Imagem com o título do post: Tudo sobre bombas de refrigeração e engrenagens a esquerda e a direita duas fotos ilustrativas das bombas de refrigeração da marca Asten.

Bombas de refrigeração para tornos e engrenagens

As bombas de refrigeração para tornos  são equipamentos destinados a indústria, e compõem engrenagens de diferentes máquinas. Nesse texto, vamos apresentar as principais informações dessas bombas, e dar dicas de sua utilização. Confira!
Num ambiente de fábrica são tantos engenhos e aparelhos, que é difícil distinguir quem é quem. O certo é que para a plena operação desses equipamentos, o controle de fatores como a temperatura, é essencial. E nesse caso, será necessário aproveitar os recursos das bombas de refrigeração para tornos e engrenagens.

Para que servem as bombas de refrigeração para torno?

Em indústrias metalúrgicas um dos principais processos é a usinagem. A partir desse são fabricados os diversos objetos de metal, que dão origem a outros produtos. Na etapa de corte, por exemplo, são usadas máquinas que esquentam além do normal, e precisam ser resfriadas para não se danificarem.
O resfriamento desses equipamentos só acontece quando é liberado determinado líquido, que impedirá seu aquecimento. E é a bomba de vácuo para refrigeração é a responsável por esta fase.
A bomba de refrigeração evitará o desgaste do rotor de bomba, buchas do eixo e oxidação das engrenagens de máquinas de corte (na usinagem), tais como:

  • Lavadoras
  • Tornos
  • Fresas
  • Roda de moagem

A estrutura da bomba de refrigeração

Seu formato tem semelhança ao de uma bomba submersível. Os materiais usados na sua fabricação são:

  • Para o corpo – termoplástico, alumínio, latão, ferro fundido e aço inoxidável
  • Para o eixo – aço carbono ou aço inox

Esse fator é importante, pois há depender do líquido utilizado para resfriar a máquina, a bomba de refrigeração para torno tem níveis distintos quando o assunto é corrosão. A Asten principal fabricante desse equipamento no Brasil, montou um quadro comparativo que nos ajuda a identificar qual tipo de material é mais adequado em nossa operação. Vejamos alguns exemplos:
Quadro comparativo da capacidade da bomba de refrigeração para corpo termoplástico. Mostrando a sua capacidade para diferente tipos de líquidos.

quadro comparativo de qualidade de diversos liquidos para a bomba de refrigeração com corpo de matal

Na escolha do modelo da bomba, é imprescindível procurar essas informações. Além do corpo e do eixo, essa máquina é composta de:

  • Propulsor
  • Câmara de sucção
  • Flange de sucção
  • Anel centrifugador

Seu motor elétrico pode ser monofásico ou trifásico, e de tensões 220V, 380V e 440V (de maneira geral).

O reservatório das bombas de refrigeração para torno

A operação certa dessa bomba só ocorrerá se seguir todas as recomendações de instalação, e a principal delas é a acomodação. A bomba de vácuo para refrigeração deve ser instalada num reservatório, uma espécie de caixa projetada para potencializar seu funcionamento.
Esse reservatório ou tanque é composto de filtro e decantadores, além de ter a acoplagem certa para bomba. Para definir o tamanho do reservatório adequado para sua máquina, é preciso ter as informações sobre:

  • Vazão do sistema
  • Velocidade de retorno do líquido
  • Geração de calor
  • Altura de imersão da bomba

Vale lembrar que a instalação tanto das bombas de refrigeração para torno quanto para o reservatório, um profissional experiente deve realizar. Muitas especificidades devem ser atendidas para que esses equipamentos operem de forma satisfatória.

Bombas de refrigeração Asten

Como mencionado, a marca Asten é referência na fabricação desse tipo de bomba. Ela separa seus modelos em 2 grandes grupos:

  • Bomba de refrigeração (Linha Metal) – são 42 formatos que apresentam o corpo da bomba fabricado a partir do alumínio, latão, aço inox e ferro fundido
  • Bomba de refrigeração (Linha Koala) – são 90 tipos de bomba que utilizam no corpo material termoplástico.

É o tipo de máquina e líquidos que será usado no resfriamento, que indicará qual desses formatos de bombas de refrigeração para torno deve escolher. A ajuda de um consultor técnico no momento da compra, será fundamental.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *