cozinha com uma mesa branca com três velas em cima e armários cinza claro e cinza escuro
|

Tipos de torneira: quais são os mais indicados para cozinha?

Ao planejar ou reformar uma cozinha, uma das escolhas fundamentais, mas frequentemente subestimada, é a da torneira. Este elemento não só tem um impacto significativo na funcionalidade e estética do espaço, mas também na eficiência e conforto durante o uso diário.

Existem diversos tipos de torneiras disponíveis no mercado, cada um com características específicas que podem atender melhor às diferentes necessidades de uma cozinha.

Neste post, exploraremos os principais tipos de torneiras para cozinha, destacando suas funcionalidades, vantagens e quais são mais indicados para serem instalados em uma cozinha, ajudando assim a escolher o modelo mais adequado para complementar o ambiente e facilitar as atividades culinárias.

Tipos de torneiras para cozinha

Em nossa lista das melhores torneiras, consideramos as corriqueiras necessidades nesse ambiente da casa e as não tão convencionais assim, continue lendo para conferir.

1. Torneira Simples

É o modelo mais usual para cozinhas, e outras partes de uma residência. Seu mecanismo é simples: tubo e válvula de abre/fecha.

No mercado, estão disponíveis muitas versões, tais como:

  • De banca com arejador
  • De parede
  • De bancada com bica móvel
  • Com tubo longo
  • Com saída lateral
  • De filtro
  • Longa e móvel
  • Alta (bancada)
  • Com jato direcionado

Tipos de torneira para todos os orçamentos e projetos. Além disso, são comercializadas em metal ou plástico.

2. Torneira com misturador

Combinar o quente e o frio é possível com o formato Misturador de Cozinha. É indicada para regiões mais frias, onde existe a necessidade de aumentar a temperatura da água para lavar louça, copos, etc.
Ela se apresenta de 2 formas básicas:

  • De banca – é instalada direto na pia, e se utiliza tubos e conexões para levar a água até o misturador. É destinada para pias que vêm perfuradas.
  • De parede – é conectada na parede, sem a necessidade de chicotes ou outras conexões. Aqui a tubulação é interna, ou seja, por dentro da alvenaria.

A torneira com misturador tem 2 entradas independentes para água, o que facilita a instalação e identificação da fria e quente, por exemplo.

Para liberação de água quente, é necessário que em sua residência tenha um aquecedor e/ou pressurizador de água, equipamentos indicados para aquecer fluidos.

3. Torneira Monocomando

  • É produzida de material resistente, e por isto tem alta durabilidade;
  • Na maioria dos modelos tem arejador articulável, ou seja, pode direcionar o jato de água, o que garante menor consumo.
  • Sua alavanca controla bem a vazão, e é bem prática.

Dentre os tipos de torneira para cozinha a monocomando é comercializada em versões que indicam a temperatura da água liberada.

4. Torneira Monobloco

Diferente da torneira com misturador, a Monobloco tem apenas um entrada para água, e a distribuição da água quente e fria é feita por chicotes internos.

É uma peça resistente, e fabricada em aço cromado de alta qualidade. Seu acionamento é  ¼ de volta, tem bica regulável e arejador articulado, ideal para evitar respingos.

De forma geral, seus dados técnicos compreendem o seguinte:

  • bitola de ½
  • Vazão da pressão mínima de 4 l/m
  • Vazão da pressão máxima de 16 l/m

Assim, você percebe que o jato é bastante forte. Contudo, é necessário que a distribuição da água na tubulação do imóvel flua sem problemas. Caso tenha dificuldades na pressão, indica-se a utilização de um pressurizador.

5. Misturador Gourmet

É dos tipos de torneira mais funcionais, pois oferece mais agilidade para lavar pratos, legumes, frutas, etc. Esse modelo é muito utilizado em restaurantes ou estabelecimentos similares, pois sua bica é móvel e tem alongado, o que permite você direcionar o jato de água para onde desejar.

O misturador Gourmet dispõe de regulador do jato, você tem uma pressão para lavar utensílios delicados e outra mais intensa excelente para retirar sujeiras incrustadas.

Essa torneira é indicada para pias de cuba dupla, e com dimensões amplas.

6. Torneira de Mesa Bica Alta

Modelo indicado para pias de mármore ou granito e que tenham cuba alta. Funciona apenas com água fria, e é mais usada quando se tem pouco espaço na nova cozinha.

Seus designs são sofisticados, e por isso completam projetos de ambientes que privilegiam a decoração.

7. Torneira de Bica Baixa

Suas funções são similares ao formato de bica alta, porém, a torneira de bica baixa só deve ser usada em cubas menos fundas.

Também é instalada diretamente na bancada, ou seja, é preciso perfurar a superfície da pia que escolher (caso não tenha o furo). É recomendada quando se tem mais espaço útil.

O que você deve considerar na escolha da torneira

Bem, depois de conhecer os tipos de torneira mais usados, vale descobrir outras informações para escolher bem, tais como:

  • Arejador – é uma peça que fica na extremidade da bica, e auxilia no controle de respingos.
  • Acionador – atualmente as melhores torneiras utilizam acionamento de ¼ de volta, pois tem boa durabilidade e conta com mecanismo cerâmico.
  • Ergonomia do volante – é necessário avaliar se o volante permite o movimento abre/fecha de forma segura e confortável.
  • Tipo de acabamento – você encontra de plástico e aço cromado, então analise o que é melhor para sua cozinha e não destoa da decoração, por exemplo.

E se você quer conhecer todos os tipos de torneira, acesse o site da Mérito Comercial, lá estão os melhores modelos e todos os acessórios para instalação.

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *