imagem de manta asfáltica branca com fundo preto
|

Manta asfáltica: Cuidados que você deve ter na hora da instalação

Esse material é um dos meios mais eficientes para impermeabilizar telhados e diferentes superfícies

Infiltrações, goteiras, umidade excessiva… são situações que prejudicam muito o imóvel. Trazem danos para o revestimento e até para os móveis e eletrodomésticos.
Investir numa boa vedação é o caminho certo, porém, qual a ideal?
Sem dúvida, a manta asfáltica é opção eficaz, e com custo-benefício muito interessante, e não importa se será utilizada numa casa ou grande estabelecimento, serve para ambos os casos.

O que é a manta asfáltica?

É um material que tem capacidade de impedir uma superfície de ser penetrada por fluídos, principalmente líquidos. Ela conta com elementos com características vedantes, é moldável e muito resistente.
Desde a década de 70, a engenharia civil vem a utilizando como impermeabilizante em:

  • Telhados
  • Lajes
  • Áreas frias
  • Contrapiso

Em cada uma dessas superfícies, a forma de instalar a manta asfáltica é distinta  e demanda uma lista de materiais e ferramentas específicas.
Leia também: 9 Ferramentas para você ter em casa!
No mercado, é comercializada em placas e rolos. Os aspectos que servem para classificá-la são:

  1. Espessura – disponíveis nas dimensões 2,5 mm, 3 mm e 4 mm. As mais espessas são usadas em ambientes com condições severas.
  2. Estruturante – determina o tipo de polímero que é utilizado em sua composição; tal composto determina o tipo de superfície mais indicada para instalação.
  3. Classe – indica a flexibilidade da manta e o quanto de vida útil suporta.

Características que devem ser observadas na compra da manta asfáltica.

Tipos de mantas asfáltica e suas funções

Conforme vimos, a manta asfáltica é composta por polímeros de propriedades elásticas (asfalto), soma-se a estes materiais o véu de vidro ou de poliéster, que é responsável pela resistência e a aparência laminada do produto.
E de acordo com a classificação mencionada anteriormente, temos os seguintes tipos de mantas:

Tipo A

Recebe maior carga de polímeros, o que proporciona maior vida útil à peça (conserva sua impermeabilidade por mais de 15 anos). Em sua composição tem o Estruturante III, que é o mais indicado para revestir piscinas, reservatórios e lajes.

Tipo B

Dura mais ou menos 10 anos, e é considerada uma manta asfáltica intermediária. É utilizada em obras. Também é fabricado com o Estruturante III.

Tipo C

É o modelo de manta asfáltica mais encontrado, porém, também se desgasta mais rápido (até 7 anos de vida útil). Inicialmente, tem a mesma capacidade dos outros tipos, e ao longo do uso vai perdendo suas propriedades.
Em relação aos acabamentos das mantas, que também ajudará em sua avaliação, encontrará materiais como:

  • Polietileno em ambas as fácies (PP)
  • Polietileno com areia (PA)
  • Areia em ambas as fácies (AA)
  • Polietileno e Alumínio (AL)
  • Polietileno com grânulos de ardósia
  • Polietileno com geotêxtil

Os 3 últimos materiais são os presentes em mantas asfálticas utilizadas para revestir telhados e lajes. O aspecto de alumínio fica voltado para rebater os raios solares, o que ajuda na conservação do produto, por exemplo.
Já os modelos confeccionados com PP e AA são eficientes para superfícies que necessitam de proteção contra atritos, como contrapisos. Elas não resistem à luz solar.

A manta asfáltica e suas vantagens

A segura impermeabilização é o benefício mais conhecido desse produto, contudo, existem outras qualidades que precisa conhecer, são elas:

  • Suporta alterações de temperatura, o que impede fissuras ou rachaduras na superfícies ocasionadas pela dilatação;
  • Elimina infiltrações;
  • Funciona como isolante térmico, sobretudo o tipo fabricado em alumínio, pois consegue refletir os raios solares;
  • Contribui para isolamento acústico do imóvel;
  • Não permite vazamentos nas paredes, que são as causa mais comuns da produção de bolor na casa;
  • Preserva a condição de telhados.

Outro ponto forte da manta asfáltica é seu custo-benefício. Impermeabilizantes como tintas, por exemplo, precisam ser renovados anualmente, pelo menos.
No caso das mantas, como vimos, é possível passar mais de 1 década sem gastar com manutenção.

Passo a passo para instalação de manta asfáltica

A recomendação é sempre contratar um profissional experimentado para realizar esse tipo de aplicação. Além de experiência, ele terá as ferramentas corretas, o que evitará possíveis perdas do produto.
E as etapas básicas de instalação são:
Passo 1 – deixar a superfície limpa, sem resquícios de detritos e seca; também é importante que esteja no nível, sem caimentos ou quedas.
Passo 2 – utilizar um primer para preparar a área que receberá a manta.
Passo 3 – após a secagem do produto, agora é necessário desenrolar a manta asfáltica, para isso se recomenda ficar num ponto acima da superfície.
Passo 4 – em seguida é o momento de colocar a peça; se utiliza um maçarico que servirá para derreter e colar a manta na área a ser impermeabilizada. Para assentar o revestimento se utiliza uma espátula, sobretudo nos lugares onde correm a água da chuva, por exemplo.
Passo 5 – Na emenda entre uma manta e outra se faz uma solda, respeitando uma sobreposição de 10 cm.
Passo 6 – com a aplicação concluída, deve-se fazer um teste com água, por pelo menos 3 dias.
Se nenhum problema surgir, a peça está instalada corretamente.
Aprenda mais: EPI, seu aliado no trabalho!

Cuidados na instalação da manta asfáltica

Um dos problemas de realizar essa aplicação sem a devida expertise, é o desperdício de material. Assim, é preciso ter precaução em aspectos como:

  • Qualidade do maçarico, pois se não for possível controlar a sua pressão, as chamas lançadas derretem uma grande parte da manta.
  • Não considerar a sobreposição de 10 cm entre os rolos das mantas. Esse equívoco prejudica a soldagem.
  • Cobertura de rodapés e ralos. É preciso cortar a manta asfáltica e embuti-la no ralo, por exemplo. Desse modo, se previne uma possível infiltração, o que garante o tempo de vida útil correto da peça.
  • Não considerar os desníveis na superfície. Esses devem ser corrigidos antes da aplicação, pois só assim evita-se bolsas de ar, por exemplo, dentro da manta instalada.

Esses são os quesitos necessários na instalação da manta asfáltica. Para continuar sabendo das novidades e dicas sobre construções e reformas com a Mérito Comercial, assine nossa newsletter.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *