Torneira aberta com bastante volume de água
|

Como aumentar a pressão da água para irrigação?

Você tem dificuldades para irrigar seu plantio, ou jardim? As torneiras da casa não liberam água na força ideal? Esses problemas são comuns e se resolvem a partir de algumas medidas. Na lista de dicas de como aumentar a pressão da água para irrigação você aprende como eliminar essas limitações.

A atividade agrícola é uma das mais importantes na economia do país. Só para ilustrar, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estima que o agronegócio compõe 26,6% do PIB nacional.

Entretanto, pequenos, médios e grandes produtores precisam de um recurso precioso para manter esse nível: a água. Não basta a oferta desse tesouro, é essencial que ela chegue às mangueiras de irrigação no fluxo adequado. Para evitar desperdícios e alto custo com o processo.

Assim, dispor da pressão certa para levar água para o sistema irrigatório, e até mesmo para dentro da residência é uma coisa que você deve aprender.

Leia também: Como escolher bombas para poço artesiano

4 etapas de como aumentar a pressão da água para irrigação

A força que faz a água percorrer tubos, mangueiras, etc, para encher um reservatório, por exemplo, é chamada de pressão.

Essa medida não é igual em todas as regiões. Pensando numa propriedade que utiliza água de um poço, é preciso utilizar equipamentos para puxar a água da fonte e levar até a cisterna. O mais usado é a bomba d’água.

E dependendo da distância do reservatório até o maquinário de irrigação. Ainda será preciso corrigir a diferença de terreno, dentre outros aspectos, para que a água seja liberada com força suficiente para molhar todo o cultivo.

Terreno de plantio de café que precisa de muita água para irrigação

Esse exemplo mostra a rotina de produtores rurais. No entanto, essa dificuldade do volume d’água também afeta torneiras e chuveiros de uma casa.

Para corrigir esses problemas se adiciona mais um equipamento no sistema: o pressurizador. Essa máquina mantém a pressão correta na tubulação e a água é liberada no volume máximo.

Partindo desses pontos, é possível traçar as principais fases de como aumentar a pressão da água na irrigação. Veja abaixo medidas de como corrigir esse problema.

1 – Tipo de sistema

Antes de comprar qualquer equipamento estabeleça qual o tipo de sistema de irrigação (aspersão, gotejamento, microaspersão, etc.).

Cada um desses tem uma característica distinta, que incidem no formato da motobomba, do pressurizador, no diâmetro dos tubos, entre outros.

2 – Localização da fonte e dos reservatórios

A partir da posição da caixa d’água você vai adotar uma bomba pressurizadora com pressostato ou fluxostato (instrumentos responsáveis por determinar a pressão da água).

Outro ponto é ligado a fonte d’água. Se vai retirar água de um poço artesiano, o ideal é utilizar uma bomba sapo com capacidade de manter o volume adequado ao sistema de irrigação.

3 – Verificar problemas no sistema

No caso de você já ter tais equipamentos, mas o fluxo de água está prejudicado, é preciso observar o conjunto de irrigatório.

A pressão pode ser prejudicada nos aspersores, por exemplo. Em situações assim é necessário limpá-los para que a água flua normalmente.

4 – Correção de vazamentos ou entupimentos

Vazamentos são corriqueiros em sistemas de irrigação, sobretudo quando utilizam-se mangueiras para levar a água do reservatório até o maquinário.

Desse modo, você deve procurar os pontos de evasão para corrigir utilizando reparos, ou substituindo a peça.

É possível também que o tubo ou mangueira esteja entupido. Nesse caso, muitas vezes somente a substituição resolve.

Veja agora as principais dúvidas sobre sistemas de irrigação que podem ajudar a aumentar a pressão da água.

Qual a altura da caixa d’água para irrigação?

A altura da caixa d’água depende do tipo de sistema, do tamanho do reservatório e da área que será irrigada. 

Seguindo o modelo preparado pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para sistemas de gotejamento, voltados para irrigação de hortaliças, a caixa d’água deve ficar de 1,5m a 2m de altura (em relação ao solo).

Nesse exemplo, de acordo com as Instruções Técnicas da Embrapa, uma caixa de 1.000 litros é suficiente para uma horta de 200 m².

Como aumentar a pressão da água no uso doméstico?

As medidas nesse caso são parecidas com as aplicadas no sistema de irrigação. Porém, muitas vezes bastará você instalar um pressurizador para corrigir a pressão.

Em contrapartida, todo o equipamento utilizado pode ter uma capacidade menor, diferente do que necessita itens usados na lavoura.

Alguns sinais indicam que há despressurização na rede interna de sua residência:

  • Ao abrir uma torneira, enfraquece outro ponto;
  • Mesmo com a caixa d’água cheia torneiras e chuveiros não liberam jato forte;
  • A água vem com bom volume da rua, mas não sobe para reservatórios.

Nestas situações você vai verificar desde vazamentos e entupimento até a instalação de um pressurizador.

Como aumentar a pressão da água na piscina?

Pressão da água para irrigação de piscina em casa

A piscina é um reservatório com características próprias. Por exemplo, equipamentos como bombas e pressurizadores servem tanto para abastecê-la quanto para realizar a manutenção.

Manter a pressão adequada no processo de enchimento proporciona economia. Quanto maior for o volume de água, menos é o tempo gasto para enchê-la.

Então, além da bomba pressurizadora, é necessário observar o sistema de filtros, e toda tubulação que leva água até a piscina.

Conhecer a potência da motobomba é ponto fundamental, pois este equipamento é projetado para atender determinadas dimensões de piscinas.

Veja como calcular a potência do motor da piscina!

Como usar o pressurizador na irrigação?

Você percebeu que os pressurizadores são fundamentais no processo de como aumentar a pressão da água na irrigação e em outras situações.

Contudo, para usá-los você deve considerar os seguintes fatores:

  • Defina se você precisa de um pressurizador para mais de um ponto, ou apenas para uma torneira/chuveiro. No mercado você encontra os dois formatos.
  • Saiba a capacidade de vazão ideal para seu sistema. É a quantidade de litros por hora, por exemplo, necessária para irrigar seu cultivo, ou alimentar os reservatórios em sua residência.
  • Faça a medição da distância do reservatório até a saída d’água. Isso serve para indicar o quanto de m.c.a (metro de coluna de água) que o equipamento deve atender.

Visto isso, é necessário instalar o pressurizador de acordo com as especificações do fabricante, para que tudo funcione corretamente.

São esses os procedimentos de como aumentar a pressão de água na irrigação. Entenda aqui qual o melhor pressurizador de água para sua necessidade!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *