Como trocar a resistência do chuveiro elétrico.
|

Como Trocar a Resistência do Chuveiro Passo a Passo? Tudo que o iniciante precisa saber!

Trocar a resistência do chuveiro é uma habilidade fundamental para qualquer adulto, afinal, pode acontecer de o seu chuveiro simplesmente não ligar em qualquer momento, principalmente nos dias frios, o que é ainda pior se ocorrer em um final de semana e não houver uma loja aberta para comprar outro.

A boa notícia é que, em muitos casos, você não precisa comprar outro chuveiro, o que seria muito mais caro. Muitas vezes, apenas a troca da resistência do chuveiro — peça responsável por aquecer a água — resolve o problema e custa, em média, entre R$ 14,00 e R$ 68,00, dependendo do tipo de chuveiro que você tem. Cá entre nós, isso é muito mais barato do que a maioria dos chuveiros.

Neste post, a equipe da Mérito Comercial vai ensinar o passo a passo de como trocar a resistência do chuveiro, quais ferramentas você precisará, como garantir a segurança e responderemos a todas as perguntas sobre troca de resistência de chuveiros como Lorenzetti, Astra, Cardal, Zagonel e Hydra.

Como saber se a resistência do chuveiro está queimada?

Antes de sair para comprar uma resistência nova para o seu chuveiro, é preciso verificar se realmente foi esse o componente que se estragou. Veja as dicas para identificar isso abaixo.

O primeiro e mais óbvio sinal de que a resistência queimou é a água do chuveiro não esquentar mesmo após alguns segundos ligado. Neste caso, vale a pena desligar o disjuntor, ligá-lo novamente e testar o chuveiro. Pode acontecer de a água esquentar por um breve período e esfriar novamente, indicando um problema na resistência.

No entanto, a maneira mais eficaz de confirmar que a resistência queimou ou está com defeito é por meio da análise física da peça.

Indícios que uma resistência de chuveiro queimou:

  • Cheiro de queimado;
  • Visualmente danificada;
  • Manchas escuras;
  • Partes derretidas;
  • Conector da peça quebrado;
  • Espiral rompida.

Pode acontecer de não ter aparência de queimada, mas às vezes algum conector se soltou, podendo impedir a conexão com a rede elétrica.

Como saber qual resistência devo comprar?

Para saber como comprar a resistência do chuveiro, você precisa identificar o modelo do seu chuveiro. Provavelmente, você não possui mais a embalagem ou o manual, mas é comum que o modelo esteja indicado no próprio chuveiro.

Além do modelo, no chuveiro também deve constar a voltagem (por exemplo, 127 V) e a potência máxima da resistência, como 4500 W.

Com essas informações em mãos, dirija-se a uma loja de materiais de construção, loja de utilidades ou uma loja que venda equipamentos para casa, como a Mérito Comercial, e informe o modelo ao vendedor. Ele lhe oferecerá a resistência adequada.

Vale ressaltar, que a função da resistência é a mesma para todo chuveiro, mas o modelo vai variar bastante de acordo ao designer e marca, confira as fotos abaixo para entender.

Modelos de resistência de chuveiro.

Preparativos para trocar a resistência do chuveiro

Para começar, você não precisa ficar nervoso(a), pois é extremamente simples realizar o procedimento. Basta seguir as nossas recomendações de segurança e, em menos de 5 minutos, a resistência nova estará devidamente instalada.

Ensinaremos como trocar a resistência de chuveiro das marcas mais comuns entre os brasileiros. Caso o seu seja de outra marca, é bem provável que o procedimento seja semelhante, pois a maioria das marcas adota um procedimento bastante parecido.

Materiais que você vai precisar:

  • Chave de fenda ou chave Philips;
  • Alicate de preferência de bico;
  • Resistência do mesmo modelo;
  • Escada, banquinho ou cadeira.

DICA: Quando for desenroscar a tampa do chuveiro, pode haver água dentro. Tome cuidado para não derramar em você. Para retirar o excesso de água, abra a mangueira do chuveiro.

Dicas de segurança para trocar a resistência do chuveiro

A primeira medida antes de substituir a resistência do chuveiro é interromper o fornecimento de energia desativando o disjuntor, uma precaução fundamental para prevenir qualquer possibilidade de choque elétrico. Jamais proceda com o manuseio do chuveiro sem adotar essa etapa inicial.

Além disso, é aconselhável usar calçados com solado de borracha. Eles contribuem para isolar seu corpo, atuando como uma camada adicional de proteção contra choques elétricos, e também ajudam a prevenir escorregões no interior do box.

Trocando a resistência do chuveiro

  1. Interrompa a alimentação elétrica: Antes de qualquer procedimento, é essencial interromper a alimentação elétrica geral para prevenir riscos de choques elétricos.
  2. Desmonte o compartimento do chuveiro: utilize uma chave de fenda para desacoplar o compartimento do chuveiro do difusor (a parte perfurada). Em certas situações, pode ser necessário apenas girá-lo para desenroscar.
  3. Extraia a resistência defeituosa: empregue um par de alicates para extrair cuidadosamente a resistência defeituosa. É importante notar a configuração original da peça para uma substituição precisa — uma fotografia pode ser útil.
  4. Instale a nova resistência: proceda com a instalação da nova resistência no local da antiga.
  5. Monte o chuveiro novamente: ao remontar, tenha especial atenção ao reinstalar o difusor para não comprometer a vedação, assegurada pela junta de borracha, que impede vazamentos e garante a retenção de água no compartimento.
  6. Teste sem energia: com o disjuntor ainda desligado, ative o chuveiro e deixe a água fluir por cerca de 2 a 3 minutos. Isso previne que a nova resistência se danifique ao reestabelecer a corrente elétrica.
  7. Reative a corrente elétrica: Após desligar o chuveiro, reative a alimentação elétrica e teste o funcionamento do chuveiro para assegurar que a água esteja aquecendo adequadamente.

Se você preferir assistir um vídeo explicando, na prática, confira o vídeo abaixo explicando detalhe por detalhe como trocar a resistência de um chuveiro:

Você viu que as etapas de como trocar a resistência do chuveiro são simples. Entretanto, é necessário ter paciência e cuidado ao manusear a peça que será substituída.

Caso danifique as espiras, por exemplo, a resistência vai queimar rapidamente. E como você vai trabalhar de baixo para cima (devido à posição do chuveiro) é preciso atenção para encaixar bem o componente.

A recomendação é deixar o piso do box enxuto e utilizar uma escada com calços de borracha para não trepidar nem escorregar durante a substituição.

Como trocar a resistência do chuveiro Lorenzetti

Os chuveiros da marca lorenzetti são o tipo mais comum na casa dos brasileiros, conhecidos por oferecer qualidade e durabilidade por preços mais acessíveis é extremamente procurado pelos consumidores.

Instalar pressurizador de chuveiro

Compre Chuveiros Lorenzetti com o melhor preço do mercado!

Entretanto, a variedade de modelos com designer de construção são inúmeros, seria impossível falamos de cada um em um único texto, mas mostraremos como trocar a resistência dos chuveiros Lorenzetti mais comuns e os mais “difíceis”, e para isso selecionamos alguns vídeos para facilitar.

Como trocar resistência do chuveiro Lorenzetti Acqua duo Ultra:

Compre na Mérito Comercial a resistência do Acqua duo Ultra:

Como trocar e instalar resistência Chuveiro Lorenzetti Maxi Ducha:

Trocando resistencia do chuveiro Lorenzetti Duo Shower:

Como trocar resistência do chuveiro Lorenzetti Ducha Fashion:

Como trocar resistência do chuveiro Lorenzetti Bella Ducha 4T Ultra:

O que causa a queima da resistência do chuveiro?

Ao longo do tempo, a troca da resistência se torna uma etapa quase inevitável na manutenção de um chuveiro elétrico. Essa necessidade surge do fato de que, cada vez que é ligado, o chuveiro aquece a água através da resistência, que por estar em constante uso, tem sua vida útil naturalmente reduzida.

Contudo, a frequência com que a resistência queima e precisa ser substituída pode ser influenciada por diversos fatores, além do uso cotidiano.

Um dos principais vilões da longevidade da resistência são os banhos prolongados e em temperaturas elevadas, que exigem muito do componente. Além disso, a obstrução do espalhador do chuveiro pode impedir a saída de água adequadamente, contribuindo para o superaquecimento da resistência. Essa obstrução pode ser resolvida com soluções simples, como a limpeza com vinagre.

Chuveiro com água gelada.

Outra questão crucial é a compatibilidade entre a voltagem do chuveiro e a fornecida pela residência. A discrepância entre esses valores pode causar danos não apenas à resistência, mas ao equipamento como um todo. Oscilações na corrente elétrica também são capazes de danificar a resistência prematuramente, assim como a oxidação dos fios, que compromete a segurança e eficiência do chuveiro.

A pressão da água exerce um papel significativo nesse contexto. Uma pressão inadequada pode afetar a performance do chuveiro e, por consequência, a resistência. Diante de um chuveiro queimado, pode ser desafiador determinar se o problema reside na resistência ou em outros componentes elétricos. Nesses casos, a intervenção de um eletricista qualificado é fundamental.

Leia também: Como aumentar a pressão de chuveiros

Conheça a Mérito Comercial

Aqui na Mérito Comercial, você pode encontrar tudo o que precisa para construir ou reformar. Somos especialistas na venda de equipamentos e máquinas para a construção civil, industrial, agropecuária e residencial. Confira nossas marcas e escolha aquela que mais combina com a sua exigência, garantimos condições especiais de pagamento para bomba de águapressurizadorbetoneiramotor elétrico e diversos outros produtos.

Contamos com um diversificado estoque para auxiliar na satisfação das necessidades dos nossos clientes. Venha conhecer a nossa loja! Estamos estabelecidos no bairro do Brás em São Paulo, na Rua Dr. João Alves de Lima, 325-A, CEP 03050-060 – localizada entre a estação de metrô Bresser-Moóca e a avenida Celso Garcia na altura do número 500, esquina com a rua Bresser.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *