Como escolher a bomba de água para o condomínio

Bomba de água para condomínio, qual modelo escolher? Será que somente um tipo dessa máquina atenderá todas as demandas do lugar?

Essa e outras dúvidas esclareceremos ao longo do texto. Acompanhe!
Montar um sistema de bombeamento de água predial que funcione é capítulo fundamental no projeto de engenharia civil. É preciso levar em consideração os mais diferentes detalhes para que nada comprometa o abastecimento dos condôminos. E uma peça que move esse conjunto é a bomba d’água.
Esse versátil equipamento estará presente no bombeamento de água, mas também é usada em outras tarefas do condomínio. Muitas vezes não poderá contar apenas com um modelo, e sim, com bombas específicas para garantir a realização precisa do serviço predial. E qual é a melhor bomba de água para condomínio? Veremos mais à frente.

Por que ter um eficaz sistema de bombeamento predial?

Imagine inaugurar um condomínio e no primeiro dia em que todos estão se instalando, falta água. É situação que ninguém quer passar, principalmente o síndico. Porém, isso pode acontecer se não tiver um sistema de captação de águas bem estruturado.
A bomba d’água é peça condicional desses sistemas. Elas é que são responsáveis por vencer a altura, distância, e também proporcionam a vazão e pressão ideal para torneiras do prédio. Mas, além de escolher o tipo certo de motobomba para seu condomínio, é importante dimensionar sua aplicação, para isto foque nos seguintes pontos:

  • Local de instalação – normalmente prédios comerciais ou residenciais separam esse tipo de equipamento em áreas no subsolo. No caso da bomba de água para condomínio é fundamental mantê-la longe da umidade, do calor e deixar um espaço para o ventilador no fundo da máquina.
  • Serviço que realizará – em condomínio verá que mais de uma bomba é utilizada (para águas de chuva, para sistemas de incêndio, para piscinas, etc.), então lembre que não poderá usar apenas uma motobomba para todas essas atividades.
  • Altura manométrica – trata-se da distância que aponta a quantidade de energia usada no transporte de líquidos de um poço para um reservatório suspenso (caixa d’água). A partir desse cálculo saberá qual tipo de bomba deve ser utilizada.
  • Consumo de energia – escolher máquinas que tenham selo de bom desempenho energético é o recomendado.
  • Vazão – refere-se ao volume de água que passará pela tubulação versus o tempo que se se gasta até o reservatório final.

Considerando esses fatores se chegará a motobomba certa para seu prédio.

Tipos de bomba de água para condomínio

Para compor de maneira correta seu sistema de bombeamento predial, separamos as bombas mais usadas para estas demandas, confira:

  • Bomba de recalque – é a indicada para vencer alturas. Bastante utilizada em sistemas de condomínios verticais. Se destaca por oferecer ótima pressão e vazão de líquidos.
  • Bomba centrífuga – das mais versáteis, a bomba centrífuga servirá tanto para abastecimento predial quanto para alimentar fontes e chafarizes que estejam espalhados pelo condomínio.
  • Bomba para poço – modelo específico para retirar água de um poço artesiano e bombear até o reservatório (caixa d’água ou cisterna). Para esse serviço pode usar a bomba caneta (ou bomba submersa), a bomba ejetora/injetora e a bomba sapo (ou submersível).
  • Bomba de drenagem – condomínios que têm garagens subterrâneas normalmente sofrem quando chove, pois, estes espaços se enchem de águas pluviais. Para drenar essas águas utilizar modelos de bombas submersíveis é o que indica. Essas máquinas vão sugar os líquidos e pequenos detritos. Se precisa dragar partículas sólidas maiores, a bomba draga é o tipo ideal.
  • Bomba para piscina – específica para encher o reservatório e fazer circular a água, para evitar o acúmulo de sujeiras. A bomba de piscina também tem filtros para piscina que ajudam a eliminar os microrganismos que estejam na água.
  • Bomba de incêndio – é preciso montar um sistema independente para prevenir e combater incêndios, e para isto deve se usar esse formato de motobomba.
  • Bomba pressurizadora – é máquina que pode ser usada em condomínios verticais e horizontais, principalmente aqueles que estejam em área de baixa pressão. Esse equipamento vai ajudar a equilibrar a pressão de água liberada nas torneiras nas unidades residenciais ou comerciais.

Dependendo das dimensões do espaço, certamente serão utilizadas mais de uma dessas motobombas. E nesse caso é importante contar com um bom quadro de comando para bombas.

O que é o quadro de comando para bombas?

É uma pequena caixa que concentra circuitos, cabos, fusíveis e disjuntores que servem para basicamente ligar e desligar bombas de água. Para um sistema de bombeamento predial o quadro de comando é fundamental. Esse equipamento ajudará nas seguintes situações:

  • Para determinar o tempo correto para encher as caixas d’água (existem modelos com timer para programar essa ação)
  • Para alternar a utilização das bombas (quando se usa mais de uma para bombear água para os reservatórios)
  • Para desligar as bombas quando a caixa d’água encher
  • É muito útil para fazer manutenções nas motobombas, e na rede elétrica que alimenta estas máquinas

É sem dúvida parte integrante do sistema que vai montar no prédio. Esse equipamento e todas os modelos de bomba de água para condomínio que apresentamos, encontrará no site da Mérito Comercial. Comercializamos e distribuímos bombas das maiores fabricantes do segmento. Também temos peças e acessórios que usará na instalação desses equipamentos. Para mais informações, entre em contato!

Posts Similares

7 Comments

  1. O bruno souto só de santos eu gostaria de saber um edifício de 15 andares qual e bomba de encedeio correta vertical contos cavalos ela e de recalque

    1. Boa tarde, Bruno!

      Neste caso precisamos de mais informações para dimensionamento da bomba correta.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, para que possamos lhe auxiliar:

      (11) 3055-7600
      merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

    2. Boa tarde,Bruno!

      Neste caso precisamos de mais informações para dimensionamento da bomba correta.
      Contate nossa equipe técnica de vendas, para que possamos lhe auxiliar:

      (11) 3055-7600
      merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

  2. Olá, moro em condomínio popular e estamos com muitos problemas na caixa dagua. Eu poderia fazer a ligação direta da rede pública? Sem passar pela caixa ? , moro no 3° .

    1. Juliana, boa tarde!

      É irregular, mas Algumas pessoas fazem com bomba auto aspirante e funciona.

      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas. Segue contatos:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente,
      Equipe Mérito Comercial.

    1. Boa tarde, Romário!

      Nesse caso, peço que entre em contato com um de nossos vendedores, pelos canais de atendimento abaixo:

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *