Ilustração de bomba de água instalada.
|

Como Instalar uma Bomba de Água corretamente? Descubra como obter o melhor custo-beneficio!

A correta instalação de uma bomba de água é fundamental para desfrutar do melhor custo-benefício possível desse equipamento. Afastando problemas como baixo desempenho, sobreaquecimento, vazamentos, ruídos e vibrações excessivas, falha prematura, segurança elétrica, consumo de energia ineficiente e outros.

Se bem cuidada e instalada corretamente, uma bomba de água costuma ter uma vida útil de cerca de 10 anos, claro desde que as manutenções preventivas sejam realizadas, caso contrario pode durar pouco mais de 2 anos.

Foi pensando a respeito desse tema, que a equipe da Mérito Comercial, preparou esse conteúdo exclusivo para te ensinar como instalar a bomba de água corretamente, obtendo o melhor custo benefício em sua residência ou demais aplicações.

É importante ressaltar que o mais recomendado é contratar um profissional para realizar a instalação da bomba. Esse profissional já possui a experiência necessária para identificar problemas e garantir uma instalação segura do equipamento em cada aplicação.

Como escolher uma bomba de água?

Os detalhes de como instalar a bomba d’água passam pelo tipo de máquina que comprou. Há depender do modelo que escolheu, pode precisar de outros acessórios que normalmente não são usados na instalação da bomba.

No mercado encontrará os seguintes tipos de bomba de água (principais):

  • Bomba Submersa: Ideal para extração de água de poços e reservatórios profundos.
  • Bomba Submersível: Usada em drenagem de águas sujas ou pluviais.
  • Bomba AutoAspirante: adequada para sistemas que necessitam de sucção a partir de níveis abaixo da bomba.
  • Auto Escorvante: Perfeita para aplicações que requerem evacuação de ar para iniciar a sucção.
  • Draga: Utilizada para remoção de sedimentos e limpeza de corpos d’água.
  • Bomba Injetora: Aplicada em sistemas de pressurização e injeção de líquidos.
  • Bomba Ejetora: Ideal para transferência de água em profundidades consideráveis.
  • Bomba Periférica: Usada para aplicações de alta pressão em baixos volumes.
  • Bomba Centrífuga: Adequada para movimentação de grandes volumes de água.
  • Bomba de Superfície: Ideal para transferência de água a curta distância.
  • Bomba Dosadora: Usada para dosagem precisa de líquidos em processos industriais.

Ainda existem categorias específicas para piscina, para esgoto, de refrigeração, para sistema de incêndios, entre outras. E quando se define a utilização da motobomba, se sabe qual esquema será o certo para instalação.

A bomba submersa, por exemplo, tem em sua parte elétrica pontos complexos, que somente profissionais experimentados conseguirão realizar. Já os modelos de bombas periféricas são mais simples, precisam, de maneira geral, apenas de tubos e conexões para começar a funcionar.
Definida a aplicação da bomba d’água, a sua instalação dependerá de fatores como:

  • Local onde será instalada;
  • Se sugará água de caixa d’água suspensa, reservatório natural, cisterna, poço artesiano, etc;
  • Instalação hidráulica;
  • Instalação elétrica;
  • O acionamento.

Vejamos cada um desses aspectos para saber como instalar bomba d’água.

Posicionando a bomba de água

Esse é o tipo de equipamento que para funcionar bem precisa estar nivelado. Ou seja, a bomba de água deve ser posicionada numa superfície plana (no caso dos modelos que não fiquem submersos dentro d’água).

Bomba D'água piscina.

Assim, as principais orientações para colocar a motobomba no lugar são:

  • Instalar a bomba num ponto próximo da fonte de água (cisterna, lago, rio, etc.)
  • O ideal é fazer uma caserna para proteger a máquina da ação da umidade, sol e poeira. Mas, vale lembrar que a motobomba deve passar por inspeções regulares, então construa uma estrutura que facilite a retirada da mesma.
  • A bomba d’água deve ficar numa estrutura de concreto, ou numa base livre de trepidação. Ela precisa ficar devidamente fixada nessa base.

Nunca deixe a parte da ventilação da bomba restrita. Para funcionar bem, a distância da parede até o fundo do aparelho precisa de no mínimo 10 cm.

Recomendações para instalação hidráulica

Seguindo o passo a passo de como instalar bomba d’água, chegamos aos tubos e conexões. Aqui a principal indicação é observar os bocais da bomba, seus diâmetros é que delimitam o tipo de tubulação adequada para o funcionamento desta. 

A ideia é que use o mínimo de conexões, para que o transporte da água não seja atrapalhado. Num esquema de instalação hidráulica para bomba centrífuga, por exemplo, precisará:

  • Tubo de sucção (que ficará em contato com a cisterna)
  • Curva ou joelho (poderão ser colocados no tubo de recalque ou de sucção)
  • União (para sucção e recalque)
  • Bujão
  • Registro (recomenda-se de gaveta)
  • Válvula de retenção (na tubulação de recalque, assim evitará o retorno da água)

A tubulação que ficará na saída de recalque não pode fazer peso na bomba. Se recomenda colocar suportes (braçadeiras) para segurar o peso dos tubos que ficarão suspensos.

Recomendações para instalação elétrica

A primeira coisa a se observar nessa etapa é a tensão. As bombas de água podem ser monofásicas (127/220 V) ou trifásicas (230/380 V), e que exigem aparelhagens distintas. A motobombas mais usadas são as monofásicas, que de maneira geral para realizar sua instalação elétrica é preciso:

  • Fazer a ligação dos fios da máquina com os da rede. Também pode encaixar os fios em um conector, para plugar na tomada. Ou utilizar um disjuntor como chave “liga-desliga” da bomba. O recomendado que esses dispositivos suportem correntes de até 30A;
  • Faça o aterramento da bomba. Utilize fio de 2,5 mm (isso não significa que poderá tocar na máquina durante seu funcionamento);
  • Se a bomba for trifásica verifique o sentido de rotação.
  • Se vai usar chave boia para servir como disparo automático de nível, siga as instruções da marca que fabrica esta peça.

Todas as fabricantes de bomba de água orientam que a instalação da parte elétrica seja realizada por um profissional. Dessa forma, garantirá que não comprometerá sua segurança, e o pleno funcionamento do equipamento.

Ligando a motobomba

O último passo do como instalar bomba d’água é o momento de acioná-la. Em hipótese nenhuma, esse equipamento deve trabalhar sem água. Faça os seguintes procedimentos antes de deixar a motobomba trabalhar sozinha:

  1. Antes de bombear, deixe que a bomba se encha por completo de água;
  2. É interessante fazer um teste jorrando água para fora do reservatório-fonte, antes de subir para caixa d’água. Esse exame ajudará a identificar se existe entrada de ar na sucção, por exemplo.
  3. Feito o teste, feche a tubulação de recalque, sempre com atenção a vedação;
  4. Verifique se os registros estão abertos;
  5. Verifique se a cisterna ou poço tem água.

Pronto! A sua motobomba já pode funcionar. Para que seu equipamento tenha uma boa vida útil, é preciso programar manutenções periódicas, principalmente quando ela é usada de forma constante.
Essas foram as dicas de como instalar a bomba d’água. Acompanhe o nosso blog e confira outras dicas como essa.

Cuidados na instalação e utilização das bombas de água

Como você pode ter notado, antes, durante e após a instalação da sua bomba d’água, é fundamental adotar alguns cuidados para garantir o bom funcionamento do equipamento. Selecionamos algumas dicas adicionais para você; confira.

1. Utilizar Válvulas de Poço com Bombas Centrífugas

Essenciais para bombas centrífugas, as válvulas de poço previnem o retorno de água pelos canos de sucção e recalque, mantendo o sistema pronto para a próxima ativação. Instale a válvula com uma bitola maior que a da sucção e próxima ao fundo para evitar entupimentos e perda de pressão.

2. Garantir Vedação e Prevenir Entrada de Ar

Assegure que todas as conexões estejam bem vedadas com fita veda rosca para evitar a entrada de ar e vazamentos, o que pode sobrecarregar o motor e causar superaquecimento. Opte por tubulações de qualidade e minimize o uso de conexões.

3. Escorva em Bombas Centrífugas

Processo fundamental para remover o ar do sistema e garantir o funcionamento eficiente da bomba centrífuga. Encha a tubulação e a bomba de água antes de selar o parafuso de escorva, preparando a bomba para a operação.

4. Utilização de Boias Elétricas de Nível

Instale boias elétricas nos reservatórios de origem e destino para garantir que a bomba opere apenas quando houver água disponível, prevenindo o funcionamento a seco que pode danificar o motor.

5. Checagem da Parte Elétrica

Verifique a voltagem antes de conectar a bomba à rede elétrica e utilize fios de bitola adequada conforme a NBR 5410 para evitar danos ao equipamento.

6. Verificar Especificações da Bomba

Certifique-se de que a bomba atende às necessidades da instalação, considerando o tipo de líquido, o tamanho das partículas suportadas, e a altura de recalque. Verificar as especificações evita desempenho insatisfatório.

7. Manutenção Preventiva

Para prevenir a oxidação e incrustações, é importante ligar a bomba regularmente. Se houver travamento, desligue a energia, ajuste o motor manualmente e reinicie o funcionamento. Esta prática é vital, especialmente em regiões com maresia.

Bombas de Água

As bombas de água, também chamadas de motobombas de água e bombas d’água, são utilizadas em projetos que precisam realizar a transferência de grandes volumes de líquido de um local para outro. Geralmente, esse tipo de equipamento é usado em cisternas, piscinas ou em qualquer outro recinto onde a água fica acumulada e precisa ser movida ou transferida para um outro recipiente.

As principais marcas de bombas de água com os melhores preços do mercado você só encontra aqui na Mérito Comercial. Schneider, Bombas Jacuzzi, Bomba ABS Sulzer, Dancor, Rowa e muito mais. Todas disponíveis em nossa loja online. Compre agora mesmo e aproveite nossas promoções e condições especiais para pagamento. Aproveite e conheça nossa categoria de bombas de esgoto com ótimas ofertas.

Posts Similares

10 Comments

  1. Gostei das dicas, acho importante porquê como existem muitas pessoas que gostariam de saber sobre tais equipamentos. Obrigado

  2. Boa tarde. Gostaria de saber se posso instalar a bomba na lage da casa? Tenho um poço caipira de +- 4 metros de profundidade(fundo do poço),(lambida dágua com 1,20)… O pé direito da casa é de 2,60m+-… Minha dúvida e se a bomba periférica trabalha sem estresse nessa distância? Pretendo colocar válvulas de retenção em pontos do tubo de captação…

    1. Bom dia Thomas!
      A bomba periférica tem como recurso de sucção 8mts no máximo, quanto instalar na sua lage, não é aconselhável devido barulho do motor.
      Para maiores esclarecimentos, consulte nossa equipe técnica de vendas.
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  3. boa noite amigo tudo bem … estou precisando adquirir uma bomba aqui para hidro de spa de 3800 ltros de agua com 6 bicos …….oq vc me indica para estar colocando ? obrigado Diego cardoso

  4. posso instalalar bomba periferica cano que vem da caixa d’aqua? seria ligada para irrigaçao de plantas no automatico ligando10 minutos por dia.

    1. Boa tarde, Sergio!

      Pode sim, para maiores informações referente a instalação entre em contato com o nosso time de técnicos diretamente.

      Fone/Whatsapp: (11) 3055-7600
      E-mail: merito@meritocomercial.com.br

      Atenciosamente Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *