Ilustração de pressurizador para aumentar pressão da caixa d'água.

Como aumentar a Pressão de água da Caixa D’água? Confira dicas fundamentais!

Hoje vamos responder como aumentar a pressão da caixa d’água de uma residência ou unidade comercial. Durante o texto passaremos mais detalhes do que origina essa falta de força da água nas tubulações e indicar os equipamentos certos para resolver esse problema.

Quem tem um restaurante, por exemplo, sabe que ter agilidade no momento de lavar os pratos e talheres faz a diferença no atendimento aos clientes. E imagine um estabelecimento desses com a água pingando nas torneiras da pia? É prejuízo na certa.

Dentro de casa temos um exemplo bem parecido: a água fraca na hora de tomar banho. Pensamos muitas vezes que o chuveiro está entupido. Nas duas situações a explicação mais provável é que a falta pressão da água. Ou seja, a água que vem da caixa d’água desce ou sobe com:

  • Menor pressão;
  • Pouca velocidade;
  • E vazão pequena.

E antes de ir atrás respostas para pergunta como aumentar a pressão da caixa d’água, deve conferir alguns detalhes. Conhece-os a seguir.

Investigação das possíveis causas da falta de pressão em suas tubulações

Existem algumas recomendações prévias para fazer antes de sair quebrando paredes, ou até mesmo tirar sua caixa d’água do lugar. São observações simples que deve tomar para ter a certeza de qual é o real problema da distribuição de água dentro de seu estabelecimento ou residência.
Veja o check list que montamos para te ajudar:

  1. A análise do profissional – se a rede de tubulações de sua casa é complexa, ou não tem experiência em encanamentos, o correto é contratar um profissional idôneo para analisar o porquê de a água ser tão fraca nas torneiras. Os encanadores serão mais ágeis na identificação do problema, e logo vão recomendar a solução.
  2. Os vazamentos – conferir se nos tubos existem furos ou vazamento nas conexões, é um exame fácil de fazer, e em alguns casos, eles são os responsáveis pela falta de pressão.
  3. O reservatório não recebe água – será que a caixa d’água está sendo abastecida com o volume certo? É possível que a rede externa de distribuição esteja com problemas, e o reservatório não está enchendo o suficiente para mandar água para torneiras com a força necessária. Nesse caso, conferir como anda o medidor de água, por exemplo, é interessante.
  4. Regulador com problemas – se existe um regulador de pressão entre a caixa d’água e a tubulação interna do imóvel, é importante conferir se ele está intacto.

Esses são passos básicos que um bom profissional já fará de imediato. Porém, se depois dessa análise, nenhum desses forem os motivos da falta de pressão, é certo que o posicionamento da caixa d’água está comprometendo a chegada da água nas torneiras. E aí, precisará de um pressurizador para resolver isso.

Coloque um pressurizador de caixa d’água

A solução mais usada hoje para aumentar a pressão da água que abastece um local, é instalando um pressurizador na saída da caixa de água. Este equipamento lhe garantirá que a pressão das torneiras e chuveiros, fazendo que chegue ao nível desejado.

Como faço para aumentar a pressão da caixa d’água com um pressurizador?

Depois de observar pontos básicos da parte hidráulica de um imóvel, e comprovar que a falta da pressão, vazão e velocidade está no posicionamento da caixa d’água, usar uma bomba pressurizadora será a solução.

Pressurizador de água.

O pressurizador é um equipamento que consegue dar a força necessária para a água chegar nas torneiras. Funciona por energia elétrica ou solar, e liga automaticamente quando abrir o chuveiro, por exemplo.

Pode ser instalado em caixas d’água que na parte de baixo ou de cima da casa, e se classificam nos seguintes tipos: com pressostato, com fluxostato e com inversor de frequência. Confira como cada um desses pode ser aproveitado e qual é o melhor modelo para a sua necessidade:

  • Pressurizador com pressostato – modelo indicado para reservatórios que estão localizados na parte baixa da casa. O pressostato serve para medir a pressão da rede hidráulica. Acionando o pressurizador toda vez que essa pressão cair. Esse modelo são máquinas robustas, que conseguem dar alta vazão. Também podem ser aproveitadas em sistemas de aquecimento de água.
  • Pressurizador com fluxostato – mais comum em residências que têm a caixa d’água suspensa, mas numa altura que não favorece a pressão, volume e velocidade. Toda vez que algum ponto hidráulico da casa for ligado e a água passar a circular o pressurizar liga para aumentar a pressão da casa. É uma ótima escolha para tubulações muito antigas, que também é uma das causas da água fraca na torneira.
  • Pressurizador com inversor de frequência – formato que une qualidade dos dois outros modelos de pressurizadores. Em muitos casos esse tipo de bomba pressurizadora se combina com um vaso de expansão, o que da mais segurança a distribuição de água pela casa.

Leia também: Como escolher um Pressurizador de Água Residencial?

Pressurizadores que aumentam o volume, vazão e pressão

Muitos associam que por se tratar de uma espécie de bomba d’água, o pressurizador faz barulho e gasta energia. Mas, isso não é assim. Fabricantes do segmento investem pesado na produção de equipamentos com ótimo aproveitamento energético e silenciosos.

Separamos aqui modelos de pressurizadores que te ajudarão na dúvida de como aumentar a pressão da caixa d’água, são eles:

  • Bomba pressurizadora Rowa Mini RW12 – desenvolvida para atender demandas de residências. Dentre suas características o destaque fica para capacidade de vazão máxima 1.800 (l/h), pressão 9 M.C.A. e tem potência de 150 Cv. Esse pressurizador da Rowa funcionará com até 2 chuveiros abertos, por exemplo.
  • Bomba pressurizadora Rowa Tango Press 20E – máquina mais robusta do que o modelo anterior. Atenderá bem até 4 pontos de água abertos simultaneamente. Sua vazão é de 4.000 (l/h), pressão 19 M.C.A e potência de 0,5 Cv.
  • Bomba pressurizadora Grundfos Scala 2 – é uma das inovações da marca, e é das mais silenciosas do segmento. Consegue atender até 8 pontos na casa, e imóveis de 3 andares.

Tanto a Rowa quanto a Grundfos têm outros modelos como os pressurizadores lorenzetti, os apresentados tem a vantagem do custo-benefício, e claro, da eficácia.

Qual a diferença de um pressurizador simples para um com tanque de pressão:

Mais dicas de como aumentar a pressão da água

A pressão da água pode está fraca em suas torneiras por pequenos detalhes, e rapidamente podem ser resolvidos. Entenda o que pode estar acontecendo e como resolver:

  • O arejador pode estar entupido – aquela peça que fica na saída da água na torneira (arejador) normalmente acumula sujeira. Retire e limpe.
  • O bocal do chuveiro acumula detritos – da mesma forma pode acontecer com aquela “peneira” (bocal) do chuveiro. Sempre desenrosque o bocal e limpe com uma escova para retirar os resíduos que veem com a água.
  • Vaso sanitário com vazamentos – observe se o vaso sanitário está com vazamentos. Esse é um dos vilões para pressão da água numa residência. Veja se será necessário troca o reparo da descarga.

Essas são algumas das respostas de como aumentar a pressão da caixa d’água. Até a próxima!

Melhores marcas de pressurizadores

Outro ponto importante de como escolher um pressurizador é conhecendo os principais fabricantes e seus modelos mais eficientes. Confira abaixo o destaque desse tipo de equipamento.

1 – Syllent Aqquant

A Syllent Aqquant é uma marca que desenvolve diferentes pressurizadores. Porém, a linha RP42 é uma que oferece equipamentos adequados para operar com aquecedores. É um aparelho com fluxostato, com vazão máxima de 94 L/m para 6 mca. Serve para pressurizar rede com até 6 pontos.

Conheça o Pressurizador Syllent Rp42m050-120/ap 0,5 Cv Monofásico 220v – Vídeo de Unboxing e Review:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Syllent Rp42m050-220/ap 1/2 Cv Monofásico 220v com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores Pressurizador Syllent:

2 – Komeco

Os pressurizadores Komeco são dispositivos projetados para otimizar o desempenho de sistemas de água, proporcionando maior pressão em torneiras, chuveiros e outros pontos de uso. Esses equipamentos são especialmente úteis em residências ou edifícios onde a pressão da água é inadequada, garantindo um fluxo mais eficiente e satisfatório.

Os pressurizadores Komeco são conhecidos por sua durabilidade e eficiência, oferecendo soluções confiáveis para melhorar a experiência do usuário em relação ao abastecimento de água. Além disso, são projetados com tecnologia que visa o baixo consumo de energia, contribuindo para a eficiência energética do sistema.

Confira nosso vídeo de reviews sobre o Pressurizador de Água Komeco Tp 825 G2 1/2 Cv Até 2 Banheiros:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador de Água Komeco Tp 825 G2 1/2 Cv 127/220v – Até 2 Banheiros com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores Komeco:

3 – Grundfos

O pressurizador Grundfos Scala1 3-45 é uma bomba de pressurização autoferrante compacta totalmente integrada para uso doméstico. É uma unidade completa, incorporando bomba, motor, depósito de diafragma, controlador de pressão e caudal, e válvula de retenção.

O Scala1 3-45 é projetado para uso residencial, com o objetivo de realizar todas as aplicações de abastecimento de água. Pode ser usado para fornecer água potável, irrigação, drenagem e outras aplicações.

Conheça o melhor Pressurizador de Água para uma residência, o Grundfos Scala1 3-45:

Na Mérito Comercial você encontra Presurizador Grundfos Scala1 3-45 1,10 Cv Monofásico 230v – com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Grundfos:

4 – Schneider

O pressurizador Schneider é a solução para melhorar o funcionamento da pressão para a saída dos líquidos, ideal para as zonas residenciais, industriais e comerciais com pouca vazão de água.

Além de ótimo rendimento, o pressurizador Schneider também possui um pequeno consumo de energia elétrica – assim, é possível solucionar os problemas com a água, mas sem pesar na conta de energia no final do mês.

Pressurizador Schneider Sp-12c 1/2cv 220v – Vídeo completo – Unboxing e Review:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Schneider Sp-12c 1/2cv 220v com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Schneider:

5 – Jacuzzi

O Pressurizador Jacuzzi Acquahouse representa a solução ideal para redes hidráulicas em residências ou pequenos estabelecimentos. Projetado com precisão técnica e eficiência, este dispositivo atende às demandas de pressurização com notável desempenho.

Conheça o Pressurizador Acquahouse da Jacuzzi, para 6 Banheiros:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Jacuzzi Acquahouse 4-20 220v (1aqh6) com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Jacuzzi:

Pressurizadores de Água

O pressurizador de água é composto por uma eletrobomba silenciosa e um controlador automático que aciona o ponto de consumo. A utilização de um pressurizador de água é indicada para regiões, casas e apartamentos com escassez de água potável e, também, para lugares com pouca altura para a caixa d’água ou para a cisterna.

As principais marcas de pressurizador de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Grundfos, Komeco, Syllent Aqquant, Rowa, Lorenzetti e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Conheça também nossas ofertas de bombas d’água.

Posts Similares

12 Comments

  1. Boa tarde.
    Tenho esse tipo de problema na minha casa e gostaria de sanar.
    É possível informar o custo do equipamento Rowa Mini =- RW 12.

  2. Boa noite, preciso pressurizar a água de lavagem de um tear!
    Preciso saber quais os dados que precisam para calcular o sistema!

  3. Qual bomba me indica , água da rua acaba assim uso somente da caixa a qual qdo a água chega a metade para de sair água na casa

    O q me indica ??

    1. Bom dia, Adriana!

      Nesse caso será necessário dimensionamento técnico, favor entrar em contato diretamente com nossa equipe de especialistas para verificar qual produto ira melhor te atender , segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  4. Água de minha residência tem pouca vazão em todas torneiras e chuveiros, como não é possível trocar tudo pois a maior parte dos canos ficam em laje ou parede, preciso saber como colocar um pressurizador eficiente na minha residência, a água é abastecida por poço particular.

    1. Terezinha, boa tarde!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe técnica de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  5. BOA TARDE, Tenho uma caixa d’água modelo taça, ela fica acima do nível do telhado, porém a pressão da água nas torneiras é fraca, como eu faço pra mudar essa situação?

    1. Boa tarde!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  6. Oi, a pressao da água é o volume e bem fraco… mas isso vem desde a água da rua.. aqui todos compram máquina para lavar o quintal, pois é demorado demais só com a mangueira… a água é muito fraca. Apesar de ter trocado a caixa d’água e alguns canos… creio que como a casa é mais antiga os canos tb sejam… e estão todos na Lage e dentro das paredes. Que aparelho posso comprar para aumentar a pressao e o volume de água. Não há falta de água onde moro, e a caixa d’água é grande.

    1. Bom dia Tatiane!

      Nesse caso aconselhamos o uso de pressurizadores, para indicarmos o modelo que melhor te atende, entre em contato conosco diretamente.

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *