Você sabe como um gerador de ozônio pode lhe ajudar em casa? Ele é um eficaz equipamento para tratar a água de sua casa. Muitos acham que esse produto só pode ser usado para higienizar piscina, mas ele serve para outros reservatórios também. Entenda mais ao longo do texto.
Em muitas partes do país a qualidade da água ainda é um problema. Nesses casos melhorar a qualidade da água que será utilizada para consumo, é essencial.
A água que vai ser guarda numa caixa d’água precisa estar livre de microrganismos, para que possamos bebê-la, usar para cozinhar alimentos e tomar banho. É comum ver pessoas utilizando cloro para fazer esse tratamento. Mas, será que essa substância é realmente eficaz? Para ser utilizado numa escala doméstica, não. Manusear o cloro tem seus riscos, e não é o melhor caminho para tornar potável a água que captará de reservatórios naturais.
Já o gerador de ozônio tem tecnologia desenvolvida para atender essa necessidade doméstica. Nos próximos tópicos você conhecerá como funciona, e quais são as vantagens de usar esse equipamento.

O que é e como funciona um gerador de ozônio?

É também conhecido como ozonizador, e se trata de um equipamento elétrico que se instala num reservatório de água para combater a formação de microrganismos como:

  • Bactérias
  • Algas
  • Fungos
  • Vírus

O gerador de ozônio faz esse trabalho sem alterar as características principais da água: inodora, insípida e incolor. Sua eficácia é 3.120 vezes maior que o cloro e não utiliza nenhuma substância prejudicial à saúde humana. Por isso, é utilizado nas maiores cidades do planeta (Paris, Montreal, Los Angeles, Tóquio e outras)
O ozônio aqui funciona como um agente oxidante, que eliminará todas as impurezas da água. E essa eficácia é comprovada em números. Veja abaixo um quadro que mostra quais são os microrganismos combatidos pelo gerador de ozônio, e o tempo que este equipamento leva para combatê-los:

Agentes Contaminantes Tempo de inativação (em horas)
Bactérias em geral 0.33
Algas azuis e verdes 5.24
Escherichia Coli – E.coli 0.13
Bactérias Heterotróficas 0.33
Legionella pneumophilla 0.33
Microbactéria da tuberculose 0.21
Pseudonomas 0.03
Salmonela 0.03
Coliforme fecal 0.13
Protozoários em geral 24.66
Cryptosporidium 23.08
Giardia lamblia 13.33
Hepatite 4.17
Rotavírus 4.32
H1N1 4.38
Influenza 4.48
Fungos em geral 5.47

 
E o percentual de eliminação desses agentes nocivos a nossa saúde é de quase 100%. O equipamento ainda consegue retirar metais que são encontrados em grande quantidade em águas que não são tratadas, tais como: ferro e manganês.

O porquê optar pelo gerador de ozônio?

Vária instituições de pesquisas apontam o quanto a água não tratada é prejudicial a nossa saúde. Nossos mananciais são poluídos diariamente por diferentes rejeitos, e isto termina chegando em nossas torneiras, inevitavelmente.
A quantidade de material que é jogado em nossos rios é assustadora. Resíduos de indústrias, e até mesmo da agricultura, são um risco para nossa integridade. O trabalho das companhias estaduais de abastecimento é importante, porém é visível a falta de eficácia. por isso, temos que tomar nossas precauções.
Optar pelo gerador de ozônio é a forma mais segura de assegurar o consumo de uma água realmente tratada. Realizará suas atividades cotidianas como escovar os dentes, e claro, beber água, tranquilamente. Esse equipamento impede que, além dos microrganismos (mencionados acima), substâncias como hormônios, agrotóxicos, medicamentos se instale em nossos reservatórios domésticos.

Desenho de uma casinha mostrando o ciclo da água com o Gerador de Osônio Acquapura. 1º ponto é o equipamento instalado ao lado da caixa d´água, logo após uma imagem mostrando os micróbios fora dela sinalizando com um X e os pontos de atenção da imagem mostra uma menina no chuveiro, outra pessoa escovando os dentes, lavando alimentos e o cachorrinho da família bebendo água.
Fonte: Aquapura

 

As vantagens de tratar a água com ozônio

O gerador de ozônio utiliza uma tecnologia eficiente para tornar a água própria ao consumo. E como vimos, sem alterar as propriedades básica da água. Além disso, esse equipamento oferece vantagens como:

  • Às vezes águas de reservatórios estão barrentas, ou tem cor alterada devido a presença de ferro, por exemplo. O ozônio conseguirá eliminar essa cor, e deixar a água sem sabor.
  • Os microrganismos são eliminados pelo processo de quebra de suas cadeias químicas.
  • Impede que larvas do mosquito transmissor do vírus da Dengue, Chikungunya e Zika se proliferem na caixa d’água.
  • Não permite que a água salobra resseque nossa pele, ou danifique os cabelos. A água salobra age retirando o colágeno da pele, e o gerador de ozônio impedirá esta ação.
  • Funciona durante todo dia garantindo 100% de eficácia com baixo consumo de energia.
  • Sua instalação não requer nenhum processo complexo de tubulações, ou elétricos.

Em relação a suas aplicações, o gerador de ozônio pode ser aproveitado para:

  • Tratar a água distribuída por empresas de abastecimento público
  • Tratar águas que são obtidas pelo processo de resfriamento
  • Efluentes oriundos de fábricas
  • No processo de desinfecção de reatores
  • Desinfecção de água fresca
  • No tratamento de lixivia

Disponibilidade do gerador de ozônio no mercado

Confirmada a eficácia desse equipamento, é importante conhecer suas versões disponíveis no mercado. Eles são vendidos em modelos distintos para atender determinadas quantidade de água. A referência na fabricação do gerador de ozônio é a Panozon. Essa empresa oferece os seguintes produtos:

  • Gerador de ozônio 1000 – indicado para caixas d’água de até 1000 litros.
  • Gerador de ozônio 3000 – indicado para caixas d’água de até 3000 litros.
  • Gerador de ozônio 5000 – indicado para caixas d’água de até 5000 litros.

Esses 3 modelos você encontrará numa versão com Wi-Fi. Com a ajuda de um aplicativo, desenvolvido para smartphone, acompanhará o andamento da purificação da água. Com essa tecnologia é possível ter uma noção ideal do tempo de inativação dos microrganismos, consumo de água da residência e outros benefícios.
Vale lembrar que essa marca também produz geradores de ozônio específicos para tratar água de piscina, hidromassagens, ofurô e banheiras. São equipamentos que conseguem tratar até 175 mil litros de água.
Desinfectar a água que consome em sua casa é a melhor maneira de cuidar de sua saúde. para empresas que trabalham com alimentos, ou com produtos voltados para o bem-estar de pessoas, o gerador de ozônio também é de grande valia. Nesses casos, considera ter esse tipo de equipamento, para manter a qualidade da água que usa. Consulte um de nossos vendedores e peça um orçamento!

Autor

  • Pós-graduada em administração pela Universidade Unisa, atua no ramo de vendas de bombas hidráulicas há 27 anos, com experiência em diversos setores, de auxiliar administrativo a gerência. Com grande conhecimento em vendas técnicas e dimensionamento, participou de projetos em grandes obras do país. Há 11 anos está à frente da Mérito Comercial, a maior distribuidora de bombas hidráulicas do Brasil.

Share:

2 Comments

  • francisco Cássio domingues, 22/11/2020 @ 17:09 Reply

    Boa tarde ! A gua no meu sitio vem de um poço caseiro ! A gua tenm excesso de Oxido de Ferro , portanto quando decantada e em repouso na caixa de agua , forma-se um lodo no fundo da caixa de agua ! Basta porem qualquer movimento de vazao para abastecimento e ela torna-se bem amarelada novamente ! O gerador de Ozonio me atenderá ? Para onde vai o oxido de ferro que se encontra na agua e forma lodo quando da decantação ? Precisarei de algum outro processo de decantação , filtragem , flotagem , eliminaçaõ de residuos em suspenção para poder aplicar a OZONIFICAÇÃO ?

    • Mérito Comercial, 27/11/2020 @ 14:32 Reply

      Boa tarde Francisco!
      O ideal seria usar um filtro ativado por carvão e depois fazer uso do ozônio.
      Para maiores informações, contate nossa equipe técnica de vendas:
      Televendas
      11 3055-7600
      WhatsApp
      11 98394-0500
      Cotações
      merito@meritocomercial.com.br
      Atenciosamente, Equipe Mérito Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.