Como escolher um Pressurizador de Água Residencial
|

Como escolher um Pressurizador de Água Residencial? Confira as nossas dicas!

Quando você abre as torneiras, chuveiro ou da descarga sofre com apressão da água em sua casa? A solução para esse problema pode ser um pressurizador de água de qualidade. Neste post, ajudaremos você a escolher o pressurizador ideal e indicaremos as marcas mais bem avaliadas do mercado. Boa Leitura!

Em muitas residências a tubulação despressurizada é um problema. Abrir a torneira da pia, por exemplo, e cair aquele “fio de água”, não agrada ninguém. Isso acontece, normalmente, devido à posição da caixa d’água (quando a casa é abastecida por esse tipo de reservatório), ou falta de capacidade no abastecimento da região.

Garantir um abastecimento eficiente e constante de água em ambientes residenciais é essencial para o conforto e praticidade do dia a dia. Nesse contexto, a escolha do pressurizador de água residencial desempenha um papel crucial.

Pressurizador de água.

Diante da variedade de opções disponíveis no mercado, é fundamental compreender os elementos-chave na seleção desse equipamento, considerando fatores como desempenho, eficiência energética e adequação às necessidades específicas de cada residência.

Leia também: Descubra como aumentar a pressão da caixa d’água!

Como escolher o pressurizador ideal?

A seleção do pressurizador requer uma análise cuidadosa, levando em conta o número de pontos de consumo de água na residência, a capacidade em litros da caixa d’água, a altura do pé direito da casa e a disposição da caixa d’água, seja apoiada no teto ou nivelada ao chão. É importante observar que os pressurizadores apresentam uma variedade de sistemas de acionamento, todos eles automatizados.

A primeira coisa é listar quantas saídas de água tem no imóvel, ou seja, pontos de consumo. Isso é importante, pois alguns modelos de pressurizadores são projetados para 3 torneiras, por exemplo.

Após essa observação é preciso considerar outros quesitos, tais como:

  • Ponto ou Linha
  • Fluxostato ou Pressostato
  • Vazão
  • MCA

A escolha do pressurizador ideal depende de vários fatores, incluindo:

1. Pressurizador de ponto ou linha

No mercado existem pressurizadores que regulam o fluxo de água da casa toda, ou de apenas uma saída. O primeiro é conhecido como pressurizador de linha, e o segundo de ponto.

O modelo de linha é acionado quando uma torneira da residência é aberta. Já um bom exemplo dos pressurizadores de ponto é o pressurizador de chuveiro.

2. Fluxostato ou Pressostato

Eles se diferenciam pelo acionamento. Pressurizadores de fluxostato são ligados quando uma torneira é aberta. O pressurizador de água com pressostato é acionado se houver uma despressurização na rede.

A orientação é usar o pressurizador com fluxostato numa instalação ligada a caixa d’água posicionada acima da casa. Os modelos com pressostatos se conectam em qualquer situação.

3. Capacidade de vazão do pressurizador residencial

Observar quantos litros por hora o equipamento consegue pressurizar é outra dica importante.
Os pressurizadores de alta vazão, por exemplo, tem capacidade que pode chegar até 29.000 l/h. Então, vale conferir esse detalhe.

Assim, o melhor pressurizador de água para uma casa, deve atender a vazão necessária para os pontos de consumo, bem como ter acionamento adequado a demanda.

4. M.C.A (Metro de Coluna de Água)

O M.C.A é outro quesito importante de como escolher pressurizador. Trata-se de uma referência no equipamento, que serve para indicar a distância do reservatório até a torneira/chuveiro. Na prática, pressurizadores com M.C.A alto têm maior capacidade de pressão.

Como calcular a vazão de água necessária do pressurizador?

Conforme você pode acompanhar, a vazão é um parâmetro técnico importante de como escolher pressurizador. E existe uma maneira de fazer o cálculo para descobrir o equipamento mais adequado para sua realidade.

Só para ilustrar, vamos pensar numa residência com 3 chuveiros e 5 torneiras, assim temos as seguintes condições:

  • Em média cada chuveiro libera 0,20 l/s. Então, 3 consomem 0,60 l/s;
  • Já uma torneira consome em média 0,17 l/s, 5 gastarão 0,85 l/s;

No mercado a referência da vazão dos pressurizadores está em litros por minuto (l/min), deste modo você precisa converter, seguindo o exemplo teremos:

  • 0,60 l/s = 36 l/min
  • 0,85 l/s = 51 l/min
  • Soma-se esses resultados para encontrar a vazão total do imóvel;
  • 36 + 51 = 87 l/min é a vazão total.

Portanto, você precisará de um equipamento que tenha capacidade (igual ou maior) para pressurizar uma vazão de 87 l/min. Essa informação consta na ficha técnica do produto que você escolher para instalar em sua residência.

Tipos de pressurizadores

Existe uma infinidade de pressurizadores de água, cada um com eficiência e direcionamento adequados, uma vez que cada casa possui necessidades muito individuais. Existem dois tipos principais de pressurizadores de água: pressurizadores com fluxostato e pressurizadores com pressostato.

Pressurizadores com fluxostato

Pressurizadores equipados com fluxostato são dispositivos fundamentais para aumentar a pressão da água em sistemas hidráulicos, tais como os de abastecimento em residências, edifícios comerciais ou industriais. O fluxostato desempenha um papel crucial nesses sistemas, monitorando continuamente o fluxo de água e acionando o pressurizador ao detectar qualquer queda na pressão.

Engenheiro civil, Peddro Leite, explica melhor o funcionamento ddo pressurizador com fluxostato:

O funcionamento do fluxostato é bastante sensível ao fluxo de água, sendo capaz de identificar quedas abaixo de um limite pré-estabelecido e, assim, ativando o pressurizador. Essa sensibilidade é essencial para garantir que o pressurizador entre em operação somente quando necessário, o que não apenas economiza energia, mas também prolonga a vida útil do equipamento.

Quanto às aplicações práticas, os pressurizadores com fluxostato são comumente empregados em residências e edifícios onde a pressão da água fornecida pelo sistema público é insuficiente. Além disso, encontram aplicação em sistemas de irrigação, onde contribuem para uma distribuição uniforme da água.

Pressurizadores com pressostato

Os sistemas de pressurização com pressostato apresentam uma complexidade e eficiência superiores em comparação com seus homólogos equipados com fluxostato. Esses sistemas operam por meio de um interruptor de pressão, meticulosamente ajustado para acionar a bomba quando a pressão da água atinge níveis inferiores a um limiar predefinido e desativar a bomba quando a pressão atinge um patamar específico.

As vantagens dos pressurizadores com pressostato sobre os modelos com fluxostato são múltiplas. Sua eficiência destaca-se, uma vez que a bomba é acionada somente quando necessário, resultando em uma redução significativa no consumo de energia e um prolongamento da vida útil da bomba. Adicionalmente, a operação intermitente torna os pressurizadores com pressostato mais silenciosos, já que a bomba não opera de forma contínua.

Embora os pressurizadores com pressostato possuam um custo inicial mais elevado em comparação com os modelos com fluxostato, representam um investimento valioso para aqueles que buscam um sistema de pressurização de água notavelmente eficiente e silencioso.

Melhores marcas de pressurizadores

Outro ponto importante de como escolher um pressurizador é conhecendo os principais fabricantes e seus modelos mais eficientes. Confira abaixo o destaque desse tipo de equipamento.

1 – Syllent Aqquant

A Syllent Aqquant é uma marca que desenvolve diferentes pressurizadores. Porém, a linha RP42 é uma que oferece equipamentos adequados para operar com aquecedores. É um aparelho com fluxostato, com vazão máxima de 94 L/m para 6 mca. Serve para pressurizar rede com até 6 pontos.

Conheça o Pressurizador Syllent Rp42m050-120/ap 0,5 Cv Monofásico 220v – Vídeo de Unboxing e Review:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Syllent Rp42m050-220/ap 1/2 Cv Monofásico 220v com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores Pressurizador Syllent:

2 – Komeco

Os pressurizadores Komeco são dispositivos projetados para otimizar o desempenho de sistemas de água, proporcionando maior pressão em torneiras, chuveiros e outros pontos de uso. Esses equipamentos são especialmente úteis em residências ou edifícios onde a pressão da água é inadequada, garantindo um fluxo mais eficiente e satisfatório.

Os pressurizadores Komeco são conhecidos por sua durabilidade e eficiência, oferecendo soluções confiáveis para melhorar a experiência do usuário em relação ao abastecimento de água. Além disso, são projetados com tecnologia que visa o baixo consumo de energia, contribuindo para a eficiência energética do sistema.

Confira nosso vídeo de reviews sobre o Pressurizador de Água Komeco Tp 825 G2 1/2 Cv Até 2 Banheiros:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador de Água Komeco Tp 825 G2 1/2 Cv 127/220v – Até 2 Banheiros com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores Komeco:

3 – Grundfos

O pressurizador Grundfos Scala1 3-45 é uma bomba de pressurização autoferrante compacta totalmente integrada para uso doméstico. É uma unidade completa, incorporando bomba, motor, depósito de diafragma, controlador de pressão e caudal, e válvula de retenção.

O Scala1 3-45 é projetado para uso residencial, com o objetivo de realizar todas as aplicações de abastecimento de água. Pode ser usado para fornecer água potável, irrigação, drenagem e outras aplicações.

Conheça o melhor Pressurizador de Água para uma residência, o Grundfos Scala1 3-45:

Na Mérito Comercial você encontra Presurizador Grundfos Scala1 3-45 1,10 Cv Monofásico 230v – com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Grundfos:

4 – Schneider

O pressurizador Schneider é a solução para melhorar o funcionamento da pressão para a saída dos líquidos, ideal para as zonas residenciais, industriais e comerciais com pouca vazão de água.

Além de ótimo rendimento, o pressurizador Schneider também possui um pequeno consumo de energia elétrica – assim, é possível solucionar os problemas com a água, mas sem pesar na conta de energia no final do mês.

Pressurizador Schneider Sp-12c 1/2cv 220v – Vídeo completo – Unboxing e Review:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Schneider Sp-12c 1/2cv 220v com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Schneider:

5 – Jacuzzi

O Pressurizador Jacuzzi Acquahouse representa a solução ideal para redes hidráulicas em residências ou pequenos estabelecimentos. Projetado com precisão técnica e eficiência, este dispositivo atende às demandas de pressurização com notável desempenho.

Conheça o Pressurizador Acquahouse da Jacuzzi, para 6 Banheiros:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador Jacuzzi Acquahouse 4-20 220v (1aqh6) com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Jacuzzi:

6 – Rowa

Há mais de seis décadas, o renomado pressurizador Rowa tem sido uma presença constante no mercado, elevando os padrões de conforto, segurança e conveniência na distribuição de água em residências.

Se você está em busca de um equipamento contemporâneo e, sobretudo, silencioso, a escolha certa é o pressurizador Rowa. Com ele, você adquire um sistema inovador e eficaz, assegurando uma maior vazão de água.

Os modelos de pressurizadores da Rowa se destacam notavelmente de outros produtos, uma vez que dispensam o uso de rolamentos, resultando na eliminação completa de ruídos durante sua operação.

Conheça o Mini Pressurizador Rowa Rw12 150w Monofásico 220v em Bronze:

Na Mérito Comercial você encontra Pressurizador de Água Rowa Rw12 Bronze 150 W Monofásico 220v com o melhor preço e entrega mais eficiente do mercado.

Veja alguns modelos de pressurizadores da Rowa:

7 – Lorenzetti

O Pressurizador Lorenzetti se destina a áreas residenciais, comerciais e industriais com baixa pressão de água, representando uma solução eficaz para aprimorar o desempenho da pressão na distribuição de água.

Esses pressurizadores consistem em uma eletrobomba silenciosa e um controlador automático que ativa o ponto de consumo. A aplicação do pressurizador de água Lorenzetti é recomendada para localidades, residências e apartamentos com escassez de água potável, assim como para ambientes com limitação de altura para a caixa d’água ou cisterna.

Pressurizador de água Lorenzetti
Pressurizador de água Lorenzetti

Veja alguns modelos de pressurizadores da Lorenzetti:

Aprenda mais: Qual o melhor pressurizador para sua necessidade!

A partir dessas referências fica mais claro os passos de como escolher pressurizador. E para continuar bem informado sobre esse e outros tipos de equipamentos, assine nossa newsletter.

Pressurizadores de Água

O pressurizador de água é composto por uma eletrobomba silenciosa e um controlador automático que aciona o ponto de consumo. A utilização de um pressurizador de água é indicada para regiões, casas e apartamentos com escassez de água potável e, também, para lugares com pouca altura para a caixa d’água ou para a cisterna.

As principais marcas de pressurizador de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Grundfos, Komeco, Syllent Aqquant, Rowa, Lorenzetti e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Conheça também nossas ofertas de bombas d’água.

Posts Similares

18 Comments

  1. Boa noite.
    Gostaria de um auxilio de vocês.
    Moro em um apartamento no ultimo andar.
    Tenho uma bomba pressurizadora de 1/6CV.
    Gostaria de troca-la por uma bomba mais forte de 1/3CV.
    Me disseram que não vou ter nenhuma melhora na pressão ou vazão pq o meu encanamento é de 1/2 polegada.
    Minha pergunta é: Eu terei ou não uma melhora se aumentar a potência da bomba?

    1. Boa tarde!

      Sim ! com certeza irá melhorar a pressão.
      É importante sabermos a quantidade de torneiras que você precisa pressurizar, nesse caso recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  2. Minha casa e um sobrado, pé direito 7metros, tenho 2500 litros de a água no foro, são 4 banheiros, com ducha higiênica, chuveiro e pia, cozinha com 2 torneiras, qual pressurizador e ideal para aumentar a pressão

    1. Bom dia!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

    1. Paulo, bom dia!

      Claro, o senhor pode estar entrando em contato com o nosso setor técnico de televendas para que possam verificar um produto que melhor atenda suas necessidades, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  3. Tenho um inova gp280 de ferro, ele está dando problemas e quero trocar por um Inova kpn400, será q eles possuem a mesma capacidade?

    1. Bom dia, Aldair!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  4. Boa tarde , me chamo Bruno Lopes , Moro em Manaus amazonas.
    Estou com um problema e consequentemente uma duvida .

    problema: *obvio* estou com vazão baixa de fluxo de agua na casa toda , são dois pisos e a caixa fica localizada na telha galvalume do segundo piso .
    o que eu posso fazer ou o que comprar para melhorar de forma a utilizar com qualidade.

    1. Boa tarde, Bruno!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  5. BOM DIA,SOLICITO UMA SUGESTÃO PARA UM PRESSURIZADOR QUE POSSA ATENDER UMA TORNEIRA QUE BAIXA PRESSÃO. A CAIXA DE 500 LITROS ESTÁ A 3 METROS DE DISTANCIA E ALTURA DE 2,5 METROS E TUBULAÇÃO DE 3/4′ GALVANIZADO (ANTIGO),GOSTARIA QUE ME INDICASSEM O EQUIPAMENTO QUE ATENDA A ESSAS CONDIÇÕES. GRATO. ZDZILAW JARZYNSKI.

    1. Bom Dia!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  6. Gostei muito da MATÉRIA ESCRITA SOBRE PRESSURIZADORES, qual o ideal em cada casa/apartament. Moro numa casa de vila com 2 andares na Tijuca, Rio de Janeiro. A caixa d’água fica em cima de cada 5 casas, no sótão. Fiz um banheiro na parte de baixo da casa e já tinha outro na de cima, onde costumo tomar meus banhos.
    Coloquei o aquecedor (Rinai, acho que de 38 litros), juntamente com um pressurizador/bomba da mesma marca e cujo modelo é de 1/2 cavalo. Ambos estão na minha área, cada um em um local apropriado.
    O técnico disse que esse equipamento ia pressurizar tudo e que os 2 chuveiros podiam ser usados ao mesmo tempo. OBS: toda A PARTE HIDRÁULICA E ELÉTRICA É NOVA, TUDO REFORMADO.
    Ele pressuriza a água quente e a fria. No total tenho: 2 chuveiros (torneira água quente e fria), 6 torneiras (água quente e fria, contando com as da cozinha).
    O problema é que VOLTA E MEIA e agora com muita frequência, a água do CHUVEIRO DO BANHEIRO DE CIMA, PÁRA, porque o PRESSURIZADOR DESARMA OU PÁRA. Às vezes isso ocorre a cada 2 minutos, o que muito me irrita e me deixa super chateada. Não sei se o problema é do pressurizador, que de repente, deveria ter maior capacidade.
    O técnico que fez a instalação, da IDEAL Aquecedores, também na Tijuca, já foi lá umas 2 vezes, isso em 2020 e depois no começo de 2021(após terminar obras em minha casa) e disse que não estava vendo nenhum problema.
    Já liguei para a Rinai na esperança que eles tivessem alguém profissional que pudesse resolver, destrinchar o MEU PROBLEMA, mas eles não têm esse tipo de suporte e nada aconteceu.
    Fora a água do chuveiro ficar parando, se eu abro o chuveiro de cima o debaixo não funciona a contento e vice-versa.

    SOLICITO UMA AJUDA DE VOCÊS, pois NÃO SEI MAIS O QUE FAZER e o PIOR é que HÁ DIAS em que tomo banho NORMALMENTE, já no outro, a ÁGUA FICA PARANDO, DIMINUINDO e isso tem sido mais frequente agora, como já citei.

    Tenho medo de comprar novo PRESSURIZADOR, GASTAR DINHEIRO e nada mudar.

    AGUARDO UM RETORNO

    OBRIGADA

    ATENCIOSAMENTE,

    MARIA ELISA GRASSIA SERENO

    1. Boa tarde, Maria!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  7. Obrigado pela atenção!
    Casa com instalação nova, cx ao nivel do teto ( com pouco caimento), uso para 2 pessoas,que equipamento será necessário para uma boa pressão. Está instalado: 1 chuveiro, pia, vaso e cozinha.

    1. Bom dia, Waldemiro!

      Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  8. Moro em Itú sofremos aqui com frequentes faltas de água na rede pública. Além da ausência total de água, os períodos de pouca água baboseira pressão suficiente para encher minha caixa d’água residencial e eu tive de colocar um pressurizador. Primeira lição, compre um com sensor, que liga e desliga automaticamente na presença oi falta de água na tubulação. Segunda lição: o jacuzzi não corresponde à imagem que fazemos da marca. Com pouco mais de dois anos de uso ele quebrou uma carcaça plástica do pressurizador fazendo fazer água pra todo lado. E não reconhecem o problema eu tendo de arcar com os custos de conserto. FUJAM da Jacuzzi

    1. Boa tarde, Fernando!

      Lamentamos a sua má experiência com a marca e agradecemos pelo feedback, estamos sempre procurando melhorias para os nossos clientes e sem dúvidas o seu comentário foi essencial para o nosso crescimento.
      Caso queria dimensionar outros produtos conosco, entre em contato diretamente, nosso time de técnicos irá indicar o melhor produto para a sua função.

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *