|

Veja como funciona uma bomba de incêndio

Em geral as bombas de água para incêndio, também conhecidas como bombas de incêndio, exigem uma pressão mínima para funcionar normalmente. Sendo assim conectadas ao sistema de hidrantes, para maior eficiência em casos de combate a um foco de incêndio. São utilizadas em diversos tipos de locais como indústrias, locais públicos, prédios e residências.

O que é uma bomba de incêncio?

Uma bomba de incêndio é um equipamento utilizado no combate a incêndios, projetado para fornecer uma grande quantidade de água ou outros agentes extintores, como espuma ou pó químico, em alta pressão e volume.

As bombas de incêndio podem ser móveis ou estacionárias dependendo da sua utilização, mas podem ser usadas pelo corpor de bombeiros até serem armazenadas na casa de máquinas de edifícios.

Atenção com a bombâ de incêndio ideal

Jamais usar qualquer tipo de bomba para a função de bomba de incêndio.  Ela deve possuir característica específica para que apressão não seja alta ao ser aberto apenas um hidrante, e que não diminua bruscamente com a abertura de vários outros. Afinal, sua performance deve ser mais flexível.

É extremamente obrigatório saber sobre a vazão e pressão (MCA) desejados. Pois a partir destes dados, conseguiremos definir o tipo de bomba e potência em (CV). Necessitamos também saber se a rede elétrica que a bomba de incêndio será instalada é monofásica ou trifásica, alem de instalar o Quadro de Comando.

Conforme as especificações e normas a bomba de incêndio é um importantíssimo item para total eficiência em casos de combate de incêndio, essa bomba poderá ser conforme ABNT diante disso seu painel será em forma de estrela – triângulo e poderá conter bomba jockey e auxiliar com os devidos pressostatos para regulagem de start da bomba ou ambas as bombas.

Para funcionar perfeitamente a bomba de incêndio precisa da instalação de uma válvula redutora de pressão.  A Bomba pode ser elétrica ou com motor a combustão. Sendo capaz de possuir chave compensadora para que no momento em que ocorrer o desligamento da energia elétrica passar automaticamente pelo o gerador de energia.

Como funciona?

Uma bomba de incêndio funciona convertendo a energia mecânica de um motor ou outra fonte de energia em energia hidráulica para mover a água ou outro agente extintor de incêndio. A água é aspirada através de uma entrada, também conhecida como boca de sucção, e é impulsionada para fora da bomba através de uma saída de alta pressão, também conhecida como boca de descarga.

O processo de bombeamento ocorre em três etapas: sucção, compressão e descarga. Na etapa de sucção, a bomba de incêndio cria um vácuo que puxa a água da fonte para dentro da bomba. Em seguida, a água passa pela etapa de compressão, onde é pressurizada e movida para a saída de alta pressão da bomba. Por fim, na etapa de descarga, a água é expelida da bomba através de uma mangueira ou tubulação, permitindo que os bombeiros apliquem o agente extintor diretamente no fogo.

As bombas de incêndio também possuem uma série de válvulas, que são usadas para controlar o fluxo de água e a pressão durante o processo de bombeamento. Essas válvulas incluem a válvula de sucção, que regula a quantidade de água que entra na bomba, a válvula de alívio de pressão, que alivia a pressão excessiva na bomba, e a válvula de descarga, que regula a quantidade de água que é descarregada pela bomba.

As bombas de incêndio podem ser acionadas manualmente ou por meio de um motor a gasolina, diesel ou elétrico. O motor aciona a bomba de incêndio, que então aspira água ou outro agente extintor de incêndio, comprime-o e o envia através da saída de alta pressão para combater o incêndio.

Sistema de alimentação da bomba de incêndio

É necessário ter em conta que em caso de incêndio em uma edificação, a alimentação elétrica da bomba pode ser danificada pelo próprio incêndio, impedindo o seu funcionamento. Devido isso os cabos de energia elétrica devem sempre estar em locais não expostos ao risco de incêndio, como exemplo em locais subterrâneos longe do alcance do fogo.

Em nenhum momento deve ser utilizado motores de combustão a gasolina para o funcionamento de bombas de incêndio. Por apresentar menor confiabilidade, dificuldades na manutenção e controle de  rotação nominal que é requerida para o funcionamento da bomba.

Em que local devem ficar as bombas de incêndio?

As bombas devem ficar isoladas na edificação geralmente em casa de bombas, totalmente protegidas do fogo ou qualquer contato externo. A casa de bombas deve ser devidamente iluminada pelo sistema movido a baterias, sendo independente do sistema elétrico da edificação.

Bomba de Incêncio em Promoção

Este instrumento é essencial para cumprir as normas de segurança de qualquer local. Isto porque a bomba de incêndio é muito importante para combater as chamas em caso de acidentes e explosões. Deixe qualquer ambiente mais seguro instalando bombas de incêndio conforme as normas e indicações de segurança.

Posts Similares

2 Comments

  1. Gostaríamos de adquirir uma bomba de incêndio para o prédio mas estamos em dúvida em relação a vazão e pressão da água. O nosso Condomínio tem 10 andares, 32 apartamentos. Existe alguma outra informação necessária para obtermos estes números e podermos selecionar a bomba adequada para o prédio?
    Vartenis Lima Síndico – telefone 11 99232-0292

    1. Boa tarde!
      Sim, o condomínio deve ter a indicação do bombeiro solicitando a vazão e pressão que atenda o prédio. Verifica a documentação do prédio a AVCB onde consta a solicitação do bombeiro. Com essa informação e documentação, conseguimos indicar a bomba ideal.
      Veja o nosso catalogo de bomba em nosso site https://www.meritocomercial.com.br/bombas-de-agua/bombas-incendio
      Temos uma equipe técnica que pode te ajudar através do telefone 11-30557600, ou e-mail: merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *