|

Como funciona um compressor de ar parafuso?

Compressor de ar parafuso, hoje

desempenha uma série de funções, vem ver!

O compressor é um equipamento destinado a comprimir determinados fluídos. O ar, obviamente, é o elemento pressionado pelo compressor de ar parafuso. Mas, ao contrário de outros modelos de compressores, esse destina-se a compressão de grandes quantidades de ar.
Esse é o motivo que a utilização desse tipo de compressor tem aumentado, pois além de aplicações industriais, tem servido para mover máquinas e até na geração de energia. Entenda mais sobre esses equipamentos a seguir.

O que é um compressor de ar parafuso?

É um equipamento acionado por motor elétrico ou a diesel, que move um par de parafusos que giram um contra o outro, desta forma o ar é comprimido e conduzido até a área de descarga.
Sua estrutura é montada de forma simples, não tem muitas peças, o que favorece a questões como manutenção e vida útil. Basicamente se compõe de rotores (macho e fêmea), sendo a maior diferença entre outros modelos de compressores (de Pistão e de Diafragma).
Uma classificação comum para compressores parafuso é a seguinte:

  • Compressor de ar parafuso de velocidade fixa – equipamento de potência de 5 a 40 hp, é ideal operações de pequeno porte; esse compressor pode trabalhar durante 24 horas sem parar, e não perde eficiência. Também tem a vantagem de designs compactos, e podem ser utilizando em espaços reduzidos.
  • Compressor de ar parafuso de velocidade variável – modelo de que consegue gera, tratar e armazenar ar a partir de uma única unidade. Tem potência que varia de 5 a 250 hp, e é controlado por inversor de frequência, o que favorece a velocidade variável durante sua operação. É equipamento utilizado em indústrias ou grandes empreendimentos.

Leia mais: Pedreiro, porque essa profissão é tão importante

Funcionamento do compressor de ar parafuso

O acionamento desse tipo de compressor se dá pelo movimento de seus rotores; quando se unem o rotor macho e o rotor fêmea, se assemelham a uma rosca, que no giro vão deslocar e comprimir o ar.
A operação do compressor de ar parafuso é entendida a partir do fluxo de ar e fluxo de óleo. Vamos pontuar como se esquematizam esses processos.

O fluxo de ar do compressor parafuso:

  1. Com o motor ligado, a potência seguirá para unidade compressora;
  2. O movimento dos parafusos permite a entrada do ar atmosférico;
  3. O ar passa pelo Filtro de Ar e a Válvula de Admissão;
  4. Em seguida o ar é descolado pelos rotores até a Válvula de Descarga;
  5. Agora o ar se mistura com o óleo (no reservatório Ar/Óleo) e passará pelo processo de centrifugação;
  6. Após essa etapa o ar já estará comprimido, mas segue ao Elemento Separador, para eliminar resquícios do óleo;
  7. Por fim o ar é enviado ao radiador de ar, onde será resfriado e depois ficará disponível na saída do compressor.

O fluxo de óleo do compressor parafuso

O ciclo de compressão só é possível quando o óleo chega (na temperatura ideal) na unidade compressora, e isto acontece quando:

  1. Dentro do reservatório Ar/Óleo o ar comprimido empurra o óleo para parte baixa;
  2. Essa pressão faz com que o óleo seja empurrado e levado até a Válvula Termostática, que será responsável por deixar o óleo na temperatura de até 80°C;
  3. Se o fluído ultrapassar essa temperatura, ele seguirá até o Radiador de Óleo, que será resfriado e enviado para o compressor;
  4. Antes de se unir ao ar na unidade compressora, o óleo passará em um filtro, e somente assim estará pronto.

Todas essas fases acontecem em alta velocidade, e com eficiência. Conheça a seguir as vantagens proporcionadas pelo compressor de ar parafuso.

Benefícios dos compressores de ar parafuso

Em relação aos compressores de diafragma e de pistão, o compressor de ar parafuso oferece benefícios importantes, tais como:

  • Custo-benefício bem atrativo, principalmente quando comparado ao modelo compressor de pistão. O compressor parafuso tem operação 60% mais econômica que o de pistão.
  • Seu funcionamento não exige alto consumo energético. Quando falamos nos modelos que usam energia elétrica, há uma redução de 50%.
  • Os custos com manutenção é 70% menor em relação aos outros tipos de compressores.
  • Menor troca de óleo. Nos compressores parafuso irá trocar óleo a cada 8 mil horas, 40 vezes menos que no compressor de pistão, que é a cada 200 horas.
  • Não terá vibração durante sua operação.
  • A emissão de ruídos é bem menos que o de pistão (80% menor).
  • No compressor de ar parafuso não existem correias; não precisará se preocupar frequentemente as correias que fazem o equipamento funcionar.

Leia mais: Bombas de refrigeração para tornos e engrenagens
É certo que para aproveitar essa eficiência do compressor parafuso, a instalação correta é fundamental. Então, posicione o equipamento numa superfície plana e com distâncias das paredes e teto. No manual do fabricante terá especificações ideais em relação a esse ponto.
E se busca referências na fabricação do compressor de ar parafuso, visite o site da Mérito Comercial. Temos em nosso catálogo as principais fabricantes desse segmento. Ou veja também nossa linha de Compressores de Ar. Também encontrará ferramentas e máquinas para construção civil, indústria, comércio e serviços. Até a próxima!

Posts Similares

2 Comments

  1. Bom dia! muito boa a explicação, faltou um desenho com o fluxo do ar e óleo para melhor compreenção,
    se poderem em um oportunidade breve mostrar um desenho da operação do compressor ficarei grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *