piscina iluminada por LED

Vantagens da iluminação LED para piscinas: conheça 8 incríveis benefícios!

Está em dúvida sobre como iluminar a sua piscina? Então conheça alguns dos principais benefícios que a iluminação LED para piscinas pode oferecer para a sua!

Sem sombra de dúvida – e sem trocadilhos –, a iluminação da piscina é um assunto importante. E caso esteja limitando o uso da sua piscina à iluminação do sol, apontamos agora que você está perdendo metade da diversão. Por si só, isso já é um grande motivo para aderir às lâmpadas LED para piscina. 

Os refletores de LED permitem que você obtenha alguns benefícios, incluindo economia de custos, segurança e outros pontos em comparação à iluminação tradicional realizada por meio de lâmpadas incandescentes. 

Você sabe como a iluminação LED para piscinas funciona e quais são os principais benefícios de aderi-la? Neste post, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto! 

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é e como funciona a iluminação LED para piscina?

Para quem não conhece, a luz de LED é uma lâmpada que oferece uma atividade superior a um modelo incandescente. Por isso, se você estiver interessado neste tipo de lâmpada, é preciso aprender algumas terminologias e encarar um pouco de matemática. 

Mas não é tudo uma questão de eficiência ou economia, entretanto, realizar a troca também oferece opções considerando controle de alta tecnologia e valores estéticos que a iluminação tradicional simplesmente não consegue igualar.

De modo geral, todas as lâmpadas disponíveis no mercado utilizam energia elétrica para produzir luz, com seu uso recebendo o nome de “potência”, uma forma tradicional de se avaliar a eficiência de uma lâmpada – considerando que seu valor está diretamente relacionada ao custo de energia. 

Por exemplo, uma lâmpada incandescente utiliza a eletricidade que flui mediante um filamento interior para produzir um pouco de calor e, claro, luz. Ela utiliza 100 watts (W) de energia para cada hora que está ligada. Basta multiplicar esse valor pela taxa de potência que seu fornecedor de energia cobra, e rapidamente você estará ciente de quanto lhe custará essa lâmpada ligada.

Mais sobre o funcionamento da iluminação LED para piscinas

Então, ao fazer com que a potência seja o maior fator na escolha de um modelo de lâmpada, você pode ter instalado em sua piscina uma iluminação um pouco mais precária e fraca do que gostaria – ou nem mesmo tenha feito a instalação da iluminação para economizar dinheiro.

Por isso, não é um exagero afirmas que a iluminação LED para piscinas simplesmente mudaram o jogo. Isso porque os LEDs não contam com filamentos. Na verdade, eles são semicondutores minúsculos que conseguem emitir luz: a corrente elétrica passa por meio de um microchip, que faz a iluminação do LED. Além disso, eles contam com dissipadores de calor embutidos para mantê-los frescos e, em simultâneo, aprimoram sua vida útil e aumentam o brilho. 

Assim, o aumento da eficiência energética representa que, de forma geral, a potência se torna menos importante do que a quantidade de luz que uma lâmpada realmente vai fornecer.

Quais os tipos de iluminação LED para piscinas?

O LED para piscinas é basicamente um componente eletrônico que emite luz, de modo a ser capaz de produzir a luminosidade com um consumo de energia elétrica inferior do que lâmpadas de outros tipos ou materiais. Além disso, o mercado conta com opções de LED para a piscina, como o refletor LED SMD e o refletor LED ABS. Conheça-os a seguir:

LED SMD

A tecnologia LED SMD oferece a possibilidade de alcançar uma abundância de tons e efeitos, além de contar com uma alta definição. Esse tipo de refletor conta com emissores de luz que conseguem atingir praticamente qualquer forma de cor, ao contrário de como acontece com outros tipos de LEDs, por exemplo, que oferecem uma quantia limitada de tonalidades.

Mas se o seu objetivo não se importar com a variação e combinações de cores, existem também os refletores LED SMD monocromáticos que – não se enganem – oferecem alta luminosidade mesmo sem o fator cor envolvido.

LED ABS

Já o LED ABS é uma tecnologia que funciona como uma luminária, entretanto, exclusivamente para a utilização na piscina. Ele é capaz de oferecer uma gama de cores pré-definidas, mas precisa de um módulo de controle remoto para funcionar – este, por sua vez, é vendido separadamente.

Lembrando que, independentemente da sua escolha, a potência do refletor deve variar consoante ao tamanho do tanque. Somente considerando este ponto que será possível proporcionar uma iluminação eficiente.

Leia também: Quanto custa piscina de fibra – conheça suas vantagens e capacidades

Maneiras de utilizar iluminação LED para piscinas

Agora que você conheceu como a iluminação LED para piscina funcionas e alguns dos seus modelos, conheça as principais formas de utilizar esse sistema no seu tanque – apenas para dar um aperitivo antes de apresentarmos as principais vantagens da instalação dessa lâmpada. Confira:

Cascata LED para piscina

Uma maneira interessante de utilizar a LED na piscina é investindo em uma cascata iluminada. Esse acessório consegue reproduzir uma espécie de queda d’água – até mesmo com barulhinho de água corrente e tudo mais –, além de gerar um efeito visual bastante agradável. Para incrementar mais a cascata, é possível adicionar um modelo de cascata que já venha com luzes LED. Assim, você arrasa na decoração da área da piscina!

@aaliciaa111

Chakev Submersible Led Pool Lights on Amazon for only $10!!! 🎉 #foryoupage #fyp #amazon #dontletthisflop #tiktokmademebuyit

♬ Peace – Official Sound Studio

Combinações monocromáticas

Já o LED para piscina monocromático pode ser encontrado nas cores branca e azul. Com essas opções, é possível desenvolver combinações bonitas – e bastante sóbrias – para produzir um belo efeito. Uma orientação bacana é de acompanhar as luzes brancas em piscinas com revestimento de cor escura, como o preto ou azul-marinho. Quanto às luzes azuis, elas podem ser combinadas com um tom mais claro ou escuro da mesma cor, dando um ar mais sofisticado. 

Efeitos de cor

Esta vai especialmente para quem curte aquele show de iluminação colorida na piscina: o LED RGB. Com esse tipo de refletor, será possível criar diversos efeitos multicoloridos e ter a chance de soltar a criatividade nas mais variadas combinações. Dessa forma, você nunca vai cansar da aparência da sua piscina, já que é bastante prático e simples trocar as cores das luzes – basta utilizar um simples controle remoto.

Escada iluminada

Outra opção bastante interessante é fazer a instalação das luzes de LED na escada da piscina. Isso mesmo, na escada! Além da iluminação subaquática conseguir gerar um efeito bastante atrativo, ao instalar as luzes nos degraus da escada, você vai contribuir para a segurança dos banhistas. Isso porque, ao sair ou entrar da piscina, eles poderão ficar bastante ciente de onde estão pisando. Aliás, existem modelos de escadas que já contam com LEDs acoplados.

LED na parede lateral da piscina

Por fim, uma maneira simples, mas bastante eficiente e bonita de iluminar sua piscina com LED é de simplesmente instalar os refletores nas paredes laterais do tanque. Dessa forma, a luz vai ter a capacidade se refletir na água, conferindo um toque de sofisticação ao ambiente – especialmente durante à noite.

Leia também: 7 dicas para evitar piscina suja com água verde

Quais as vantagens da iluminação LED para piscinas?

Chegou a hora de entender de uma vez por todas os motivos pelos quais aderir ao sistema de iluminação LED para piscinas é muito mais que uma sugestão: é uma ordem para garantir uma série de benefícios, tirando o seu tanque de água da mesmice e ainda oferecendo segurança e mais para os banhistas. 

Confira os principais benefícios da iluminação LED para piscinas: 

Conta de luz mais barata

As luzes de LED para piscina são mais econômicas do que outros tipos de lâmpadas. Mesmo com o investimento inicial sendo um pouco mais salgado, o valor vai se pagando ao longo dos meses. Afinal de contas, a iluminação LED consome menos energia elétrica, culminando em uma conta de eletricidade mais barata. 

Sem contar que a iluminação LED para piscina quase não necessita passar por ajustes de manutenção e ainda tem uma alta durabilidade. Para termos de comparação, enquanto as lâmpadas a base de halogênio duram até 25 mil horas, a vida útil das lâmpadas LED podem alcançar até 50 mil. 

Convenhamos, enquanto a manutenção de uma piscina pode custar caro, uma maneira de poupar valores é com a instalação de LED, que custa apenas alguns centavos para funcionar – diferentemente do modelo incandescente, que pode custar até R$ 5,00 por dia! 

Durabilidade

Sim, falamos um pouco sobre este ponto na seção acima, mas é importante ressaltar. Isso porque, ao fazer um upgrade em qualquer sistema da sua casa, uma coisa é fato: você espera durabilidade e qualidade. Assim como a economia de energia, a longevidade é outro ponto que a iluminação LED para piscinas oferece! Enquanto uma lâmpada incandescente dura, aproximadamente, um ano, o modelo LED pode ficar em pura atividade por até 20 anos. 

Estética 

Pode parece um ponto fútil, mas as luzes LED podem oferecer literalmente um arco-íris de cores para iluminar sua piscina. Existem até mesmo modelos que permitem misturar e personalizar o esquema de cores e programam automaticamente outras, deixando sua piscina ainda mais divertida. 

Dependendo do modelo escolhido, é possível até mesmo brincar com as cores e mudar o estilo consoante o clima, a decoração do ambiente ou seu humor! Em festas ou eventos noturnos, o show de luzes dará aquele up na decoração.

Mais brilho 

A luz visível produzida por meio de uma lâmpada é medida em lúmens. Por sua vez, uma fonte de luz de LED pode produzir lúmens aproximadamente comparáveis aos lúmens produzidos por meio de uma lâmpada incandescente.

Enquanto uma lâmpada incandescente de 100 watts consegue emitir entre 1.400 e 1.750 lumens, uma de LED também vai emitir os mesmos 1.400–1.750 lumens, mas utilizando apenas 14–20 watts. Existem até mesmo lâmpadas de LED que oferecem até 5.400 lumens.

Menos calor

A iluminação LED produz uma luz mais clara do que deveria ser possível com um modelo incandescente. Isso acontece graças ao menor uso de energia por lâmpada e dissipadores de calor embutidos da lâmpada de LED. 

Para termos comparativos, uma lâmpada de LED para piscina de 30 watts consegue produzir o mesmo brilho que, por exemplo, uma lâmpada incandescente com 200 watts de potência. E ela faz isso sem o utilizar a alta energia ou o calor potencialmente perigoso.

Seu calor reduzido também pode garantir que o LED tenha mais durabilidade do que uma lâmpada incandescente – como vimos anteriormente –, além de reduz a necessidade de frequentes manutenções. 

Segurança

Já mencionamos fatores como economia de energia e estética, mas um ponto que, sem dúvida alguma, oferece mais benefícios quanto ao uso da iluminação LED para piscinas é a segurança. 

Enquanto as lâmpadas incandescentes conta com alimentação de energia de 110v ou 220v, as lâmpadas de LED têm alimentação de energia de 12v – algo que já diminui bastante a ameaça de graves acidentes, embora ainda oferecem chances de curto-circuito.

Sem contar que piscinas iluminadas permitem o acesso seguro dos banhistas durante à noite ou em ambientes escuros e fechados. Por exemplo, piscinas mal iluminadas, com iluminação fraca ou sem iluminação nenhuma, exigem que o banhista seja mais cuidadoso para entrar e sair dos banhos, dependendo ainda mais do tato para identificar sinais de perigo.

Outro cenário: em uma piscina de azulejos, a iluminação permite que o banhista perceba qualquer irregularidade, como uma saliência na parede ou pedra quebrada. Sem a iluminação, é possível que ele se fira para, então, identificar o perigo.

Praticidade 

Retirar as lâmpadas incandescentes já instaladas e substituí-las por unidades de LED pode ser uma tarefa bastante complicada – sem mencionar chata. Então, se você ainda está dúvida e quer fazer um teste, considere comprar modelos de LEDs flutuantes, que funcionam por meio de bateria.

Assim, você pode adicionar quantas unidades achar melhor para ter uma ideia de como a sua piscina vai funcionar sob seu efeito.

Sustentabilidade

Por fim, o último grande benefício da iluminação LED para piscinas é o fator sustentável. Devido ao baixo consumo de energia elétrica e da alta durabilidade das unidades, as lâmpadas de LED para piscina são uma alternativa bastante sustentável. Além disso, os modelos também são de fácil descarte e podem ser recicladas, representando menos danos ao meio ambiente.

Leia também: Inspire-se com diferentes modelos de cascata para piscina

Equipamentos para Piscinas

Os equipamentos para piscina são essenciais para o bom funcionamento da mesma, você encontra aqui os melhores equipamentos, desde a manutenção até os melhores acessórios para piscina, lhe entregando mais praticidade e segurança na hora de cuidar de sua piscina, seja em casa, condomínio ou mesmo um clube. Para isso, diversos produtos são disponibilizados aqui neste catálogo.

As principais marcas de equipamentos para piscinas com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Jacuzzi, Sodramar, Syllent Aqquant, Hipool e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossas categorias de bombas d’água e filtros para piscina com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *