imagem de uma piscina com o texto quanto custa para fazer uma piscina
|

Descubra quanto custa para fazer uma piscina

Antes de construir uma piscina é preciso fazer um planejamento e conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado.

Tem ideia de quanto custa para construir uma piscina? Será que ela é um luxo distante do orçamento da maioria das pessoas? No texto de hoje vamos esclarecer as principais dúvidas que rodeiam a construção de uma piscina. 
Chegar em casa após um dia cansativo, e relaxar dando um mergulho na piscina, faz parte da lista de sonhos de muitas pessoas. É certo que o principal limitante para realizar esse desejo é o espaço em casa. Se tem uma propriedade espaçosa, e com a área ideal para montar uma piscina, estará mais perto dos mergulhos relaxantes.
Então além de se preocupar com quanto irá gastar fazer uma piscina, é preciso se concentrar nos seguintes fatores:

  • O local da construção ou montagem
  • Tipo da piscina (em relação ao revestimento e estrutura)
  • Tamanho da piscina
  • Acessórios (para instalação e funcionamento)

A partir desses itens teremos noção real do que se utiliza na construção de uma piscina, e seus custos.

O local para construção da piscina

Não adianta querer calcular os gastos para fazer uma piscina, se existem limitações no seu terreno. Para saber se um jardim, quintal ou área de convivência em um condomínio são favoráveis para instalar uma piscina, é preciso avaliar:

  • A área em relação ao sol – o local definido para realizar a escavação e instalação do reservatório, precisa ter uma boa incidência da luz do sol. Não é interessante que fique o dia todo na sombra, por exemplo. O aquecimento natural da água é importante (no caso de piscinas abertas), principalmente para épocas mais frias, pois não gastará ligando aquecedores.
  • Circulação do vento – se é uma área de alta incidência de ventos, não será interessante ter uma piscina descoberta. É importante criar um ambiente confortável, e será difícil abrir um guarda-sol para curtir a piscina.
  • Estrutura interna do terreno (relevo) – esse talvez seja o ponto crucial na sua avaliação. Conhecer a estrutura interna do terreno te dará informações sobre possível lençol freático, condição geológica e se existem tubulações de água. Dependendo da região, apenas com avaliação de um profissional, conseguirá cavar a área onde ficará a piscina.
  • Vegetação – as árvores podem contribuir para o paisagismo da piscina, mas também são um obstáculo. Tanto antes da instalação do reservatório quanto depois. Algumas raízes varam o terreno, e devem ser retiradas com o máximo de cuidado. E se outras árvores circularem o tanque, lembre que as folhas cairão na água. Será necessário contar com lonas e outros tipos de cobertura para proteger a piscina.

Avaliado esses pontos, é possível identificar a necessidade de contratar um profissional experiente antes mesmo de começar a cavar o local da piscina. Agora vamos conhecer os tipos de reservatórios disponíveis para esses fins.

Quais são os principais tipos de piscina?

Observado a viabilidade de instalar uma piscina na propriedade, é preciso definir agora qual tipo vai optar. Existe uma variação de preços considerando o material do reservatório. Piscinas de dimensões mais corriqueiras custam em média de R$ 4.000 a R$ 20.000 (considerando todos os materiais da lista a seguir).

  • Piscina de alvenaria – composta por blocos estruturais, que são preenchidos por concreto. Um projeto é elaborado (o que dá caráter de exclusividade), e o tamanho pode variar de acordo com o espaço disponível no terreno. Recebe uma camada de impermeabilização, e o revestimento de acabamento pode ser desde azulejo até pastilhas de vidro. 
  • Piscina de concreto armado – nesse formato de piscina é preciso preparar bem o terreno. Telas de aço recebem a concretagem. Também pode ter desenho exclusivo, mas é um projeto mais caro. Seus revestimentos podem ser pastilhas cerâmicas e azulejos.
  • Piscina de fibra de vidro – a estrutura da piscina já é pronta. Aqui o trabalho será escavar no formato escolhido do tanque. Não é preciso de nenhum tratamento no terreno, mas sempre se orienta compactar e nivelar bem a área. Essa praticidade tornou a piscina de fibra de vidro mais popular.
  • Piscina de vinil – para usar esse material é preciso construir paredes de bloco de concreto, e revestir com vinil. Tem bom acabamento, mas sua vida útil é mais curta (em relação aos outros tipos).

Mas, e quanto custa para fazer uma piscina de concreto? Esse valor dependerá do tamanho do reservatório. Vamos entender um pouco mais no próximo tópico.

O tamanho da piscina e a influência nos custos

Quanto custa para fazer uma piscina pequena? Um tanque grande é mais caro? Realmente o tamanho da piscina influencia no valor total da obra. Se optar por uma estrutura de alvenaria ou de concreto, por exemplo, fará um cálculo por metro. A cada metro colocará uma viga de sustentação. Então, quanto maior as dimensões do reservatório, mais caro ficará.
No caso das piscinas de fibra de vidro, os tamanhos maiores o custo também acaba sendo elevado. Porém, em sua instalação os gastos com mão de obra são menores.

Acessórios para instalação e funcionamento de piscinas

Em todos os formatos apresentados existe uma série de conexões e acessórios fundamentais para utilizar a piscina. Os sistemas de filtragem, por exemplo, são indispensáveis para manter a qualidade da água. O principal equipamento para esses filtros é a bomba para piscina. Essa máquina é responsável pela circulação da água, que ajuda a eliminar os detritos acumulados no reservatório (neste artigo falamos sobre como escolher a melhor bomba d’água para a piscina).
Além da bomba para piscina, é necessário contar com outros equipamentos e acessórios, tais como:

  • Filtros para piscina
  • Dreno de fundo
  • Luminárias e/ou refletores
  • Gerador de ozônio
  • Aquecedor
  • Capas protetoras
  • Escada ou corrimão
  • Skimmer

Em relação ao dreno de fundo, aqui vai uma dica importante: instale um na casa de máquinas, para evitar que inundações comprometam a bomba, principalmente em dias de chuva, ou se houver vazamento do selo mecânico desta máquina.
Outros elementos de segurança como tapetes de saída e cercas de proteção, são indicados para piscinas de clubes, ou que exista movimentação de criança. Já para garantir a limpeza constante, ter peneiras, coadeiras e um esfregador é essencial. Esses itens têm preços variados, e muitas marcas ofertando produtos de qualidade.
No site da Mérito Comercial conseguirá levantar todos os valores dos equipamentos para piscina e acessórios para piscina para montar a sua. Também encontrará as principais marcas de bombas e filtros para piscina

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *