quadro-de-comando-para-bombas-para-que-serve-e-qual-sua-importancia

Quadro de Comando para Bombas, facilite o dia a dia em seu trabalho

Poucos sabem as vantagens da utilização de um quadro de comando para bombas. Um equipamento que visa facilitar o manuseio e o pleno funcionamento do sistema responsável pelo armazenamento e distribuição de água num estabelecimento e até mesmo em residências.
Automatizar é o processo que está presente em diferentes segmentos. A possibilidade de empregar mecanismos para controlar processos que nós humanos corriqueiramente falhamos, é o que orienta as empresas a implantar tais instrumentos. E no controle de motobombas, principais equipamentos do sistema de armazenamento e distribuição de água, essas ferramentas também são utilizadas.
Esse processo de automação na rede de distribuição de água dentro de uma indústria, por exemplo, é realizado por um quadro de comando para bombas. Mas, o que é esse equipamento, e como funciona? Vejamos a seguir.

O que é um quadro de comando?

O quadro de comando para bombas é um compartimento composto por circuitos elétricos, cabeamento, disjuntores, contatores e relé de proteção térmica. Ele protege as bombas de água de possíveis danos ocasionado pela queda da energia elétrica.
Sistemas de abastecimento que utilizam o quando de comando, protegem as pessoas que o manuseiam do risco de choque elétrico por meio de uma proteção no motor e controle de corrente. Nessas caixas de comando, o operador não encosta nos fios, nem nos componentes internos Todo o funcionamento acontece por toques em botões ou chaves (tipo liga/desliga).
Eles são aplicados em lugares que tenha instalado uma ou mais motobombas, ou em sistemas que precisem ficar com ela ligada por longos períodos. Por meio de um timer, programará o revezamento entre bombas, ou o desligamento delas caso ultrapassem um tempo limite de funcionamento. Em versões mais simples, o quadro de comando para bombas funcionará para aciona-las e proteger a motobomba, aumentando sua vida útil, além de sinalizar seu funcionamento orientando o operador. Por exemplo, se faltar água na rede, o motor por pode continuar ligado, mas havendo a proteção adequada, quando atingir a corrente específica o motor desliga. Desta forma, o quadro de comando impede que o motor não queime e nem danifique os componentes internos.

Os quadros de comando em ação

Como vimos, a ideia central do quadro de comando para bombas é proteção. Mas, na prática, como poderemos ver a automação em funcionamento? Vejamos alguns exemplos deste equipamento em ação.

  • A caixa de água ficou vazia – ao sinal dos reservatórios superiores vazios, um comando automático é startado para sugar água da cisterna e encher estes. A bomba de água iniciará o processo sem precisar da ação humana.
  • A caixa de água encheu – da mesma forma, quando o reservatório completou, o sistema instalado no quadro de comando, interromperá a operação da bomba de água. Nessa situação será necessária atrelar ao conjunto uma boia automática.
  • Ágil manutenção – o quadro de comando para bombas facilita qualquer intervenção que precise realizar no sistema elétrico ou na tubulação da distribuição de água. Não perderá dias para realizar reparos.
  • Revezamento de bombas – em controle manuais, quando se tem mais de uma bomba operando, é bem comum desgastar apenas uma, enquanto a outra não é usada. Isso acarreta problema para todas. Quando se utilizar o quadro de comando, não terá esse problema. Existem equipamentos específicos, que automaticamente farão o “rodízio” entre as motobombas, evitando que o motor reserva fique sem uso durante muito tempo, por exemplo.
  • Timer para encher grandes reservatórios – manter bombas para piscinas não é coisa simples. Deixas por tempo indeterminado funcionado pode acarretar problemas, e aumentar o custo do consumo. Por isso, utilizar um quadro de comando com timer é a forma mais eficaz de se evitar esse uso equivocado.

A aplicação dos quadros de comando

As funcionalidades do quadro de comando para bombas são aproveitadas em diferentes ambientes, tais como:

  • Condomínios residenciais ou comerciais
  • Residências
  • Sítios
  • Indústrias
  • Clubes de piscina
  • Hospitais
  • Instituições de ensino
  • Praças ou jardins que tenham chafariz
  • Shopping Center
  • Lojas
  • Sistemas de irrigação ou em qualquer outro estabelecimento que utilize motobombas para armazenar e distribuir água.

Esse tipo de dispositivo é bastante indicado para setores que usam poços artesianos ou grandes cisternas para abastecer e distribuir departamento ou outras subunidades.
A recomendação para instalação de quadros de comando, em qualquer um desse lugares, é sempre seguir as recomendações técnicas determinadas por instituições como a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Um profissional habilitado precisa ser contrato, ele deverá seguir as etapas:

  1. Da montagem mecânica
  2. Da instalação da parte elétrica
  3. Dos testes em ponto a ponto
  4. Realizar testes funcionais
  5. Realizar testes dielétricos
  6. Realizar os testes TAF
Como escolher os quadros de comando?

No momento de escolher o quadro de comando para bombas alguns itens da ficha técnica precisam ser considerados, são eles:

  • Ajuste
  • Potência
  • Contator
  • Relé de sobrecarga

Também não podem ficar de fora de sua avaliação as dimensões desse equipamento, pois precisará delas para saber se caberá no espaço definido para ele. Então não se esqueça de verificar: peso, comprimento, largura e altura.
No mercado, existem diversos modelos de quadros de comando e a Mérito fabrica e comercializa o quadro de comando de acordo com a sua necessidade.

  • Quadro de comando Mérito Service 0,75 / 1,0 Cv Trifásico 220v para 1 motor
  • Quadro de comando Mérito Service 5 Cv Trifásico 220 v para 1 motor
  • Quadro de comando Mérito Service 1/1,5 Cv Trifásico para 1 motor
  • Quadro de comando Mérito Service 0,5/ 0,75 Cv Trifásico para motor
  • Quadro de comando Mérito Service 03 5 Cv Trifásico 220 v para 2 motores
  • Quadro de comando Mérito Service 03 2/3 Cv Trifásico 220 v para 2 motores
  • Quadro de comando Mérito Service 03 1,5 Cv Trifásico 220 v para 2 motores

Bastará agora só analisar a sua necessidade, e escolher o modelo que mais se enquadra. Caso tenha dúvidas, a Mérito Service poderá te auxiliar na escolha do modelo certo.
Por fim, esperamos que tenha compreendido a importância desse dispositivo para sua rede de armazenagem e distribuição de água, como também, para integridade do sistema elétrico da casa e empreendimentos. Não terá mais a constância dos desperdícios de água, causados pela falta de controle do sistema atual que utiliza.
Para maiores esclarecimentos sobre o quadro de comando para bomba de água, entre em contato com a Mérito Comercial. Empresa brasileira especializada na comercialização desse tipo de equipamento, e composta por corpo técnico inteiramente preparado para eliminar suas dúvidas do funcionamento desse e de outros mecanismos usados no abastecimento de água.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *