Hoje vamos responder como aumentar a pressão da caixa d’água de uma residência ou unidade comercial. Durante o texto passaremos mais detalhes do que origina essa falta de força da água nas tubulações e indicar os equipamentos certos para resolver esse problema.
Quem tem um restaurante sabe que ter agilidade no momento de lavar os pratos e talheres faz a diferença no atendimento aos clientes. E imagine um estabelecimento desses com a água pingando nas torneiras da pia? É prejuízo na certa.
Dentro de casa temos um exemplo bem parecido: a água fraca na hora de tomar banho. Pensamos muitas vezes que o chuveiro está entupido. Nas duas situações a explicação mais provável é que a falta pressão da água. Ou seja, a água que vem da caixa d’água desce ou sobe com:

  • Menor pressão
  • Pouca velocidade
  • E vazão pequena

E antes de ir atrás respostas para pergunta como aumentar a pressão da caixa d’água, deve conferir alguns detalhes. Conhece-os a seguir.

Investigação das possíveis causas da falta de pressão em suas tubulações

Existem algumas recomendações prévias para fazer antes de sair quebrando paredes, ou até mesmo tirar sua caixa d’água do lugar. São observações simples que deve tomar para ter a certeza de qual é o real problema da distribuição de água dentro de seu estabelecimento ou residência.
Veja o check list que montamos para te ajudar:

  1. A análise do profissional – se a rede de tubulações de sua casa é complexa, ou não tem experiência em encanamentos, o correto é contratar um profissional idôneo para analisar o porquê de a água ser tão fraca nas torneiras. Os encanadores serão mais ágeis na identificação do problema, e logo vão recomendar a solução.
  2. Os vazamentos – conferir se nos tubos existem furos ou vazamento nas conexões, é um exame fácil de fazer, e em alguns casos, eles são os responsáveis pela falta de pressão.
  3. O reservatório não recebe água – será que a caixa d’água está sendo abastecida com o volume certo? É possível que a rede externa de distribuição esteja com problemas, e o reservatório não está enchendo o suficiente para mandar água para torneiras com a força necessária. Nesse caso, conferir como anda o medidor de água, por exemplo, é interessante.
  4. Regulador com problemas – se existe um regulador de pressão entre a caixa d’água e a tubulação interna do imóvel, é importante conferir se ele está intacto.

Esses são passos básicos que um bom profissional já fará de imediato. Porém, se depois dessa análise, nenhum desses forem os motivos da falta de pressão, é certo que o posicionamento da caixa d’água está comprometendo a chegada da água nas torneiras. E aí, precisará de um pressurizador para resolver isso.

Coloque um pressurizador de caixa d’água

A solução mais usada hoje para aumentar a pressão da água que abastece um local, é instalando um pressurizador na saída da caixa de água. Este equipamento lhe garantirá que a pressão das torneiras e chuveiros, fazendo que chegue ao nível desejado.

Como faço para aumentar a pressão da caixa d’água com um pressurizador?

Depois de observar pontos básicos da parte hidráulica de um imóvel, e comprovar que a falta da pressão, vazão e velocidade está no posicionamento da caixa d’água, usar uma bomba pressurizadora será a solução.
O pressurizador é um equipamento que consegue dar a força necessária para a água chegar nas torneiras. Funciona por energia elétrica ou solar, e liga automaticamente quando abrir o chuveiro, por exemplo.
Pode ser instalado em caixas d’água que na parte de baixo ou de cima da casa, e se classificam nos seguintes tipos: com pressostato, com fluxostato e com inversor de frequência. Confira como cada um desses pode ser aproveitado e qual é o melhor modelo para a sua necessidade:

  • Pressurizador com pressostato – modelo indicado para reservatórios que estão localizados na parte baixa da casa. O pressostato serve para medir a pressão da rede hidráulica. Acionando o pressurizador toda vez que essa pressão cair. Esse modelo são máquinas robustas, que conseguem dar alta vazão. Também podem ser aproveitadas em sistemas de aquecimento de água.
  • Pressurizador com fluxostato – mais comum em residências que têm a caixa d’água suspensa, mas numa altura que não favorece a pressão, volume e velocidade. Toda vez que algum ponto hidráulico da casa for ligado e a água passar a circular o pressurizar liga para aumentar a pressão da casa. É uma ótima escolha para tubulações muito antigas, que também é uma das causas da água fraca na torneira.
  • Pressurizador com inversor de frequência – formato que une qualidade dos dois outros modelos de pressurizadores. Em muitos casos esse tipo de bomba pressurizadora se combina com um vaso de expansão, o que da mais segurança a distribuição de água pela casa.

Vamos te apresentar no próximo tópico modelos eficientes dessas máquinas.

Pressurizadores que aumentam o volume, vazão e pressão

Muitos associam que por se tratar de uma espécie de bomba d’água, o pressurizador faz barulho e gasta energia. Mas, isso não é assim. fabricantes do segmento investem pesado na produção de equipamentos com ótimo aproveitamento energético e silenciosos.
Separamos aqui modelos de pressurizadores que te ajudarão na dúvida de como aumentar a pressão da caixa d’água, são eles:

  • Bomba pressurizadora Rowa Mini RW12 – desenvolvida para atender demandas de residências. Dentre suas características o destaque fica para capacidade de vazão máxima 1.800 (l/h), pressão 9 M.C.A. e tem potência de 150 Cv. Esse pressurizador da Rowa funcionará com até 2 chuveiros abertos, por exemplo.
  • Bomba pressurizadora Rowa Tango Press 20E – máquina mais robusta do que o modelo anterior. Atenderá bem até 4 pontos de água abertos simultaneamente. Sua vazão é de 4.000 (l/h), pressão 19 M.C.A e potência de 0,5 Cv.
  • Bomba pressurizadora Grundfos Scala 2 – é uma das inovações da marca, e é das mais silenciosas do segmento. Consegue atender até 8 pontos na casa, e imóveis de 3 andares.

Tanto a Rowa quanto a Grundfos têm outros modelos de pressurizadores, os apresentados tem a vantagem do custo-benefício, e claro, da eficácia.

Mais dicas de como aumentar a pressão da água

A pressão da água pode está fraca em suas torneiras por pequenos detalhes, e rapidamente podem ser resolvidos. Entenda o que pode estar acontecendo e como resolver:

  • O arejador pode estar entupido – aquela peça que fica na saída da água na torneira (arejador) normalmente acumula sujeira. Retire e limpe.
  • O bocal do chuveiro acumula detritos – da mesma forma pode acontecer com aquela “peneira” (bocal) do chuveiro. Sempre desenrosque o bocal e limpe com uma escova para retirar os resíduos que veem com a água.
  • Vaso sanitário com vazamentos – observe se o vaso sanitário está com vazamentos. Esse é um dos vilões para pressão da água numa residência. Veja se será necessário troca o reparo da descarga.

Essas são algumas das respostas de como aumentar a pressão da caixa d’água. Até a próxima!

Share:

4 Comments

  • Reinaldo de Castro, 02/07/2019 @ 16:13 Reply

    Boa tarde.
    Tenho esse tipo de problema na minha casa e gostaria de sanar.
    É possível informar o custo do equipamento Rowa Mini =- RW 12.

    • Mérito Comercial, 03/07/2019 @ 17:23 Reply

      Primeiramente agradecemos o seu contato através do nosso Blog!
      Os valores do produto variam de acordo com a voltagem e especificação em cerâmica ou bronze.
      Através do nosso site o sr consegue mais informações sobre o item e pode tirar dúvidas pelo nosso chat online.
      https://www.meritocomercial.com.br/pressurizadores#/marca-rowa
      Qualquer dúvida estamos a disposição.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  • Osmar Puperi, 02/07/2019 @ 19:35 Reply

    Boa noite, preciso pressurizar a água de lavagem de um tear!
    Preciso saber quais os dados que precisam para calcular o sistema!

    • Mérito Comercial, 05/07/2019 @ 08:42 Reply

      Sr. Osmar, obrigada por nos procurar!
      É necessário saber a vazão ( quantidade de água por hora) e pressão (percurso que a água irá fazer altura e distância)
      Acesse o link abaixo e veja alguns modelos em nosso site, qualquer dúvida, contate os nossos canais de atendimento.
      https://www.meritocomercial.com.br/pressurizadores
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *