|

Telas de segurança, veja suas diversas aplicações

Existem diversos tipos de telas para serem utilizadas na área de construção civil ou até mesmo em uma residência.  Confira neste artigo os principais tipos de telas, quais são suas características e utilidades!

As telas de segurança estão presentes em canteiros de obras, mas também em casas e apartamentos. E como aproveitar tudo desse item de proteção? Descubra aqui. 

Durante a construção de um prédio é comum observar redes instaladas na parte externa. Elas servem para impedir que detritos caiam e atinjam trabalhadores, transeuntes, etc.

Essa é uma das principais funções das telas de segurança. No entanto, elas têm sido utilizadas para outras situações.

A partir dos modelos de telas você vai conferir para que serve cada uma.

Você também pode gostar: EPI – seu aliado no trabalho!

O que são telas de segurança?

São equipamentos de proteção compostos de malhas sintéticas, capazes de bloquear a passagem de diferentes objetos.

Dependendo do entrelace da malha, a tela ou rede de proteção suporta até 550kg, a cada metro quadrado.

Entretanto, para seu pleno funcionamento é necessário que esteja bem fixada. Normalmente é instalada em partes firmes de uma parede, com apoio de ganchos.

Por outro lado, é possível encontrar telas de segurança para janelas, portas e sacadas. Neste caso, seu uso visa a ultrapassagem de crianças, animais domésticos, insetos, etc.

7 Tipos de tela de segurança

Conforme dito, existem muitos formatos de redes de segurança. Abaixo você vai conhecer os principais.

  1. Tela de proteção apartamento

Seu uso é indicado para apartamentos em andares altos, sobretudo quando residem crianças. Essa rede de proteção é instalada nas varandas e janelas do apartamento.

Quando bem instalada, a tela de segurança para apartamentos impede que os pequenos se pendurem na sacada e caiam.

Porém, é preciso que atendam todos os critérios descritos na NBR 16.046. Essa norma indica o seguinte:

  • O material da tela não pode ser reciclado;
  • Seu entrelace deve formar polígonos de até 20 cm, com 5 cm em cada lado;
  • Ter resistência mínima de até 350 kg por metro quadrado.

São pontos fundamentais para evitar acidentes com crianças.

  1. Telas de proteção para gatos e outros pets

É bem similar às redes de proteção para apartamentos. Contudo, a tela para animais de estimação pode ser instalada em estruturas de madeira. Desse modo, se encaixa numa porta, por exemplo.

Além disso, é possível utilizar uma malha com polígonos menores. O intuito é impedir a fuga dos pets, principalmente gatos que moram em condomínios.

  1. Telas de segurança para janelas ou mosquiteiras

É possível prendê-las a esquadrias ou fôrmas de madeira. É muito útil para quem mora no campo, ou em locais com forte regime de ventos.

A tela mosquiteira tem tramas que evitam a entrada de insetos, pássaros, detritos, folhagem e pequenos animais.

Porém, ao contrário do que se pensa, ela não aumenta o calor no cômodo. Ela permite que o ar circule. Em contrapartida, você pode escolher uma malha escura, para ajudar a minimizar a entrada da luz solar.

  1. Tela de sombreamento

É mais utilizada na montagem de estufas agrícolas. Ela protege o cultivo da entrada de insetos e outras pragas.

As telas de sombreamento recebem este nome, pois impedem a entrada dos raios solares no ambiente. Elas não deixam o ambiente sufocante, e por isso é usada para montar locais de repouso para animais.

Algumas pessoas aproveitam essa qualidade para instalar redes de sombreamento em janelas e portas.

  1. Tela de segurança para galinheiros

Esse tipo de rede é produzido a partir de materiais plásticos ou aço galvanizado. Tem função de cerca, ou seja, não deixa que as aves fujam do galinheiro ou do pinteiro.

  1. Telas de proteção guarda corpo

A tela de proteção guarda corpo além de proteger, ajuda na sinalização de canteiros de obras. De acordo com a Norma Regulamentadora (NR) 18 são redes obrigatórias nesses ambientes de trabalho.

Essas telas de segurança são produzidas nas cores laranja e azul com listras brancas; também chamadas de telas tapumes.

7 – Telas fachadeiras

As telas fachadeiras também são utilizadas pela construção civil, sobretudo na parte alta de prédios que estão sendo erguidos, ou que passam por reformas. É mais uma exigência da NR 18 para esse setor.

Leia também: Ferramentas necessárias para montar uma marcenaria

Quanto custa a tela de proteção?

O valor do metro quadrado das telas de proteção varia de acordo com o tamanho dos polígonos da trama e do tipo de material.

A rede de segurança usada na construção civil, por exemplo, que tem a maior resistência, uma peça de 1,20 x 50 m custa em torno de R$126,00. Já as telas usadas em janelas tem preço variando de 40 a 60 reais.

Decerto, na sua conta também deve entrar o custo da instalação. Um profissional experiente nessa fixação também cobra pelo metro quadrado. A média no Brasil é de R$30,00.

Dicas de instalação para redes de proteção

Para você que pretende fazer a instalação da tela, veja algumas dicas que separamos:

  • Use EPIs. Como nesse tipo de serviço é preciso utilizar ferramentas elétricas, a recomendação é que esteja com calçado isolante, luvas e óculos de proteção.
  • Confira as bitolas dos parafusos que fixarão os ganchos. Desse modo, saberá qual broca é a mais adequada para colocar na furadeira.
  • Avalie a situação da alvenaria onde fará a fixação. Percebendo que a parede, por exemplo, está fofa ou com reboco caindo, a orientação é corrigir primeiro este problema.
  • Antes de ligar a furadeira, verifique se no ponto da perfuração passar fiação elétrica ou tubos hidráulicos. Em prédios, você pode conferir com o síndico ou moradores mais antigos.
  • Ao final da fixação, confira se realmente a malha está firme, e se não cede a puxões.

O fundamental é você adquirir telas de segurança com procedência. A qualidade do material garante a resistência, aspecto essencial para evitar acidentes.

Acesse o site da Mérito Comercial para conferir todos os itens de proteção destinados à construção civil e residências.

 

 

 

 

 

 
 

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *