Ilustração de bomba solar e painel solar.
|

Bomba Solar: o que é, como funciona e principais modelos!

Descobrir como funciona bomba solar é ideal para você que quer economizar energia. Esse também é um equipamento voltado para práticas sustentáveis, e que visa equilíbrio com o meio ambiente.

Irrigar hectares de um plantio é ação que encara dois pontos importantes: o transporte de água doce e limpa para o cultivo e o custo energético necessário para acionar máquinas e equipamentos.

A bomba solar é a solução para esses aspectos. Ela consegue bombear líquidos de maneira eficiente, além de utilizar os raios solares em seu funcionamento. Entenda neste conteúdo como funciona a bomba solar e todas as suas utilidades.

O que é bomba de água solar?

Uma bomba solar é uma peça chave em sistemas que usam energia solar para puxar água de lugares como poços ou reservatórios sem precisar de eletricidade convencional, ou baterias. Funciona graças à energia do sol captada por painéis solares, que transformam luz solar em energia elétrica, acionando a bomba.

Existem dois tipos principais: as submersas, que ficam dentro da água para levá-la para cima, e as de superfície, que ficam fora da água e a transportam para onde for necessário.

Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps Ce/11 580w 72v com 2 Painéis 340w

A escolha da bomba solar certa depende do que você precisa, como a distância e profundidade do bombeamento e a qualidade da bomba, incluindo coisas como tipo de lubrificação, materiais (aço inox é top), e motor (os sem escovas são os melhores).

As bombas solares são super úteis em vários cenários, como na agricultura, abastecimento de água para casas e comunidades, e até em processos de limpeza da água. São uma maneira econômica e ecológica de levar água para lugares remotos ou sem fácil acesso à eletricidade, ajudando a economizar energia e promovendo o uso de fontes renováveis.

Como funciona a bomba de água solar?

A sua principal diferença para outros formatos de bombas d’água é a fonte de energia, e seu funcionamento se caracteriza assim:

  1. A placa fotovoltaica capta os raios solares;
  2. Um drive solar converte-os em eletricidade, na tensão ideal para o equipamento. O drive é utilizado em modelos de bombas submersas, próprias para bombear águas de poço.
  3. A bomba é acionada, e pode ficar em operação durante o tempo necessário para completar a atividade.

Durante o funcionamento do equipamento, em nenhum momento é necessário ligá-lo à rede de fornecimento elétrico, ou a baterias. Em relação a aplicação das bombas solares, ela é bem versátil. 

Você pode utilizar em propriedades rurais, ou numa residência. Entretanto, a recomendação é escolher um modelo adequado à demanda que necessita.

Recentemente publicamos um vídeo explicando em detalhes o processo de funcionamento de uma bomba de água solar, confira:

Como escolher a bomba solar?

É necessário definir alguns critérios técnicos antes de escolher a melhor bomba solar, são eles:

  • Vazão máxima – trata-se da quantidade de litros/dia que o equipamento deve bombear.
  • Altura manométrica máxima – aqui é a elevação máxima que a bomba solar deve vencer para bombear água até uma caixa d’água, por exemplo.
  • Profundidade do reservatório – esse ponto se refere a modelos destinados a puxar água de poços artesianos. Dependendo da profundidade desse tipo de reservatório, existe um equipamento ideal.
  • Desempenho – verificar o quanto de energia elétrica o módulo solar é capaz de gerar é outro aspecto essencial.
  • Tipo – como você verá adiante, existem bombas solares submersas, submersíveis e de superfície. Cada uma tem destinação específica e serve para potencializar determinada atividade.

Além desses tópicos, o processo de como funciona bomba solar e sua escolha, tem na instalação etapa relevante. 

Se o equipamento vai compor um sistema de bombeamento solar, por exemplo, é necessário considerar todas especificações técnicas para que tudo funcione plenamente.

Para complementar este tópico, indicamos que assista nosso vídeo com dicas sobre como dimensionar um a bomba solar para o seu projeto, confira:

O que é e quanto custa um sistema de bombeamento solar?

É o sistema que compõe a bomba solar, o drive, a placa fotovoltaica, cabos e tubos hidráulicos, é dimensionado de acordo com a atividade que o equipamento vai realizar.

Desse modo, se você vai projetar um sistema de bombeamento solar para irrigação, por exemplo, é preciso considerar a distância do reservatório de água até as máquinas que molham o plantio.

Por outro lado, esse sistema também varia de acordo com o tipo de bomba solar. Os acessórios utilizados para instalar uma motobomba submersa, diferem se for usar uma bomba centrífuga de superfície.

E esses aspectos influenciam no custo de montagem de um sistema de bombeamento solar. No cálculo do gasto total você vai considerar:

  • Elaboração do projeto;
  • Tecnologia da bomba solar;
  • Tubos e conexões hidráulicas;
  • Cabeamento;
  • Montagem e instalação dos equipamentos.

Dependendo do tamanho do sistema, esse valor pode variar de R$10 mil a R$30 mil.

Como instalar bomba de energia solar?

Para fazer a instalação correta da bomba solar, indicamos que procure ajuda de um profissional, garantindo que você escolha o produto correto e obtenha o melhor desempenho e sobre tudo o melhor custo-benefício para a sua necessidade.

A instalação da bomba solar é dividida nas seguintes etapas:

1. Hidráulica

Aqui você observa as orientações do manual, sobretudo no quesito tubo e conexões. Caso você escolha o modelo de bomba submersa solar, questões como nível estático, devem ser consideradas.

2. Instalação e Montagem do Módulo

Fundamental para o sistema de bombeamento solar, pois você deve escolher uma parte da propriedade que receba bastante luz do sol.

Normalmente, a face de exposição dos painéis fotovoltaicos ficam voltados para o norte. Entretanto, dependendo do estado que você more, o diferencial é montar o módulo numa angulação adequada.

Porém, não se recomenda instalar o equipamento num ângulo menor que 15º. Tudo isso deve ser pensado no projeto prévio, que um profissional experiente pode elaborar.

3. Posicionamento no telhado

Caso o módulo solar seja instalado na parte de cima do imóvel, observe:

  • A ventilação, pois o equipamento não pode sofrer aquecimento;
  • A estrutura do telhado, sobretudo nos pontos de fixação, para que o painel não solte durante uma tempestade, por exemplo;
  • O módulo não pode ter contato com outros metais.

4. Cabeamento

A bomba solar vem com seus fios e cabos. Contudo, se precisar estender, utilize cabeamento adequado. Também é fundamental verificar os conectores no painel fotovoltaico.

5. Aterramento

É uma medida de segurança que evita incidentes, principalmente se no sistema de bombeamento solar tiver uma peça de metal exposta.

6. Instalação do Drive Solar

O drive é equipamento presente nos modelos de bombas solares submersas. Ele deve ficar o mais próximo possível do aparelho, ser bem fixados e protegidos.

Saiba mais: Como cuidar da bomba submersa!

Telhado com painel solar

Benefícios da bomba solar

Além de conhecer como funciona bomba solar, conhecer os benefícios de sua utilização é importante antes de optar por esse equipamento, veja os principais:

  1. Esse é um equipamento com muitas aplicações. Não são apenas as propriedades rurais que podem utilizá-lo. Em áreas urbanas a bomba solar também é usada.
  2. Usa fonte renovável de energia, ou seja, não causa impacto ao meio ambiente. Postura necessária para marcas e empresas que têm compromisso sócio-ambiental.
  3. Tem baixo custo de manutenção. Depois de instalado o sistema de bombeamento solar, você fará apenas limpezas periódicas nos módulos e conferir como está a situação dos tubos e cabeamento.
  4. A bomba solar funciona independente da rede elétrica. Desse modo, mesmo que ocorra interrupção da concessionária de energia, o equipamento não para de funcionar.
  5. Os componentes do sistema tem longa vida útil. O módulo, por exemplo, dura aproximadamente 25 anos.
  6. Redução na conta de energia. Esse é um benefício dos melhores, sobretudo para estabelecimentos comerciais ou residências com muitas pessoas.
  7. Investimento inicial baixo, e com retorno em curto-prazo.

Melhores modelos de bombas solares

Agora que você já sabe como funciona a bomba solar e quais são os principais benefícios de optar por esse equipamento, vale conhecer os principais fabricantes e seus melhores modelos, confira a lista abaixo.

1. Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10 Ci 560w 72v

A B10 CI se distingue por sua potência de 560 watts e por funcionar sem fios, conectada a um sistema solar, oferecendo uma solução energética sustentável.

Características Técnicas

  • Potência: 560W;
  • Tensão: 72V;
  • Sucção (Entrada): 1 pol. (bsp);
  • Recalque (Saída): 1 pol. (bsp);
  • Vazão máxima: 4,7 m³/h para 10 mca;
  • Vazão mínima: 0,1 m³/h para 27 mca;
  • Carcaça: Ferro fundido;
  • Rotor: Bronze;
  • Eixo: Aço inox;
  • Temperatura máxima: 70ºC;
  • Quantidade de placas solares: 2 (não acompanha).

Benefícios:

  • Sem custos com energia elétrica;
  • Enrolamento do motor em cobre;
  • Conexão direta nas placas solares.

Compre Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10

Bomba Centrífuga Solar Thebe Écaros B10 Ci 560w 72v.

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

2. Bomba Submersa Solar Anauger

O modelo P100 é indicado para poços de até 6 polegadas, com 40 metros de profundidade. Atende vazão máxima de até 8.600 litros/dia.

Graças à sua tecnologia de ponta, ela opera de forma constante mesmo quando a luz do sol não está a todo vapor, permitindo que a água seja puxada até em dias nublados, sem a necessidade de usar baterias para guardar energia. Assim, ela garante que a água esteja disponível durante todo o dia.

Bomba Anauger Solar e Módulo de Painel Solar
Bomba Anauger Solar

Compre Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger P100

Bomba Submersa Vibratória Solar Anauger P100

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

3. Bomba Submersa Solar Ebara

A linha Écaros da Ebara tem formatos de bombas solares que atendem a diferentes vazões e pressão.

A Ebara Écaros Bomba Submersa Solar se destaca para a extração de água potável em poços de 4 polegadas de diâmetro. É ideal tanto para fornecer água a residências e indústrias quanto para sistemas de irrigação. Este modelo vem equipado com um controlador eletrônico integrado.

Bomba Submersa Solar Ebara
Bomba Submersa Solar Ebara

Características Técnicas:

  • Potência: 580W;
  • Tensão: 72V;
  • Estágios: 11;
  • Recalque (Saída): 1 pol. (BSP);Vazão máxima: 2,9 m³/h;
  • Altura máxima: 64 mca;
  • Corrente: 8,48A;
  • Carcaça: Aço inox;
  • Rotor: Tecnopolímero;
  • Refrigeração: Óleo;
  • Submergência máxima: 70 metros;
  • Temperatura máxima: 35ºC.
  • Quantidade de painéis: 2 painéis de 330w.

Compre Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps

Kit Bomba Solar Ebara Écaros 3bps Ce/11 580w 72v com 2 Painéis 340w

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

4. Bomba Periférica Solar Thebe

O formato de B-10 ci Solar 560 w é uma bomba solar para superfície. Pode ser usada em propriedades rurais, condomínios e residências. Tem conectores que podem ser instalados diretamente nos módulos solares. Serve para demandas de vazão máxima de 4,7 m³/h.

Caracteristicas técnicas:

  • Potência: 540W;
  • Tensão: 72V;
  • Sucção (Entrada): 1 pol. (bsp);
  • Recalque (Saída): 1 pol. (bsp);
  • Vazão máxima: 2,3 m³/h para 2 mca;
  • Vazão mínima: 0,1 m³/h para 54,5 mca;
  • Carcaça: Ferro fundido;
  • Rotor: Bronze;
  • Eixo: Aço inox;
  • Temperatura máxima: 70ºC;
  • Quantidade de placas solares: 2 (não acompanha).

Compre Bomba Periférica Solar Thebe

Bomba Periférica Solar Thebe
Bomba Periférica Solar Thebe

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

5. Bomba Autoaspirante Solar Thebe

A bomba autoaspirante solar é uma novidade entre as bombas solares. Tem excelente desempenho, e é indicada para áreas de baixa pressão, ou residências que sofrem com o abastecimento público.

A Bomba Solar Thebe Écaros TJET CI destaca-se pela sua versatilidade em bombear água limpa para uma variedade de finalidades, incluindo o fornecimento e a movimentação de água para tanques, a pressurização de áreas verdes, sistemas de irrigação, e aplicações em projetos de construção civil.

Características Técnicas:

  • Potência: 570W;
  • Tensão: 72V;
  • Sucção (Entrada): 1 pol. (bsp);
  • Recalque (Saída): 1 pol. (bsp);
  • Vazão máxima: 2,4 m³/h para 5 mca;
  • Vazão mínima: 0,1 m³/h para 39 mca;
  • Carcaça: Aço inox;
  • Rotor: Bronze;
  • Eixo: Aço inox;
  • Temperatura máxima: 70ºC;
  • Quantidade de placas solares: 2 (não acompanha).

Compre Bomba Periférica Solar Thebe

Bomba Autoaspirante Thebe
Bomba Autoaspirante Thebe

Bomba solar com o melhor preço e condição de pagamento!

O que considerar na escolha da bomba solar?

A escolha de uma bomba solar deve ser feito com atenção, se possível por uma profissional capacitado para dimenssionar o equipamento adequado as suas necessidades. Aqui na Mérito Comercial, com o projeto em mãos, seremos capaz de orientar qual o equipamento mais indicado.

Se atentar as características não só potencializam a eficiência operacional da bomba, mas também minimizam a frequência de manutenções, prolongam sua durabilidade, e maximizam o retorno sobre o investimento através da redução do custo total ao longo do tempo.

Para bombas submersíveis, que são frequentemente escolhidas para aplicações solares, considera-se essencial:

Optar por bombas que incorporam rolamentos axiais: Diferentemente das bombas solares mais acessíveis, que geralmente vêm equipadas com rolamentos de esferas suscetíveis a falhas mecânicas, as bombas com rolamentos axiais são desenhadas para suportar não apenas a rotação, mas também esforços axiais significativos, capazes de mover a água sob pressões extremas, variando de dezenas a centenas de metros de coluna de água (MCA).

Escolher bombas com sistema de lubrificação à água: É recomendável evitar bombas de baixo custo que se valem de lubrificação a óleo, as quais, em caso de falha de vedação, podem contaminar as fontes de água e causar avarias nos rolamentos. Bombas que utilizam um fino filme de água como lubrificante são preferíveis, pois além de serem mais eficazes, previnem rupturas e contaminações.

Tenha atenção ao meterial de contrução do equipamento: É fundamental que tanto o corpo quanto o impulsor da bomba sejam feitos de aço inoxidável de alta qualidade, adequado ao tipo de líquido ou às propriedades da água a ser bombeada. Embora algumas bombas possam ter componentes de plástico devido ao custo reduzido, estes são aconselháveis apenas para líquidos extremamente corrosivos. Importa também a espessura do corpo da bomba, que deve ser suficiente para evitar vibrações e assegurar uma longa vida útil subaquática. Materiais de aparência atraente nem sempre garantem a melhor performance ou durabilidade.

Dar preferência a motores PM BLDC: Bombas equipadas com motores de escova tendem a apresentar uma vida útil reduzida e eficiência limitada. Por outro lado, os motores de corrente contínua com ímã permanente e sem escovas são recomendáveis por aumentarem significativamente a longevidade da bomba, reduzirem a necessidade de manutenções e elevarem a eficiência operacional.

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *