Quais são os tipos de bombas submersas?
|

Quais são os tipos de bombas submersas?

As bombas submersas desempenham um papel crucial no fornecimento de água em diversas instalações, como residências, hospitais, indústrias e estabelecimentos comerciais. No entanto, é importante destacar que nem sempre um único modelo de bomba submersa atende a todas as necessidades. É por isso que o mercado oferece uma variedade de tipos de bombas submersas, cada um projetado para atender às demandas específicas dos usuários. Conheça aqui alguns dos principais!

Um fato inegável é que as bombas submersas desempenham um papel vital em uma variedade de aplicações. Mas todas elas têm um ponto em comum: são essenciais para bombear água para casas, indústrias e outros lugares.

Seja para lidar com água limpa, águas residuais ou situações específicas, as bombas submersas são capazes de oferecer soluções eficazes para o transporte de líquidos em ambientes submersos.

Neste post, vamos apresentar mais detalhes sobre a bomba submersas, suas principais funcionalidades e, principalmente, exemplificar alguns dos principais tipos do modelo disponíveis no mercado.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é uma bomba submersa

De maneira geral, a bomba submersa é um tipo de motobomba de água centrífuga que apresenta impulsores conectados ao seu eixo. Estes impulsores desempenham um papel que ajudam a funcionar para a entrada de água. Quando os impulsores giram, eles aumentam a pressão interna, resultando no impulsionamento do líquido com maior força para fora.

Bomba Submersa Ebara 3bps2-22 1,5 Cv Monofásica 220v - 2 Fios
Bomba Submersa Ebara 3BPS, é ideal para captação de água potável em poços com diâmetro mínimo de 3 polegadas, abastecimento de residências, chácaras, sítios e indústrias, irrigação e rebaixamento do lençol freático.

Esses impulsores são movidos por um motor de indução e cada um deles é equipado com um difusor, responsável por guiar a água e manter a pressão interna. Além desse elemento, a bomba submersa é equipada com uma válvula antirretorno de extrema importância, pois ela garante a manutenção da pressão e do fluxo de água, especialmente quando a bomba precisa superar elevações ou alturas.

O aspecto essencial desse tipo de bomba é que ela opera completamente submersa na água, sendo construída com materiais altamente resistentes que garantem a durabilidade e a proteção de todos os componentes internos. Isso faz da bomba submersa uma solução altamente eficaz em diversas aplicações, pois ela é capaz de manter a pressão e o fluxo mesmo em condições desafiadoras.

água saindo de torneira de jardim
É fundamental, no entanto, ressaltar que as bombas submersas são adequadas apenas para o bombeamento de água limpa.

A bomba submersível é particularmente indicada para a coleta de amostras de águas subterrâneas e é ideal para situações de drenagem, especialmente em locais com sedimentos como lama, fibras e partículas abrasivas.

Ela também se destaca em aplicações relacionadas a esgoto, efluentes, águas servidas, drenagem de subsolos, garagens e valas. Além disso, é uma escolha eficaz para o rebaixamento do lençol freático, seja em situações temporárias ou durante a realização de obras, conforme recomendado por especialistas na área.

Veja também qual a diferença entre uma bomba submersa e submersível em nosso vídeo:

Funcionalidades da bomba submersa

Sem sombra de dúvidas, a principal função da bomba submersa é a extração de água de poços artesianos, embora seu uso não esteja limitado a essa aplicação específica. Esta bomba é notavelmente versátil e pode ser empregada em uma variedade de reservatórios.

gota de água zoom
O aspecto essencial desse tipo de bomba é que ela opera completamente submersa na água, sendo construída com materiais altamente resistentes que garantem a durabilidade e a proteção de todos os componentes internos.

Porém, devemos ressaltar que elas podem ser empregadas em diversas atividades, incluindo o uso doméstico, sistemas de irrigação, abastecimento de edifícios comerciais e residenciais, sistemas de jardinagem, funcionamento de chafarizes, além de serem utilizadas em indústrias e outros tipos de estabelecimentos.

Existem vários modelos disponíveis no mercado, cada um com diferentes capacidades de vazão e pressão, sendo capazes de atingir alturas de até 60 metros de coluna de água.

Leia também: Qual a vida útil de uma bomba submersa? Descubra como prolongar a vida útil!

Quais os tipos de bombas submersas?

Existem diversos tipos de bombas submersas projetadas para diferentes aplicações e necessidades, dentre as quais destacam-se:

  • Bomba submersa para água limpa: Essas bombas desse tipo são projetadas para lidar com água limpa ou ligeiramente contaminada. São utilizadas, por exemplo, em situações como drenagem de porões, poços de água e abastecimento de água em residências.
  • Bomba submersa para esgoto: Já os dispositivos para esgoto são projetados para lidar com águas sujas, seja de esgoto (como o nome já deixa claro) e resíduos sólidos. São frequentemente utilizadas para o tratamento de águas residuais.
  • Bomba submersa para águas pluviais: Utilizadas para drenagem de águas pluviais, geralmente em áreas propensas a inundações. São essenciais em garagens subterrâneas e subsolos.
  • Bomba submersa para água de poço profundo: Projetadas para puxar água de poços profundos, esses dispositivos são comuns em sistemas de abastecimento de água rural e irrigação.
  • Bomba submersa de poço profundo para água limpa: Semelhantes às bombas de poço profundo, mas projetadas para água limpa em poços profundos. São usadas em sistemas de abastecimento de água potável.
  • Bomba submersa de esgoto em trituração: Além de lidar com águas residuais, essas bombas possuem um mecanismo de trituração que ajuda a moer resíduos sólidos antes de bombeá-los. São úteis em sistemas onde há risco de entupimento.
  • Bomba submersa de poço solar: Projetadas para operar com energia solar, são usadas em poços para fornecer água em áreas remotas onde o acesso à eletricidade é limitado.
  • Bomba submersa de efluentes: Usadas para bombear águas residuais, incluindo águas cinzentas provenientes de chuveiros, máquinas de lavar e pias. São comuns em sistemas sépticos residenciais.

Leia também: Qual é a bomba submersa mais potente? Entenda como escolher a ideal para cada caso!

Bombas submersa para poço em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersa em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *