homem mergulhando na piscina

Como limpar piscina? Confira os principais passos e mantenha a sua em ordem!

Chegou a hora de aprender a deixar a sua piscina limpa e impecável para, assim, ter a oportunidade de aproveitar ao máximo os dias quentes do verão com a família, os vizinhos e os amigos!

Todos sabem que ter uma piscina é sinônimo de alegria e curtição. No entanto, é imprescindível aprender como limpar piscina para que ela sempre esteja limpa quando você quiser vontade de dar aquele bom e velho mergulho. 

E somente com os devidos cuidados que será possível garantir que a qualidade da água estará adequada o suficiente para garantir um divertimento seguro a todos. 

Ademais, além de garantir o aspecto visual da piscina, saber como limpar piscina e garantir a higiene correta da água são passos importantes para impedir os potenciais problemas de saúde causados pelo contato com a água não tratada. 

Neste post, você vai aprender como limpar a piscina sem precisar de ajuda de ninguém. Quer saber mais? Basta continuar a leitura!

Dicas e informações imprescindíveis para aprender como limpar piscina 

Antes que você confira o nosso passo a passo, aprenda: para manter sua piscina em um bom estado, a limpeza regular será mais que fundamental. Com esse simples hábito será capaz de evitar que a sujeira se prolifere na água, causando a disseminação de algas e doenças que atinjam os banhistas. 

banhista mergulhando em piscina limpa
Com o tratamento correto da água da piscina, sua diversão pode durar por mais tempo.  

Também é importante adquirir coberturas para quando o tanque não estiver em uso, e adquirir alguns acessórios para facilitar a tarefa, como peneira, escovas, mangueira, cloro e outros. 

Na próxima seção, te falaremos com todos os detalhes sobre como limpar piscina, acompanhe!

Leia também: 7 dicas para evitar piscina suja com água verde

Como limpar piscina? Os principais passos para limpar a sua!

Seguindo algumas orientações, será possível aprender como limpar piscina de maneira simples e eficaz. Conheça os principais pontos e comece já limpar a sua:

Organização

Organizar nem sempre pode ser a atividade favorita de muitos, mas é um passo essencial para limpar a piscina com qualidade. Especialmente dependendo do tamanho da piscina, fator que complica ou simplifica a atividade. 

Então, ao planejar o cronograma da limpeza da sua casa, tente incluir a limpeza da piscina na sua rotina doméstica. Comece, então, verificando se você já tem todos os componentes essenciais para o processo de limpeza: se for o caso, separe ou providencie o material.

Proteção

Conseguir se proteger durante o processo de limpeza da piscina é um ponto bastante importante, pois alguns dos produtos e químicos usados na tarefa são bem fortes: é possível que eles machuquem e causem danos à pele, como irritação, além de serem prejudiciais quando inalados.

Por conta disso, a nossa recomendação é que você utilize luvas, cheque e siga as orientações descritas nas embalagens de cada um dos químicos, vista botas e máscara de proteção para evitar os riscos mencionados acima. 

Limpeza da parte externa

Pode parecer uma orientação estranha, mas antes de começar a lavar a piscina em si, é importante limpar o entorno da área. É bastante importante varrer a área externa e o deck, pois estes dois lugares podem acumular sujeira o suficiente a ponto de pararem dentro da própria piscina, assim, dificultando mais a atividade.

Se necessário, você pode também passar o aspirador de pó pela área. O importante aqui é tirar toda a poeira, folhas, pequenos galhos e demais elementos da natureza ou sujeira dos animais de estimação que possam ser arrastadas para a piscina graças ao vento. 

Desligar o sistema de filtração

Após a limpeza da área externa, chegou a hora de iniciar o trabalho na piscina. O passo a se seguir agora é o desligamento do sistema de filtração da piscina para não interferir na limpeza. Geralmente, toda piscina que funciona na área externa de uma propriedade conta com uma casa de máquinas, onde fica o equipamento responsável pela filtragem. 

Para desligar o filtro, procure ler o manual do fabricante, conferir onde se encontra a alavanca de filtração – que deve ser fechada. Além disso, se possível, verifique se há indicação de desligar outros registros. 

Limpeza do filtro

O próximo passo é o de limpar o filtro da piscina. Praticamente todas as piscinas contam com um filtro que serve para aspirar sujeiras maiores que caiam na água, flores, folhas, insetos e afins. Com o sistema de filtração desligado, chegou a hora de verificar o estado da coadeira (ou skimmer), sistema de coleta que retém alguns tipos de detritos que caem na água da piscina. Por isso, ele também deve ser limpo manualmente. 

Encontre-o – geralmente, ele fica bem visível em uma das bordas da piscina – e esvazie o seu depósito manualmente (e de preferência descarte os resíduos na lixeira). Além disso, também é necessário limpar o pré-filtro da motobomba, sempre com os registros e o sistema de filtragem fechados. Por fim, encaixe o filtro novamente em seu local. 

Remoção da sujeira da superfície

O próximo passo é dar aquela boa e velha peneirada na piscina para recolher as sujeiras e resíduos que não foram filtrados e continuam na água, como areia, terra, fios de cabelo, insetos, folhas e demais.  Ressaltamos, no entanto, que a peneiração deve ser feita cuidadosamente, garantindo que todas as partículas visíveis sejam eliminadas da superfície e a sujeira não retorne à água durante o uso.

A melhor forma de fazer isso é com a ajuda de uma peneira própria para limpeza que, dependendo do tamanho da piscina, precisará ser encaixada em um cabo telescópico, instrumento que aumenta o seu alcance e facilita na tarefa. 

Escovamento do revestimento

Chegou a hora de realizar uma das partes mais importantes do processo de limpeza, pois é agora que você vai remover a sujeira mais grosseira da região, como algas, oleosidade e demais resíduos de sujeira que ficam no revestimento da piscina. Além disso, a escovação ajuda a evitar o surgimento de manchas e também ajuda a manter o revestimento da piscina conservado e bonito. 

Contudo, é importante ressaltar que esta etapa não deve ser feita com pressa. Aliás, procure escovar a área com delicadeza para não danificar o revestimento da piscina. Cuidado também com a escova utilizada. De preferência, ela deve ser uma de cerdas macias, como de nylon, por exemplo – procure fugir de cerdas produzidas com materiais abrasivos. 

Aspiração 

Infelizmente, varrer o fundo não será o suficiente para limpar toda a sujeira da piscina. Para isso, então, é indicado aspirar o fundo da piscina para remover os resíduos que não foram totalmente eliminados – mesmo com a peneira e escovação dos revestimentos. Antes de realizar essa tarefa, no entanto, tente verificar se existe a necessidade de utilizar um decantador ou um clarificante previamente, facilitando o trabalho do aspirador.

O aspirador, por sua vez, é próprio para a piscina, então ele consegue percorrer tranquilamente por todos os cantos dela. Ele também deve contar com o auxílio do cabo telescópio para ser utilizado. Quanto ao seu modelo, você pode optar pelo manual ou por um robô aspirador, que realiza a limpeza automaticamente. 

Tratamento da água

Por fim, chegou o momento de tratar a água com produtos químicos. Esta parte é essencial, pois a sujeira presente na piscina vai muito além do que é observável com seus olhos. Por isso, é essencial realizar a cloração da água, bem como o controle do pH e da alcalinidade. 

A alcalinidade é conhecida a capacidade da água de neutralizar os ácidos. Ela basicamente age como uma espécie de tampão para o pH, ajudando a mantê-lo sempre estável e evitando todas as suas variações. É estimado que o ideal para uma piscina é que sua variação esteja entre 80 e 120 ppm. 

Boia azul e bolinha vermelha em água azul cristalina
Seguindo o passo a passo correto de como limpar piscina, vai ser possível manter seu tanque de água sempre pronto para uso!

Quanto o pH, ele se trata da concentração de íons H+ na água da piscina, determinando se ela está ácida, neutra ou alcalina. Este ponto é importante, pois um pH desequilibrado pode causar irritações à pele, à vista, bem como causar danos à mucosa de quem mergulha pela piscina. 

Além do controle de pH e alcalinidade, é importante inserção um cloro específico para piscinas, que atuam eliminando os microrganismos que podem ser nocivos à nossa saúde. Ele também é essencial para deixar a água em condições de banho por ser bactericida, fungicida e algicida. 

No entanto, é importante lembrar que o seu manuseio deve ser feito cuidadosamente e consoante as recomendações de uso na sua embalagem.

Leia também: Como calcular a bomba e filtro ideal para a sua piscina?

Dúvidas sobre como limpar piscina?

Apesar das nossas orientações acima, muitas pessoas se perguntam sobre como, de fato, limpar a piscina de casa ou do clube. No entanto, nesta seção, vamos responder às principais dúvidas sobre a temática. Acompanhe!

Quais produtos devo usar para limpar a piscina?

O mercado conta com uma gama de produtos que servem para limpar piscina e tratar a água. Como cada agente conta com uma função específica, o recomendado é conversar com algum especialista para saber qual é o melhor produto indicado para a sua piscina e a quantidade a ser usada. Isso, claro, considerando o tamanho e volume de água da sua piscina.

Como limpar piscina verde?

A piscina fica verde quando as algas se apossam do tanque, e limpá-la é o mesmo que acabar com esses organismos. Para isso, lembre-se de utilizar um algicida na água assim que terminar toda a limpeza da piscina. Além disso, é indicado utilizar um algicida de manutenção, que evite uma nova contaminação das algas no tanque. 

Como aumentar o pH da piscina?

Muito além das algas, o pH também pode ser responsável pela esverdeamento da água da piscina. Então, para saber como limpar piscina verde, também é necessário entender sobre a elevação do pH da piscina. Por sua vez, para aumentar o pH da água, é indicado utilizar barrilha leve (também conhecido como carbonato de sódio). Agora, para quem precisa diminuir o pH da água da piscina, basta aplicar um redutor de pH.

Como aspirar sujeira do fundo da piscina com mangueira?

Existem alguns passos que poderão te ajudar na realização desta tarefa, são eles: 

  • Ativar os registros indicados para aspiração e sucção da piscina;
  • Conectar a mangueira do aspirador no dispositivo indicado para aspiração;
  • Manusear a mangueira do aspirador para impedir que os resíduos não retornem à água;

É importante também lembrar que, antes de desligar o aspirador, é preciso remover a mangueira da água cuidadosamente, assim, evitando que alguma sujeira caia de volta na água.

Quanto de cloro devo usar na piscina?

Utilizado em diversos tipos de limpeza, a versatilidade do cloro se deve ao seu alto poder bactericida, fazendo dele um elemento indispensável no cuidado com as piscinas, por exemplo. No entanto, todo esse potencial de limpeza também conta com um alto grau de toxicidade. Por isso, o método de uso e a quantidade do cloro devem considerar o tamanho e quantidade de água que a piscina suporta.

Leia também: Como fazer o esquema de instalação hidráulica da piscina da maneira correta

Dicas para manter sua piscina limpa por mais tempo

Por fim, chegou a hora de aprender como manter sua piscina limpa por mais tempo. Afinal de contas, após todo esse trabalho, você não vai querer que seu tanque fique rapidamente esverdeado ou impróprio para banho. Veja as principais dicas:

  • Aspire a água da piscina pelo menos uma vez por semana;
  • Em épocas de baixa utilização, procure tratar a água com cloro, no mínimo, três vezes por semana.
  • Não esvazie a piscina durante o inverno. Isso porque o sol pode danificar o revestimento — isso sem contar o desperdício de água, claro;
  • Nos períodos de alto uso, tente realizar o tratamento da piscina todos os dias;
  • Tente proteger a água da piscina com uma lona protetora ou térmica para o tanque, eles contam com pequenos ganchos que ajudam a manter a cobertura no lugar.

Leia também: Como montar um sistema correto de drenagem de piscina?

Equipamentos para Piscinas

Os equipamentos para piscina são essenciais para o bom funcionamento da mesma, você encontra aqui os melhores equipamentos, desde a manutenção até os melhores acessórios para piscina, lhe entregando mais praticidade e segurança na hora de cuidar de sua piscina, seja em casa, condomínio ou mesmo um clube. Para isso, diversos produtos são disponibilizados aqui neste catálogo.

As principais marcas de equipamentos para piscinas com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Jacuzzi, Sodramar, Syllent Aqquant, Hipool e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossas categorias de bombas d’água e filtros para piscina com ótimas ofertas.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *