realização de manutenção preventiva em uma bomba de água

A importância da manutenção preventiva em bombas de água

A prática da manutenção preventiva em bombas de água é essencial para assegurar o desempenho eficaz e confiável desses dispositivos vitais em variados cenários. No entanto, a importância desse procedimento e os passos fundamentais frequentemente não são conhecidos por muitas pessoas. Com o intuito de abordar ambas as questões, elaboramos um post abrangente que oferece todas as informações necessárias. Saiba mais!

Os sistemas hidráulicos desempenham um papel vital na eficiência de piscinas em diversos ambientes, como residências, escritórios, hospitais, clubes, academias e outros.

No entanto, o uso contínuo e inadequado das bombas de água pode resultar em problemas que causam desconforto e prejuízos, como vazamentos, ruídos excessivos, odores desagradáveis e até mesmo a falta d’água. Nesse contexto, a prática de manutenção preventiva desempenha um papel crucial.

De forma simples, a manutenção preventiva em bombas de água envolve inspeções periódicas do dispositivo, avaliação de aspectos como temperatura, lubrificação, desgaste e outros, a fim de antecipar possíveis problemas e implementar ações corretivas relevantes.

Neste post, vamos te mostrar a importância de realizar a manutenção preventiva bombas de água, um passo a passo simples com os principais pontos que não podem faltar na avaliação, entre outros pontos.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é a manutenção preventiva em bombas de água?

Para iniciar o nosso post, é importante destacar que existem dois tipos de manutenções que podem ser aplicados às bombas de água, são elas: corretiva e preventiva.

Manutenção preventiva de bombas de água
A manutenção deixou de ser simplesmente uma atividade de suporte e passou a ser encarada como uma ação estratégica de gestão de custos.
  • Manutenção corretiva é o processo que envolve a identificação e resolução de problemas já detectados pelos usuários de um sistema, técnicos ou especialistas, incluindo paralisações nos equipamentos. Nesse contexto, a ação se concentra na investigação e solução das causas subjacentes;
  • Manutenção preventiva, por outro lado, foca na prevenção de reparos por meio de avaliações, ajustes, limpezas, verificações, identificação de falhas e outras medidas para impedir que um equipamento venha a dar defeito – consequentemente, poupando gastos.

Nesse sentido, é importante ressaltar que, para prevenir prejuízos e garantir o bom funcionamento dos dispositivos em um sistema, é aconselhável adotar a abordagem da manutenção preventiva.

Falando nisso, também é nobre destacar que as manutenções devem ser realizadas, de preferência, por uma empresa especializada. Essa prática é recomendada, pois um técnico realizará a inspeção dos componentes elétricos e hidráulicos dos equipamentos, sugerindo as ações necessárias quando apropriado.

Leia também: Manutenção preventiva de bombas de água em condomínios – Saiba como economizar tempo e dinheiro!

Por que é importante fazer a manutenção preventiva em bombas de água? Conheça 6 benefícios

É comum que algumas pessoas desconhecem a necessidade de manutenções preventivas em determinados modelos de bombas de água. No entanto, quando esses dispositivos são submetidos a condições rigorosas de uso, independentemente do modelo, torna-se crucial realizar avaliações preventivas.

realização de manutenção preventiva em uma bomba de água
É fundamental realizar a manutenção preventiva da bomba de água periodicamente para assegurar seu desempenho e alta eficiência.

Além disso, a manutenção preventiva em bombas de água é crucial por diversas razões:

6. Prevenção de falhas inesperadas

Como mencionado anteriormente, a manutenção preventiva vai ajudar a identificar potenciais problemas em equipamentos antes que causem falhas inesperadas – ou até mesmo fatais. Além disso, essa medida vai evitar que o fornecimento de água seja interrompido em um prédio ou casa, por exemplo.

5. Aumento da vida útil

As manutenções preventivas também ajudam a estender a vida útil das bombas de água, uma técnica que não apenas otimiza os investimentos a longo prazo, como também previne gastos desnecessários relacionados a substituições frequentes.

4. Eficiência energética

Bombas de água em bom estado de manutenção conseguem operar com maior eficiência energética, implicando em um menor consumo de energia para atingir a mesma produção. Em outras palavras, também ajudando a economizar eletricidade.

3. Redução de custos

Identificar precocemente os desgastes ou defeitos em peças permite a correções antes que se tornem problemas mais graves, também contribuindo para a redução de custos e despesas.

2. Manutenção de pressão e vazão

Outro ponto essencial é que a manutenção preventiva vai assegurar que as bombas de água mantenham pressão e vazão adequadas, consequentemente evitando problemas dessa natureza, como baixa pressão da água ou inadequada distribuição nos sistemas – que pode contribuir para a escassez de água no seu condomínio.

1. Confiança

Em caso de um incêndio ocorrer em seu prédio, por exemplo, enquanto este estiver com fornecimento insuficiente ou escasso de água, isso poderá resultar em uma grande catástrofe. Por isso, manter as bombas de água em ótimas condições é um ponto fundamental para aumentar a confiabilidade do sistema hidráulico.

Leia também: O que um síndico precisa saber sobre as bombas de água utilizadas em condomínios?

Como realizar a manutenção preventiva das bombas de água? Conheça as principais orientações

Como discutimos anteriormente, a operação eficiente das bombas de água é crucial para assegurar o abastecimento hídrico em edifícios, locais de trabalho e em outros espaços que frequentamos. No entanto, alcançar o desempenho ideal requer a certeza de que todos os componentes estão operando conforme o esperado.

Bomba Centrífuga Schneider Bc-91 S 1 Cv Monofásica 220v
Bomba Centrífuga Schneider BC-91, é recomendada para residências, chácaras, abastecimento predial, indústrias e agricultura. Saiba mais sobre seu uso no site do Mérito Comercial.

A manutenção preventiva surge como uma prática indispensável para garantir o funcionamento adequado das bombas. No entanto, pode ser desafiador saber por onde começar ao realizar os procedimentos básicos de manutenção. Para ajudar nesse processo, desenvolvemos um checklist com orientações fundamentais.

Lembrando que todas essas orientações são apenas pequenas observações de reparos que constituem apenas uma manutenção preventiva básica. Caso surjam problemas de maior magnitude, não hesite em encaminhar o equipamento para um profissional qualificado.

Confira os principais passos para ajudar o seu trabalho:

1. Defina o momento certo

A execução da manutenção preventiva de bombas de água demanda a consulta cuidadosa das diretrizes fornecidas pelos fabricantes originais desses dispositivos. Essa precaução é crucial para garantir a abordagem correta e eficaz durante o processo.

torneira com água saindo
Uma bomba de água representa um papel crucial no abastecimento da caixa d’água de um estabelecimento. Por isso, esses equipamentos devem ser submetidos a manutenção preventiva para antever problemas, bem como evitar desperdícios.

Nesse contexto, o bom senso desempenha um papel crucial ao determinar a frequência e o timing ideais para essas atividades de manutenção, assegurando a eficiência do processo sem comprometer a funcionalidade do sistema.

No entanto, como estamos falando de bombas de água de modo geral, é fundamental apontar que cada modelo específico conta com uma periodicidade específica. Confira:

Para garantir a eficácia da manutenção preventiva, é aconselhável realizá-la antes dos prazos estipulados para cada tipo de bomba mencionado anteriormente.

2. Segurança e cuidados extras

Antes de iniciar qualquer procedimento, é válido garantir que as bombas de água estejam completamente desligadas – uma precaução aplicável tanto durante a execução da manutenção quanto na verificação dos sistemas. Esse ponto é importante pois, o isolamento adequado se revela vital não apenas para os sistemas elétricos, mas também para os sistemas hidráulicos.

Adicionalmente, assegure-se de utilizar equipamentos de segurança, tais como capacetes, galochas, luvas, entre outros. Esses itens desempenham um papel crucial na proteção dos operadores durante as atividades de manutenção, promovendo um ambiente de trabalho seguro e eficaz.

3. Avaliação mecânica

Para iniciar, procure fazer uma avaliação visual das peças da bomba de água, verificando pontos como desgaste do dispositivo, estado da carcaça, emissão de sons, estado das tubulações, entre outros. Caso identifique algo “estranho”, está permitido proceder com a substituição das peças danificadas.

Montagem e desmontagem

3 passos simples que devem ser seguidos:

  1. Ao desmontar a motobomba, certifique-se de ter as ferramentas básicas para tal, como rolamentos e juntas, por exemplo. Também não esqueça de observar as peças com atenção;
  2. Durante a troca de todas as partes, analise cuidadosamente a carcaça da bomba em busca de mudanças ou corrosões;
  3. Por fim, confira os anéis de vedação e o selo mecânico, pois o anel evita vazamentos e o selo impede a entrada de água no motor; se estiverem danificados, substitua-os.

4. Avaliação elétrica

Durante a etapa de avaliação elétrica, examine toda a fiação conectada à bomba de água. Analise a fiação, pois, caso ela esteja danificada, há um risco sério de danos à motobomba em caso de curto-circuito.

Por fim, procure também realizar uma análise cuidadosa do contato do disjuntor, bem como de todas as outras conexões ao longo do trecho de instalação.

Leia também: Qual é a bomba submersa mais potente? Entenda como escolher a ideal para cada caso!

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *