Motobomba: o que é, quais os tipos e como escolher e tudo sobre!

Motobomba: o que é, quais os tipos e como escolher

Uma motobomba, como o nome sugere, é um dispositivo mecânico que combina um motor (que pode ser com motor elétrico, a gasolina, diesel, além de modelos com impulsão por roda d’água.) com uma bomba para realizar uma variedade de tarefas de bombeamento. Ela é amplamente utilizada em diversas aplicações, desde irrigação agrícola até bombeamento de água em construções, drenagem de áreas alagadas, abastecimento de água potável e muito mais.

A motobomba é um dispositivo projetado para transferir fluidos de um local para outro por meio de ação mecânica. Estas máquinas recebem energia mecânica proveniente de outra fonte, tipicamente um motor elétrico ou de combustão interna, e a utilizam para impulsionar o fluido e realizar a tarefa desejada.

A motobomba é uma peça fundamental em muitos setores da indústria, agricultura e até mesmo em aplicações domésticas. Trata-se de um equipamento versátil e potente, projetado para realizar a transferência de líquidos, seja água, combustível ou produtos químicos, de forma eficiente e conveniente.

Neste post, nós da Mérito Comercial iremos te explicar tudo o que você precisa saber sobre as motobombas, desde o que são, suas diversas aplicações, os diferentes tipos disponíveis no mercado e forneceremos dicas práticas para auxiliá-lo na escolha da motobomba mais adequada às suas necessidades específicas. Continue lendo!

O que é uma Motobomba

Uma motobomba, em termos simples, é um dispositivo mecânico projetado para movimentar líquidos de um lugar para outro. Ela é uma combinação de um motor, geralmente a gasolina ou elétrico, e uma bomba. A motobomba é muito utilizada em diversas aplicações, desde abastecer água em uma residência até operações mais complexas em setores industriais e agrícolas.

O funcionamento da motobomba é relativamente direto. O motor, seja a gasolina ou elétrico, gera a energia necessária para acionar a bomba. A bomba é responsável por criar sucção ou pressão, dependendo da aplicação. Ela puxa o líquido de um local, como um poço ou um reservatório, e o direciona para onde você desejar, como uma caixa d’água ou um sistema de irrigação.

Foto de duas motobombas.

As motobombas vêm em vários tamanhos e capacidades, o que permite que se adaptem a diferentes necessidades. Em geral, você escolherá uma motobomba com base na quantidade de líquido que precisa mover, a distância que ele precisa percorrer e a altura que ele precisa alcançar.

Motobomba e uma bomba d’ água é o mesmo?

Sim. Os termos são diferentes, mas, na prática, a ideia e a função são as mesmas. É comum a associação da motobomba apenas às turbinas com motores a combustão. Independentemente do tipo de motor, se contém uma turbina para pressurização de fluidos, é definido como uma bomba de água.

Quais são os tipos e modelos de motobomba?

Dentre as variedades mais comuns, destacam-se as bombas d’água submersas, submersíveis, centrífugas, autoaspirantes, periféricas e injetoras. A fim de fornecer a você um conhecimento mais aprofundado sobre cada uma e auxiliá-lo na escolha do modelo adequado, compilamos as características essenciais de cada tipo de bomba d’água. Vamos conferir!

1. Motobomba centrífuga

As motobombas centrífugas são, de longe, um dos modelos mais populares no mercado. Apesar de sua ampla variedade de aplicações, elas são particularmente recomendadas para uso doméstico, sendo consideradas uma escolha de entrada.

A motobomba centrífuga é um dispositivo amplamente utilizado em engenharia, construção civil, agricultura e diversos outros setores industriais devido à sua eficácia em transferir líquidos de um local para outro.

Trata-se de uma máquina projetada especificamente para gerar pressão por meio do princípio da força centrífuga, permitindo o deslocamento de fluidos, como água ou substâncias similares, com eficiência e confiabilidade.

Motobomba centrífuga.

Caracterizada por sua configuração que envolve um impulsor rotativo, a motobomba centrífuga é acionada por um motor elétrico ou a combustão, o qual gira o impulsor a alta velocidade. O impulsor possui pás que aceleram o líquido, criando uma força centrífuga que direciona o fluido para fora do centro do dispositivo. Esse movimento gera uma queda de pressão no centro da bomba, criando uma sucção que permite a entrada do líquido a ser transferido.

As aplicações da motobomba centrífuga são vastas e versáteis, destacando-se em diversas situações, tais como:

  • Abastecimento de água;
  • Irrigação agrícola;
  • Indústria;
  • Sistemas de ar condicionado;
  • Controle de enchentes;
  • Tratamento de água e esgoto;
  • Indústria química e farmacêutica.

A motobomba centrífuga é valorizada por sua capacidade de transporte de fluidos de forma eficaz, com baixa manutenção e grande versatilidade de aplicações.

As categorias da motobomba centrífuga

Monoestágio: destinadas a transferir líquidos a alturas de até 40 metros, com uma vazão média que varia de 2 a 3 metros cúbicos por hora.

Veja um modelo presente na loja da Mérito Comercial:

Multiestágio: projetadas para transferir líquidos a alturas maiores, podendo chegar até 340 metros, com vazões médias que dependem do modelo, atingindo até 70 metros cúbicos por hora.

Veja um modelo presente na loja da Mérito Comercial:

Bombas centrífuga em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas centrífugas em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

2. Motobomba Periférica

Uma motobomba periférica é um dispositivo projetado para transportar líquidos, principalmente água, em diversas situações, como abastecimento de água em residências, sistemas de irrigação e outras aplicações que envolvem a movimentação de fluidos. O termo “periférica” é utilizado devido à disposição específica de seus componentes, em que o rotor é posicionado na periferia da carcaça da bomba.

Entre suas funções temos as de evita que o ar permaneça na tubulação, possui relativa capacidade de pressão de fluidos, oferece um excelente desempenho manométrico, os bons equipamentos possuem baixo nível de ruído, apresenta o melhor custo-benefício do mercado para o transporte de água.

O principal destaque de uma motobomba periférica é seu design compacto e a capacidade de gerar uma pressão relativamente alta em relação ao seu tamanho. Isso a torna uma escolha popular em situações em que o espaço é limitado e é necessária uma pressão moderada.

Essas bombas geralmente são acionadas por um motor elétrico que gira o rotor. À medida que o rotor gira, a água é puxada através de um tubo de entrada e, em seguida, é expelida da bomba com maior pressão por meio de um tubo de saída. A geometria específica do rotor e da carcaça da bomba cria um efeito centrífugo que impulsiona o líquido para fora.

Veja um modelo de motobomba periférica presente na loja da Mérito Comercial:

As motobombas periféricas são especialmente úteis em aplicações em que é necessário um aumento moderado na pressão, mas o espaço disponível é limitado, como em residências e sistemas de irrigação de pequena escala. Elas são conhecidas pela facilidade de instalação e operação, tornando-se uma escolha comum em ambientes domésticos e pequenos empreendimentos que envolvem o manuseio de líquidos.

Geralmente, as motobombas periféricas são conhecidas por sua relativa acessibilidade em termos de custos, além de possuírem uma capacidade de vazão tipicamente superior se comparada ao modelo centrífugo mencionado anteriormente. É relevante salientar que a instalação desse tipo de motobomba não é recomendada em locais de profundidade superior a oito metros, devendo, preferencialmente, ser instalada acima do nível do solo.

Leia também: Qual a diferença entre bomba periférica e a bomba autoaspirante?

Bombas Periférica em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas periférica em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

3. Motobomba Autoescorvante

O termo “autoescorvante” refere-se à capacidade da motobomba de aspirar e elevar o líquido a ser bombeado sem a necessidade de preenchimento prévio do sistema com o fluido. Isso significa que a bomba é capaz de criar uma pressão negativa no sistema, permitindo que ela inicie o processo de bombeamento de forma independente.

Essa característica é especialmente valiosa em aplicações nas quais o líquido a ser transferido não está localizado na mesma altura da bomba ou quando ocorrem interrupções no fornecimento de líquido.

O funcionamento de uma motobomba autoescorvante é baseado em uma combinação de ação centrífuga e de um mecanismo de autoescorvamento. A bomba é equipada com um impulsor que gira a alta velocidade, gerando uma força centrífuga que direciona o líquido para fora do centro do dispositivo. Isso cria uma zona de baixa pressão no centro, permitindo que o líquido seja aspirado e transferido para a tubulação de saída.

Motobombas  autoescorvantes.

O processo de autoescorvamento envolve a purga do ar do sistema e a criação de uma vedação líquida dentro da bomba. Isso é essencial para permitir que a bomba inicie o bombeamento e continue a fazê-lo de maneira eficaz, mesmo quando ocorrem variações no nível do líquido ou quando a bomba é desligada temporariamente.

Este modelo de motobomba tem a vantagem de eliminar o ar contido no interior da tubulação, resultando em um funcionamento mais eficiente e eliminando a necessidade de uma válvula suplementar para a entrada de líquido.

Vantagens das Motobombas Autoescorvantes:

  1. Eficiência Energética: São projetadas para maximizar a eficiência energética, minimizando as perdas de energia durante a transferência de líquidos.
  2. Facilidade de Manutenção: Geralmente são de fácil manutenção devido à sua construção simples e ao acesso a componentes críticos.
  3. Versatilidade: Podem lidar com uma ampla gama de líquidos, desde água limpa até produtos químicos corrosivos.
  4. Confiabilidade: Devido ao sistema de autoescorvamento, são conhecidas por sua confiabilidade, mesmo em condições desafiadoras.
  5. Operação Automatizada: Podem ser integradas a sistemas de controle automático, facilitando a operação e monitoramento remoto.

Bombas Autoescorvante em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas autoescorvantes em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

4. Motobomba Injetora

É importante destacar que a motobomba injetora, também conhecida como ejetora, se diferencia das bombas centrífugas. Ela apresenta uma menor taxa de vazão, mas uma maior capacidade de gerar pressão. Essas bombas de superfície são especialmente indicadas para a captação de água de poços profundos, sendo capazes de extrair água de até 40 metros de profundidade.

As motobombas injetoras, conhecidas por sua eficiência e versatilidade, desempenham um papel crucial na pressurização de água em sistemas de abastecimento residenciais, comerciais e industriais. Esses dispositivos são projetados com base em princípios hidráulicos avançados para atender às necessidades de aumentar a pressão da água, seja para melhorar o desempenho dos chuveiros em residências ou para abastecer complexos sistemas industriais.

Ilustração motobomba injetora.

As motobombas injetoras operam com base no princípio de injeção. Elas são equipadas com um injetor que cria uma área de baixa pressão através da velocidade da água que flui por ele. Essa baixa pressão resulta em uma maior aspiração de água, que é então misturada com a água principal que flui pela bomba. A mistura resultante é direcionada para a tubulação de saída, aumentando assim a pressão da água no sistema.

O processo de injeção é eficaz na criação de pressão extra sem a necessidade de um tanque de pressurização ou de dispositivos complexos, tornando as motobombas injetoras uma escolha eficiente e econômica.

Entre os principais benefícios da motobomba injetora podemos ciitar eficiência energética, operação silenciosa, fácil instalação, manutenção descomplicada e controle preciso.

Antes de comprar uma motobomba injetora, recomendamos que assista:

Bombas Injetoras em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas Injetoras em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

5. Motobomba Submersível

Para evitar confusões, é importante ressaltar que uma motobomba submersível não é a mesma coisa que uma motobomba submersa. Apesar da nomenclatura semelhante, a motobomba submersível é destinada a aplicações temporárias de bombeamento subaquático, enquanto a motobomba submersa é especificamente projetada para o bombeamento em estruturas subterrâneas, sendo instalada de forma permanente, como em poços profundos.

Entenda melhor as diferenças no vídeo que gravamos para o canal da Mérito Comercial no YouTube:

O princípio de funcionamento de uma motobomba submersível é relativamente simples, mas altamente eficaz. Essas bombas são projetadas para serem totalmente submersas na água, permitindo que operem diretamente no local onde o bombeamento é necessário. A bomba é equipada com um motor elétrico hermeticamente selado, juntamente com uma unidade de bombeamento, normalmente uma bomba centrífuga.

O motor elétrico gera a energia necessária para acionar a bomba, que suga a água através de um sistema de sucção e, em seguida, a direciona para a tubulação de saída. O design submersível elimina a necessidade de dispositivos de sucção e evita a perda de carga, tornando a operação mais eficiente.

As principais aplicações das motobombas supermersíveis são:

  • Drenagem de Água;
  • Abastecimento de Água;
  • Sistemas de Esgoto;
  • Aplicações Industriais.

Para conhecer mais detalhes desse tipo de motobomba, confira nosso víddeo exclusivo sobre esse modelo:

*Lembre – se sempre de consultar a especificação do fabricante, pois existem algumas variações.

Bombas Submersíveis em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas submersíveis em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

6. Motobomba de Engrenagem

As motobombas de engrenagem são dispositivos amplamente utilizados na indústria para a transferência de líquidos viscosos e não viscosos. São dispositivos mecânicos que desempenham um papel fundamental em uma variedade de aplicações, desde indústria química, indústria de alimentos e bebidas, agricultura, setor automobilístico, indústria de petróleo e gás, construção civil e manuseio de fluidos de processo.

Assista nosso vídeo para entender as funções e aplicações da motobomba de engrenagem:

As motobombas de engrenagem são classificadas como bombas de deslocamento positivo, o que significa que elas fornecem uma taxa constante de fluxo, independentemente da pressão do sistema. Essas bombas são compostas por duas engrenagens que se encaixam perfeitamente dentro de uma carcaça. Uma das engrenagens é acionada por um motor, enquanto a outra é movida pela engrenagem acionada, criando uma ação de bombeamento.

À medida que as engrenagens giram, elas formam câmaras de bombeamento entre os dentes das engrenagens e a carcaça. À medida que as engrenagens continuam a se mover, essas câmaras se expandem e contraem, permitindo que o fluido seja aspirado e empurrado para fora da bomba de maneira contínua. Isso resulta em um fluxo constante e uniforme do fluido, tornando as motobombas de engrenagem ideais para uma variedade de aplicações.

Vantagens das Motobombas de Engrenagem:

  • Alta eficiência: As motobombas de engrenagem oferecem uma alta eficiência volumétrica e são capazes de bombear fluidos viscosos com facilidade.
  • Versatilidade: Podem lidar com uma ampla gama de fluidos, desde água até produtos químicos corrosivos.
  • Baixa pulsação: O fluxo contínuo e uniforme resulta em baixa pulsação, o que é crucial em muitas aplicações.
  • Manutenção simples: Geralmente são de fácil manutenção, com peças de reposição amplamente disponíveis.

7. Motobombas solares

As motobombas solares trabalham utilizando a energia solar como fonte de alimentação, essas bombas são uma solução sustentável para atender a diversas necessidades, desde o abastecimento de água em áreas remotas até sistemas de irrigação agrícola.

As motobombas solares convertem diretamente a energia solar em energia mecânica para bombear água. O sistema é composto por vários componentes principais:

  1. Painéis Solares: Captam a luz solar e a convertem em energia elétrica.
  2. Controlador Solar: Regula a energia fornecida pelos painéis para otimizar o desempenho da motobomba.
  3. Motobomba: É responsável por bombear a água, e sua eficiência depende da energia fornecida pelo sistema solar.
  4. Poço ou Fonte de Água: A fonte de água a ser bombeada para o destino desejado.

A motobomba é alimentada diretamente pelos painéis solares. Quando a luz solar incide sobre os painéis, a energia é convertida em eletricidade, que é usada para acionar a bomba. A quantidade de água bombeada depende da intensidade da luz solar e do tamanho do sistema solar.

Entre os beneícios desse modelo, podemos citar sustentabilidade ambiental, custos operacionais reduzidos, acesso a água em áreas remotas, manutenção simplificada e versatilidade de aplicação.

Entenda como dimensionar adequadamente a sua motobomba solar:

8. Motobombas Autoaspirantes

A motobomba autoaspirante não apenas desempenha a função de transporte de líquidos, mas também demonstra habilidade em aspirar partículas sólidas. Portanto, é a escolha ideal quando se trata de extrair água de rios ou açudes e transferi-la para um reservatório em locais distintos.

As motobombas autoaspirantes são chamadas assim devido à sua capacidade de autoaspiração, o que significa que são capazes de iniciar o processo de bombeamento de líquidos por conta própria, sem a necessidade de preenchimento manual da tubulação de sucção.

Esse recurso é possível graças a uma série de características de design que incluem:

  1. Rotores Centrífugos: As motobombas autoaspirantes são equipadas com rotores centrífugos que criam um vácuo durante a rotação.
  2. Válvula de Retenção: Possuem uma válvula de retenção na linha de sucção que impede que a água retorne à fonte após a bomba ser desligada. Isso mantém o sistema primeiramente preenchido, permitindo a autoaspiração.
  3. Pré-filtro: Muitas vezes, as motobombas autoaspirantes incluem um pré-filtro para evitar que partículas sólidas entrem na bomba e prejudiquem seu funcionamento.

Quando a motobomba autoaspirante é acionada, o rotor centrífugo cria um vácuo na tubulação de sucção, permitindo que a água seja aspirada da fonte, como um poço ou um reservatório, sem a necessidade de ação manual. Isso torna essas bombas altamente convenientes e eficazes em cenários nos quais o acesso manual ao sistema de bombeamento não é prático.

As motobombas autoaspirantes encontram aplicações em diversos setores, incluindo:

  • Abastecimento de Água Residencial: Utilizadas em sistemas de água potável e pressurização de residências.
  • Agricultura: Empregadas em sistemas de irrigação e distribuição de água para gado.
  • Indústria: Utilizadas em processos de transferência de líquidos e sistemas de refrigeração.
  • Construção Civil: Em aplicações de drenagem de água e abastecimento de água em canteiros de obras.

Veja também o nosso vídeo explicando as diferenças entre uma Bomba Periférica e Autoaspirante:

Como escolher o tipo de motobomba ideal

Fazer a escolha correta da sua motobomba, é fundamental para evitar ineficiência e até mesmo diperdicio de dinheiro e tempo. Sendo necessário considerar uma série de parâmetros técnicos fornecidos pelos fabricantes.

Essas informações, presentes nas fichas técnicas, são essenciais para garantir que a motobomba atenda às necessidades do projeto. Vamos discutir alguns conceitos importantes que podem ajudar na escolha segura de uma motobomba.

Caso esteja procurando uma motobomba para um poço ou caixa de água, confirira nossas dicas em vídeo:

Confira as nossas dicas para escolher a motobomba ideal para o seu caso:

1. Metros de Coluna d’Água (m.c.a)

O metro de coluna d’água (m.c.a) é uma unidade de medida de pressão que descreve a capacidade de uma motobomba. Basicamente, representa a pressão que a água exerce em relação a uma altura específica. Por exemplo, 1 m.c.a equivale a uma pressão correspondente a 1 metro de altura da coluna d’água.

2. Altura de Recalque

A altura de recalque, muitas vezes referida apenas como “recalque”, representa a distância vertical entre a motobomba e o ponto de destino da água, como uma caixa d’água ou reservatório. Essa medida também é expressa em m.c.a e é vital para determinar se a motobomba tem força suficiente para elevar a água até a altura desejada.

3. Vazão

A vazão é a quantidade de líquido, geralmente expressa em litros, metros cúbicos por hora (m³/h), litros por hora ou litros por minuto, que precisa ser transportada durante um determinado período de tempo. A vazão é um fator crítico na seleção de uma motobomba, uma vez que determina a capacidade de transporte do fluido.

4. Sucção

A sucção refere-se à altura da tubulação de captação da água, o ponto em que a motobomba inicia o processo de bombeamento. Em muitos casos, como em poços, a altura de sucção é igual ao comprimento da tubulação de sucção, pois a tubulação segue em linha reta na vertical.

5. Altura Manométrica Total

A Altura Manométrica Total (AMT) é um valor crucial que representa a soma da altura de recalque, altura de sucção e as perdas de carga devido ao comprimento e ao tipo de tubulação e conexões. Assim como os outros parâmetros, a AMT é expressa em m.c.a e é um indicador fundamental para dimensionar a motobomba corretamente.

É essencial observar que a escolha adequada da motobomba depende da compreensão detalhada desses parâmetros, além das necessidades específicas do projeto. Selecionar uma motobomba com base em informações técnicas precisas garantirá que o sistema funcione de maneira eficaz e eficiente, atendendo às demandas de transporte de fluidos de forma confiável.

Portanto, ao analisar a ficha técnica de uma motobomba, leve em consideração esses conceitos para tomar decisões informadas e seguras.

Importância da manutenção preventiva em Motobombas

A manutenção preventiva é essencial para garantir o funcionamento confiável e prolongar a vida útil das motobombas.

Algumas dicas para manter o bom funcionamento da sua motobomba são:

  • Programação Regular: Estabeleça um cronograma de manutenção preventiva que inclua verificações regulares. A frequência dependerá da intensidade de uso, mas, em geral, uma inspeção anual é recomendada.
  • Limpeza Adequada: Mantenha a bomba e as áreas ao seu redor limpas para evitar a acumulação de sujeira, que pode obstruir o funcionamento.
  • Verificação de Vazamentos: Examine as conexões, juntas e selos em busca de vazamentos. Qualquer vazamento deve ser corrigido imediatamente para evitar perda de eficiência e danos.
  • Lubrificação: Verifique e, se necessário, lubrifique os rolamentos e componentes móveis conforme as especificações do fabricante.
  • Verificação da Tensão da Correia: Se a motobomba for acionada por correias, verifique a tensão e o desgaste. Substitua as correias se estiverem desgastadas.
  • Limpeza do Filtro de Sucção: Se a motobomba tiver um filtro de sucção, limpe-o regularmente para evitar a entrada de detritos no sistema.
  • Verificação da Alinhamento: Verifique se a motobomba está devidamente alinhada com o motor para evitar desgaste prematuro dos componentes.
  • Teste de Funcionamento: Realize testes regulares para garantir que a motobomba está atingindo a vazão e a pressão desejadas.
  • Armazenamento Adequado: Se a motobomba não for usada sazonalmente, armazene-a em local protegido da umidade e extremos de temperatura.

Lembre-se de consultar o manual do fabricante da motobomba para diretrizes específicas de manutenção. A manutenção preventiva não apenas evita paradas inesperadas, mas também ajuda a economizar dinheiro a longo prazo, prolongando a vida útil do equipamento e mantendo um desempenho confiável em suas aplicações.

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *