Descobrir quais são as etapas de como escolher pressurizador, é ótimo, sobretudo se você sofre com a falta de pressão da água nas torneiras, chuveiro, e outros equipamentos.

Em muitas residências a tubulação despressurizada é um problema. Abrir a torneira da pia, por exemplo, e cair aquele jato fraquinho, não agrada ninguém.

Isso acontece, normalmente, devido a posição da caixa d’água (quando a casa é abastecida por esse tipo de reservatório), ou falta de capacidade no abastecimento da região.

E em imóveis que usam aquecedores, contar com uma rede pressurizada é fundamental para o funcionamento correto destes equipamentos.

Nesses casos, você tem diferentes tipos de pressurizadores que corrigem e evitam tais falhas. Mas, como escolher pressurizador de água residencial? É o que vai aprender a seguir.

Leia também: Descubra como aumentar a pressão da caixa d’água!

Como escolher o pressurizador ideal?

A primeira coisa é listar quantas saídas de água tem no imóvel, ou seja, pontos de consumo. Isso é importante, pois alguns modelos de pressurizadores são projetados para 3 torneiras, por exemplo.

Após essa observação é preciso considerar outros quesitos, tais como:

  • Ponto ou Linha
  • Fluxostato ou Pressostato
  • Vazão
  • MCA

Vale destrinchar cada um desses para entender mais.

1 – Pressurizador de ponto ou linha

No mercado existem pressurizadores que regulam o fluxo de água da casa toda, ou de apenas uma saída. O primeiro é conhecido como pressurizador de linha, e o segundo de ponto.

O modelo de linha é acionado quando uma torneira da residência é aberta. Já um bom exemplo dos pressurizadores de ponto é o pressurizador de chuveiro.

2 – Fluxostato ou Pressostato

Eles se diferenciam pelo acionamento. Pressurizadores de fluxostato são ligados quando uma torneira é aberta. O pressurizador de água com pressostato é acionado se houver uma despressurização na rede.

A orientação é usar o pressurizador com fluxostato numa instalação ligada a caixa d’água posicionada acima da casa. Os modelos com pressostatos se conectam em qualquer situação.

3 – Capacidade de vazão do pressurizador residencial

Observar quantos litros por hora o equipamento consegue pressurizar é outra dica importante.

Os pressurizadores de alta vazão, por exemplo, tem capacidade que pode chegar até 29.000 l/h. Então, vale conferir esse detalhe.

Assim, o melhor pressurizador de água para uma casa, deve atender a vazão necessária para os pontos de consumo, bem como ter acionamento adequado a demanda.

4 – M.C.A (Metro de Coluna de Água)

O M.C.A é outro quesito importante de como escolher pressurizador. Trata-se de uma referência no equipamento, que serve para indicar a distância do reservatório até a torneira/chuveiro. Na prática, pressurizadores com M.C.A alto têm maior capacidade de pressão.

FOTO EXEMPLO -> ROWA 

Como calcular a vazão de água necessária do pressurizador?

Conforme você pode acompanhar, a vazão é um parâmetro técnico importante de como escolher pressurizador. E existe uma maneira de fazer o cálculo para descobrir o equipamento mais adequado para sua realidade.

Só para ilustrar, vamos pensar numa residência com 3 chuveiros e 5 torneiras, assim temos as seguintes condições:

  • Em média cada chuveiro libera 0,20 l/s. Então, 3 consomem 0,60 l/s;
  • Já uma torneira consome em média 0,17 l/s, 5 gastarão 0,85 l/s;

No mercado a referência da vazão dos pressurizadores está em litros por minuto (l/min), deste modo você precisa converter, seguindo o exemplo teremos:

  • 0,60 l/s = 36 l/min
  • 0,85 l/s = 51 l/min
  • Soma-se esses resultados para encontrar a vazão total do imóvel;
  • 36 + 51 = 87 l/min é a vazão total.

Portanto, você precisará de um equipamento que tenha capacidade (igual ou maior) para pressurizar uma vazão de 87 l/min. Essa informação consta na ficha técnica do produto que você escolher para instalar em sua residência.

7 melhores marcas de pressurizadores

Outro ponto importante de como escolher um pressurizador é conhecendo os principais fabricantes e seus modelos mais eficientes. Confira abaixo o destaque desse tipo de equipamento.

1 – Syllent Aqquant

Essa marca desenvolve diferentes pressurizadores. Porém, a linha RP42 é uma que oferece equipamentos adequados para operar com aquecedores.

É um aparelho com fluxostato, com vazão máxima de 94 L/m para 6 mca. Serve para pressurizar rede com até 6 pontos.

Pressurizador Syllent
Pressurizador Syllent

2 – Komeco

O pressurizador Komeco Tqc 400 se destaca pela qualidade do material que envolve os componentes internos do aparelho. Além disso, é um dos mais silenciosos do mercado, o que permite usar na parte interna da casa.

Pressurizador Komeco
Pressurizador Komeco

3 – Grundfos

A marca de origem dinamarquesa tem uma variada linha de produtos. Seus pressurizadores também são destaque aqui no país, sobretudo o pressurizador Grundfos UPA 25-120.

Esse equipamento atende até 2 pontos num imóvel. É ideal para suítes, por exemplo. Sua vazão máxima é de 3.000 l/h e  tem 12 M.C.A.

Pressurizador Grundfos
Pressurizador Grundfos

4 – Schneider

Outra multinacional famosa aqui no Brasil, a Schneider disponibiliza uma versátil linha de pressurizadores. Um modelo de destaque é o SP-15 C3. É um típico pressurizador residencial, e que corrige a despressurização de uma rede hidráulica de forma efetiva.

Pressurizador Residencial Schneider
Pressurizador Residencial Schneider

5 – Jacuzzi

O pressurizador Jacuzzi Acquahouse 5 aqh1 é uma inovação da marca. É desenvolvido especialmente para residências, principalmente para banheiros. Não ocupa muito espaço e emite poucos ruídos.

Sistema de Pressurização Jacuzzi
Sistema de Pressurização Jacuzzi

6 – Rowa

Outra tradicional marca de pressurizadores é a Rowa. Tem produtos com fluxostato e pressostato. Seu pressurizador Tango SFL 20 é recomendado para casas com instalações hidráulicas antigas.

Tem capacidade para atender 4 pontos de consumo, vazão de 66,6 l/min e 19 M.C.A.

Pressurizador Rowa
Pressurizador Rowa

7 – Lorenzetti

Fabricante que foca no desenvolvimento de pressurizador para chuveiro. Um modelo de destaque é o PL9, pois se conecta a todos os tipos de aquecedores. Além disso, tem vazão máxima de 1.500 l/h e 9 M.C.A.

Pressurizador de água Lorenzetti
Pressurizador de água Lorenzetti

Aprenda mais: Qual o melhor pressurizador para sua necessidade!

A partir dessas referências fica mais claro os passos de como escolher pressurizador. E para continuar bem informado sobre esse e outros tipos de equipamentos, assine nossa newsletter.

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

10 Comments

  • Walter Thomaz, 17/01/2022 @ 22:08 Reply

    Boa noite.
    Gostaria de um auxilio de vocês.
    Moro em um apartamento no ultimo andar.
    Tenho uma bomba pressurizadora de 1/6CV.
    Gostaria de troca-la por uma bomba mais forte de 1/3CV.
    Me disseram que não vou ter nenhuma melhora na pressão ou vazão pq o meu encanamento é de 1/2 polegada.
    Minha pergunta é: Eu terei ou não uma melhora se aumentar a potência da bomba?

    • Mérito Comercial - Comercial, 25/01/2022 @ 16:22 Reply

      Boa tarde!

      Sim ! com certeza irá melhorar a pressão.
      É importante sabermos a quantidade de torneiras que você precisa pressurizar, nesse caso recomendamos que entre em contato com nossa equipe de vendas para análise do modelo que atenderá sua necessidade, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  • João Carlos moreno gallego, 13/03/2022 @ 14:20 Reply

    Minha casa e um sobrado, pé direito 7metros, tenho 2500 litros de a água no foro, são 4 banheiros, com ducha higiênica, chuveiro e pia, cozinha com 2 torneiras, qual pressurizador e ideal para aumentar a pressão

    • Mérito Comercial - Comercial, 14/03/2022 @ 10:50 Reply

      Bom dia!

      Nesse caso será necessário dimensionamento com nossa equipe de vendas. Para que possam entender sua necessidade e indicar o modelo ideal, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  • PAULO ROGÉRIO, 15/03/2022 @ 17:04 Reply

    oi preciso de ajuda na escolha de um Pressurizador, vcs podem em ajudar?

    • Mérito Comercial - Comercial, 18/03/2022 @ 08:36 Reply

      Paulo, bom dia!

      Claro, o senhor pode estar entrando em contato com o nosso setor técnico de televendas para que possam verificar um produto que melhor atenda suas necessidades, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Mérito Comercial.

  • Aldair, 12/06/2022 @ 10:30 Reply

    Tenho um inova gp280 de ferro, ele está dando problemas e quero trocar por um Inova kpn400, será q eles possuem a mesma capacidade?

    • Mérito Comercial - Comercial, 13/06/2022 @ 09:21 Reply

      Bom dia, Aldair!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

  • Bruno Lopes, 20/06/2022 @ 16:57 Reply

    Boa tarde , me chamo Bruno Lopes , Moro em Manaus amazonas.
    Estou com um problema e consequentemente uma duvida .

    problema: *obvio* estou com vazão baixa de fluxo de agua na casa toda , são dois pisos e a caixa fica localizada na telha galvalume do segundo piso .
    o que eu posso fazer ou o que comprar para melhorar de forma a utilizar com qualidade.

    • Mérito Comercial - Comercial, 21/06/2022 @ 17:32 Reply

      Boa tarde, Bruno!

      Nesse caso, será necessário dimensionamento técnico sob cotação com nosso departamento de vendas, segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente, equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.