Mulher com cabelo preso aproveita spa em casa na hidro
|

Spa em casa: como escolher uma banheira de hidromassagem

Com diferentes tipos, dimensões e funcionalidades é preciso de muita informação sobre como escolher uma banheira de hidro antes de realizar a compra.

A banheira de hidromassagem é uma peça que antes só víamos em filmes, hotéis luxuosos e mansões. Hoje essa perspectiva mudou, os diversos modelos de banheiras e a facilidade de compra, possibilita que você instale uma hidro em casa ou apartamento.

Mas, como escolher uma banheira de hidro, e quais seus benefícios dessa compra? É o que vamos aprender aqui.

Leia também: Qual a diferença entre banheira de imersão e hidromassagem?

Como funciona uma banheira de hidromassagem?

As banheiras são aparelhos hidrossanitários destinados a realizar higiene e procedimentos terapêuticos.

Produzidas a partir de materiais como gel coast e acrílico, são construídas com design ergonômico, para garantir conforto durante a utilização.

O funcionamento depende de uma rede hidráulica, e da conexão a uma bomba de hidromassagem, equipamento responsável pelos jatos massageadores.

Leia também: Para que serve e como funciona a motobomba para hidromassagem?

Existe a necessidade de realizar manutenção periódica, sobretudo para evitar odores que se acumulam na tubulação.

No mercado é comum se categorizar as banheiras nos seguintes grupos:

  • Jacuzzi – peças mais luxuosas, e com diferentes tipos de design.
  • Ofurô – um modelo de banheira que se destaca por sua profundidade, conhecido por suas aplicações terapêuticas.
  • SPA – são banheiras focadas no relaxamento. Une características das hidros e dos ofurôs.

Então, dependendo da aplicação que deseja, essa tipologia será uma das primeiras orientações de como escolher uma banheira de hidro.

Banheira de hidromassagem em um banheiro cheio de folhas verdes

Vantagens de ter uma banheira em casa

Na lista de benefícios que você conquistar ao instalar uma banheira de hidro em sua casa, temos:

  1. Elegância – as banheiras são peças que favorecem a decoração do banheiro, e de outros espaços que você prefira instalar.
  2. Melhora do sono – para quem passa por dias estressantes, uns longos minutos mergulhados na banheira de hidromassagem é essencial. Depois desse momento relax, você espanta a insônia.
  3. Saúde do corpo – além de ajudar a mente, passar um tempo na banheira, com água numa temperatura morna, por exemplo, ajuda na circulação sanguínea, e a tratar dores musculares.
  4. Todos os tipos de banheiro – pela variedade dos tamanhos de banheiras, não importa se seu banheiro não é grande, você consegue um modelo adequado para o espaço.
  5. Menor custo – quando comparado a instalação e manutenção de uma piscina, manter uma jacuzzi ou SPA em casa, não é caro.

A seguir veja como definir o melhor modelo de banheira para você.

7 dicas de como escolher banheira de hidro

Confira nossas orientações para acertar na escolha desse produto que vai transformar seu banheiro em um verdadeiro spa em casa e deixar o seu dia muito mais relaxante.

1 – Número de pessoas

A sua banheira de hidromassagem será para família, ou somente para usar a dois? Esse é o primeiro ponto que orienta sua decisão. Os principais fabricantes de banheira desenvolvem modelos para 1 até 4 lugares.

Benheira de hidromassagem casal
Banheira de hidromassagem com 6 jatos de água.

2 – Quantidade de jatos

Esse é um detalhe importante na lista de como escolher a banheira de hidro, pois os jatos são responsáveis pelo efeito terapêutico.

A quantidade de jatos de hidromassagem está relacionada ao tamanho da banheira. De maneira geral, no mercado você encontra a seguinte configuração:

  • Para 1 pessoa – 4 jatos;
  • Para 2 pessoas – de 4 a 8 jatos;
  • Para 3 a 4 pessoas – 12 jatos.
Banheira de hidro e mini-spa com 11 jatos de água.
Banheira de hidromassagem mini-spa com 11 jatos de água

No entanto, isso varia, banheiras mais robustas de 2 lugares, por exemplo, tem até 16 jatos. O ideal é avaliar bem suas necessidades.

3 – Itens de linha

Um diferencial entre as marcas é os itens de linha, ou seja, aqueles acessórios ou peças que já vem instalado na banheira de hidromassagem. Então, tenha atenção se a peça tem:

  • jatos,
  • apoios para cabeça,
  • sistema de drenagem,
  • alças,
  • bordas.

Por outro lado, também é interessante analisar a lista dos acessórios opcionais que estão disponíveis para incrementar sua banheira. Confira itens como:

  • Duchas – são ótimas para melhorar a experiência do momento relaxante.
  • Tampa de inspeção – é peça que facilita o acesso a bomba de hidromassagem. Fundamental para não mexer na cerâmica do banheiro, por exemplo.
  • Cobertina e Painel de Fechamento – também são itens que favorecem a instalação da banheira sem alterar a estrutura do espaço.

4 – A motobomba adequada

Esse é quesito fundamental de como escolher banheira de hidro, pois é a motobomba que garante o fluxo dos jatos, bem como as etapas de manutenção.

Você deve considerar potência, a qual temperatura opera, proteção IP, centrífuga ou bomba autoaspirante, tensão e material do equipamento.

Avalie esses quesitos, principalmente, quando comprar uma banheira que já venha acompanhada de uma bomba. Caso as especificações técnicas mostrem capacidade abaixo do que necessita, será necessário substituí-la.

Saiba agora como escolher uma bomba de água para hidromassagem

5 – Tipo de material da banheira

Conforme já mencionado, as banheiras usam materiais como gel coat e acrílico. O primeiro material é uma resina bastante resistente, e se combina com fibra de vidro. A sua vantagem é a maior durabilidade a intempéries como umidade e exposição ao sol.

Já o acrílico está presente na maioria das banheiras, e se destaca pela facilidade na manutenção e na maleabilidade, permitindo a criação de muitos formatos.

6 – Tamanho da banheira

Existem banheiras nos formatos quadrado, retangular, oval, circular, octogonal, entre outros. O que implica em dimensões distintas.

Desse modo, conhecer as medidas do lugar que receberá o reservatório, é essencial. Somente assim você define o design certo.

Só para ilustrar, alguns modelos de banheiras jacuzzi duplas medem 182 cm (Comprimento) x 152 cm (Largura) x 51 cm (Profundidade). Então, tenha trena nas mãos antes de partir para a compra.

7 – Sistema de aquecimento

Não é um item obrigatório, mas se você mora em regiões frias, vale conferir se a banheira vem com aquecedor. Senão, verifique se o modelo é compatível com esse tipo de equipamento.

Hidromassagem com aquecedor e cascata
Banheira de hidromassagem com aquecedor

Agora que você já sabe como escolher uma banheira de hidro. Tenha atenção a todos os detalhes citados para curtir seus momentos de relaxamento em casa e acesse o site da Mérito Comercial para escolher banheiras e spas, perfeitos para a sua casa!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *