homem de camisa listrada colocando piso vinílico no chão de um cômodo
|

Piso Vinílico para área externa: porque ele é a melhor opção

Esse tipo de material tem sido uma excelente forma de revestir varandas e garagens, por exemplo

Para melhorar o aspecto externo de casas ou estabelecimentos comerciais, normalmente, pintamos as paredes e arrumamos os pisos.
No mercado existem tintas acessíveis para pintar paredes, e deixá-las com aparência de novas. Por outro lado, para renovar o piso, os custos são maiores, sobretudo se optar pelas cerâmicas ou porcelanatos.
É por isso que o piso vinílico para área externa vem sendo o preferido por construtores. É um material resistente, de fácil aplicação e custo acessível. Entenda mais.
Leia também: Como colocar piso sobre piso!

O que é piso vinílico para área externa

É um material desenvolvido para ser aplicado em pisos de ambientes abertos de um imóvel,  como varandas, terraços, garagem, áreas de serviço, etc.
O piso vinílico é feito de PVC, minerais e outros aditivos, o que garante boa resistência mecânica. 
Mesmo sendo elaborado para áreas externas, para seu melhor aproveitamento, o ideal é ter coberturas, pois a longa exposição ao sol, por exemplo, reduz sua vida útil.
A durabilidade desse material depende da quantidade de matéria-prima utilizada na fabricação, ou seja, quanto maior for o percentual de ingredientes mais resistente é o piso vinílico para área externa.
Assim, no mercado, você encontrará classificações que descrevem os pisos vinílicos como mais ou menos flexível, acústico e resistente.

Quais são os tipos de piso vinílico

Conforme mencionado, a qualidade do piso vinílico para área externa depende da quantidade de PVC, plastificantes, minerais presentes em sua fórmula. 
É comercializado em rolos de manta, com diferentes tamanhos e espessuras. 
Então, a partir disso existe uma tipificação desse material, que se apresenta da seguinte maneira:

Piso Vinílico Homogêneo (HO)

É uma manta que recebe menos matéria-prima em sua fabricação. Sua principal característica é a maior flexibilidade, e suas cores monocromáticas.

Piso Vinílico Heterogêneo (HE)

Esse modelo recebe menos minerais, em contrapartida, tem maior percentual de PVC e outros plastificantes. Assim, o piso vinílico para área externa HE pode ser produzido com diferentes cores e desenhos.

Piso Vinílico Luxury Vynil Tile (LVT)

É o formato mais robusto desse tipo de piso, pois é composto por várias camadas de ingredientes, o que lhe concebe maior durabilidade e resistência mecânica.
Em relação ao piso vinílico para áreas úmidas, ele é disponível em um formato capaz de suportar água e é mais aderente (antiderrapante). Ele usa a tecnologia conhecida como Wetroom®.
Esse material é mais denso e usa tecnologia que proporciona impermeabilidade. Destina-se a espaços como vestiários e arredores de piscinas, por exemplo.

Como aplicar

Seja qual for o modelo de piso vinílico para área externa que escolher, as etapas de aplicação são similares e consistem em:

  1. Limpar bem a superfície que receberá o revestimento, retirando arestas ou pequenas irregularidades. A área necessita de nivelamento. Vale dizer que esse tipo de material pode ser aplicado diretamente no contrapiso, cerâmica e porcelanato.
  2. É possível que precise aplicar uma massa para nivelar a estrutura;
  3. Estique o rolo, pelo menos 20 minutos antes de aplicar o piso;
  4. A aplicação é realizada com ajuda de ferramentas como réguas, espátulas de plástico, martelo de borracha e estilete.

O ideal é que o serviço seja realizado por profissional com experiência. Na instalação do piso vinílico adesivado, por exemplo, a sobreposição de uma peça em outra é uma dica fundamental para não ter prejuízos.

Vantagens e desvantagens do piso vinílico

Quem escolhe esse tipo de revestimento, quer aproveitar a praticidade de sua aplicação. Conseguir reformar o imóvel sem a necessidade de demolir ou remover entulhos é o objetivo, principalmente, de quem tem pressa em ver o resultado.
Contudo, apesar de sua rápida instalação, o fato de o piso vinílico não poder ficar muito exposto aos raios solares, por exemplo, mostra que existem alguns pontos contrários na decisão de optar pelo piso vinílico para área externa.
Aprenda também: Manta asfáltica: Cuidados que você deve ter na hora da instalação
Separamos seus prós e contras. Veja abaixo.

Piso vinílico e suas vantagens

  • Tem isolamento acústico, ou seja, consegue reduzir os sons de passos ou ao movimentar móveis. Benefício ideal para quem mora em apartamentos.
  • Não irradiar calor, o que deixa a temperatura do espaço mais agradável.
  • Não acumula fungos ou mofo.
  • Impede o acúmulo de poeira, característica relevante para pessoas que sofrem com alergia.
  • Manutenção simples, não necessita de produtos específicos para fazer a limpeza.
  • É produzido em diferentes cores e desenhos, tornando sua aplicação versátil (de espaços em residências até áreas comerciais).
  • Excelente custo-benefício. O metro quadrado desse revestimento é acessível e não ultrapassa R$200,00.

Piso vinílico e suas desvantagens:

  • Não pode ser instalado em pisos de madeira.
  • Tem durabilidade restrita, sobretudo em áreas externas.
  • Se usar móveis pontiagudos na área pode riscar o revestimento.
  • Em lugares de muita movimentação e exposição ao sol, sua vida útil é menor.

Vale reforçar que a contratação de um profissional deve entrar no seu cálculo, pois terá a certeza da melhor instalação. Ainda pode tirar dúvidas sobre a conservação do revestimento.
E todos os materiais que precisa para aplicar o piso vinílico de área externa, você encontra na Mérito Comercial. Visite nosso site.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *