assembleias, efetuar uma adequada coordenação dos profissionais do condomínio, incluindo porteiros, faxineiros, seguranças, entre outros.

E qual é o papel de um síndico profissional? 

O síndico profissional pode exercer suas funções tanto em condomínios residenciais quanto em complexos comerciais – independentemente do tamanho de cada um deles.

No ambiente de trabalho, no entanto, o que é fundamental é saber que o síndico profissional será encarregado de desempenhar uma série de tarefas diariamente, tais como as descritas anteriormente.

  • Administração do condomínio;
  • Atendimento às solicitações dos condôminos;
  • Coordenação dos funcionários do condomínio, incluindo porteiros, seguranças e faxineiros;
  • Controle orçamentário das receitas e despesas do condomínio;
  • Convocação de assembleias;
  • Diligenciar a organização e conservação das áreas comuns do prédio, como piscinas e salão de festas;
  • Fiscalização das contribuições e inadimplências;
  • Garantia do cumprimento das regras estabelecidas em assembleias;
  • Gerenciamento do fundo de reserva;
  • Mediação de conflitos;
  • Organização de cronograma de manutenções, obras e serviços.

Geralmente, os síndicos profissionais realizam o ofício por meio de um MEI, CNPJ ou de maneira autônoma. Por essa razão, é comum que consigam gerenciar mais de um prédio em simultâneo. 

Isso ajuda também a entender porque existem outras duas funções do síndico não descritas até então: 

  • Visitas esporádicas aos estabelecimentos que administra;
  • Planejamento de todas as tarefas conforme a necessidade de cada condomínio.

Leia também: Passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro

Qual é o curso superior ou faculdade que um síndico profissional deve ter?

Aqui vai uma grande pergunta: existe faculdade ou curso superior exigido para realizar o ofício de síndico profissional? 

Não, não existe um curso superior específico para a formação de um síndico. Isso acontece, essencialmente, pelo fato de a profissão não ser regulamentada – e só ressalta o porquê ser tão importante buscar onde fazer curso de síndico profissional.

pessoa estudando
Geralmente, para dar início a um curso de síndico profissional, o candidato precisa ter ensino médico completo e disponibilidade para as aulas – sejam elas presenciais ou online. (Créditos: Unsplash)

Embora não exista um curso superior específico, o Código Civil prevê, sim, a contratação de um síndico para o gerenciamento de prédio e condomínio, como descrito no artigo 1.347:

Art. 1.347. A assembleia escolherá um síndico, que poderá não ser condômino, para administrar o condomínio, por prazo não superior a dois anos, o qual poderá renovar-se.

CC – Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Adicionalmente, a profissão de síndico profissional tem crescido bastante no país e, consequentemente, passaram a surgir mais exigências e ferramentas necessárias para o desenvolvimento da gestão de um condomínio. 

Por isso, os cursos e certificações surgem como uma forma de complementar ou até mesmo de substituir a falta de uma graduação, ou outra modalidade de título superior para atuar no exercício da profissão, e também como ajudar o profissional a adquirir novas habilidades para otimizar a gestão. 

Quais as vantagens de fazer um curso de síndico profissional?

Além disso, as vantagens de fazer um curso de síndico profissional vão oferecer ao estudante uma série da oportunidade de exercer diversas habilidades como, por exemplo:

  • Adquirir uma compreensão abrangente do mercado para orientar o desenvolvimento de habilidades;
  • Atualizar-se sobre gestão condominial, legislação e jurisprudência;
  • Atingir um nível avançado de conhecimento para se destacar e progredir na carreira;
  • Obter um certificado que comprove competência e inspire confiança dos condôminos em seu trabalho;
  • Acesso a estratégias para sobressair no mercado de administração de condomínios, além do conhecimento técnico necessário.

Leia também: Tendências e equipamentos do Paisagismo Residencial que devem compor o seu projeto

Onde fazer curso de síndico profissional?

Diferentemente das graduações, pós-graduações, programas técnicos e afins, os cursos de síndico profissional não têm a obrigatoriedade de serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). No entanto, vale notar, que a modalidade tem base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02.

Geralmente, para dar início a um curso de síndico profissional, o candidato precisa ter ensino médico completo e disponibilidade para as aulas – sejam elas presenciais ou online. 

Em relação à grade curricular, existem muitas variações de curso para curso. Contudo, alguns assuntos são comuns aos principais, tais como: 

  • Administração de condomínio: Ações relacionadas à gestão e operação do condomínio;
  • Atribuições e serviços: Tarefas e responsabilidades atribuídas aos envolvidos na administração do condomínio;
  • Código Civil e legislação: Normas e leis federais, estaduais e municipais que se aplicam aos condomínios;
  • Controle orçamentário: Gerenciamento das finanças do condomínio, incluindo receitas e despesas;
  • Coordenação de pessoas: Organização e liderança dos profissionais e funcionários do condomínio;
  • Gestão de conflito: Mediação e resolução de conflitos entre moradores ou funcionários do condomínio.
  • Como definir, organizar e conduzir assembleias: Processos de planejamento e realização de assembleias condominiais.
  • Vistoria das áreas comuns: Inspeção e manutenção das áreas compartilhadas do condomínio.

Conheça as 8 opções de cursos para síndico profissional mais bem avaliados do mercado!

Chegou o momento de descobrir quais são os principais cursos de síndico profissional do país e qual será a melhor opção para você, a fim de que você possa se informar sobre as alternativas disponíveis e fazer uma escolha consciente e adequada às suas necessidades:

08. Senac

Um dos maiores centros de capacitação no Brasil com uma variedade de cursos, livros, graduações, pós-graduações, o Senac conta com uma formação livre de síndico, que vai ensinar o básico para uma pessoa seguir a ocupação. 

pessoa digitando no notebook
Para o sorte daqueles que são muito ocupados, a grande maioria dos cursos de síndicos profissionais podem ser feitos de forma online. (Créditos: Unsplash)

Atualmente, o Senac oferece algumas formações livres para a formação de síndico, como o curso livre de síndico, Condomínios: fui eleito síndico, por onde começo? e Condomínio 4.0: gestão sustentável. Todos esses cursos são livres e podem ser feitos a distância no modelo EAD. Para ter mais acesso a grades e conteúdos, você também pode buscar a unidade mais próxima e obter novas informações ou esclarecer dúvidas.

Confira o site do Senac e conheça o catálogo de cursos.

07. Udemy

Conhecida como uma das maiores plataformas online de ensino à distância (EAD), a Udemy tem muitas opções para a capacitação de síndicos: como de síndico profissional, legislação condominial, planejamento e convocação de reuniões, responsabilidades civis de um síndico, entre outros. 

No entanto, para fins de atuação como síndico profissional, existem os seguintes cursos: 

  • Curso de Síndico Profissional: com duração de hora, ele é dividido em dois módulos. Geralmente, este curso é indicado para síndicos, moradores, conselheiros, gerente predial/administrativo e todos com interesse na área – acesse;
  • Síndico Profissional e Administrador com Certificação: com duração de 12 horas e meia, ele é dividido em dez módulos. Seu público-alvo é síndicos, administradores, conselheiros e moradores de condomínios – acesse.

06. SíndicoNet

Com muitos anos no mercado, o SíndicoNet é um portal que auxilia síndicos, administradores e moradores de condomínios com cursos, eventos e a publicação de notícias sobre o segmento. 

maquete de um prédio
O síndico profissional pode exercer suas funções tanto em condomínios residenciais quanto em complexos comerciais – independentemente do tamanho de cada um deles. Por isso a capacitação é uma parte importante.

Dentro do site, há também uma área reservada para cursos onde você pode encontrar a Formação em Síndico Profissional, que oferece certificado e pode ser feito pode pessoas que já atuam ou não na profissão.

Acesse o site para mais informações sobre o curso.

05. SECOVI (SP) Formação para Profissionais de Administradoras de Condomínios e Síndicos

Maior sindicato do mercado imobiliário da América Latina, o O Secovi-SP é tido como uma das mais respaldadas e atuantes entidades representativas dos condomínio. E por meio da Universidade Corporativa, ela oferece ao mercado um curso de formação para quem já é síndico, bem como para quem deseja se especializar e atuar no setor.

Para mais informações, acesse o site da UniSecovi.

04. FECAP – Administração de Condomínios e Síndico Profissional

Instituição renomada de ensino, a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) tornou-se referência no segmento de gestão de negócios. Entre cursos de graduação e mestrado, ela também oferece o curso de curta duração chamado Administração de Condomínios e Síndico Profissional.

Online, o curso é indicado para: futuros síndicos, síndicos condôminos, administradoras de condomínios, síndicos profissionais, advogados, zeladores, gerentes prediais, moradores e qualquer pessoa interessada no assunto. 

03. Abrascond

A Abrascond, Associação Brasileira de Síndicos Profissionais de Condomínio, oferece muitos cursos voltados para o mercado de síndico profissional. No site, você encontra um portfólio de cursos separados entre os módulos fáceis, médios e difíceis – considerando o nível de especializações de cada aluno.

02. TownSq

Empresa de solução de condomínios, a TownSq oferece várias opções de capacitação para quem busca espaço na área, bem como outros materiais de apoio para os administradores. Dentre os cursos, existe uma variedade de opções no mercado, mas os mais indicados da plataforma são:

  • Gestão Condominial de Resultado: ideal para os síndicos que desejam aprender os principais assuntos da gestão, do básico ao avançado, passando por legislação condominial, gestão de pessoas, documentos do condomínio, direitos e deveres dos condôminos e mais;
  • Curso Síndico Profissional TownSq: O Novo Empreendedor de Sucesso: ideal para o síndico que deseja aprender técnicas de venda, precificação, marketing, prospecção de novos condomínios e outras estratégias para se destacar no mercado, adquirir novos clientes e aumentar a renda mensal;
  • Formação em Finanças para Síndicos: ideal para os síndicos que desejam aprender os segredos de uma gestão financeira inteligente no condomínio e querem saber mais sobre inadimplência, impostos, folha de pagamento, ciclo financeiro, prestação de contas e mais.

01. Gábor RH

Assessoria de todos os processos pertinentes a área de recursos humanos, a Gábor RH oferece o curso profissional de síndicos com carga horária de 30 horas, aulas ao vivo e certificado ao seu término. Para mais informações, conheça o curso através do seu site oficial.

Leia também: Como se planejar para a execução de uma obra?

Conclusão

Viu como existem muitas opções de curso para se tornar um síndico profissional, seja presencialmente ou pela internet? E que bom que existem!

Pois, relembrando, mesmo que não haja a obrigatoriedade de um diploma para exercer a função, ser um síndico profissional é uma tarefa que exige que a pessoa tenha que desempenhar um papel, entender contratos e lidar com muitos imprevistos!

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *