| | | |

Como pressurizar rede de incêndio?

Aprenda a pressurizar uma rede de incêndio, mantendo seu patrimônio, e todos ao seu redor, seguros.

Num condomínio ninguém quer ouvir a palavra incêndio. Um problema que afeta tanto a estrutura do prédio quanto a integridade dos condôminos. É por isso, que ter uma eficiente rede de incêndio é foco de muitas administrações. A ideia é nunca precisar usar, mas quando preciso, o sistema esteja pronto.
E um dos pontos importantes em redes dessa natureza é a pressão da água. Para combater incêndios é preciso atender uma padronização (determinada pela legislação), e a força do fluido do esguicho é um item cobrado em qualquer fiscalização.
A bomba de incêndio é equipamento indispensável para montar esse esquema seguro e eficaz na prevenção e combate a possíveis chamas. Entenda mais sobre ela.

O que é uma bomba de incêndio?

É o que equipamento ideal para pressurizar rede de incêndio, pois atende aos requisitos legais para este tipo de sistema; bombeia água com excelente vazão, e vence grandes alturas e distâncias, além de oferecer a pressão correta para eliminar focos de chamas no imóvel (de diferentes portes).
A bomba de incêndio mais comum é movida por motor elétrico, porém, existem modelos que são acionados por motor a combustão. Sua tubulação se ligará ao hidrante (tem bocais específicos para isso), ou reservatório específico para combater incêndios.
Para seu funcionamento pleno alguns acessórios são instalados, tais como:

    • Válvula de alívio de pressão
    • Válvula de redutora de pressão
  • Pressostato

São essas peças que controlam o fluxo da água que percorre a tubulação, quando acionada pela bomba de incêndio. O pressostato, por exemplo, faz com que a bomba seja acionada automaticamente quando a pressão fica abaixo dos níveis normais (varia de acordo com a altura manométrica).
Num esquema básico a bomba de incêndio vai funcionar da seguinte maneira:

  1. Ao se abrir o sistema de hidrantes, e a pressão não é ideal para o esguicho de água, o pressostato aciona a bomba;
  2. A bomba de incêndio pressuriza toda tubulação, e a água é liberada da forma certa para apagar as chamas;
  3. Esse processo ficará no automático, sempre que a pressão da água diminuir, o que afeta a vazão, o pressostato fará com que o sistema seja pressurizado pela bomba;
  4. Finalizado o combate ao incêndio, o registro será fechado e o fluxostato desligará a bomba.

Outro aspecto que diferencia a bomba de incêndio, é sua cor vermelha. É fabricada nesse tom para se distinguir de outros modelos de bomba, e especificar sua melhor aplicação, e se encaixar nos padrões de sistemas de combate a incêndios.
Lembrando que é importante contar com uma bomba reserva. Ela terá as mesmas especificações da bomba de incêndio principal, e só entrará em ação caso esta apresente defeitos.
Leia mais: Pressão de água da Caixa D’água. Descubra como aumentar a pressão
Protegendo o sistema de prevenção e combate a incêndios
A rede de incêndio pode perder pressão em algumas situações: vazamentos, posição do reservatório de água e danos na tubulação. Nesse caso, o sistema precisará da adição de uma bomba jockey.
É indicada para prédios verticais, que têm seus sistemas de hidrantes alimentados por reservatório inferior. Assim esse equipamento potencializa a sucção de água, e consegue vencer, inclusive, pequenos vazamentos que existam ao longo da tubulação.
Os pontos que diferem uma bomba jockey de uma bomba centrífuga de incêndio são:

  • A jockey liga e desliga de forma automática;
  • Essa bomba não assume a posição da bomba principal;
  • A bomba jockey só é utilizada para manter a pressurização ideal;
  • É instalada paralelamente a bomba de incêndio (e sua bomba reserva).

Numa rede de incêndio que funciona sem muitos problemas, a bomba jockey não será acionada todas as vezes. Caso isso aconteça, será preciso verificar todo sistema e levantar as causas de que dificultam o deslocamento da água.

Como funciona a pressurização da rede de incêndio

A ideia é nunca precisar ligar o sistema de combate a incêndios, porém, se isto ocorrer saiba como ele funciona:

  1. Logo que os hidrantes são abertos saíra um alto volume d’água;
  2. Com essa alta vazão e pressão, a bomba jockey será a primeira a ser acionada, para normalizar a pressurização da rede;
  3. Como a jockey só consegue manter uma vazão de 20 l/m, ela não conseguirá segurar por muito tempo a pressão, e logo a bomba principal é acionada;
  4. A bomba de incêndio principal conseguirá pressurizar a água nas tubulações dos hidrantes, e as chamas poderão ser combatidas.

Leia mais: Qual o melhor pressurizador de água de acordo com a sua necessidade?
Lembramos que em os incêndios só são combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de sua localidade. Conhecer o esquema do sistema de incêndio do imóvel ajuda a definir o melhor projeto e escolher equipamentos e acessórios adequados.
No quesito qualidade de bomba de incêndio, você pode contar com a experiência da Mérito Comercial. Em nosso estoque completo, encontrará as fabricantes que são referência na produção das bombas para rede de incêndio. Visite nosso site ou entre em contato com nosso atendimento especializado! Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *