metade da imagem em azul com a frase escrito em branco dicas para usar melhor o compressor de ar, a outra metade da imagem ilustra o compressor de ar sendo usado para encher o pneu de um carro e para pintar um objeto
|

Dicas de como usar o compressor de ar

Saber como usar o compressor de ar é fundamental para o seu desempenho

Como usar o compressor de ar é a dúvida que temos antes mesmo de adquirir este tipo de equipamento. Mas, para te ajudar diminuindo essa incerteza, separamos dicas bem práticas para que utilize da melhor maneira essa máquina.
No fim de semana costumamos usar aquele tempinho livre para fazer pequenos reparos em casa, ou até mesmo, se aventurar em atividades artesanais. Para isso montamos verdadeiros arsenais de ferramentas, e procuramos ter os mais versáteis equipamentos. Dentre esses estão os compressores de ar.
Mas, você sabe quais são os melhores compressores? Já sabe como usar um compressor de ar? Questões fundamentais para descobrir se comprou a máquina certa, e na hora de utilizar, não quebrar o equipamento e nem perder tempo tentando decifrar como funciona um compressor de ar.
Então, vamos às dicas!

Conheça os tipos de compressores de ar

Não adianta querer aprender como usar um compressor de ar, sem ao menos conhecer os formatos disponíveis para este tipo de equipamento. Os modelos variam desde o motor até suas aplicações com diferentes potências, pressão, acessórios, etc.
Em relação ao motor, encontrará compressores de ar que usam eletricidade e combustível (gasolina e diesel). De acordo com sua aplicação, dividimos o compressor de ar nas seguintes categorias:

  • Compressores para Serviços Ordinários
  • Compressores para Sistemas industriais
  • Compressores de Gás
  • Compressores de Refrigeração

Os compressores de Serviços Ordinários são voltados para atividades domésticas e outros serviços de menor porte. Comercialmente, esses modelos também são divididos como:

  • Compressor de ar pequeno ou compacto
  • Compressor de ar profissional
  • Compressor de ar industrial
  • Compressor de ar odontológico

Agora é possível seguir em frente e aprender como usar compressor de ar.

E como dimensionar compressor de ar?

Saber a capacidade do compressor é fundamental para encontrar aquele que atenderá melhor às suas necessidades. Em relação a como dimensioná-lo, é possível considerar 2 pontos: o volume de ar para todos os processos e a pressão ideal de trabalho.

  • O volume de ar – equivale a soma de todos os processos que o compressor de ar deverá realizar ao longo de um dia de serviço, por exemplo. Nesse caso, deve se somar o volume total e acrescer mais 25% (margem de segurança). Assim se chega ao modelo ideal para sua atividade.
  • Pressão ideal de trabalho – esse fator é a quantidade de pressão que determinado equipamento precisará para funcionar. Na calibragem de pneus, por exemplo, precisa-se de um compressor que atenda a média de 25 a 38 libras. Aqui a margem de segurança para dimensionar o compressor de ar certo é de 20% a mais.

Compressores de ar e suas principais tecnologias

Quando falamos em tecnologias do compressor de ar temos a seguinte classificação: diafragma, pista e rotativo parafuso.

  • Compressor de diafragma – seu mecanismo para produzir ar é um diafragma de borracha. É conhecido como compressor doméstico.
  • Compressor de pistão – modelo caracterizado pela simplicidade de estrutura e praticidade de manutenção. Se subdivide em: Hobby, Profissional Leve, Ar direto, Médico/Odontológico e Industrial.
  • Compressor rotativo parafuso – modelo mais robusto, que se integra a placas eletrônicas para melhorar o desempenho. Também tem inversor de frequência, o que ajuda na redução do consumo de energia. É mais utilizado em ambientes fabris.

Ler o manual é essencial

As fabricantes de compressores de ar detalham muito o funcionamento dessas máquinas em seus manuais técnicos. Então, é fundamental ler atentamente todas as instruções antes de ligar o equipamento.
Nunca é demais conferir o que a fábrica dispõe sobre pontos como:

  • Inspeção do produto
  • Configuração do produto
  • Normas de segurança
  • Aplicações corretas
  • Características técnicas (vazão, pressão máxima, rotação, tensão, etc.)
  • Manutenção

As grandes marcas que produzem o compressor de ar, disponibilizam em seus sites os manuais técnicos. Também disponibilizam conteúdos completos (vídeos) em plataformas como YouTube.

Redobre os cuidados com a rede elétrica do imóvel

O compressor de ar só funcionará bem se utilizar uma fiação elétrica adequada. Tudo tem que se adequar a potência necessária para disparar o motor. A dica é instalar uma tomada (com amperagem certa) específica para usar o equipamento.
Normalmente se usa uma chave de partida para acionar o compressor. Vale lembrar que se não tiver prática nesse tipo de serviço, contratar um eletricista é o mais coerente.

Usando em atividade corriqueiras

Dentro de casa você vai utilizar o compressor de ar em muitas atividades, mas é bom se atentar para alguns detalhes. Vejamos:

  • Compressor para encher pneus – nem sempre queremos ir num posto de gasolina para calibrar os pneus do carro, da moto ou da bike. Ter esse equipamento em casa vai ajudar bastante. A orientação nesse caso, é consultar o manual do fabricante do veículo, ou do pneu, e inserir a quantidade de libras recomendada. Você deve acompanhar no manômetro o nível da pressão do ar.
  • Compressor na manutenção – sabe aquelas áreas que não consegue limpar com uma vassoura, por exemplo? O sopro do compressor vai ser bem eficaz, pois é capaz de atingir lugares que você não conseguiria apenas com a vassoura. Alguns modelos, inclusive, vêm com bicos exclusivos para esse tipo de utilização.
  • Compressor para balões e colchões infláveis – aniversários de criança em casa são mais divertidos com os coloridos balões. E muitos modelos de compressores de ar podem encher de forma rápida as bolas de festa. E se vai acomodar os convidados nos colchões infláveis, o compressor será muito útil para enchê-los de ar.

Entre os serviços mais comuns que precisam de compressores de ar, a pintura é o mais frequente. Pintar uma parede, ou fazer acabamentos numa escultura são coisas que você pode fazer usando esse equipamento. Mas, como usar compressor de ar para pintura? As principais dicas são:

  • Use os EPIs necessários (óculos, luvas, máscaras, etc.).
  • Utilize uma pistola adequada para seu tipo de compressor; também tenha atenção às conexões necessárias para conectar a pistola ao equipamento.
  • Regule bem o bico para pulverizar bem a área que será pintada.

Não se esqueça que o modelo tem que ser próprio para esse tipo de atividade.

Cuidados específicos para os compressores de ar à diesel

Se você escolher um compressor de ar movido à diesel precisará tomar alguns cuidados, para que o equipamento funcione bem e tenha longa vida útil. Tome as seguintes precauções:

  • Antes de ligar, confira se as luzes do painel estão acesas
  • É importante sempre funcionar a máquina por uns instantes, mesmo se estiver sem carga
  • Confira o nível do óleo do motor
  • É importante que periodicamente troque os filtros (motor e combustível)
  • Quando a máquina estiver ligada, olhe para os manômetros e verifique se estão funcionando
  • Ao desligar, tenha certeza que o motor realmente parou

Claro, que o combustível não pode faltar nessa máquina.
Essas são as principais dicas de como usar compressor de ar. Para obter as melhores marcas de compressores de ar, é só visitar o site da Mérito Comercial.

Posts Similares

6 Comments

  1. Olá, eu gosto de ler sua postagem de artigo. eu gosto de escrever
    um pequeno comentário para apoiá-lo. obrigado por compartilhar ótimas informações conosco
    Compressor de ar direto

    1. Boa tarde Jorden!

      Agradecemos seu feedback e nos colocamos a disposição para eventuais duvidas!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  2. Woah blog muito bom e muito informativo. A primeira vez que li um artigo relacionado a compressores. Eu gosto muito, obrigado por compartilhar uma informação tão grande conosco. Eu espero que você compartilhe mais algumas informações. mantem. Eu absolutamente amo este site. Obrigado!
    compressor de ar para caminhão

    1. Boa tarde Jorden!

      Agradecemos seu feedback e nos colocamos a disposição para eventuais duvidas!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *