Chafariz usa bomba submersa para dar mais pressão para água
|

Como funciona uma Bomba Submersa? Conheça os principais tipos e aplicações!

Em sua casa existe um poço ou uma cisterna? Se sim, é preciso aprender como funciona bomba submersa. Este é um equipamento versátil, eficiente para puxar e bombear água. 

Nos últimos tempos muitas cidades brasileiras estão sofrendo com a crise hídrica. Assim, investir em reservatórios é uma decisão assertiva. Porém, somente armazenar água não é suficiente. Em muitos casos, bombear de uma fonte até a caixa d’água, por exemplo, é necessário.

A bomba submersa ou bomba sapo é o produto certo para assumir essa função. Além de ser um equipamento com desempenho fora de série, é aproveitada no uso doméstico e até por grandes indústrias.

Leia também: Como escolher bombas para poço artesiano

O que é e como funciona uma bomba submersa?

A bomba submersa é uma motobomba do tipo centrífuga dotada de impulsores ligados ao eixo. Estes servem como entrada d’água, e quando giram, aumentam a pressão e impulsionam a saída do líquido com mais força.

A série de impulsores instalados na bomba submersa, são movidos por um motor de indução. E em cada um desses componentes, existe um difusor, responsável pela passagem da água e pela manutenção da pressão.

Bomba Submersa Ferrari 3spfm2/17 1 Cv Monofásica 220v

Outro componente importante nesse processo interno das bombas submersas é a válvula antirretorno. Essa peça é fundamental para manter a pressão e vazão durante o funcionamento do equipamento. Por isso, esse tipo de bomba d ‘água é tão eficaz para vencer alturas.

Um ponto importante de como funciona a bomba submersa é que ela opera dentro d’água. Desse modo, sua carenagem é produzida a partir de material super resistente. O que garante a preservação de todas as engrenagens.

Entenda um pouco mais sobre o funcionamento da bomba submersa no vídeo abaixo:

Para que serve a bomba d’água submersa?

A principal aplicação da bomba submersa é bombear água de poços artesianos. Entretanto, ela pode ser usada em outros tipos de reservatório.

De maneira geral, ela é aproveitada nas seguintes atividades:

  • Uso doméstico;
  • Em sistema de irrigação;
  • No abastecimento de prédios comerciais e residenciais;
  • Sistemas de jardinagens;
  • Sistemas de chafariz;
  • Indústrias e outros estabelecimentos.

No entanto, a bomba submersa só é indicada para bombear água limpa. Assim, se o reservatório ou fonte tiver muitas partículas sólidas, você deve utilizar outro tipo de equipamento.

Cuidados necessários com a bomba submersa

Conforme dito no tópico anterior, uma das atenções de como funciona bomba submersa, você só deve utilizá-la para puxar água sem detritos. Além disso, outros cuidados essenciais para que ela funcione sem problemas são:

  • Siga todas as instruções do fabricante com relação a instalação elétrica e hidráulica. Não faça emendas e utilize todos os acessórios indicados.
  • Para usar a motobomba submersa num poço artesiano, é fundamental ter conhecimento das dimensões da fonte. Profundidade e diâmetro influenciam na escolha da bomba.
  • A tensão deve ser adequada à rede elétrica. Então, é preciso verificar se você deve comprar um modelo monofásico ou trifásico, bem como 110v ou 220v.
  • Faça a manutenção preventiva definida no manual.
  • Use um cabo de aço para movimentar o equipamento. Nunca retire a bomba do reservatório puxando-a pelos cabos elétricos.
  • No caso de usar essa bomba em poços artesianos, use tubulação adequada. Existem tubos com filtro, que evitam a passagem de detritos, por exemplo.
  • Os fios elétricos devem ficar protegidos do sol e da chuva.
Tubo com filtro para partículas de água
Tubo com filtro

As bombas submersas têm uma espécie de sistema de refrigeração. Isso impede o aquecimento durante seu funcionamento. Entretanto, não significa que ela pode trabalhar sem água. Ou seja, é sempre necessário conferir o nível de água no reservatório.

Para usar esse tipo de motobomba numa caixa d ‘água, por exemplo, vale instalar uma boia de nível. Essa peça auxilia no disparo automático da bomba, evitando que ela trabalhe a seco.

Boia de nível automática para controlar o nível da água
Boia de Nível Automática

Confira outras dicas de como cuidar da sua bomba submersa!

Diferenças entre a bomba submersa, submersível e de superfície

Visto os principais aspectos de como funciona bomba submersa, vale conhecer outros modelos com funções semelhantes. Mas, não são o mesmo equipamento. Falamos das bombas submersível e de superfície.

A bomba submersível tem nome parecido com a submersa. No entanto, a diferença principal é que a submersa não pode ficar dentro do poço, totalmente coberta de água, por exemplo, pois opera parcialmente dentro d’água.

A bomba submersível serve para bombear líquidos com partículas sólidas. Desse modo, é utilizada em sistemas de esgotamento ou saneamento, dentre outras aplicações.

Em relação à bomba de superfície, também chamada bomba centrífuga, a diferença é que esse equipamento não trabalha dentro d’água. Ela é instalada na parte superior de um poço, e utiliza tubos para realizar a sucção de líquidos.

Esse tipo de bomba é comercializado em muitas versões. Você deve sempre se orientar pela vazão e pressão necessárias para alimentar seus reservatórios.

Melhores bombas submersas

Para fechar as orientações de como funciona a bomba submersa, vamos descobrir quais são as marcas e modelos de destaque para ajudar na sua decisão pelo equipamento ideal para as suas necessidades.

Portanto, confira nossa lista abaixo com as melhores bombas submersas.

1 – Bomba Submersa Ebara 3bps2-10, com Control Box

É um modelo de 3 polegadas, com multi estágios de funcionamento e vazão máxima de 3,8 m³/h. O control box é um sistema de segurança capaz de reforçar o aterramento do equipamento e facilita o acionamento da bomba.

Essa motobomba pode ser usada pela construção civil, agricultura, em poços artesianos e semi-artesianos e em residências.

Bomba Submersa Ebara 3bps2-10 1/2 Cv Monofásica 220v - com Control Box
Bomba Submersa Ebara 3bps2-10 1/2 Cv Monofásica 220v – com Control Box

2 – Bomba Submersa Thebe 3tsm2-22

Equipamento versátil que pode ser utilizado em muitas atividades. Suas vantagens estão nas especificações técnicas. A camisa do motor é toda em aço inox. Já o rotor e difusores são produzidos a partir de um material termoplástico.

Esse modelo da Thebe tem pressão máxima de 129 m.c.a, vazão máxima de 3,4 m³/h e opera em águas com temperatura de até 35ºC.

Bomba Submersa Thebe 3tsm2-22 3" 1,5 Cv Monofásica 220v - com Control Box
Bomba Submersa Thebe 3tsm2-22 3″ 1,5 Cv Monofásica 220v – com Control Box

3 – Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger R100

É uma motobomba repleta de inovações tecnológicas. Sua principal característica é que se alimenta de energia solar. Seu sistema é composto de um módulo solar fotovoltaico, driver e a bomba.

Ela pode trabalhar em diferentes reservatórios, lagos, nascentes, etc. Opera sem necessidade de energia elétrica. Tem vazão máxima 8.600 litros por dia, e vence altura manométrica de até 40 metros.

Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger R100 Até 8.600 Litros/dia - com Drive e Módulo Solar
Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger – com Drive e Módulo Solar

4 – Bomba Submersa Eletroplas Esub, com control box

Versão monofásica destinada para bombear água limpa. Tem o control box, e as seguintes definições técnicas: vazão máxima de 3,6 m³/h, potência de 0,5 CV, 8 estágios de funcionamento e toda carcaça em aço inox.

Bomba Submersa Eletroplas Esub 3/8 1/2 Cv Monofásica 110v - com Control Box
Bomba Submersa Eletroplas Monofásica – com Control Box

5 – Bomba Submersa Ebara BHS-222-5

É um modelo robusto. Sua tensão é trifásica, serve inclusive para processos industriais. Tem sistema de pressurização que controla a pressão do líquido durante seu funcionamento.

Sua carcaça é produzida em ferro fundido, com formatos para 6 e 8 polegadas. Na ficha técnica temos: vazão máxima de 387,1 m.c.a e pressão máxima de 2,6 m.c.a.

Bomba Submersa Ebara Bhs-222-5 1 Hp Trifásica 380v
Bomba Submersa Ebara Trifásica

Todos esses modelos de bomba submersa você encontra no site da Mérito Comercial. Para mais dicas, assine nossa newsletter.

Bombas submersa para poço em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersa em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Posts Similares

8 Comments

    1. Bom dia André!

      Agradecemos o feedback e ficamos felizes por ajudá-lo!

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  1. Bom dia !
    Tenho um poço artesiano, posso puxar água até quanto metros para uma cisterna.
    200 metros ta bom ou menos.

    1. Bom dia Gersonildo!

      Não tem limite, mas para dimensionar a bomba ideal, precisaremos entender o projeto como um todo. Vazão e pressão necessária, distancia, tubulação usada etc.
      Caso tenha interesse no dimensionamento, entre em contato diretamente com nossa equipe técnica, eles podem te ajudar.

      Fone/WhatsApp: 11 3055-7600
      Email: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  2. tenho um poco artesiano pequeno, estou usando uma bomba anauger ecco que acho muito barulhenta, pode aconselhar uma bomba mais silenciosa? grato

    1. Boa tarde sr Davi!

      O sr deve ter um poço semi artesiano, precisamos saber os dados do poço como: profundidade, diâmetro e a vazão que o poço produz para podermos calcular certinho.
      Mas considerando a bomba existente, pode ser uma de 4″ de 1/3 CV.

      Para maiores informações, entre em contato conosco diretamente.

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

  3. Tenho um mini poço de 9m com 7m de água estática de 4 polegadas de tubulação, água dinâmica de 5 m comprei uma BOMBA 2 FIOS MB 3R3PB-18 180 1 CV 127V LEAO para instalar e estou na dúvida pois estou achando muito forte para o poço de boa vasão, porém pequeno

    1. Bom dia!

      Neste caso, depende da distancia que o sr for jogar.
      Tem que calcular a distância, profundidade do poço, desnível até o trajeto final para poder ter uma avaliação precisa.

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *