homem fazendo a manutenção da bomba de água
|

A importância da manutenção das bombas de água

Saber quando fazer a manutenção das bombas de água é tão importante quanto ter a sua instalação correta. Vamos mostrar como ter o melhor desempenho da bomba

E se a bomba d’água quebrar, como fica o abastecimento e a distribuição do seu prédio? Uma questão que demonstra a importância da manutenção das bombas de água. Vamos passar as informações sobre a forma certa de fazer essa limpeza, e seus benefícios.
A bomba de água está presente em diferentes estabelecimentos, e em muitas residências. É aproveitada para muitos fins; pode ser ligada eventualmente, ou passar o dia inteiro funcionando.
Seja qual for a maneira que é utilizada, a manutenção preventiva é a garantia que a motobomba irá operar sem problemas e sua vida útil será extensa. Mas, quando é o momento certo para fazer isso? como funciona o serviço? É preciso trocar peças? Essas serão algumas questões que trataremos ao longo do texto. Acompanhe!

Por que fazer a manutenção das bombas de água?

Muitas pessoas não sabem, mas alguns modelos de motobomba precisam passar por manutenções periódicas. Mas, quando estão expostas a condições severas de uso (independente do modelo), devem obrigatoriamente passar por avaliação preventiva.
Quando não se considera a importância da manutenção das bombas, terá grandes problemas no desempenho do equipamento, tais como:

  • Aumento do consumo de energia – uma motobomba que não é revisada tem mais dificuldade para fazer sua principal função: bombear água. E isso incide direto na conta de energia, pois irá demorar demais para fazer o seu processo normal.
  • Redução na capacidade da bomba – a pressão e vazão (fatores primordiais nesse tipo de máquina) não alcançam seus níveis ideais quando a bomba não tem manutenção regular. Na prática, o equipamento não conseguirá transportar água para longas distâncias, nem vai ter força vertical para subir água para edifícios, por exemplo.
  • Perda da máquina – e quem não leva a sério as revisões regulares na motobomba, pode perder por completo ou ter prejuízos na troca de peças caras. 

Sabendo da relevância de sempre averiguar como anda sua bomba de água, vamos entender como prevenir esses problemas.

Confira em nossa loja a linha completa de: bombas Schneider

Quando fazer a manutenção das bombas de água?

Algumas fabricantes vão determinar no manual do equipamento o período correto para revisar a motobomba. Porém, vai depender do tipo da bomba e sua destinação, esse prazo pode ser curto ou longo. Então, a partir das principais aplicações dessa máquina, conseguimos ter noção do melhor momento de parar e fazer uma manutenção preventiva.
Listamos alguns desses empregos para definir períodos adequados para revisão da bomba de água:

  • Usada para drenar ou esgotar águas servidas – modelo bastante utilizado em prédios, que serve para sugar a água da chuva que alaga estacionamentos subterrâneos, por exemplo. Como, além do líquido, pequenos detritos passam pela estrutura da bomba, o recomendado é que todos os meses seja realizada uma verificação.
  • Usada em piscinas – esse tipo de motobomba trabalha durante horas, e sempre fazendo circular grandes quantidades de água. A parte mais afetada de máquinas assim é o rolamento do motor. Ele precisa ser trocado a cada 2 anos. Outro detalhe importante na bomba de piscina é o selo mecânico, que também precisa ser trocado, porém às vezes não chega a durar dois anos como os rolamentos, podendo ser necessário a substituição em menor tempo. Nesse artigo falamos sobre como escolher a melhor bomba para a sua piscina.
  • Usada para encher caixa d’água – dos formatos mais comuns, se esta bomba de água é utilizada para encher reservatórios de condomínios verticais, deve ser revisada todos os meses. Normalmente trabalham durante muitas horas, e é recomendado olhar todo o sistema (hidráulico e elétrico também) para conferir se tudo está bem. Mas, se é usada em residências, o intervalo pode ser maior, 1 vez a cada semestre.
  • Usada no combate a incêndio – sistema que ninguém quer usar, mas se precisar, a bomba de água não pode falhar. Se o imóvel/estabelecimento tem regras de segurança estabelecidas, deve se respeitar o que os técnicos definiram. Caso, não, pelo menos 1 vez no semestre é necessário realizar uma manutenção no equipamento.
  • Usada em fontes e chafariz – bombas usadas nessas condições praticamente não param de trabalhar, e por isto, todos os meses devem ser revisadas.

Para empresas a principal dica é criar um plano de manutenção, unindo um calendário e algumas orientações para troca ou recondicionamento de peças, como o rolamento do motor, por exemplo.
Já para pessoa física, o mais recomendado é levar a bomba de água para assistência técnica, ou ao profissional idôneo e fazer a manutenção preventiva.

Benefícios da realização de revisões na bomba d’água

Entendida a importância da manutenção das bombas de água, vamos listar algumas de suas vantagens:

  • Aumento da vida útil – fazer revisões periódicas na motobomba garante um aumento da vida útil deste equipamento considerável. Espera-se, normalmente, que a bomba trabalhe até 20 anos. Com as manutenções esse prazo será garantido, e pode ser maior.
  • Diminuir custos – se esperar que a bomba de água quebre, terá um custo maior. Com as revisões regulares isso não acontece, pois se antevê aos eventuais danos. Pode, inclusive, programar a troca de determinados componentes.
  • Não compromete a parte elétrica do imóvel – uma motobomba sem manutenção pode ter uma pane elétrica e comprometer a rede interna do imóvel. Mas, para quem se precaver, isso não vai acontecer.

E como dica final, tenha sempre uma bomba d’água sobressalente, pois assim garantirá que os equipamentos pararão para realizar a revisão, e não comprometerá o abastecimento no local.
Aqui na Mérito Comercial damos total importância a manutenção das bombas de água. Temos peças e acessórios originais que contribuem para manter esses equipamentos sempre funcionando de maneira plena.

Posts Similares

2 Comments

    1. Bom dia, sr Jairo!
      Primeiramente, agradecemos o seu contato.
      O sr gostaria de saber mais sobre a utilização de bombas ou precisa de uma cotação específica?
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *