Banner inicial com a frase Qual a diferença entre a bomba centrífuga e a bomba periférica? no lado esquerdo e imagem de duas bombas do lado direito

Bomba Centrífuga: O que é? Quais os tipos? Como funciona? E principais dicas!

As bombas centrífugas são um tipo de motobomba que utiliza a força centrífuga para movimentar grandes quantidades de fluidos, como água, óleo, produtos químicos e outros líquidos em uma variedade de aplicações industriais, comerciais e residenciais.

São comumente empregadas em irrigação, lavouras e no abastecimento de caixas d’água e caminhões-pipa. No entanto, você sabe o que é uma bomba centrífuga, quais são os tipos, como ela é utilizada e como funciona esse equipamento? Neste post, abordaremos essas e outras questões relacionadas à bomba centrífuga.

As bombas centrífugas são amplamente utilizadas em sistemas de abastecimento de água, sistemas de aquecimento e resfriamento, processos industriais, irrigação, drenagem e muitas outras aplicações. Elas são escolhidas por sua eficiência, simplicidade de projeto e capacidade de lidar com grandes volumes de líquidos. Continue lendo para saber mais sobre as bombas centrífugas!

O que é e como funciona uma bomba centrífuga?

Uma bomba centrífuga é um equipamento hidráulica que usa a força centrífuga para mover fluidos. Ela é composta por duas partes principais: um rotor (engrenagem que mover o motor) e uma carcaça. O rotor é uma roda giratória com pás ou lâminas que giram em torno de um eixo.

Essa força impulsiona os giros do rotor de bomba (engrenagem que mover o motor), faz a bomba centrífuga funcionar, e transportar líquidos por distâncias verticais e horizontais.

Bombas centrifugas.

A carcaça é um recipiente cilíndrico que circunda o rotor e direciona o fluxo do fluido. O funcionamento de uma bomba centrífuga é o seguinte: o fluido entra na bomba pela entrada de sucção, localizada na parte central do rotor. As pás do rotor giram o fluido, dando-lhe energia cinética. A energia cinética do fluido é então convertida em energia potencial quando o fluido é lançado para fora da bomba pela saída de descarga, localizada na periferia do rotor.

Funcionamento de uma bomba centrífuga:

  1. Sucção (Admissão): O processo começa quando o fluido é aspirado para o interior da bomba através da entrada (sucção). A bomba centrífuga é eficaz em lidar com fluidos que estão a níveis elevados em relação à bomba.
  2. Giro do impulsor: O eixo conectado ao impulsor é acionado por um motor. À medida que o impulsor gira, ele cria uma força centrífuga, que faz com que o fluido seja impulsionado para fora das extremidades das pás do impulsor.
  3. Aumento de velocidade e pressão: Conforme o fluido é expelido do impulsor, sua velocidade aumenta devido à força centrífuga. Ao mesmo tempo, a forma da carcaça da bomba faz com que a velocidade do fluido seja convertida em pressão. Assim, a pressão do fluido aumenta à medida que ele percorre a carcaça em direção à saída (descarga).
  4. Descarga: O fluido pressurizado é então expelido pela saída (descarga) da bomba, onde pode ser direcionado para o sistema ou processo desejado.

Mas, qual é a função da centrífuga? Basicamente ela serve para:

  • Sugar e bombear água limpa;
  • Ser acoplada a sistemas de combate de incêndio;
  • Encher caixas d’água de prédios verticais;
  • Levar água limpa para sistemas de irrigação;
  • Bombeiam água para chafarizes e cascatas artificiais;
  • É usada em indústrias na circulação de produtos químicos (nesse caso não se recomenda utilizar a bomba, posteriormente, para transportar água).

Tecnicamente esse modelo de bomba se classifica de acordo com seu rotor. Dessa forma temos:

  • Rotor fechado;
  • Rotor Semi-aberto;
  • Rotor aberto.

A centrífuga, ou bomba de sucção, também é nomeada como motobomba de sucção. Mas, o que é uma bomba de sucção? Simples, é um equipamento que não precisa de tanta energia para extrair água de um reservatório, por exemplo. Faz a sucção da água e consegue manter boa vazão e pressão durante todo bombeamento do líquido até o destino.

Quais são os tipos de bomba centrífuga?

Como você viu anteriormente, essa motobomba tem aplicações bem amplas (de abastecimento até utilização industrial). É por isso que se fabricam diferentes versões de bombas d’água centrífuga.

Usando as principais classificações, no mercado é possível encontrar os seguintes tipos de bomba centrífuga:

  • Bomba centrífuga trifásica e monofásica – utilizada para bombeamento de água potável.
  • Bomba monoestágio (trifásica ou monofásica) – é o modelo mais versátil de bomba centrífuga. Existem modelos fabricados para atender demandas de residências, já outros são usados como bomba principal no sistema de incêndio e até ligados ao sistema de irrigação. 
  • Bomba de circulação – ideal para sistemas de refrigeração.
  • Bomba para piscina – tipo de motobomba centrífuga específico para piscinas; consegue encher esse reservatório e fazer com que a água circule.
  • Bomba náutica de circulação – destinada para sistemas de refrigeração de embarcações.
  • Bomba centrífuga jockey – essa é uma bomba fundamental para sistemas de combate a incêndios. Ela é responsável por equilibrar a pressão da água durante a eliminação das chamas.
  • Bomba centrífuga para produtos químicos – projetada para circular produtos químicos, seja de indústrias ou empresas de saneamento.
  • Bomba para drenar sólidos – existem motobombas centrífuga projetadas para bombear águas com pequenas partículas sólidas. São aproveitas por indústrias, no saneamento e em processo da agricultura.

Você percebeu que são muitos modelos de bomba centrífuga, e que aparentemente poderia aproveitar a bomba para fazer mais de uma atividade.
Mas, será que vale a pena usar uma centrífuga usada? Não! Principalmente se utilizou para bombear líquidos químicos. Correrá o risco de contaminar seu reservatório de água potável, por exemplo.

Também tem o aspecto operacional. Se pensarmos num sistema de combate a incêndios, não dá para usar uma bomba de água com muitas horas de operação, pois o desgaste do equipamento pode comprometer sua aplicação principal: bombear água para apagar chamas.

O recomendado é sempre utilizar um equipamento novo, de procedência e em boas condições. Motobombas recauchutadas tendem a não ter força suficiente para transferir água por longas distâncias. 
A seguir vamos apresentar as principais fábricas de bombas de água, assim ficará mais fácil escolher o modelo certo para você.

Fabricantes de bomba centrífuga

A dica fundamental para escolher esse equipamento é prezar pela qualidade e procedência. Conhecer as principais fabricantes de bomba centrífuga do mercado, te ajudará na escolha desse produto. Vejamos as marcas que se destacam:

São empresas nacionais e multinacionais que se diferenciam pelos seguintes motivos: materiais resistentes, inovações tecnológicas, equipamentos eficientes e disponibilizam assistência técnica nas principais cidades do país.

Elas também disponibilizam manuais de instalação (explicando tudo passo a passo) e tabelas que identificam suas principais características (vazão, pressão, altura máxima, altura manométrica, dimensões, capacidade de sucção e de recalque).

Qual a diferença entre bomba centrífuga e bomba periférica?

Qual a diferença entre bomba centrífuga e bomba periférica? Esses são modelos mais usados no mercado, pois têm muitas funções e aplicações. Nesse contexto vamos explicar as diferenças entre esses formatos, e suas principais aplicações.

As bombas de água desempenham um papel crucial em diversas regiões do Brasil, onde o serviço de distribuição pública frequentemente se depara com deficiências, especialmente em áreas mais distantes dos centros urbanos. Diante desse cenário, a escolha de equipamentos adequados para facilitar desde o bombeamento até a distribuição de água em ambientes domésticos ou comerciais torna-se essencial.

Diferença da bomba centrifuga e periférica.

No mercado, dois modelos amplamente utilizados são as bombas centrífugas e as bombas periféricas. Ambas desempenham funções vitais em variados contextos, mas suas características e aplicações apresentam distinções notáveis.

O que é uma bomba periférica?

A bomba periférica é um modelo de bomba d’água voltado para transportar água limpa, sem a presença de sólidos. É sempre instalada acima do solo, e tem excelente capacidade bombear água verticalmente.

Mesmo com funções parecidas com a bomba de água centrífuga, a bomba periférica é mais utilizada por sua capacidade de drenar água de um reservatório para outro; seu uso é mais limitado para tarefas domésticas, e de menor intensidade.

Bombas Periférica em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas periférica em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Principais aplicações da bomba centrífuga

Esse tipo de bomba d’água é usada em todos os setores: agricultura, construção civil, indústria, serviços e estabelecimento comerciais. Também, é aproveitada nas diferentes necessidades domésticas.
Especificamente poderá instalar e aplicar uma bomba centrífuga para realizar as seguintes operações:

  • Abastecimento de condomínios (verticais e horizontais);
  • Distribuição interna de água em sítios, fazendas, chácaras, residências urbanas, etc;
  • Acoplar a sistemas de irrigação;
  • Ligar a sistemas de refrigeração industrial;
  • Se integra a sistema de combate a incêndio;
  • Pode ser utilizada na circulação de água em cascatas e fontes;
  • Em sistemas de saneamento, faz parte do tratamento da água;
  • Bombeamento de produtos químicos;

O que vai determinar cada uma dessas utilidades são alguns detalhes técnicos do bocal da bomba. Quem deseja comprar uma bomba centrífuga mais robusta, precisará avaliar pontos como: bocais, formato do caracol da bomba, material que é feito o rotor, potência do motor, selagem da bomba, mancais, nível de temperatura em que a motobomba opera e quais acessórios necessitam na montagem.

Principais aplicações da bomba periférica

Escolhe-se uma bomba d’água periférica para:

  • Bombear e armazenar água em residências, sítios, chácaras e outras propriedades;
  • Drenar água de piscina, tanques e outros reservatórios (naturais e artificiais);
  • Para aumentar a pressão de sistemas internos de distribuição de água;
  • Pode ser unida a pequenos sistemas de irrigação.

As diferentes marcas que fabricam esse tipo de motobomba oferecem basicamente os mesmos recursos, o que vai variar é a potência.

Dicas de instalação

Apesar de realizar processos parecidos, existem distinções na instalação de uma bomba centrífuga e um bomba periférica. Separamos pontos importantes que deve observar durante essa etapa, para não comprometer o equipamento.

Instalando uma bomba centrífuga

  1. É sempre indicado que ela seja instalada perto do reservatório, ou de onde será sugada a água;
  2. Faça uma base rígida para fixar a bomba;
  3. Adeque os bocais da bomba centrífuga ao diâmetro da tubulação;
  4. Se a tubulação percorrer um longo caminho, entre o local de sucção até o reservatório final, utilize pesos ou suporte para evitar ao máximo o desnível;
  5. Em relação a parte elétrica, é fundamental observar se a tensão do equipamento corresponde ao da rede de energia do local;
  6. É preciso realizar o aterramento da bomba.

Instalando uma bomba periférica

Os procedimentos de instalação desse tipo de bomba se divide em duas etapas: sucção e recalque. A partir deles temos:

  1. Tenha medida certa do comprimento do tubo de sucção até o bocal de entrada;
  2. Instale uma válvula de pé;
  3. Se a bomba periférica não vai ficar no local fixo, utilize conexões do tipo união roscável para movimenta-la sem comprometer o equipamento;
  4. Na etapa de recalque é preciso instalar uma união logo após a saída da bomba;
  5. Se a bomba vai impulsionar água para grandes alturas, utilize uma válvula de retenção;
  6. Essa tubulação de recalque não pode fazer peso na bomba periférica, pois sobrecarregará o equipamento durante seu funcionamento.

Para esses dois tipos de bomba, é sempre válido fazer um teste para avaliar o funcionamento, antes de ficarem fixa e começarem a operar constantemente.
Se não tiver conhecimento da parte elétrica, é preciso contratar um profissional técnico autorizado, para não correr o risco de queimar a motobomba, e comprometer a rede de energia da residência ou estabelecimento.

Essas marcas oferecem modelos para as diferentes aplicações. Sua escolha não deve ser orientada apenas pelo preço; a principal dica é se a capacidade da bomba atende sua necessidade.
E a partir dessas informações, agora conseguirá definir se precisa de uma bomba centrífuga ou de uma bomba periférica.

Bombas centrífuga em promoção

Na Mérito Comercial você encontra bombas centrífugas em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

4 Comments

    1. Boa tarde!

      Consiste em aplicar um sinal de controle pré-determinado, esperando-se que ao final de um determinado tempo a variável controlada.

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

  1. Eu preciso de uma bomba para drenar água turva, suja mas sem partículas maiores que 2 ou 3mm, de um sumidouro (a parte final do sistema doméstico de “fossa/filtro/sumidouro” da minha casa). É pouca coisa, o tonel de concreto que acumula essa água não tem mais de 100 litros. É o máximo que vou precisar jogar para fora por dia. Qual bomba eu uso, afinal? Grato.

    1. Bom dia Sr. Gilmar, tudo bem?
      Sr. pode está usando um bomba submersível robusta 0,5cv apropriada para tratamentos de fluentes ou uma um autoescorvante que trabalha fora também apropriada para drenagem uso residencial de 0,5cv. Para maiores informações técnicas, orientamos que entre em contato com um de nossos vendedores através dos canais de atendimento abaixo:

      Telefone: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *