Você sabe por que usar uma bomba solar é tido como consumo consciente? Essa inovação tecnológica além de reduzir custos, contribui para preservar o meio ambiente. Descubra mais!

Atualmente, muitas pessoas e empresas buscam meios para não esgotar os recursos naturais. Desse modo, investir em equipamentos de energia limpa, por exemplo, é uma ação que vem crescendo e esse é o principal motivo de usar uma bomba solar, mas não o único!

Só para ilustrar, uma matéria publicada na Epóca Negócios, apontava no ano de 2020 um crescimento do aproveitamento da energia solar. Sobretudo, quando comparada com outras fontes energéticas, tal como a hidráulica.

E as bombas solares passam a ser uma excelente opção, uma vez que além da economia de energia, são equipamentos com bom preço e vantagens incríveis que vamos ver neste artigo.

Leia também: Bomba solar, o que é e como funciona?

Por que usar bomba solar ajuda o meio ambiente?

As bombas solares funcionam sem a necessidade de energia elétrica. Sendo assim, exige menos do sistema de distribuição pública de eletricidade. Isso é relevante, principalmente, se o município utilizar energia oriunda de usinas termoelétricas.

De maneira geral, esse tipo de fonte energética provém da queima de combustíveis fósseis. Esses são poluentes, e responsáveis por um alto envio de dióxido de carbono para a atmosfera.

No caso da bomba solar, seu acionamento ocorre por meio da energia solar, fonte renovável e limpa. Ou seja, disponível em abundância e não causa danos à natureza.

Tampouco é necessário utilização de baterias ou geradores.

Em relação a sua manutenção, tem custo baixo e não será preciso substituir os componentes constantemente. Os módulos solares, por exemplo, resistem durante décadas.

Já as bombas são fabricadas a partir de matérias-primas de grande durabilidade. Havendo precisão de descarte, boa parte das marcas oferecem o serviço de logística reversa.

Bomba solar e seu funcionamento

Para entender por que usar bomba solar é uma atitude consciente, vale conhecer o funcionamento de seu sistema.

Primeiramente, além da motobomba, existem outros elementos, são eles:

  • Painel ou placa fotovoltaica – é responsável pela captação dos raios solares; enviar a carga para o drive ou conversor que transforma a energia solar em eletricidade.
  • Drive – é o aparelho que fica próximo a bomba e transmite a energia carregada.
  • Parte hidráulica – são tubos utilizados para o transporte da água. Devem atender às especificidades da motobomba.
  • Cabeamento – também são partes importantes do sistema, pois fazem a conexão entre o painel fotovoltaico, drive e bomba.

A bomba solar é posicionada no reservatório fonte, que pode ser um poço artesiano, cisterna, rio, caixa d’água, etc.

Ao ser acionada, leva a água com vazão e pressão apropriada para vencer os obstáculos no terreno.

Painéis solares para bomba solar

Qual o valor do sistema de bombeamento solar?

Outro motivo importante do por que usar bomba solar é uma ação sustentável, está relacionada ao seu custo de instalação e manutenção.

Atualmente, um kit bomba solar é encontrado a partir de R$6.400,00. Somado a esse custo, estarão os tubos e cabos, além do serviço de montagem.

Toda parte de implantação do sistema varia de 10 a 30 mil reais.

Entretanto, tudo depende das dimensões do lugar. Numa residência na área urbana, por exemplo, o valor pode ser mínimo. Já numa chácara ou fazenda, esse custo pode ser mais alto.

A recomendação é contar com um profissional em todo processo, desde a elaboração do projeto até o momento de acionamento do sistema. Bem como para escolher o melhor tipo de bomba solar para a sua necessidade.

Saiba mais sobre cada um deles.

Tipos de bomba solar

Conhecendo os modelos desse tipo de equipamento, também fica mais fácil entender por que usar bomba solar.

No mercado você encontra:

1 – Bomba submersa solar

Popularmente conhecida como bomba palito, a submersa é o modelo indicado para poços com água limpa e de diâmetros mais reduzidos. Tem um excelente desempenho, sobretudo de vazão e pressão.

2 – Bomba superfície solar

É fabricada em diferentes modelos, e como seu nome indica, não pode submergir dentro de um poço, por exemplo.

A motobomba de superfície solar fica num ponto fixo, normalmente uma casinha, e se conecta com painéis solares de todos os formatos.

3 – Bomba submersível solar

É também nomeada de bomba sapo. Tem muitas aplicações, mas uma de suas vantagens é conseguir transportar líquidos com pequenas partículas sólidas.

Os fabricantes desses tipos de bombas solares desenvolvem muitas linhas. Isso favorece aos consumidores, que encontram equipamentos específicos para usar em casa ou numa indústria.

Como calcular a bomba solar ideal?

Para escolher o melhor tipo de bomba solar é preciso calcular a vazão de água necessária para sua propriedade. Para isso você precisa conhecer alguns aspectos, dentre eles:

  • Vazão do poço e seu nível estático (se vai puxar água deste tipo de fonte);
  • Pressão da rede de abastecimento;
  • Altura Manométrica;
  • Distância do reservatório de origem até o destino final.

Obtendo esses parâmetros você chegará ao modelo certo de bomba solar. 

Porém, algumas dessas informações você tem com o profissional que realiza o serviço. Esse é o caso da vazão do poço. A empresa que faz a perfuração deve repassar esse dado, e você procura um equipamento que atenda a especificidade técnica.

Benefícios de usar bombas solares

Você pode observar alguns pontos que explicam por que usar bomba solar é uma postura consciente perante o meio ambiente. E soma-se a elas as seguintes vantagens:

  1. Independência elétrica – o sistema de bombeamento solar não para se falta energia na região. A água continua a ser bombeada sem o risco de secar a caixa d’água ou parar as máquinas de irrigação, por exemplo.
  2. Urbano e rural – o equipamento pode ser usado em condomínios na área urbana ou em propriedades agrícolas no campo. Decerto, o que orienta sua utilização é a incidência do sol.
  3. Potencializa a produtividade – como não há gastos com o consumo de energia, o estabelecimento pode aumentar o tempo de produção de uma máquina.
  4. Bombeamento de água todos os dias – a bomba solar pode ser acionada diariamente. O fornecimento de água para apartamentos de um condomínio pode acontecer tranquilamente, sem interrupções por falta de energia.
  5. Energia limpa – as bombas solares não são alimentadas por fontes originárias de combustíveis fósseis, por exemplo. Não contribui para o desgaste da atmosfera.

Portanto, vale muito a pena investir nesse tipo de equipamento. Se você ainda não conhece os principais modelos e marcas de bomba solar disponíveis no mercado, visite agora o site da Mérito Comercial.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

4 Comments

  • Leandro, 27/04/2018 @ 11:53 Reply

    Boa tarde! Gostaria de saber se vocês trabalham com bomba submersa para porço Artesiano com profundidade de 160 metros

    • Merito Comercial, 08/08/2018 @ 16:44 Reply

      Sr Leandro, boa tarde!
      Trabalhamos sim com essa bomba, mas antes de indicar uma adequada para o senhor, precisamos de algumas informações importantes, como por exemplo: Se a instalação é nova ou substituição?, se a instalação for nova, o senhor sabe informar se a empresa que perfurou o poço, indicou um modelo?. Se for substituição, qual modelo estava instalado ?.
      Caso o senhor não saiba o modelo, precisamos de um laudo do poço que é fornecido pela empresa que perfurou, onde encontramos tais informações: vazão do poço, diâmetro do poço, profundidade do poço e instalação da bomba, nível dinâmico e estático, diâmetro da tubulação de recalque, tipo de material do tubo ( se é novo ou velho), vazão e pressão de trabalho. E fora do poço desnível geométrico do terreno, distancia total até o reservatório.
      Com essas informações conseguimos descobrir o modelo e quantas placas solares teriam que ser necessárias para trocar essa bomba ou indicar uma para o senhor.
      Caso prefira temos suporte capacitado para atender o senhor. O contato pode ser feito por telefone 11-30557600, ou por e-mail: merito@meritcomercial.com.br
      Caso prefira, temos suporte técnico capacitado para atender o senhor.
      O contato pode ser feito por telefone 11-30557600, ou por e-mail: merito@meritcomercial.com.br

  • MarcosVinícius, 28/08/2018 @ 16:44 Reply

    Quantos litros por hora essa bomba solar corresponde
    Preciso de uma bomba que me atenderia 250 mil em 24 horas

    • Mérito Comercial, 26/09/2018 @ 08:55 Reply

      Sr Marcos, bom dia!
      Conforme sua pergunta, estamos lhe enviando por e-mail a seleção de curva, do sistema solar Schneider, porém a vazão de 250 m3 é uma vazão considerada alta para o sistema solar. Para melhor atender é necessário mais informação referente sua pressão de trabalho, ou seja MCA. Segue anexo a tabela de seleção.
      O senhor pode melhor se informar pelo site da Mérito ou da própria Schneider.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.