imagem de casa com telhado triangular e área com mesa na frente da casa perto de gramado
|

Paisagismo Residencial: tendências e equipamentos que devem compor o seu projeto

Descubra o que é necessário para aplicar um projeto paisagístico em sua casa ou condomínio

Muitos espaços urbanos, sobretudo praças e prédios públicos, são fruto da concepção artística e experiência de um paisagista. E assim, muitos desses se tornam pontos turísticos impressionantes.
Mas, será que existe a possibilidade de levar esses encantos à entrada de sua residência, por exemplo? Sim. É essa uma das principais propostas do Paisagismo Residencial.
foto ampliada das pernas de menina com vestido branco segurando uma bolsa com flores  em caminho de pedra no meio de jardim
Leia também: Etapas de uma obra – como se planejar!

Diferença de Paisagismo e Jardinagem

Antes de nos aprofundarmos nas dicas do Paisagismo Residencial, é importante diferenciá-lo do conceito de Jardinagem, veja abaixo.

O que é Jardinagem?

É a arte de cultivar e cuidar de um jardim. O foco dessa técnica é nas espécimes que compõem o jardim, deste modo o jardineiro (profissional responsável pelo cultivo e tratamento) dá atenção a:

  • Retirada de plantas doentes ou já maduras;
  • Reposição de adubo;
  • Definição da melhor forma de plantio, etc.

Na prática a jardinagem está dentro de um projeto paisagístico.

O que é Paisagismo?

É técnica vinculada ao trabalho de arquitetura e urbanismo, e busca combinar elementos naturais a outros materiais como pedras, madeiras, concreto, etc.
Seu objetivo é o de criar uma paisagem harmônica entre uma estrutura arquitetônica e as árvores de um local, por exemplo.
Paisagistas, arquitetos ou urbanistas são profissionais que normalmente ficam responsáveis pela construção de ambos projetos.
Ao contrário do que se possa imaginar, para o desenvolvimento do Paisagismo ou Jardinagem não basta apenas um olhar criativo, é necessário estudo e experiência.

Principais tendências do Paisagismo Residencial

Visto alguns conceitos que se confundem muitas vezes, agora você vai conhecer os projetos mais atuais do Paisagismo Residencial.

1 – Jardim Vertical

Formato muito usado em centros urbanos, e aproveitado nos condomínios verticais. Seu conceito é simples: levar o verde para estrutura de concreto. São escolhidas plantas da estação, ou que suportem a condição climática do lugar.

2 – Dois em um

Essa é tendência para se aproveitar a beleza de espelhos d’água. A proposta é combinar deques de madeira ou de pedra, ao redor da piscina ou do laguinho na propriedade.
A ideia é do lado contrário ao deque, monte uma pequena praia, formada por caminho de seixos.

3 – Sem tradicionalismo nas fontes

Dentro dos projetos de Paisagismo Residencial as fontes de água são indispensáveis. Porém, você não precisa perfurar o solo para construir uma do zero. Uma das tendências é aproveitar tachos de pedra ou objetos semelhantes para servir como fonte.
Numa pegada vintage, essa proposta além de econômica é sustentável. É possível aproveitar outros recursos do local.

4 – Contraste do Azul e Verde

Essa é uma propensão de projetos com grandes jardins. Além de usar elementos de pedra, aproveita-se a beleza de plantas como dracena, alpínia e ruélia-azul. Mas, é a análise do paisagista que te orientará com mais precisão nessa escolha.

5 –  Quintais rebaixados

É uma proposta do Paisagismo Residencial indicada para espaços com espelho d’água. Aqui estarão presentes mais elementos de madeira e pedra.
fonte de pedra ligada com água corrente
Aprenda mais: Dicas de decoração minimalista!

Benefícios do Paisagismo Residencial

Além de beleza, projetos dessa natureza garantem muitas vantagens, tais como:

  • Melhora o microclima da localidade, sobretudo quando o projeto tem foco na arborização, que favorece o (re) condicionamento do ar, devido a fotossíntese;
  • Soluções como o jardim vertical favorecem o isolamento acústico e térmico em prédios. Os tetos verdes, por exemplo, são eficazes na absorção do calor emitido pela luz solar;
  • É possível criar um espaço na sua residência para se manter em contato com a natureza, meditar e se afastar de um longo dia de estresse;
  • Em projetos sustentáveis de paisagismo, se utiliza objetos de demolição, evitando que os resíduos não tenham destinação correta.

Porém, tais benefícios partem de um planejamento que se alinhe a regras de convivência entre os moradores (seja do condomínio ou do bairro), bem como o orçamento disponível.
Por outro lado, é fundamental manter o investimento feito no projeto paisagístico, e para isso deve-se investir em equipamentos de manutenção e conservação.

Equipamentos para seu projeto de paisagismo

Para conservar a estrutura do Paisagismo Residencial é preciso contar com ferramentas e alguns equipamentos, são eles:

  • Aparador de Grama – o modelo vai depender da área que você necessita limpar; existem desde potentes aparadores elétricos até formatos portáteis e manuais;
  • Pá – também é uma ferramenta vendida em diferentes versões, mas aqui você precisa de modelos usados na jardinagem (para plantio) e outras pás como a de Corte (de muitas utilidades);
  • Carrinho de mão – útil para muitas tarefas, e não pode faltar em sua casa.
  • Bomba d’água – você usar para alimentar fontes, piscinas, no seu sistema de irrigação… é equipamento muito versátil;
  • Ancinho – é usado para retirar folhas que caem das árvores; sua vantagem é não perfurar o solo enquanto junta a folhagem seca;
  • Tesoura de Poda – sempre usada para dar forma às copas das árvores que dão beleza ao projeto paisagístico em sua residência.

Conheça 9 ferramentas para ter em casa!
São esses os aliados para manter bonito o que é desenvolvido no Paisagismo Residencial. Para mais dicas, nos siga em nossas redes sociais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *