Aquecedor branco
|

Tipos de aquecedor: quais são os principais e como escolher

Para você definir o melhor modelo para sua casa, separamos as mais importantes propriedades deste equipamento. Confira!

Quando chega o inverno, em muitos lugares do país, o frio é difícil de ser suportado. E para aliviar essa situação existem os aquecedores.
Esses são aparelhos que usam uma fonte de energia (revertida em calor) para aquecer ar ou água. O ambiente a ser aquecido é o norte para escolher que tipo de aquecedor é melhor para você. Entenda mais a seguir.
Leia também: 7 dicas para escolher o melhor aquecedor de piscina!

Quais são os principais tipos de aquecedor

Nos filmes norte-americanos costumamos ver as famílias (que moram no campo, principalmente) se aquecerem próximas a uma lareira. Porém, que reside num apartamento no Sul do Brasil, como faz para se aquecer?
Sem dúvida, nas áreas urbanas, onde não dá para construir gigantescas casas para instalar uma lareira, os aquecedores são os equipamentos mais eficazes.
Adiante você vai conhecer os tipos de aquecedor e suas funções.

Aquecedor a gás

Esse é um modelo de aquecedor de ambiente dos mais conhecidos no país. E serve, sobretudo, para espaços amplos, como estabelecimentos comerciais.
Vantagens – funciona com gás natural ou de cozinha, deste modo usar o aquecedor a gás não aumenta a conta de energia elétrica. É comum ter um termostato que liga/desliga quando se alcança a temperatura ideal.
Desvantagens – não serve para espaços fechados (como apartamentos), pois a emissão de gases poluentes pode provocar asfixia.

Aquecedor a óleo

Também é indicado para lugares com grandes dimensões, porém, se diferencia do equipamento a gás devido ao seu funcionamento. Aqui uma resistência é responsável pelo aquecimento do fluído (óleo) que faz emanar o calor.
Vantagens – é o modelo de aquecedor de ambiente mais eficiente, e é silencioso.
Desvantagens – demora um pouco mais para aquecer, e usar energia elétrica como fonte, o que aumenta o custo de operação.

Aquecedor cerâmico

É um dispositivo elétrico que usa uma resistência para esquentar uma placa de cerâmica. Normalmente é dotado de ventoinhas que dissipam o calor no cômodo.
Vantagens – é um aquecedor portátil, e pode ser instalado até na parede. Distribui o ar quente de forma leve e por igual. Tem função de desligamento automático, você pode programar uma temperatura limite de calor, e o equipamento desliga, se o frio voltar, religa automaticamente.
Desvantagens – emite muito ruído e não serve para grandes espaços. 

Aquecedor halógeno

Dentre os tipos de aquecedor o halógeno é um dos mais conhecidos. É também chamado de “elétrico”, pois utilizando eletricidade faz aquecer grades metálicas (resistências) que emitem calor para o local.
Vantagens – é outro modelo de aquecedor portátil, e rapidamente consegue aquecer ambientes como quarto, sala, etc.
Desvantagens – tem baixa eficiência, ou seja, consome muita energia em sua operação. Além disso, suas laterais esquentam, o que é muito perigoso em residências com crianças e Pets.

Climatizador

Esse é um equipamento de tripla função: serve para aquecer, umidificar e esfriar ambientes, basta ativar num painel digital.
O climatizador tem um pequeno reservatório de água que vai ser aquecida ou resfriada, dependendo do que precisar no dia.
Vantagens – sua versatilidade permite que seja usado durante todo o ano, sobretudo em momentos em que o ar está muito seco (função umidificadora).
Desvantagens – não é um aquecedor de ambiente propriamente dito, então não vai ser tão eficaz para esquentar o espaço (mesmo que pequeno).

Termoventilador

É outro equipamento elétrico, semelhante a um ventilador, porém em suas hélices estão instaladas resistências, e durante o giro, propagam o calor no cômodo.
Vantagens – é um aquecedor portátil, assim pode ser levado para todos os lugares; mais eficiente do que o halógeno e seu preço de aquisição é baixo.
Desvantagens – deixa o ar mais seco, e em contato com sua estrutura existe risco de queimadura.

Split

É daqueles tipos de aquecedor que se assemelha ao ar condicionado, mas não tem a mesma função. O Split, neste caso, só serve para esquentar o ar.
Ele é instalado na parede, e espalha calor por meio de suas paletas e ventoinhas. Também pode programar desligamento e nível de temperatura.
Vantagens – é bastante silencioso e ótimo para ambientes fechados. Não oferece riscos a crianças.
Desvantagens – sua instalação é complexa, e você precisará contratar um profissional para realizá-la.
Aprenda mais: Como escolher um pressurizador de água residencial!
Copo com gelo em cima de um Aquecedor de ambiente

Mais benefícios do aquecedor

Depois de conhecer as funções e os prós e contras dos principais tipos de aquecedor, vale mostrar outros benefícios:

  • Boa parte dos modelos são portáteis, ou de fácil instalação.
  • Atualmente muitos aquecedores são desenvolvidos para atender requisitos de eficiência energética.
  • É um equipamento seguro, e detém selos de conformidade, tal como o do INMETRO.
  • Existem formatos para residências e estabelecimentos comerciais.
  • Grandes indústrias de eletrodomésticos são responsáveis por sua fabricação, o que garante procedência e confiabilidade.
  • Pode acionar sempre que precisar.

Entretanto, é preciso que você acerte na escolha do aquecedor para aproveitar todas as vantagens. Veja algumas recomendações a seguir.

Dicas para escolher o modelo ideal

Não basta conhecer todos os tipos de aquecedor, é necessário ter atenção em alguns detalhes para identificar o modelo certo para você, veja quais são esses abaixo:

  1. Tenha todas as dimensões do espaço/cômodo para comparar com o desempenho do equipamento, se vai ser capaz de aquecer de maneira plena.
  2. Verifique as especificações técnicas do aparelho (potência, voltagem, etc.)
  3. O tipo de ambiente também determina sua opção, o aquecedor da sala talvez não sirva para o quarto, por exemplo.
  4. Confira os detalhes da instalação, sobretudo acessórios, cabeamento, tomadas e outros.
  5. Revestimentos de paredes e pisos (madeira, cerâmica, etc.) afetam o tempo de aquecimento. Por isso, verifique se o equipamento tem capacidade para as superfícies do espaço.

A partir dessas indicações e das funções dos tipos de aquecedor apresentados, você vai escolher o modelo ideal para suas necessidades. Acompanhe mais novidades sobre casa e construção, assinando nossa newsletter.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *