Como calcular o metro cúbico concreto

Como calcular o metro cúbico do concreto que você precisará em sua obra? Conheça as fórmulas e como utilizar cada uma!

Ter previsibilidade dos custos em uma obra é fundamental, seja para evitar gastos desnecessários ou mesmo o susto de o orçamento extrapolar o planejado. Ter em mente quanto será gasto em concreto é um dos pontos mais importantes no planejamento, visto que é o material que terá maior abundância no seu projeto.

Neste post, ensinaremos como calcular o metro cúbico de concreto, considerando volumes planos, cilíndricos, lajes, para preencher vigas e diversos outros casos. Isso permitirá que você faça o cálculo antes mesmo de iniciar a sua obra, evitando desperdício.

No planejamento da construção de uma casa, por exemplo, a planta é essencial. Dimensionar os cômodos para ter uma noção de como ficará a obra no final, é o que todos costumam fazer.

Outro detalhe que você precisa considerar nessa elaboração é quanto de material usará para concluir o projeto. Aprender a calcular o metro cúbico do concreto lhe trará números importantes para sua planilha de custos. Vamos aprender mais como funciona esse cálculo do metro cúbico do concreto?

Ressaltamos que, apesar de nossas orientações, a consulta a um profissional da área é fundamental, pois ele possui expertise para compreender as variáveis do projeto.

Antes de começarmos, talvez você goste de conhecer a calculadora de m³ de concreto disponibilizada pelo site Concreto Usinado. CLICANDO AQUI.

Como calcular o volume do concreto para volumes planos e cilíndricos?

O metro cúbico de concreto se refere a quantidade de mil litros desta mistura; é medido em litros, pois se trata de uma solução tida como líquida. Na construção civil, o concreto é calculado para preencher:

  • Volumes planos (considera Largura x Comprimento x Altura)
  • Volumes cilíndricos (considera Circunferência x Raio quadrado x Altura)
  • Volumes prismáticos (considera Área x Espessura)

Então, antes de encher com concreto as vigas, lajes e pilares, é preciso definir em quais desses volumes a parte da construção se encaixa. A partir daí, você utilizará fórmulas específicas para chegar à quantidade correta do concreto que será utilizado.

Calculando volumes planos

No que diz respeito ao cálculo de volumes planos em metros cúbicos, utiliza-se a multiplicação da largura pela extensão e altura.

Fórmula para calcular volumes planos (V = L x C x H)

V = Volume
L = Largura
C = Comprimento
H = Altura

Exemplo – na preparação de concreto para uma superfície com dimensões 3,10 m de largura, comprimento de 6,50 m e Altura de 20 cm, você precisará calcular: V = 3,10 x 6,50 x 0,20 | V = 4,03 m³ de concreto.

Fórmula para calcular volumes planos.

Recomendações adicionais:

  1. Meça as Dimensões da Superfície:
    • Se a superfície for retangular, meça o comprimento e a largura.
    • Se a superfície for quadrada, basta medir um lado.
    • Se a superfície for irregular, divida-a em seções retangulares para facilitar o cálculo.
  2. Calcule a Área da Superfície:
    • Para uma superfície retangular, a área (A) é dada por: A=comprimento × largura
    • Para uma superfície quadrada, a área é A=lado × lado
    • Para superfícies irregulares, calcule a área de cada seção retangular e some todas as áreas.
  3. Determine a Espessura do Concreto:
    • A espessura do concreto é a altura da camada que você deseja aplicar sobre a superfície.

Lembre-se de adicionar uma margem extra para compensar perdas durante o processo de mistura e aplicação, e sempre consulte as especificações de mistura de concreto para garantir que você está usando a proporção correta de ingredientes.

Calculando volumes cilíndricos

Em situações que envolvem volumes cilíndricos, como estacas ou pilares, a fórmula para calcular o volume do concreto sofre ajustes específicos. Nesse contexto, a expressão assume a forma V = π × R² × H, onde V representa o volume, π é aproximadamente 3,1416, R² corresponde ao raio ao quadrado, e H representa a altura.

Fórmula para volumes cilíndricos (V = π x R² x H)

V = Volume
π = 3,14
= Raio quadrado
H = Altura

Exemplo – para concretar uma estaca de fundação com dimensões 60 cm de diâmetro, 8 m de profundidade, teremos:

V = 3,14 x 0,30² x 8
V = 3,14 x 0,60 x 8
V = 150,72 m³ de concreto

Fórmula para volumes cilíndricos.


Esses são modelos básicos para calcular o quanto de mistura será utilizada para fazer sua concretagem. Mas, no caso de uma laje, por exemplo, que é uma das estruturas mais comuns na reforma e construção de imóveis, o que se deve considerar no cálculo do metro cúbico do concreto? Confira a seguir:

Leia mais: Formas de usar uma furadeira. Cuidados para não se machucar

Calculando o concreto para lajes maciças

É comum adotarmos lajes para ampliar um cômodo da casa, tais como quartos, área de serviço e garagem. Nesse tipo de construção adotamos a fórmula para volumes prismáticos que se define na seguinte fórmula:

V = A x E

V = Volume
A = Área
E = Espessura

Então, a primeira etapa para concretar uma laje, consiste em resolver essa equação. Depois, precisará saber qual será o volume de concreto necessário para vigas, somar com o resultado anterior e, em seguida, atentar para perdas.

Para que você compreenda melhor, confira o passo a passo para calcular o metro cúbico de concreto em lajes maciças:

Primeiro, vamos partir das seguintes dimensões para simulação:

Área da laje = 16 m²
Espessura da laje = 10 cm
Largura da viga = 18 cm
Altura da viga = 55 m
Comprimento viga = 4 m (serão 4 no total)

Conhecida essas dimensões, calcule o volume de concreto para lajes:

V = A x E
V = 16 x 0,10
V = 1,6 m³ de concreto para lajes

Agora é preciso conhecer a quantidade de concreto que encherá a viga, nesse caso calcule primeiro a Área da Viga (Av):

A = largura da viga x altura da viga (- diferença da espessura da laje 0,10 m)
A = 0,18 x (0,55 – 0,10)
A = 0,18 x 0,45
A = 0,081 m²

Conhecida a área da viga, descubra o quanto de concreto será necessário para as 4 estruturas, fazendo o seguinte cálculo V = área da viga x comprimento das vigas:

V = 0,081 x 16
V = 1,29 m³ de concreto para vigas

Some os volumes encontrados para laje e viga, e conhecerá o Volume Total de concreto, nesse exemplo termos:

Volume Total = 1,6 + 1,29
Volume Total = 2,89 m³ de concreto para cobrir a área

Para fechar os cálculos você precisa ter a noção das possíveis perdas de concreto. Isso se dará usando a expressão (Volume Total) x (1,00 + Coeficiente de perda) – esse coeficiente é de 5% -, assim temos:

Volume Final = 2,89 x (1,00 + 0,05)
Volume Final = 2,89 x 1,05
Volume Final = 3,03 m³

Pronto! Agora chegamos aos números finais de quanto gastaríamos de concretagem numa laje com essas dimensões do exemplo mencionado. Ter a noção de como calcular o metro cúbico do concreto é sinal de economia em sua obra. 

Neste vídeo do canal do YouTube, pikininho vovozinho, você aprende na prática como calcular metro cubico de concreto para laje ou viga ll, confira:

Betoneiras e a economia de concreto na obra

E claro, que contar com os melhores equipamentos, também tornará sua reforma viável. Neste aspecto, conte com a Mérito Comercial, e nosso amplo catálogo de ferramentas e máquina para construção civil, inclusive nossas melhores betoneiras.

As betoneiras desempenham um papel significativo na otimização do uso de concreto por meio de diversas abordagens. Inicialmente, possibilitam a mistura de concreto em grandes volumes, minimizando assim o desperdício durante o processo de combinação dos materiais.

Em segundo lugar, facilitam o transporte eficiente do concreto, prevenindo derramamentos e perdas desnecessárias. Em terceiro lugar, as betoneiras contribuem para o controle da qualidade do concreto, assegurando uma mistura precisa que atenda aos rigorosos padrões de qualidade estabelecidos.

Betoneiras em promoção

Na Mérito Comercial você encontra betoneiras em promoção com 7% OFF à vista, 12X no cartão e entrega rápida e segura.

Posts Similares

16 Comments

  1. FAVOR REVER O CÁLCULO DA COLUNA CILÍNDRICA.
    Exemplo – para concretar uma estaca de fundação com dimensões 60 cm de diâmetro, 8 m de profundidade, teremos:
    V = 3,14 x 0,30² x 8
    V = 3,14 x 0,60 x 8
    V = 150,72 m³ de concreto
    ACHO QUE O RESULTADO É 2,2608 M3 E NÃO 150,72 M3

  2. Eu gostaria de saber quanto de material eu gasto pra se fazer um metro cubico de conreto na medida de 2.5 x1
    Areia
    Brita
    Cimento

    1. Olá sr Adeir, agradecemos o seu contato.
      É complexo essa pergunta pois existe concreto para várias aplicações. Cada uma utiliza um tipo de medida para atingir a resistência necessária para aquela aplicação. O mais indicado é pergunta ao profissional da área que está atuando na execução da obra!
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  3. esses calculos estou na duvida sou um aprendiz na verdade costumo fazer o concreto na betorneira sempre faço 6 lata de sreia 6latade brita agua vou colocando ate obter um bom resultado mas eu gostaria de saber quantos traços nessa medida devo fazer para ter um metro cubico desde ja agradeço pela compreenção

    1. Olá sr Reju.
      Agradecemos primeiramente o seu contato.
      Isso vai depender da resistência do concreto que deseja obter e o tipo de cimento que está utilizando na obra. Há um grande equívoco quando achamos que concreto é algo fácil e que todos sabemos e podemos fazer. Para ter ideia de traço vou te enviar duas tabelas com dois tipos de cimento e as respectivas resistências. Aconselho a buscar a informação sobre traços de concreto na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) onde poderá ter essas tabelas por tipo de cimento usado na obra.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  4. boa tarde!
    gostaria de fazer duas perguntas.
    quanto m³ irei precisar de concreto para uma laje de 25 m²
    e quantos equivale ou quanto cimento, areia e brita irei utilizar para esta laje?
    obrigado

    1. Olá sr Osvaldo!
      Agradecemos primeiramente o seu contato.
      Isso vai depender da resistência do concreto que deseja obter e o tipo de cimento que está utilizando na obra. Há um grande equívoco quando achamos que concreto é algo fácil e que todos sabemos e podemos fazer. Para ter ideia de traço vou te enviar duas tabelas com dois tipos de cimento e as respectivas resistências. Aconselho a buscar a informação sobre traços de concreto na ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) onde poderá ter essas tabelas por tipo de cimento usado na obra.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

    1. Boa tarde Luiz!
      É bem relativo. Trabalhamos com bombas hidráulicas e betoneiras, para esse cálculo o ideal é fazer uma consulta com um especialista em construção. Um engenheiro ou um pedreiro conseguirá te orientar melhor.
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

  5. Tenho uma laje pré fabricada de 32 metros quadrados, QUANTOS METROS CÚBICOS VOU USAR DE CONCRETO USINADO?
    Obrigado pela atenção fico no aguardo da resposta

    1. Bom dia Sergio!

      Neste caso, é necessário dimensionamento com o técnico. Contate nossa equipe técnica de vendas, eles podem te auxiliar:

      Televendas: 11 3055-7600
      WhatsApp: 11 98394 0500 – Opção 1

      Atenciosamente equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *