Pedreiro, porque essa profissão é tão importante

O pedreiro é um dos pilares da construção civil.

Profissional que realiza trabalho indispensável para o desenvolvimento de cidades, prédios e até de pequenos projetos domésticos. Conheça mais sobre essa formidável profissão.
Em algum momento de sua vida precisou ou precisará dos serviços de pedreiro. Esse profissional é hábil em construir e reparar diferentes estruturas de imobiliários.
Só por isso, já temos a noção de quanto é importante o pedreiro em nossas vidas, mas vale apontar outros fatores que confiram este fato.

A história do pedreiro no Brasil

A profissão começa a se estabelecer no país seguindo o ritmo da colonização portuguesa.
Com a primeira divisão administrativa determinada pelos colonizadores, nomeada de Capitanias Hereditárias, as edificações de alvenaria surgem em várias partes do território.
Mas, é na chegada do governador-geral, Tomé de Souza que se reconhece um relevante número de pedreiros portugueses; esses profissionais serão os responsáveis pela construção das primeiras fortalezas no território da colônia.
Os pedreiros que aqui chegavam, traziam séculos de conhecimentos em construção. E como alguns vinham de regiões distintas, carregavam peculiaridades na forma de trabalho ou técnica aplicada.
Essa profissão se une a engenharia e arquitetura para erguer cidades belíssimas em nosso país. Porém, um marco para esse profissional e para construção civil brasileira, é a criação de Brasília.
Na obra para a construção da nova capital brasileira, vimos a parceria de um estilo arrojado de arquitetura, o emprego de tecnologias de ponta e a dedicação de milhares de pedreiros, assim como de outros profissionais.
Esse empenho foi reconhecido pelo presidente Juscelino Kubitschek, que em 1961 autoriza a construção de um monumento em homenagem ao pedreiro.
monumento candango em brasilia

Quais são os serviços de pedreiro?

Na prática os pedreiros são bem versáteis: conhecem desde a parte hidráulica até a elétrica.
Porém, como forma de categorizar algumas especialidades para esses profissionais, a construção civil classifica os serviços de pedreiro da seguinte maneira:

  • Pedreiro geral – é o profissional que entende um pouco de cada etapa de uma obra. Pode erguer uma alvenaria, aplicar o reboco e fecha a construção realizando acabamentos e assentando portas e janelas.

 

  • Pedreiro azulejista – esse é especialista na colocação de revestimentos cerâmicos, porcelanatos e azulejos. É indicado para quem deseja perfeição no assentar dessas peças, pois acumula experiência e sempre está atualizado sobre esse setor.

 

  • Pedreiro de alvenaria – já para pessoas que buscam qualidade na construção da parte estrutural de seus imóveis, deve contar com esse tipo de pedreiro. Ele conhece todos os nuances do trabalho com tijolos, blocos, ferragens, cimento, prumo, alinhamento… E todas as técnicas que ajudarão no erguimento da parede ideal.

 

  • Pedreiro de obra de arte corrente – o trabalho desse profissional é mais vinculado a obras públicas, pois são especializados em tubulações que escoam as águas das chuvas; conhecem bem o trabalho de escavação, posicionamento de manilhas, caixas de esgoto, drenos, etc. Esse pedreiro sempre está presente na construção de vias. 

 

  • Pedreiro de manutenção predial – esse pedreiro ajuda em diferentes reparos dentro de uma casa, ou estabelecimento comercial. Trabalha de maneira preventiva e corretiva; conserta desde problemas na pia até na pintura de paredes.

 

  • Pedreiro de acabamento – esse profissional é muito requisitado para fechamento de obras. Assenta portas, metais sanitários, cerâmicas, porcelanatos… Sabe trabalhar com granito, mármore, esquadrias e outros. É recomendado para quem não abre mão da precisão em uma obra.

Na construção de um condomínio, esses profissionais são normalmente supervisionados por um mestre de obras, que por sua vez são geridos por engenheiros e arquitetos.

O diferencial de um pedreiro num canteiro de obras

Qualidade, segurança e agilidade. Essa é a tríade que é alcançada quando se tem um time de pedreiros experientes numa obra.
Eles usam seus conhecimentos acumulados (mesmo que não tenham uma formação técnica) para tornar a construção um sucesso. É certo que para ter o compromisso desses profissionais, deve-se respeitar aspectos como:

  • Remuneração dentro dos parâmetros – não se recomenda procurar o serviço de pedreiro mais barato, mas sim, aquele de melhor reputação. Se vai contratar um profissional para fazer reparos em sua casa, pesquise nas instituições que regulam a categoria, e procure os valores médios pagos a ele. Pague o justo!

 

  • Respeito a especialidade do profissional – se o pedreiro é especializado em fazer acabamentos, evite contrata-lo para fazer a parte da alvenaria, por exemplo.

 

  • Não sobrecarregar o pedreiro – respeitar uma carga horária tolerável é fundamental para ter o melhor desse profissional. Sobrecarrega-lo incide em possíveis acidentes em sua obra, e o prejuízos que afetarão a qualidade do serviço.

 

  • Reconhecer o empenho – dica voltada para gestores, que esquecem de reverenciar a expertise e empenho de muitos pedreiros num canteiro de obras. Parabeniza-los é sempre importante.

 

  • Atender os requisitos de segurança – não abra mão que os pedreiros em suas obras estejam com EPIs. Esse alerta serve para grandes empreendimentos e para pessoas que estão fazendo pequenos reparos em casa.

Nós da Mérito Comercial sabemos o quanto o trabalho do pedreiro é, e continuará sendo importante para o desenvolvimento do país.
Felicitamos todos os pedreiros brasileiros, e reforçamos nosso compromisso em oferecer materiais que facilitam as atividades destes profissionais. O dia do pedreiro é comemorado em 13 de dezembro! 
Até a próxima!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *