Descobrir como funciona bomba solar é ideal para você que quer economizar energia. Esse também é um equipamento voltado para práticas sustentáveis, e que visa equilíbrio com o meio ambiente.

Irrigar hectares de um plantio é ação que encara dois pontos importantes: o transporte de água doce e limpa para o cultivo e o custo energético necessário para acionar máquinas e equipamentos.

A bomba solar é a solução para esses aspectos. Ela consegue bombear líquidos de maneira eficiente, além de utilizar os raios solares em seu funcionamento. Entenda neste conteúdo como funciona a bomba solar e todas as suas utilidades.

O que é bomba de água solar?

A bomba solar é um modelo destinado a bombear água, e que além de sua estrutura com motor e rotor, tem um módulo solar (que gera energia para o equipamento).

Como funciona a bomba de água solar?

A sua principal diferença para outros formatos de bombas d’água é a fonte de energia, e seu funcionamento se caracteriza assim:

  1. A placa fotovoltaica capta os raios solares;
  2. Um drive solar converte-os em eletricidade, na tensão ideal para o equipamento. O drive é utilizado em modelos de bombas submersas, próprias para bombear águas de poço.
  3. A bomba é acionada, e pode ficar em operação durante o tempo necessário para completar a atividade.

Durante o funcionamento do equipamento, em nenhum momento é necessário ligá-lo à rede de fornecimento elétrico, ou a baterias.

Em relação a aplicação das bombas solares, ela é bem versátil. 

Você pode utilizar em propriedades rurais, ou numa residência. Entretanto, a recomendação é escolher um modelo adequado à demanda que necessita.

Como escolher a bomba solar?

É necessário definir alguns critérios técnicos antes de escolher a melhor bomba solar, são eles:

  • Vazão máxima – trata-se da quantidade de litros/dia que o equipamento deve bombear.
  • Altura manométrica máxima – aqui é a elevação máxima que a bomba solar deve vencer para bombear água até uma caixa d’água, por exemplo.
  • Profundidade do reservatório – esse ponto se refere a modelos destinados a puxar água de poços artesianos. Dependendo da profundidade desse tipo de reservatório, existe um equipamento ideal.
  • Desempenho – verificar o quanto de energia elétrica o módulo solar é capaz de gerar é outro aspecto essencial.
  • Tipo – como você verá adiante, existem bombas solares submersas, submersíveis e de superfície. Cada uma tem destinação específica e serve para potencializar determinada atividade.

Além desses tópicos, o processo de como funciona bomba solar e sua escolha, tem na instalação etapa relevante. 

Se o equipamento vai compor um sistema de bombeamento solar, por exemplo, é necessário considerar todas especificações técnicas para que tudo funcione plenamente.

Aprenda mais sobre altura manométrica!

O que é e quanto custa um sistema de bombeamento solar?

É o sistema que compõe a bomba solar, o drive, a placa fotovoltaica, cabos e tubos hidráulicos, é dimensionado de acordo com a atividade que o equipamento vai realizar.

Desse modo, se você vai projetar um sistema de bombeamento solar para irrigação, por exemplo, é preciso considerar a distância do reservatório de água até as máquinas que molham o plantio.

Por outro lado, esse sistema também varia de acordo com o tipo de bomba solar. Os acessórios utilizados para instalar uma motobomba submersa, diferem se for usar uma bomba centrífuga de superfície.

E esses aspectos influenciam no custo de montagem de um sistema de bombeamento solar. No cálculo do gasto total você vai considerar:

  • Elaboração do projeto;
  • Tecnologia da bomba solar;
  • Tubos e conexões hidráulicas;
  • Cabeamento;
  • Montagem e instalação dos equipamentos.

Dependendo do tamanho do sistema, esse valor pode variar de R$10 mil a R$30 mil.

Como instalar bomba de energia solar?

A instalação da bomba solar é dividida nas seguintes etapas:

1 – Hidráulica

Aqui você observa as orientações do manual, sobretudo no quesito tubo e conexões. Caso você escolha o modelo de bomba submersa solar, questões como nível estático, devem ser consideradas.

2 – Instalação e Montagem do Módulo

Fundamental para o sistema de bombeamento solar, pois você deve escolher uma parte da propriedade que receba bastante luz do sol.

Normalmente, a face de exposição dos painéis fotovoltaicos ficam voltados para o norte. Entretanto, dependendo do estado que você more, o diferencial é montar o módulo numa angulação adequada.

Porém, não se recomenda instalar o equipamento num ângulo menor que 15º. Tudo isso deve ser pensado no projeto prévio, que um profissional experiente pode elaborar.

3 – Posicionamento no telhado

Caso o módulo solar seja instalado na parte de cima do imóvel, observe:

  • A ventilação, pois o equipamento não pode sofrer aquecimento;
  • A estrutura do telhado, sobretudo nos pontos de fixação, para que o painel não solte durante uma tempestade, por exemplo;
  • O módulo não pode ter contato com outros metais.

4 – Cabeamento

A bomba solar vem com seus fios e cabos. Contudo, se precisar estender, utilize cabeamento adequado. Também é fundamental verificar os conectores no painel fotovoltaico.

5 – Aterramento

É uma medida de segurança que evita incidentes, principalmente se no sistema de bombeamento solar tiver uma peça de metal exposta.

6 – Instalação do Drive Solar

O drive é equipamento presente nos modelos de bombas solares submersas. Ele deve ficar o mais próximo possível do aparelho, ser bem fixados e protegidos.

Saiba mais: Como cuidar da bomba submersa!

Telhado com painel solar

7 Vantagens da bomba solar

Além de conhecer como funciona bomba solar, conhecer os benefícios de sua utilização é importante antes de optar por esse equipamento, veja os principais:

  1. Esse é um equipamento com muitas aplicações. Não são apenas as propriedades rurais que podem utilizá-lo. Em áreas urbanas a bomba solar também é usada.
  2. Usa fonte renovável de energia, ou seja, não causa impacto ao meio ambiente. Postura necessária para marcas e empresas que têm compromisso sócio-ambiental.
  3. Tem baixo custo de manutenção. Depois de instalado o sistema de bombeamento solar, você fará apenas limpezas periódicas nos módulos e conferir como está a situação dos tubos e cabeamento.
  4. A bomba solar funciona independente da rede elétrica. Desse modo, mesmo que ocorra interrupção da concessionária de energia, o equipamento não para de funcionar.
  5. Os componentes do sistema tem longa vida útil. O módulo, por exemplo, dura aproximadamente 25 anos.
  6. Redução na conta de energia. Esse é um benefício dos melhores, sobretudo para estabelecimentos comerciais ou residências com muitas pessoas.
  7. Investimento inicial baixo, e com retorno em curto-prazo.

5 modelos de bombas solares

Agora que você já sabe como funciona a bomba solar e quais são os principais benefícios de optar por esse equipamento, vale conhecer os principais fabricantes e seus melhores modelos, confira a lista abaixo.

1 – Bomba Submersa Solar Anauger

O modelo P100 é indicado para poços de até 6 polegadas, com 40 metros de profundidade. Atende vazão máxima de até 8.600 litros/dia.

Bomba Anauger Solar e Módulo de Painel Solar
Bomba Anauger Solar

2 – Bomba Submersa Solar Ebara

A linha Écaros da Ebara tem formatos de bombas solares que atendem a diferentes vazões e pressão.

Bomba Submersa Solar Ebara
Bomba Submersa Solar Ebara

3 – Bomba Periférica Solar Thebe

O formato de B-10 ci Solar 560 w é uma bomba solar para superfície. Pode ser usada em propriedades rurais, condomínios e residências. Tem conectores que podem ser instalados diretamente nos módulos solares. Serve para demandas de vazão máxima de 4,7 m³/h.

Bomba Periférica Solar Thebe
Bomba Periférica Solar Thebe

4 – Bomba Autoaspirante Solar Thebe

A bomba autoaspirante solar é uma novidade entre as bombas solares. Tem excelente desempenho, e é indicada para áreas de baixa pressão, ou residências que sofrem com o abastecimento público.

Bomba Autoaspirante Thebe
Bomba Autoaspirante Thebe

5 – Bomba Vibratória para Poço Anauger

A bomba submersível solar Ecco 300 W da Anauger é versátil, pode ser utilizada em poços, cisternas e outros reservatórios.

Bomba Vibratória para Poço Anauger Ecco Monofásica
Bomba Vibratória para Poço Anauger

Para conhecer esses e outros modelos de bombas solares, visite o site da Mérito Comercial.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.